Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excesso de pasta térmica no processador provoca problemas?


Posts recomendados

  • Coordenador

@Brave Soldier Não entra, essa parte é selada. E já existe pasta térmica ou solda entre o chip e o metal.

 

E, se cair para os lados, não tem problema além da lambança, já que as pastas térmicas modernas dificilmente conduzem eletricidade. Não pode é cair no socket.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Então, essa é a questão, eu usei a pasta térmica deepcool z5, coloquei em excesso, depois de uns dias de uso o processador começou a apresentar problemas, depois de algumas horas de uso ele apresenta lentidão, e o cursor do mouse fica piscando sem parar, fica impossível de utilizar, mas se eu conseguir reiniciar o computador ele volta ao normal, isso raramente acontece, como coloquei pasta em excesso, removi o processador do socket pra ver se não tinha caído nos pinos, e está tudo normal e nenhum está torto, isso é realmente estranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Recomendo:

 

1- Resetar a BIOS

2- Formatar o PC

2 - Limpar toda a pasta térmica e reaplicar corretamente.

 

Cara, eu sempre apliquei a pasta térmica usando o dedo, coloco aos poucos e esfrego no processador até conseguir uma camada fina e uniforme. Também faço o mesmo procedimento na base do cooler, só que uma camada bem mais fina. Se acho que a camada está grossa, vou limpando o dedo com papel higiênico, pois a pasta térmica vai grudando no dedo quando um entra em contato com o outro. Fazendo assim nunca tive problemas com falta e excesso de pasta térmica no processador.

 

Boa Sorte.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Mas o problema começou depois de mexer no processador, isso é bem estranho...

adicionado 2 minutos depois

@Pai da Chiquinha Já formatei o computador algumas vezes, inclusive troquei de sistema pra ver se era algum bug do windows 10, mas continua na mesma, vou tentar resetar a  BIOS pra ver, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 horas atrás, Pai da Chiquinha disse:

Cara, eu sempre apliquei a pasta térmica usando o dedo

Este método não está correto pois nossos dedos possuem gordura, o que pode contaminar a pasta térmica e consequentemente comprometer sua eficácia.

 

O ideal é utilizar uma pequena espátula, que geralmente é acompanhada em modelos de pasta de boa qualidade.

75cc9c3b85.jpg

 

Caso não tenha a espátula basta aplicar a pasta no centro do processador, a pressão exercida pelo cooler fará com que ela se espalhe sozinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá moderador gustavodbg, tudo bem?

 

Respeitosamente faço aqui algumas considerações que podem ser de interesse do autor do tópico:

 

Tem pasta térmica que é tranquilo espalhar com a espátula, outras não.

 

Em termo de eficiência, vi um teste a alguns anos atrás, acho que aqui mesmo no CdH, onde ficou entendido que a aplicação de uma porção no centro do processador é melhor, contudo acho que fica fácil errar a mão e causar derramamento da pasta para fora do CPU ou GPU.

 

Para evitar acidentes, como no caso do criador do tópico, ainda acho que a aplicação com o dedo é a melhor solução.

 

Se for pra fazer uma serviço de primeira mesmo, o autor do tópico vai ter que usar Car 80 (contei o segredo mágico), limpa contato (recomendo ORBI) e álcool isopropílico para limpar todo o local onde teve e terá contato com a pasta térmica e usar luvas de vinil para manusear os componentes e aplicar a pasta térmica.

 

NUNCA usar pano/tecido para limpar algo na placa-mãe pois suas fibras pode agarrar em algum componente e causar dano. Se tiver que usar algo para limpeza, pode-se usar papel higiênico ou guardanapo de qualidade.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gustavodbg @Pai da Chiquinha Espalhar a pasta térmica manualmente não é errado. Na realidade, não existe jeito errado. Cada um faz da forma que lhe for mais confortável, embora algumas sejam mais trabalhosas que outras. Apenas um ponto na parte central, deixando o cooler espalhar, já bastaria. E, assistindo alguns tutoriais, é difícil que alguém consiga errar (teria que exagerar muito). Contudo, algumas pessoas preferem espalhar a pasta manualmente. Eu, inclusive, faço isso.

 

Contudo, eu jamais espalharia a pasta térmica com o dedo. Isso porque transmitiria gordura e sujeira ao material. Caso o produto não venha acompanhado da espátula, basta usar uma daquelas pequenas colheres de sorvete ou qualquer objeto de plástico semelhante. Dá para usar até uma tampa de caneta! Não faz sentido espalhar com o dedo quando se pode fazer assim, inclusive levando em consideração a precisão na espessura da camada. E, por sinal, nunca encontrei pasta térmica que não fosse possível espalhar, embora algumas sejam mais rígidas e demandem algum tempo e paciência (a Master Gel Maker Nano é um exemplo). 

 

Sobre a limpeza da camada, o ideal é usar apenas álcool isopropílico, material solvente com nenhuma ou quase nenhuma quantidade de água e que não conduz eletricidade, além de evaporar muito rápido. Basta pegar um papel toalha rígido (que é mais resistente que papel higiênico e outros papéis, evitando fiapos), jogar um pouquinho de álcool nele e ir removendo a pasta térmica do processador, sem forçar. Sai bem fácil (algumas pastas são mais chatas de tirar que outras, mas sempre fica bem limpo). Caso não tenha o álcool, o que não é o ideal (já que acaba ficando algum resquício, embora não muito relevante), o papel toalha sozinho já dá conta do trabalho, basta ter uma boa dose de paciência.

 

E, desde que a pasta térmica não caia no socket, não há risco se lambuzar um pouco o que está em volta. O problema é quando se usa alguma pasta térmica que conduz eletricidade, o que é raro (algumas versões da Arctic Silver, péssima opção de compra, ainda conduzem). 

 

@Brave Soldier Pode ser uma infeliz coincidência. Já deu uma verificada nesse HD? Esse tipo de problema pode ser provocado por setores defeituosos. Essa é, aliás, a causa mais comum. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!