Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando um computador e gostaria de opiniões sobre o kit.

CPU : Ryzen 7 2700x.

GPU : RTX 2070 8GB.

Cooler : WC H100i v2 Corsair ( Já tenho, ganhei de um amigo. )

Motherboard : Asus Rog Strix x470-F.

Power Supply : 750W Corsair Gold Semi-Modular.

RAM : 2x8 Corsair Vengeance CL16 2666Mhz.

SSD : Samsung 970 Evo m2 500GB.

Ainda não sei se vou fazer OC no cpu, então usar o WC pode ser um overkill mas não usar parece desperdício.

Opiniões se devo mudar alguma coisa ?

Postado
3 minutos atrás, xTeti disse:

@Sharkovisky Eu estou pegando as peças fora do Brasil, a diferença da 750w pra 650w é de 10 euros, acha que vale a pena mesmo diminuir pra 650w ?

Tu tem que pensar na conta de energia, mesmo que a fonte seja Gold, ela vai acabar puxando uns 900w da tomada, e isso é uma graninha na conta de energia.

Postado

@Sharkovisky @xTeti Ter uma fonte de 1000w Não significa que ela vai "puxar 1000w da tomada". Se seu PC tem TDP de 300w, sua fonte HX1000i vai puxar o suficiente para o seu pc funcionar perfeitamente. No caso se você quer se importar com conta de energia, você precisa olhar para a EFICIENTE da fonte (Por exemplo uma HX1000i 1000w 80 Plus Plat com 90%+ de eficiência  gasta muuuuito menos energia que uma fonte 400w sem selo 80 Plus ou com 80plus white)

adicionado 3 minutos depois

@xTeti Em minha humilde opinião. Casaria uma 2070 com um I7 8700k desde que seu foco seja jogos. Se você trabalha com edição de video, audio e imagem. R7 é uma pedida melhor. Mas para jogos. um 8700k com 2070 terá um desempenho maior. Ryzens são perfeitos no Mid-end, mas no Hi-end para jogos. O i7 ainda sai na frete por conta de otimização e varios outros fatores.

• Curtir 2
Postado
54 minutos atrás, Sharkovisky disse:

Tu tem que pensar na conta de energia, mesmo que a fonte seja Gold, ela vai acabar puxando uns 900w da tomada, e isso é uma graninha na conta de energia.

vamos pensar. se a fonte tem melhor aproveitamento de energia porque fazer um downgrade? se for usar essa logica. uma fonte 750w Gold tem mais aproveitamento que uma fonte 650w bronze e ta mais em conta. 

Postado

@Angern

1 hora atrás, Angern disse:

@xTeti se a diferença de preço é pouco pode deixar a de 750w, sobre o resto das peças n a nada a ser trocado, tá uma ótima combinação

@Inst_Daniel @KingZeroBR Sim, vou ficar com a de 750w, a diferença de preço é muito baixa e pelo que eu vi, o consumo pro aproveitamento é bom.

Citação

@xTeti Em minha humilde opinião. Casaria uma 2070 com um I7 8700k desde que seu foco seja jogos. Se você trabalha com edição de video, audio e imagem. R7 é uma pedida melhor. Mas para jogos. um 8700k com 2070 terá um desempenho maior. Ryzens são perfeitos no Mid-end, mas no Hi-end para jogos. O i7 ainda sai na frete por conta de otimização e varios outros fatores.

@Inst_Daniel, Então, eu vi os benchmarks e tudo mais e concordo contigo, a questão é meu orçamento mesmo, o 8700k tem uma diferença de +- 70 a 90 euros pro Ryzen, e eu estou tentando economizar pra pegar alguns outros periféricos, mas realmente preciso dar uma olhada p ver se vale a pena. 

• Coordenador
Postado
3 horas atrás, KingZeroBR disse:

vamos pensar. se a fonte tem melhor aproveitamento de energia porque fazer um downgrade? se for usar essa logica. uma fonte 750w Gold tem mais aproveitamento que uma fonte 650w bronze e ta mais em conta. 

A eficiência de uma fonte descreve uma curva com ponto de máximo em carga perto de 50% de sua capacidade total. Superdimensionar a fonte é jogar dinheiro fora por três motivos:

1) Fontes de potência superior em mesma categoria são mais caras;

2) A carga total em uso típico distancia de 50% da capacidade da fonte, desperdiçando energia, já que a eficiência cai;

3) Com a evolução da arquitetura dos componentes, o consumo dos computadores é cada vez menor. O argumento de "upgrades futuros" dificilmente se sustenta.

@xTeti Se você pode investir na fonte, procure uma com potência adequada e a melhor qualidade possível. A faixa de 500W a 600W fica legal aí. 

Quais são os modelos exatos dessas fontes que você pesquisou? Vamos procurar algo melhor e com potência correta. 

4 horas atrás, Sharkovisky disse:

Só acho essa fonte muito dimensionada para o real uso dela, eu diminuiria para uma de 650w. De resto, bela máquina.

A de 650W ainda ficaria acima do ideal.

3 horas atrás, Sharkovisky disse:

A fonte só fornece o que o computador pede. 

3 horas atrás, Inst_Daniel disse:

Se seu PC tem TDP de 300W...

TDP significa Thermal Design Power, não se trata do consumo da máquina. 

2 horas atrás, xTeti disse:

Então, eu vi os benchmarks e tudo mais e concordo contigo, a questão é meu orçamento mesmo, o 8700k tem uma diferença de +- 70 a 90 euros pro Ryzen, e eu estou tentando economizar pra pegar alguns outros periféricos, mas realmente preciso dar uma olhada p ver se vale a pena. 

Fique com o Ryzen. O tópico abaixo é mais voltado ao segmento médio, mas o raciocínio no seu caso vai por ali também:

• Curtir 1
Postado

@KairanD

12 minutos atrás, KairanD disse:

Quais são os modelos exatos dessas fontes que você pesquisou? Vamos procurar algo melhor e com potência correta. 

Eu tinha pesquisado alguns modelos da Corsair e EVGA e ia optar pela de 750w visto que o preço tava em conta, eu preferiria me manter nessas marcas (Corsair/EVGA), recomenda então um downgrade pra algo tipo 600w EVGA White ?

• Coordenador
Postado

@xTeti Não. Isso seria downgrade. Estou lhe recomendando um upgrade de qualidade. No mínimo um sidegrade, mas com potência mais apropriada. Se você ia comprar uma boa fonte Gold, procure similar ou superior. 

Não faz sentido colocar fontes de entrada como a EVGA White em uma máquina dessas, ainda mais considerando que você pode pegar uma fonte melhor. 

Se você me informar os modelos exatos que pesquisou, facilita a ajuda. 

Outra coisa: não vai colocar um HD aí? Vai ser só o SSD de 500GB?

Postado

@KairanD Outros modelos que eu tinha pesquisado era :

EVGA SuperNova GS 550W +Gold

EVGA SuperNova G2 650W +Gold

EVGA SuperNova GS 850W +Gold

Corsair 750W Gold Semi

Corsair 550W 80+ Gold

Corsair VS 550W

Corsair CX650M SM Bronze

Fora essas eu não vi mais nenhuma, caso queria recomendar de outra marca, fique a vontade.

Sobre o HD, eu tenho do meu atual computador, acho que só vou salvar algumas coisas, dar clean nele, passar o W10 pro SSD e usar o HD pra qualquer outra coisa que não seja games.

Postado
41 minutos atrás, KairanD disse:

A eficiência de uma fonte descreve uma curva com ponto de máximo em carga perto de 50% de sua capacidade total. Superdimensionar a fonte é jogar dinheiro fora por três motivos:

1) Fontes de potência superior em mesma categoria são mais caras;

2) A carga total em uso típico distancia de 50% da capacidade da fonte, desperdiçando energia, já que a eficiência cai;

3) Com a evolução da arquitetura dos componentes, o consumo dos computadores é cada vez menor. O argumento de "upgrades futuros" dificilmente se sustenta.

@xTeti Se você pode investir na fonte, procure uma com potência adequada e a melhor qualidade possível. A faixa de 500W a 600W fica legal aí. 

A de 650W ainda ficaria acima do ideal.

A fonte só fornece o que o computador pede. 

TDP significa Thermal Design Power, não se trata do consumo da máquina. 

Fique com o Ryzen. O tópico abaixo é mais voltado ao segmento médio, mas o raciocínio no seu caso vai por ali também:

eu nem falei upgrades futuros. so cogitei pelo preço da fonte pois a fonte 750w ta mais barata que a 650w

Postado

Bela máquina amigo, como pode ver na minha assinatura tenho máquina parecida e ficou excelente. Sobre a fonte, resolvi pegar a HX 750 da Corsair por ser selo 80 Plus Platinum e ter 10 anos de garantia com a Corsair, além de eu ter pego uma promoção na Kabum. Mas um Ryzen 7 com RTX 2070 uma fonte de 550W já dá conta, mas se puder pegar uma fonte mais forte e de boa construção como essa minha, melhor. É muito mais tempo sem se preocupar com fonte.

• Coordenador
Postado
3 minutos atrás, KingZeroBR disse:

eu nem falei upgrades futuros. so cogitei pelo preço da fonte pois a fonte 750w ta mais barata que a 650w

Não foi dito que está mais barata. Foi dito que a diferença é de 10 Euros. Pressupõe-se, por contexto, que sejam 10 Euros a mais. E, além disso, nem foi mencionado se são da mesma série. 

Postado
30 minutos atrás, KairanD disse:

@xTeti Você tem os preços delas? A Corsair de 550W Gold é a RM?

A VS e a CX você descarta.

Esse HD é de 1TB?

@KairanD É a TX550M que tá +- 55 Euros.

A EVGA G2 tá 95

A GS 550W tá 80

A 850w tá 110 +-

Tem também a RM650x Gold, é uns 20 euros mais cara que a TX750W mas ainda acessível.

E sim, a Corsair 750W citada no inicio do meu tópico é 10 Euros mais cara que a 650w e são da mesma série TX.

Sim, o HD é de 1TB.

@simforoso Obrigado, bela maquina a sua também, a maioria dos programas/games raramente chegam perto de consumir 16gbs de RAM, tu acha que ter 32 faz muita diferença ? E vi que tu usa o stock cooler do Ryzen, você sabe me dizer a temp média que seu cpu mantém ?

Postado
1 hora atrás, xTeti disse:

@simforoso Obrigado, bela maquina a sua também, a maioria dos programas/games raramente chegam perto de consumir 16gbs de RAM, tu acha que ter 32 faz muita diferença ? E vi que tu usa o stock cooler do Ryzen, você sabe me dizer a temp média que seu cpu mantém ?

Olha, não faz muita diferença 32GB pra 16GB. Mas quanto mais tiver sobrando, melhor. Eu costumo abrir uns 5~6 programas, mais o Chrome com umas 10 abas, programas de download, edição, enfim uso fácil mais de 10GB de RAM, e como em 2015 consegui uma barbada esses  2 pentes de 16GB (o site estava com preço errado e tiveram que me vender as memórias por 1/5 do valor normal, pois tirei um print da tela mostrando o valor ofertado e para evitar problemas tiveram que me vender mesmo assim). Mas com 16GB (2x8GB em dual channel) você já está tranquilo, dá pra rodar um monte de coisas ao mesmo tempo tranquilo.

Sobre o cooler eu achei ele muito bonito com os LEDs, além de muito silencioso. Mesmo jogando ou usando um aplicativo pesado, não escuto ele funcionar, a AMD fez um belíssimo projeto nesse cooler. Não tem nem necessidade de comprar cooler separado como acontece com Intel. As temperaturas em idle ficam em torno de 30~32ºC e jogando nunca vi passar dos 62~64ºC, pode ir tranquilo. E se você pegar o 2700X, o cooler dele é diferente, acho que até mais eficiente que esse meu, mas não posso te dizer com certeza pois nunca usei.

Abraços!

• Coordenador
Postado

@xTeti Você por acaso encontrou a RM 550? 

Sobre a memória, ter 32GB não tem utilidade para jogos e a maioria das aplicações, 16GB sobra muito. Se você tem dinheiro para investir nisso, procure melhorar outro componente que faça realmente diferença.

Postado

@KairanD Encontrei sim, RM550x Gold, se não me engano ela tava uns 12 euros mais barata que a TX750W.

Sobre a memória, vou ficar com 16 mesmo e ver se pego algum periférico ou algo que esteja precisando.

• Coordenador
Postado

@xTeti A RM 550 é uma fonte topo de linha. A TX 550 já seria excelente e tem 7 anos de garantia, mas a RM é melhor e tem 10 anos de garantia. São fantásticas unidades. Tanto a TX 550 como a RM 550 não apenas suportariam o kit com muita folga como também propiciariam bom encaixe na curva de eficiência. Entre uma TX 750 e uma RM 550, certamente que eu escolheria a RM 550 para esse computador. 

Interessante ressaltar que a Corsair é conservadora ao rotular essas unidades. A TX 550 e a RM 550 são, na realidade, fontes de 600W (a linha +12V fornece corrente suficiente para rotulação de 600W). 

O consumo em load de uma RTX 2070 custom em jogos gira em torno de 160W a 190W. Jogando o consumo típico do resto do computador nesse cenário (jogos), você ainda fica a alguma distância dos 300W. Percebe a questão do dimensionamento? Ao comprar uma unidade de 600W, você espera que o consumo típico na atividade pesada mais frequente (no seu caso, jogos) fique o mais próximo possível de 300W. ;)

adicionado 4 minutos depois

Essas fontes de maior potência (acima de 600W) são destinadas principalmente ao pessoal que faz Crossfire ou SLI. Além disso, o fato de uma fonte ter mais potência não quer dizer que ela é melhor ou mais resistente. Mais informações sobre super dimensionamento:

Se você estiver pensando em fazer um overclock bem violento, pode até pensar em um modelo de 650W (que na realidade será de 700W, considerando as unidades da Corsair citadas). Ir além disso não faz sentido.

adicionado 7 minutos depois

P.S.: se você pegar uma fonte da linha RM e tratá-la bem (leia-se: nunca usar estabilizador ou nobreak vagabundo com estabilizador integrado e onda retangular), vai ter fonte para o resto da vida. Isso daí não estraga.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...