Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu pc ta um forno


Posts recomendados

Como está bem claro no título do tópico, meu pc tá bem esquentadinho. Montei ele recentemente. Sei que o cooler stock não ia fazer muito, mas as temperaturas da CPU chegam a 91°C com o teste do AIDA64. Em jogos ele chegou a 75°C, o que demonstra o estresse real dele, com ele chegando a 4.1GHZ. Entretanto, quero deixar o pc mais frio pra estabilizar o clock. Minha ideia é colocar quatro fans  e mudar o cooler por um MasterLiquid 120. Eu deixaria os fans na seguinte formação: dois frontais puxando o ar, dois na parte superior tirando o ar quente e colocaria o liquid cooler na parte traseira.

 

Meu pc:

 

Ryzen 2600x 

RX 570 4GB Sapphire nitro+

Kingston A1000 240GB

Fonte Gamemax 500w

1TB Barracuda 7200rpm

8GB Crucial Ballistix Sport em Dual Channel

Gabinete Liketec Titan 192-b  

 

Gostaria de opiniões sobre o que eu idealizei e sobre outras formas de esfriar o bicho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, MauricioSilva10 disse:

Como está bem claro no título do tópico, meu pc tá bem esquentadinho. Montei ele recentemente. Sei que o cooler stock não ia fazer muito, mas as temperaturas da CPU chegam a 91°C com o teste do AIDA64. Em jogos ele chegou a 75°C, o que demonstra o estresse real dele, com ele chegando a 4.1GHZ. Entretanto, quero deixar o pc mais frio pra estabilizar o clock. Minha ideia é colocar quatro fans  e mudar o cooler por um MasterLiquid 120. Eu deixaria os fans na seguinte formação: dois frontais puxando o ar, dois na parte superior tirando o ar quente e colocaria o liquid cooler na parte traseira.

 

Meu pc:

 

Ryzen 2600x 

RX 570 4GB Sapphire nitro+

Kingston A1000 240GB

Fonte Gamemax 500w

1TB Barracuda 7200rpm

8GB Crucial Ballistix Sport em Dual Channel

Gabinete Liketec Titan 192-b  

 

Gostaria de opiniões sobre o que eu idealizei e sobre outras formas de esfriar o bicho.

voce está no caminho certo. Não adianta apenas retirar o calor do processador, voce precisa tirar o ar quente de dentro do gabinete. A ideia é criar uma corrente de ar, onde a entrada de ar frio por um lado e a saída do ar quente por outro, mantenha a temperatura aceitável dentro do gabinete. voce pode fazer testes com diversas configurações mas, basicamente, a entrada de ar frio em baixo e a saída de ar quente em cima é o mais eficaz. E a saída de ar quente não pode ser direcionada ao usuário do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu r5 1600x tá em stock? Vê o quanto você teve que jogar de tensão pro seu processador chegar a 4.1. Se sim, tenta fazer um undervolt nele. Se não, tenta trocar a pasta térmica.

Dá uma olhada na temperatura da GPU também, e faz uma curva de rotação personalizada no programa MSI Afterburn. Diminuindo a temperatura de outros componentes do pc também ajuda.

E se você já tem algum fan instalando no gabinete, tenta jogar mais tensão/rpm nele lá na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre mais ventoinhas, pode ser esse o problema, por não ter fluxo de ar e fica apenas uma fan que vem com o gabinete fazendo o trabalho em si do cooling.

 

Segundo: verifique a pasta térmica e se você está usando o Stock Cooler do ryzen (Wraith Stealth) se ele não está mal encaixado.

 

Recomendável que tenha pelo menos uma fan na frontal, e outra na parte superior, mas na parte superior, fazer ela como dissipador do calor, mesmo papel da traseira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Phoenyx disse:

Eu colocaria 3 fans frontais (que o seu gabinete não tem) e testaria. Outra coisa é ver a fixação deste cooler box AMD. Retire a tampa de vidro e veja se a temperatura continua anormal. Se sim, reveja a fixação deste cooler.

Fiz o teste com e sem a tampa, ambos os testes fizeram o processador chegar a 90°C, o que eu achei estranho pelo fato de não ter feito overclock nem nada do tipo.

 

38 minutos atrás, Arckmed disse:

O seu r5 1600x tá em stock? Vê o quanto você teve que jogar de tensão pro seu processador chegar a 4.1. Se sim, tenta fazer um undervolt nele. Se não, tenta trocar a pasta térmica.

Dá uma olhada na temperatura da GPU também, e faz uma curva de rotação personalizada no programa MSI Afterburn. Diminuindo a temperatura de outros componentes do pc também ajuda.

E se você já tem algum fan instalando no gabinete, tenta jogar mais tensão/rpm nele lá na BIOS.

Ele ta em stock, do jeito que veio na caixa. A única mudança que eu fiz foi colocar uma pasta térmica, pois a que veio estava ressecada. Acabei trocando por uma GD900, que eu sempre usei nos pcs da assistência e nunca deu problema(inclusive usei no meu antigo i5 2500 e o bicho nunca passou de 65°)

25 minutos atrás, Kelerick disse:

Compre mais ventoinhas, pode ser esse o problema, por não ter fluxo de ar e fica apenas uma fan que vem com o gabinete fazendo o trabalho em si do cooling.

 

Segundo: verifique a pasta térmica e se você está usando o Stock Cooler do ryzen (Wraith Stealth) se ele não está mal encaixado.

 

Recomendável que tenha pelo menos uma fan na frontal, e outra na parte superior, mas na parte superior, fazer ela como dissipador do calor, mesmo papel da traseira.

A fan que ta instalada tá funcionando como exaustor, sinto realmente que faltam fans puxando ar pra dentro do gabinete para que haja uma eficiência maior na refrigeração, inclusive na refrigeração da GPU, que me parece prejudicada pela falta de circulação de ar.

 

Vou fazer a verificação do cooler, é a última coisa que ainda não testei. De resto, vou catar uns quatro fans e colocar na disposição que eu havia dito, juntamente com o water cooler. 

adicionado 3 minutos depois

Quatro fans de 1200 rpm servem pra ajudar na circulação ou é muito baixo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, MauricioSilva10 disse:

Fiz o teste com e sem a tampa, ambos os testes fizeram o processador chegar a 90°C, o que eu achei estranho pelo fato de não ter feito overclock nem nada do tipo.

O caso então já foi resolvido, é carência de fans e um airflow inexistente.

 

5 minutos atrás, MauricioSilva10 disse:

 

Vou fazer a verificação do cooler, é a última coisa que ainda não testei. De resto, vou catar uns quatro fans e colocar na disposição que eu havia dito, juntamente com o water cooler. 

 

É uma boa, se você não quer tanto barulho assim no gabinete por conta das fans.

 

existem gabinetes que tem sound proof, ou seja, se rolar uma balada dentro do seu micro, ninguém escuta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, MauricioSilva10 disse:

Fiz o teste com e sem a tampa, ambos os testes fizeram o processador chegar a 90°C, o que eu achei estranho pelo fato de não ter feito overclock nem nada do tipo.

 

@Arckmed A questão não é a pasta térmica (a não ser que você não tenha colocado nada ou muita coisa) mas sim a fixação do cooler. Se sem a tampa de vidro a temperatura é a mesma o problema não é na refrigeração do gabinete e sim o mal encaixe do cooler. Tem que apertar bem os parafusos, pra maximizar o contato, a ponto de "quase" espanar. Aperta bem firme, sem medo, não deixe frouxo, enquanto ainda estiver dando voltas vai apertando de pouco em pouco em X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz isso, e como eu havia comentado anteriormente, já soltei o cooler pra ver como ele estava, se havia aderido a pasta, que eu cuido extremamente pra não exagerar. Troquei a pasta agora a pouco, to abrindo os jogos e testando a qual temperatura chega, e, a princípio tá na mesma, o cooler box até leva, mas se eu deixo o vidro da tampa, a tampa fica extremamente quente.

adicionado 3 minutos depois

@Phoenyx Fiz todos os testes de fixação possíveis, ao que parece, ele faz contato com a pasta e o processador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kelerick disse:

Fiz o teste com e sem a tampa, ambos os testes fizeram o processador chegar a 90°C, o que eu achei estranho pelo fato de não ter feito overclock nem nada do tipo.

Essa temperatura pode estar errada, pois nem todas as medições de temperatura de motherboards são precisas.

Ou, se estiver realmente aquecendo tanto, é porque o cooler não está retirando o calor do processador na velocidade necessária. Ou o cooler está mal dimensionado ou não está montado de forma adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpa atravessar o post. Mas ta acontecendo mesma coisa comigo. O cpu da um pico de 98 graus quando entro no jogo pubg. Normal, sem fazer nada, fica em 45 graus. Eu comprei o professador e cooler novo, mas ele foi retirado da maquima e colocado de novo, porque iamos usar outro processador e mudamos de ideia. Nao troquei a pasta termica devido a isso. Sera que o problema é esse? 

Segue imagem dele normal na area de trabalho com nada aberto.

Obs2 ele da pico de 90 quando o pc liga, depois voltaIMG-20190304-WA0038.thumb.jpeg.89221337a33e625a49e8516d69a99107.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cesar Gaspar disse:

Pessoal, desculpa atravessar o post. Mas ta acontecendo mesma coisa comigo. O cpu da um pico de 98 graus quando entro no jogo pubg. Normal, sem fazer nada, fica em 45 graus. Eu comprei o professador e cooler novo, mas ele foi retirado da maquima e colocado de novo, porque iamos usar outro processador e mudamos de ideia. Nao troquei a pasta termica devido a isso. Sera que o problema é esse? 

Segue imagem dele normal na area de trabalho com nada aberto.

Obs2 ele da pico de 90 quando o pc liga, depois voltaIMG-20190304-WA0038.thumb.jpeg.89221337a33e625a49e8516d69a99107.jpeg

Fez teste de estabilidade? Seu cooler tá bem encaixado? Sempre troca a pasta quando for mexer no processador, pra que ela fique espalhada em todo ele, depois que você tira o cooler, fica parte no cooler e parte no processador e aí já não fica a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MauricioSilva10 disse:

Fez teste de estabilidade? Seu cooler tá bem encaixado? Sempre troca a pasta quando for mexer no processador, pra que ela fique espalhada em todo ele, depois que você tira o cooler, fica parte no cooler e parte no processador e aí já não fica a mesma coisa.

Não fiz teste de estabilidade, precisa? Nem sei fazer na verdade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2019 às 08:48, Cesar Gaspar disse:

Não fiz teste de estabilidade, precisa? Nem sei fazer na verdade

O teste serve pra você ver a temperatura que o teu pc tá chegando, você pode monitorar a temperatura enquanto usa também. No meu caso, fiz os dois testes, cheguei a conclusao de que não vou precisar do watercooler, só colocando as fans já vai deixar o pc bem frio. Tudo depende do seu uso real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!