Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ventilador ARNO - Turbo Silêncio Maxx

Defeito: Os clientes reclamam que o modelo de 220Vac mesmo em velocidade reduzida gira muito rápido e torna se um incomodo, porém isto não se constata no modelo de 127Vac.

Para solucionar de vez o problema, instalei um controlador eletrônico de velocidade 110/220 da marca LS, ele tem um custo baixo possui chave liga e desliga e controla a velocidade linearmente em todo o range de velocidade do motor.

Para isto, tive que retirar a proteção frontal da coluna de apoio do ventilador onde assim tive acesso à chave de controle mecânico de velocidade. Tendo acesso a esta chave percebi que o fio de alimentação de entrada AC chega em 2 terminais da chave de controle mecânico, onde retirando um deles pude instalar o controle eletrônico em série com um destes fios.

Na tampa da coluna (veja fotos) eu fiz 2 furos um para o eixo do potenciômetro de controlador eletrônico e outro pequeno ao lado para a trava de fixação do mesmo, se o interessado na modificação optar por esta modificação e se seguir rigorosamente as instruções, o acabamento ficará excelente e parecerá vir de fábrica assim.

Após a instalação da tampa da coluna modificada e alojamento das alterações e com tampa fechada, coloque o controle mecânico  de velocidade original do ventilador na máxima velocidade (3), gire a chave comutadora do potenciômetro no sentido horário e observe que o motor ligará e começará a roncar, isto indica que o motor do ventilador está partindo em velocidade controlada e linear, continuando a girá-lo (potenciômetro) no sentido horário perceberá que o motor aumentará a velocidade conforme sua escolha.

Este recurso técnico embora caseiro além de solucionar os problemas de reclamação de velocidade do ventilador, resolve também o problema de ruído das palhetas do ventilador conforme o gosto do cliente.

Milhares de usuários compram o modelo de 220Vac e ficam insatisfeitos com o desempenho do mesmo, como eu também tive este problema resolvi resolver definitivamente e com um custo muito baixo.

OBS1: Para retirar a tampa frontal da coluna de apoio do ventilador, deve-se usar duas facas sem ponta para segurar as travas laterais da tampa, feito isto é só deslizar a tampa no sentido para cima da coluna para que a mesma solte os encaixes superiores longitudinalmente, para encaixar faça o mesmo deslizando no sentido contrário mas agora sem as facas segurando as travas.

OBS2: O botão do controle eletrônico fica logo acima do botão de controle mecânico original, mas todos funcionam, foi adicionado apenas mais um controle ao sistema.

NOTA: A foto n.o 6 mostra o potenciômetro instalado na tampa frontal da coluna de apoio do ventilador

Entre no link do professor Armando para ver:  https://www.youtube.com/watch?v=chPXvRE29NY

Espero ter ajudado.

IMG_2.jpg

IMG_3.jpg

IMG_4.jpg

IMG_5.jpg

IMG_1.jpg

IMG_6.jpg

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

Fiz EXATAMENTE isso há alguns anos num velho ventilador barulhento. O ronco de 60Hz permanece. Noto que ele aquece quasinormalmente. Penso que é por causa da corrente não senoidal.

Postado

Boa!

Me Fez lembrar que meu pai já instalou um dimmer desses num ventilador muito antigo de uma velocidade só, daqueles pequenos. Igual a esse da foto:

maxresdefault.jpg

Já nem temos mais o ventilador...

Postado

Estes ventiladores gastam muita energia sem necesdidade. Vocês não iriam nem acreditar.

No próprio site da WEG tem escrito que estes pequenos motores tem eficiência de no máximo 45%.

Existe no mercado um ventilador com motor bldc que possui eficiência de 90% mas custa r$ 400,00 no mínimo.

Calculei que daqui que ele se auto pagasse já estaria obsoleto.

6 anos para se auto pagar com a economia.

Postado
Em 18/02/2019 às 14:39, albert_emule disse:

Boa dica amigo. 

Bom dia....eu fiz esta mudança no ventilador porque minha esposa reclamava que mesmo na baixa velocidade o ventilador de 220V ainda era muito veloz ao contrário do modelo igual mas para 110V. Ai um amigo deficiente físico me pediu para instalar um controlador de velocidade no dele porque era muito veloz só faltava voar e à noite ninguém aguentava o barulho e a turma da casa reclamava, era um grande de parede, ficou legal, então resolvi fazer para minha esposa neste ai.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...