Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Na resolução 4K 16:9 temos 3840 x 2160, ou seja, 8294400 pixels. Se a GPU renderiza 60 FPS nessa resolução, então ela precisa gerar 497664000 (8294400 x 60) pixels por segundo, correto?

Já na resolução Full HD 16:9 temos 1920 x 1080, ou seja, 2073600 pixels (1/4 do 4K). Se a GPU renderiza 240 FPS (4x 60 FPS) nessa resolução, então ela precisa gerar os mesmos 497664000 (2073600 x 240) pixels por segundo do exemplo anterior, correto?

Nesse caso, digamos que todas as demais configurações gráficas se mantenham EXATAMENTE AS MESMAS, é correto afirmar que ambas as situações exigem O MESMO de performance da GPU?

Ou resumindo, se eu consigo rodar 4K a 60 FPS, quer dizer que também consigo rodar Full HD a 240 FPS tranquilamente?

A conta é simples assim mesmo ou existem outros fatores envolvidos? Se existem, quais? E existe alguma outra fórmula de equivalência que dê uma boa margem de certeza?

Obrigada desde já!

Postado

@MariSchneider12

Não.

Existem muitos outros fatores que entram em questão pra alterar o FPS além da placa de vídeo. Velocidade do processador, da memória, quantidade de núcleos, programação do jogo/aplicação, etc.

Quanto mais baixa a resolução, mais frames a placa de vídeo consegue gerar. Mas o processador precisa aguentar essa quantidade toda de frames e nem sempre ele tem a velocidade necessária para isso (geralmente acontece em placas de vídeo muito fortes ou jogos muito leves). A velocidade da memória RAM também afeta nesse caso.

Em situações como o 4K o peso cai bem mais na placa de vídeo mas não quer dizer que as outras peças não trabalham também.

Não existe uma fórmula exata ou se existe eu não sei dizer qual.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Wal SJC

Obrigada, o texto é bastante esclarecedor! De acordo com essa lógica, então eu realmente estaria certa, pois seria ÷(2,7 x 2,7) na resolução – já que Full HD é 1/4 de 4K – e x(2,7 x 2,7) nos FPS – já que 240 FPS é 4x 60 FPS – o que deixaria a balança equilibrada; mas pela resposta do Narak13, não parece ser o caso.

@Narak13

Entendi. Mas mesmo que eu tenha todo um conjunto poderoso (processador, GPU e RAM) e o jogo testado em ambos os casos for o mesmo (portanto, com a mesma programação), ainda assim a variação da minha lógica pode ser grande?

Mesmo rodando 4K a 60 FPS tranquilamente, é possível que em Full HD não chegue nem em, digamos, 120 FPS?

E se for o caso, é fácil identificar qual exatamente é o fator limitante dentre os demais?

Postado

@MariSchneider12

É um pouco difícil de explicar de forma técnica mas tanto placa de vídeo quanto processador quanto memória ram afetam a quantidade de frames que é gerada pra você. Além da programação do jogo também, como os componentes do computador lidam com o código do jogo.

Tanto que se você fizer um overclock em um processador, ele vai gerar mais frames no jogo (nem que sejam apenas 2~5). Frequência de memória? Muda a quantidade de frames. Dual channel? Também.

Então tem uma série de fatores que afetam a quantidade de FPS que é gerada pra você na sua tela, e é difícil ter um cálculo exato para isso, se não impossível. A placa de vídeo não é responsável apenas pela quantidade de pixels jogada na sua tela, é responsável por vários outros elementos gráficos. A CPU também lida com a física e inteligência artificial do jogo, e muito mais ainda.

Dá uma olhada nesse vídeo que vou mandar e percebe só. O the witcher 3 por exemplo, que roda com 40~50 fps em 4K, em 1080p roda em torno dos 90~100. Na sua teoria o 1080p deveria rodar entre 160~200 mas não é isso que acontece. O teste é feito nos mesmos componentes e nos mesmos jogos.

Então sim, mesmo com o mesmo hardware, existe a variação e em alguns casos ela é grande.

Espero ter esclarecido suas dúvidas em relação a isso. Lembrando que estamos falando de jogos que são renderizados em tempo real pelos componentes do computador. Se a sua dúvida foi em relação a outro aspecto que não jogos como por exemplo aplicações gráficas e edição de vídeo, peço perdão mas não tenho muito conhecimento sobre.

• Obrigado 1
Postado

@Narak13

Realmente são muitas variáveis envolvidas, tornando impossível achar uma fórmula que funcione de maneira precisa para todos os casos.

Mas com base nos benchmarks do vídeo que você postou e de outros que também assisti, parece que, por alto, a diferença entre 4K e Full HD costuma variar entre 1,6 e 2,5x na quantidade de FPS. Ou num arredondamento bem grosseiro, em torno de 2x.

Obrigada pela ajuda!

Postado

Fonte, placa-mãe, ssd/hd e memória pode contribuir para perda de FPS ?

Tenho a seguinte configuração:

Processador Intel Core i7-8700k Coffee Lake LGA 1151 3.7Ghz 12MB Cache, BX80684I78700K

placa-mãe Gigabyte Z370M AORUS GAMING LGA 1151 Chipset Intel Z370

Memoria Crucial Ballistix 16 GB Branco (2x8) 2400MHz DDR4 UDIMM

SSD SanDisk X110 128G Sata 6 Gb/s, SD6SB1M-128G-1001

HD Toshiba 1TB Sata III 3.5 7200RPM, HDWD110XZSTA

Fonte Corsair TX-M Series TX650M 80 Plus Gold 650W PFC Ativo, Corsair CP-9020132-WW

Water Cooler GamerStorm by DeepCool Maelstrom 240T, DP-GSH12RL-MS240T

Galax RTX 2080 TI HOF

Não fiz nenhum overclock de processador e placa de vídeo.

Comparando com algumas configurações até mesmo inferiores o meu pc está com fps inferior em jogos e testes de benchmark.

Alguém poderia me dar dicas de como resolver isso ?

Eu já tentei : 

Remover drivers de vídeo utilizando o DDU e instalando as versões mais recentes dos drivers da NVDIA.

Formatar o pc instalando o windows limpo e instalar o driver mais atual da NVDIA. 

Postado
13 minutos atrás, rafaaaaaaa disse:

Fonte, placa-mãe, ssd/hd e memória pode contribuir para perda de FPS ?

Tenho a seguinte configuração:

Processador Intel Core i7-8700k Coffee Lake LGA 1151 3.7Ghz 12MB Cache, BX80684I78700K

placa-mãe Gigabyte Z370M AORUS GAMING LGA 1151 Chipset Intel Z370

Memoria Crucial Ballistix 16 GB Branco (2x8) 2400MHz DDR4 UDIMM

SSD SanDisk X110 128G Sata 6 Gb/s, SD6SB1M-128G-1001

HD Toshiba 1TB Sata III 3.5 7200RPM, HDWD110XZSTA

Fonte Corsair TX-M Series TX650M 80 Plus Gold 650W PFC Ativo, Corsair CP-9020132-WW

Water Cooler GamerStorm by DeepCool Maelstrom 240T, DP-GSH12RL-MS240T

Galax RTX 2080 TI HOF

Não fiz nenhum overclock de processador e placa de vídeo.

Comparando com algumas configurações até mesmo inferiores o meu pc está com fps inferior em jogos e testes de benchmark.

Alguém poderia me dar dicas de como resolver isso ?

Eu já tentei : 

Remover drivers de vídeo utilizando o DDU e instalando as versões mais recentes dos drivers da NVDIA.

Formatar o pc instalando o windows limpo e instalar o driver mais atual da NVDIA. 

Vá nas opções de energia do windows e selecione a opção "Alto desempenho". Faça um teste.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!