Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal.

Preciso de um transformador trifásico mas ele tem que funcionar parecido com um estator de moto, abaixo o desenho acho que é estrela.

É possivel montar isso em um transformador?

Conversei com um pessoal que fabrica e eles disseram que ia ser 20-0V + 20-0V + 20-0V, no estator só sai 3 fios e não tem contato com o terra da moto, na configuração que sugeriram como é que vou fazer se pelo jeito vai vir 6 fios?

voltreg2.jpg

• Curtir 1
Postado

Teria que ter um indutor por fase. Tipo máquina de solda. 

Os indutores servem para limitar a corrente, pois neste esquema aí os SCR colocam a saída do transformador em curto-circuito. 

No estator da moto isso funciona diretamente sem indutor, pois a força de campo magnética dos ímãs tem um limite baixo. 

Mas no transformador não tem limite. Ele manda corrente até esfumaçar ou explodir os SCR.

adicionado 1 minuto depois

Pode também pegar três transformadores monofasicos e fazer uma ligação trifasica. 

adicionado 11 minutos depois
38 minutos atrás, Marcelotronic disse:

20-0V + 20-0V + 20-0V, no estator só sai 3 fios e não tem contato com o terra da moto, na configuração que sugeriram como é que vou fazer se pelo jeito vai vir 6 fios?

voltreg2.jpg

Três fios ficam unidos num só ponto para formar um neutro que não será usado.

Alí no esquema do estator esta ligação dos três fios que não será usada e que é chamada de neutro fica alí no centro do círculo. 

Portanto saem apenas três fios.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, albert_emule disse:

Teria que ter um indutor por fase. Tipo máquina de solda. 

Os indutores servem para limitar a corrente, pois neste esquema aí os SCR colocam a saída do transformador em curto-circuito. 

No estator da moto isso funciona diretamente sem indutor, pois a força de campo magnética dos ímãs tem um limite baixo. 

Mas no transformador não tem limite. Ele manda corrente até esfumaçar ou explodir os SCR.

adicionado 1 minuto depois

Pode também pegar três transformadores monofasicos e fazer uma ligação trifasica. 

adicionado 11 minutos depois

Três fios ficam unidos num só ponto para formar um neutro que não será usado.

Alí no esquema do estator esta ligação dos três fios que não será usada e que é chamada de neutro fica alí no centro do círculo. 

Portanto saem apenas três fios.

Então no circuito que eu tenho hoje eu coloquei no primário uma lâmpada série por isso não sobrecarrega, a ligação dos 3 transformadores no primário fica em paralelo? Pode ser um trafo 20-0-20 mais um 20-0? Também tenho um trafo de nobreak com várias saídas. 

• Curtir 1
Postado

Caso queira usar três transformadores:

52942182_249818265957867_730202338626633

adicionado 3 minutos depois

Outra configuração possível para a bobina de entrada usando três transformadores separados:

52893105_2601718329870123_74751770372090

adicionado 6 minutos depois

Eu peguei o símbolo do transformador da internet para desenhar e está escrito Primário e Secundário. 

Só que esta parte escrita "Primário" e "secundário" está invertida. Desconsidere esta parte escrita. 

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, albert_emule disse:

Caso queira usar três transformadores:

52942182_249818265957867_730202338626633

adicionado 3 minutos depois

Outra configuração possível para a bobina de entrada usando três transformadores separados:

52893105_2601718329870123_74751770372090

adicionado 6 minutos depois

Eu peguei o símbolo do transformador da internet para desenhar e está escrito Primário e Secundário. 

Só que esta parte escrita "Primário" e "secundário" está invertida. Desconsidere esta parte escrita. 

Bom dia. Eu preciso alimentar os transformadores cada um com uma fase diferente? Se for isso aí é melhor mandar fazer tudo em uma peça só.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Marcelotronic disse:

Eu preciso alimentar os transformadores cada um com uma fase diferente? 

Isso. 

5 horas atrás, Marcelotronic disse:

Se for isso aí é melhor mandar fazer tudo em uma peça só.

Não serve. 

Por causa da distribuição dividida em 120º não tem como fazer os três enrolamentos trabalhar de modo independente. 

Sai mais barato usar três transformadores, também não dá pra usar um com duas entradas/saídas e outro separado como você perguntou acima. 

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Isso. 

Não serve. 

Por causa da distribuição dividida em 120º não tem como fazer os três enrolamentos trabalhar de modo independente. 

Sai mais barato usar três transformadores, também não dá pra usar um com duas entradas/saídas e outro separado como você perguntou acima. 

Então o pessoal da toróid não entendeu o que eu ia fazer porque até passaram orçamento do trafo trifásico

2019-02-26_14_43_20.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Penso que você vai ter 3 secundários sim mas não necessariamente 3 fases defasadas por igual entre si em 120º. Penso que poderá fazer uma composição de 180º entre duas e não 120º entre 3. E não sei o que ocorre se aplicar trifasico nos 15 pra colher os 220.  Não tenho certeza... não sou do ramo...

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Marcelotronic disse:

Então o pessoal da toróid não entendeu o que eu ia fazer porque até passaram orçamento do trafo trifásico

2019-02-26_14_43_20.jpg

Se quer imitar o estator da moto, para testar retificafores/reguladores, este não serve. 

Este da toróide infelizmente não defasa as fases em 120 graus igual o estator da moto faz.

Por isso os testes serão comprometidos.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, albert_emule disse:

Se quer imitar o estator da moto, para testar retificafores/reguladores, este não serve. 

Este da toróide infelizmente não defasa as fases em 120 graus igual o estator da moto faz.

Por isso os testes serão comprometidos.

Se eu tiver que mudar a instalação da oficina para trifásico só por causa dos testes de regulador, melhor é eu ficar com meu transformadorzinho 20-0-20 mesmo e uma chavinha HH para intercalar as fases. Obrigado pessoal pelos esclarecimentos.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Marcelotronic disse:

Se eu tiver que mudar a instalação da oficina para trifásico só por causa dos testes de regulador, melhor é eu ficar com meu transformadorzinho 20-0-20 mesmo e uma chavinha HH para intercalar as fases. Obrigado pessoal pelos esclarecimentos.

Faça diferente; Talvez até mais barato para você. 

Monte um estator de moto destes num par de rolamentos numa bancada. 

Daí você usa um motor de esteira para rodar o estator e um controle de velocidade. 

O teste vai ser bem real. 

• 2 semanas depois...
Postado
Em 26/02/2019 às 20:49, albert_emule disse:

Faça diferente; Talvez até mais barato para você. 

Monte um estator de moto destes num par de rolamentos numa bancada. 

Daí você usa um motor de esteira para rodar o estator e um controle de velocidade. 

O teste vai ser bem real. 

Bom dia pessoal.

Digamos que eu use os 3 trafos, como seria a configuração do primário sendo que fase neutro eu tenho 220V e fase fase 380V?

Postado
3 horas atrás, Marcelotronic disse:

Bom dia pessoal.

Digamos que eu use os 3 trafos, como seria a configuração do primário sendo que fase neutro eu tenho 220V e fase fase 380V?

É apenas a ligação estrela. 

Se o primário dos três trafos for 220V, basta ligar cada fase a um transformador. 

Os outros três fios que sobram é só emendar junto, nem precisa de ligar ao neutro. 

Postado

@albert_emule gostaria de aprender a calcular os indutores porque vou precisar trabalhar com correntes menores ou maiores dependendo do regulador. Poderia nos ensinar?

Em 25/02/2019 às 22:51, albert_emule disse:

Eu já calculei os indutores para você:

Cada indutor deste vai limitar a corrente em 12 amperes no máximo.

52880692_540032983159670_608978344408933

Postado
1 hora atrás, Marcelotronic disse:

@albert_emule gostaria de aprender a calcular os indutores porque vou precisar trabalhar com correntes menores ou maiores dependendo do regulador. Poderia nos ensinar?

Tive uma ideia melhor: 

Compra 3 maquinas de solda de transformador daquelas fraquinhas que funcione em 220Vac. Veja:

53397822_391412391639947_893919376477834

Você seleciona ela para operar em 220V e usa em 127V.

A corrente alí na saída com o parafuso todo parafusado, vai dar menos de 9 amperes. 

De resto você faz uma ligação trifásica para pegar 127V por fase na sua rede aí. 

O interessante deste tipo de transformador é que você vai poder regular a corrente no parafuso.

Pode até colocar uma manivela ligada por corrente de moto e pinhão de moto para fazer a regulagem ao mesmo tempo nos três transformadores.

Acredito que estes transformadores ligados em 127Vac com a chave selecionada para 220Vac, você vai poder regular a corrente de uns 5A até uns 100A. Pois em 220V com a chave para 220V elas no mínimo dão uns 15 amperes. 

O mais importante nestes transformadores é que tem uma regulagem. É exatamente o que você necessita.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...