Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão estranha (causada por antivírus?)


Posts recomendados

Boa tarde a todos(as), é meu primeiro post aqui. Vou tentar detalhar o problema no meu PC e explicar o contexto, talvez fique um pouco longo.

 

Basicamente, meu PC passa por "picos" de lentidão que duram entre 2 e 10 segundos, às vezes mais. É parecido com uma queda de FPS, o ponteiro do mouse fica lento na tela. Em alguns jogos, depois de algum tempo funcionando normalmente, o mouse simplesmente para de responder e o teclado também fica lento (por exemplo, ativo o caps lock e a luzinha só acende ~1 segundo depois). Em outros, como no Crossfire, a lentidão é constante e dura enquanto o jogo estiver rodando. Não existe queda de FPS de fato, as "coisas" continuam se movendo normalmente nos cenários dos jogos (importante destacar isso, aparentemente o problema não tem a ver com a placa de vídeo). A mesma lentidão também acontece quando faço qualquer download pelo uTorrent.

 

Minha placa-mãe é uma Biostar G41D3C e tenho 6 GB de RAM. O processador é um Pentium E5700 e a temperatura é de 44° C em descanso. Notei que muitas vezes a lentidão acontece quando a temperatura sobe bruscamente acima de 50° C, mas nem sempre a lentidão vem junto com temperatura alta. Só tenho a pasta térmica branca, mas foi trocada há poucos dias, e o cooler do processador funciona bem. Antes disso, eu usava um cooler original 775 da Intel, mas duas presilhas quebraram. Como não havia contato adequado, a temperatura passava dos 100° C facilmente, então parei de ligar o PC. Troquei o cooler por um universal parafusado da Multilaser, e que eu me lembre, a lentidão começou nessa época. Já testei outros dois processadores que tenho em casa: um outro E5700 e um Core 2 Quad Q6600. A lentidão continuou igual com o outro Pentium. Pareceu diminuir com o Quad, mas fiz poucos testes porque ele esquentava além de 70° C o tempo todo e não é adequado para minha placa-mãe.

 

Resultado: formatei o PC ontem, testei o Crossfire sem antivírus instalado e rodou sem problemas. Instalei o Avast, a lentidão veio. Desinstalei, voltou ao normal. Instalei o Avira, a lentidão voltou. Desinstalei, normal outra vez. É impossível se manter no jogo, porque o mouse quase não se move e o teclado responde lentamente. Os dois antivírus tinham processos que consumiam mais de 50% de CPU e frequentemente passavam disso. Sem antivírus não existe lentidão no jogo, nem no próprio Windows, mesmo com temperaturas altas. Agora há pouco meu processador estava a 58-60° C constante, e tudo tranquilo.

 

Sendo assim, o que pode causar essa lentidão com dois antivírus diferentes? Não acho antivírus indispensável, navego com cuidado, mas é um item importante. Uso o Avast gratuito há vários anos e nunca me aconteceu nada do tipo. Como tenho pouca experiência com manutenção de PC, é possível que alguma parte da placa-mãe tenha sido danificada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcus274 não creio que seja o antivírus o problema da lentidão. Um dos PCs que utilizo possui um Core 2 Quad, com apenas 4 GB de RAM e utilizando o Kaspersky não tenho esse tipo de problema. Costumava utilizar o Avast e depois que troquei pelo Kaspersky senti uma melhora no desempenho do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Obrigado pelas respostas, e desculpem pela demora, quase não usei o PC nos últimos dias. Resumindo, meu problema foi resolvido. Depois de inicializar o Windows mais algumas vezes após a formatação, o problema simplesmente sumiu.

 

Mas acho importante destacar que uma causa do meu problema pode ter sido o módulo de segurança do Banco do Brasil (Warsaw da GAS Tecnologia) que eu tinha no PC antes da formatação. Instalei o módulo novamente ontem para usar o internet banking e o problema voltou com força total: fazendo um download de teste no uTorrent, o uso de CPU chegava a 100% e o mouse mal se movia enquanto o download estava em andamento, e aquele "lag" voltou no Crossfire e Euro Truck. Desinstalei o Warsaw e a lentidão sumiu, tanto do Explorer quanto dos jogos. Agora o uso de CPU fica geralmente entre 20% e 50% no auge do download, sem aumento repentino de temperatura, e não existe lentidão nos periféricos. Continuo usando a versão gratuita do Avast.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!