Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de um router da Vivo Fibra com mais portas.


Posts recomendados

O roteador que a Vivo instalou só tem 3 portas lan, eu precisava de mais, então procurei no ML, mas ele não tem entrada para cabo coaxial, necessário para a tv, qual seria o modelo, até de outra marca, que tivesse mais portas e conexão coaxial?

 

Meu roteador:

4kjf2YP.jpg

 

DUfnoQ6.jpg

 

Abaixo o que não tem entrada para cabo:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1192382036-roteador-vivo-fibra-modelo-askey-rtf3505vw-n1-_JM?quantity=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Como @ExCeller  disse, um  switch pode ser mais simples e barato. E mais flexível. Em alguns casos mesmo um roteador.

 

Swtiches estão disponíveis em 5/8/16/24/48 portas ou até mais. Na versão Gigabit 100/1000, bem mais cara mas bem recomendável para esse roteador seu, que é Gigabit, vai pagar em torno de 100/150/350/500//1200 por aparelhos baratos com 5/8/16/24/48 portas. Não requerem qualquer configuração e tem a vantagem de você poder colocar um ou mais deles do outro lado desses cabos que estão aí e então se um cabo por exemplo vai para um local onde tem vários micros você só precisa levar um cabo até lá

 

Roteadores desses domésticos tem em geral 4 portas e como você já vai usar uma para ligar um no outro vai passar de 3 disponíveis para 5 apenas. Mas como muitos tem wifi pode ser vantagem em alguns casos para colocar onde o sinal fica melhor. Nesse caso vai sim precisar de configuração, mas é algo muito discutido aqui por exemplo nesse forum, e não é nada demais

 

Note que esses aparelhos da VIVO comuns, IPH8000 - IPTV descritos em https://configuraraparelhos.vivo.com.br/?pagina=device/tv/decodificador-sem-gravador-iph-8000 são mesmo o que está escrito, TV via IP e funcionam perfeitamente via cabo ethernet e não com esse nada prático coaxial... Sem contar com o óbvio: conexões via cabo coaxial são feitas sequencialmente, em modo barramento como os telefones. E conexões IP são feitas em modo "estrela" como o PABX. Isso importa? sim. muito, porque você pode levar o tal aparelho de um ponto a outro em minutos e ligar onde quiser, se usa IP. Agora o coaxial é um inferno. Experimente pensar em mudar um de um quarto para outro. 

 

Avalie o melhor para você. E considere que se mudar o aparelho a VIVO pode se recusar a dar qualquer suporte se não colocar o original de volta, e seu novo aparelho vai controlar TV, telefone, internet...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em colocar uma switch mas na área de serviço e usar já o cabeamento existente, é que antes de eu aderir ao Combo novamente (já fui assinate outras vezes, inclusive Net), eu tinha apenas o Vivo Fibra de 50 Mb e usava o roteador Archer 7, AC1750 da Tp-Link e me atendia em tudo, com a instalação desse roteador Vivo a coisa mudou; você falou em usar o decodificador da Vivo com cabo de rede? Como eu disse acima sobre trocar de opeadora, quando os instaladores vieram aqui instalar o Combo não queriam fazer porque o cabo coaxial que corria no apto é com o logo da Net (embora seja o mesmo cabo, feito pela mesma empresa), isso sob o risco de cancelar a instalação, ai pedi um prazo, quebrei a parede, fiz mais um caminho para passar esse cabo e agora tenho duas redes coaxiais, uma Vivo e outra Net, quando da instalação do Vivo Fibra quando que estava iniciando aqui em Santos, também não queriam instalar no cabo da Net, mas convenci eles de fazer isso e ficou assim por mais de 2 anos até eu voltar para o combo da Net que usou o cabo que já estava no apto quando eu o comprei.

Para mim ficou bom duas vias de cabo porque só tenho dois pontos Vivo e nos demais cômodo uso o da Net no caso agora que assino a Vivo, para a antena coletiva do prédio, quando eu voltar para a Net, ai usarei o cabo que a Vivo passou.

Para entender só vendo ao vivo mesmo a coisa aqui porque tem dois pontos de estrangulamento para a passagem de cabos, um a prumada que sai do roteador até a caixa de passagem, dali para frente segue um conduit de 1" até o momento suficiente.

Veja nessa foto do roteador sob uma prateleira porque esse não tem como fixar na parede como os outros que já passaram por aqui, nesse tubo de 3/4 passam 2 cabos coaxiais, 5 cabos de rede, um cabo telefônico mas estou ampliando nas horas vagas outra descida até a caixa na parede, dali para frente segue uma polegada.

 

Comecei a quebrar, topei com uma parede ruim, dei uma parada mas vou retomar, já fiz pior que isso:

689Eyzj.jpg

 

Aqui é o outro lado da parede acima:

DokGs5e.jpg

 

Aqui é o corredor que faz fronteira com o quarto de empregada

wsrVtqy.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

eu tinha apenas o Vivo Fibra de 50 Mb e usava o roteador Archer 7, AC1750 da Tp-Link e me atendia em tudo, com a instalação desse roteador Vivo a coisa mudou; você falou em usar o decodificador da Vivo com cabo de rede?

 

 

Sim. Se você tem o aparelho que eu disse ou similar, IPH8000-IPTV você pode conectar todos os pontos via ethernet e não usar nenhum cabo coaxial. Até onde eu sei a Net ainda não está oferecendo isso, então se pretende voltar para a Net precisa pensar no caso. Mas acho que é questão de tempo porque os aparelhos que a Net usa tem essa potencialidade também. No fundo tudo isso trafega via IP mesmo há tempos. 

 

Mesmo a Vivo na minha cidade não diz que isso é possível. Mas é. 

 

Com os novos usos para a internet e a rede local e as novas necessidades das casas e empresas o cabeamento via IP vai ficando cada vez mais importante e não o contrário. Muitas vezes exatamente por causa da rede sem fio: é preciso interligar pontos de acesso com uma rede estável e rápida e isso em geral implica em cabos ethernet de qualidade e fibra ótica ou não adianta muito ter os melhores aparelhos modernos de wifi. Então hoje se ve até links de 5G e 10G em casas e links de fibra entre andares de empresas e tal.

 

Em minha casa tenho uma instalação bem similar à sua, por exemplo. Troquei de provedor para a vivo porque consegui um iluminado agente de vendas com algum conhecimento técnico e ele entendeu meu problema e não disse simplesmente que não era possível fazer o que eu queria. Em meu apartamento tenho esses pontos de rede em todos os ambientes, desde o início. E um cabeamento coaxial da NET que está lá porque não tenho motivação para mexer. O roteador da vivo está na área de serviço como o seu. Tem um ponto de acesso wifi no corredor, como o seu --- mas no forro porque tem gesso. Veja: o roteador, da vivo, está dentro da caixa de distribuição, na entrada. E tem um pequeno switch de 8 portas ligado nele, e uma caixinha de distribuição de telefone e interfone embaixo a esquerda que leva de volta o sinal do telefone do roteador para as caixinhas de telefone e interfone que já estão pelo apartamento...

 

raiox.png.510bf8754837ac0da35b58ef3c70b862.png


E essa caixinha quadrada da acesso ao roteador wifi se eu precisar:

 

corredor.jpg.bb81bb20a1d35f16c2ad580a2774c7a3.jpg

 

Em 16/03/2019 às 10:32, arfneto disse:

Sem contar com o óbvio: conexões via cabo coaxial são feitas sequencialmente, em modo barramento como os telefones. E conexões IP são feitas em modo "estrela" como o PABX

 

Repito isso pelo seguinte: como as ligações de telefone interfone e cabo --- barramento --- tem essa diferença em relação ao cabeamento internet --- estrela --- você precisa pensar diferente para cada caso. O seu equipamento principal de roteamento precisa ficar bem no meio da casa para racionalizar a passagem dos cabos. No caso do coaxial ele fica numa das pontas. Não dá pra ter os dois no mesmo lugar sem passar por essas dificuldades que você já conhece.

 

No meu caso tem um pequeno escritório bem no meio da casa então lá tem um outro switch com 24 portas e tudo ficou bem mais fácil para passar cabos. Já fiz muitas instalações assim.

 

central.jpg.1d6536bac4508c43997c4d229e86328c.jpg

 

Assim você usa menos cabos nos dutos e cabos mais curtos. Vai notar isso em edifícios de escritório, onde já tem um ponto central para passagem de cabos, em geral para o PABX que é a mesma coisa. E no prédio em si muitas vezes tem um duto central gigante que leva cabos para a infraestrutura, bem no meio do prédio...

 

Não tenho a planta de sua casa para pensar melhor, mas pense assim: tire uma dessas redes coaxiais para recuperar o espaço, ponha um switch numa posição mais centralizada e pense nos cabos partindo dele para os outros comodos. Apenas um cabo de entrada para ele virá da área de serviço. E simule o trabalho até um caso em que veja vantagem. Sem mudar nada. 

 

Outra coisa: esse aparelho na parede do corredor é o AC1750? Faz diferença mesmo ele estar do lado de fora e não do lado de dentro de onde estava ligado o cabo antes? Porque assim poderia já usar ao lado dele um ponto para o comodo onde ele estava mesmo e já passar outros cabos para lugares vizinhos, não sei se está claro.

 

E usar ethernet para a TV seira uma opção. E tem a vantagem colateral de poder ligar os aparelhos em qualquer ponto da rede na hora que quiser, então pode ter um ponto no quarto de hóspedes por um fim de semana ou na cozinha quando está preparando que demora e não quer perder a TV.... Ou não? Posso olhar sua planta se quiser, sem compromisso de tempo porque não sei quando tenho, se achar que pode ser útil. Mas acho que você tem o conhecimento do lugar. Uma coisa que ajuda muito nessa hora é o mapa dos dutos! Pense nisso. 

 

Bom trabalho

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você havia questionado sobre o cabo de rede se tinha 4 ou 8 vias, tem 8, sou mesmo que faço, crimpo, mudo quando precisa; a Vivo não queria nem instalar minha conexão por não ter o cabo dela, que dirá instalar em cabos de rede, mas eles já estão passados, creio que é melhor eu agir em cima do que está feito.

O Access Point é o modelo TL-WA901ND de 450 Mbps, TP-Link, o Archer 7 está encostado, pensei em usar ele, mas queria diminuir equipamentos e não aumentar.

Sei das facilidades de usar o cabo ethernet, inclusive para conduzir sinal HDMI em distâncias um pouco maior, mas prefiro deixar como está e alterar o que for possível mas sem mudar o padrão.

Uma opção bacana é usar esse equipamento:

 

- Um roteador sem fio, ligado na rede elétrica, meu cunhado tem e funciona bem.

 

1_7_47.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mes passado, por coincidência e para ajudar uns amigos instalei 1+8 desses em um edifício perto de sua casa, no Guarujá. Não entendi onde seria vantagem no seu caso mas ao menos é um caminho. Se vai usar isso, adaptadores PowerLine, note que tem alguns que tem 2 portas ethernet na saida, de uma outra maraca. E tem versões também gigabit

 

Ao contrário do que disse, esses aparelhos não são roteadores. São apenas conversores de mídia: Pegam o sinal de um cabo ethernet de um lado e transmitem pela rede elétrica para um ou mais desses adaptadores PLC do outro lado da mesma rede. Nada mais. E são  sujeitos a interferência de motores, transformadores e reatores. E se as tomadas não estiverem no mesmo circuito, disjuntor elétrico, muitas vezes eles não se sincronizam. 

 

Não entendi a vantagem em guardar o roteador e usar esse AP. O Archer faria a mesma coisa e mais. porque tem mais funções e 4 portas ethernet

 

3 horas atrás, misterjohn disse:

Sei das facilidades de usar o cabo ethernet, inclusive para conduzir sinal HDMI em distâncias um pouco maior, mas prefiro deixar como está e alterar o que for possível mas sem mudar o padrão

O aparelho da VIVO tem as conexões na traseira para rede e coaxial. Não é um "padrão" usar o coaxial. Apenas como a NET e o coaxial vieram muito antes para distribuir TV, antes de telefone e internet, milhões de clientes já tem isso em casa e milhares de técnicos estão acostumados com essa instalação. É melhor para eles, não para os clientes. Já te dei exemplos.

 

A questão de distribuir a TV via ethernet não tem a ver com a distância. Pelo contrário, como os cabos coaxiais são blindados e bem protegidos atingem distâncias bem maiores e sem perdas. O problema é a topologia e a falta de flexibilidade. Com Ethernet você pode colocar o aparelho, esse  IPH8000 em qualquer ponto da rede. Liga um cabo na rede, um cabo na tomada e um cabo na TV e pronto. Se tem um monitor com HDMI em seu computador e está sem TV no cômodo pode rapidamente ligar o aparelho da VIVO em seu escritório e assistir TV, só ligando esses 3 cabos... E depois põe de volta onde estava. Bem melhor que pagar um ponto extra da net por 39,90 só pra ter um ponto na varanda onde quase nunca se usa, por exemplo....

 

Muitas vezes eu uso na minha casa na cozinha, quando estou fazendo algo que demora e quero ver algo na TV. Pego um dos pontos que eu pago e ligo lá. Depois ponho de volta onde eu tirei. Mas eu não pagaria por um ponto da NET ali. Por isso troquei de operadora.

 

Espero ter ajudado em algo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não citei que teria vantagens e que seriam roteadores, para mim a melhor vantagem é o meio físico, mencionei esse equipamento para quem quer ter conexão em um lugar remoto da casa que não pode chegar o cabo ou não quer quebrar, aqui eu vivo passando cabos embutido, morei em um sobrado era mais fácil ainda, canalizava para a lage e de lá para outro cômodo.
É complicado como eu disse para entender sem ver, mas eu precisaria usar o Archer junto com o da Vivo, não adianta eu levar ele para o corredor porque os cabos de rede vem todos para a área de serviço e eu sei o trabalho que deu para passar e não quero cortar por enquanto, depois que eu fazer outro caminho como mostrei na foto posso até pensar nisso, além do mais o Archer é bem maior, preto (não tenho preconceito...kkkk) e iria enfeiar mais ainda o corredor.
Isso que você está falando, em ligar a tv em local que não paga o ponto também pode ser feito com o cabo coaxial porque este chega em todos os cômodos aqui em via dupla (Um para a Net e outro para a Vivo sendo este em uso no momento e o da Net para tv coletiva)?
Aqui temos tvs em todos os cômodos, menos nos wcs...e ponto da Vivo só tem na sala, tv 60 e no meu quarto, tv 47 (está velhinha tem duas entradas antena e cabo, coisa que a 60 bem mais nova não tem, depois tem tres monitores tv com antena coletiva, eu mesmo não ligo muito para tv.
Obs: 1) Me explica melhor esse lance que você falou em ligar a tv em vários cômodos; 2) Os caras da net instalam em tvs que não tem hdmi pelo "trio RCA" ao invés de fazer pelo cabo coaxial; 3) Aproveitando sua paciÊncia e conhecimento, há muito tempo fiz um tópico sem resultados, como fazer para jogar o sinal do computador que está longe da sala, no cabo coaxial da antena já que todo o apto é cabeado; 4) A Net a pretexto de proteção, colocava esse equipamento abaixo que dificulta para quem não sabe tirar, remaneja-lo para outro cômodo, assim penso eu, forçar a assinatura do ponto.

tB1fY7h.jpg

 

adicionado 4 minutos depois

Aproveitar o ensejo e gostaria de perguntar o seguinte: Se a Anatel proibiu as operadoras de cobrar por ponto adicional, mas permitiu de forma "propinosa" a cobrança de aluguel de decodificadores, isso significa que eu poderia comprar um aparelho desses e instalar sem pagar nada, mas isso não deve ser possível porque talvez tenha que habilitar essa "extensão" digamos, alias a Telefônica entrou nessa mas logo desistiu porque não tinha jeito mas nem por isso ele criou mecanismos de bloquear o segundo aparelho, então acho que é direito do consumidor adquirir um decoficador na praça e instalar e ela, operadora, não pode bloquear nada.....olha eu acho que o melhor castigo que o povo poderia dar a essas operadoras era o boicote, pelo menos por um periodo, e voltar ao velho tempo do VCR onde o cara ia na locadora e saia como uma pilha de filmes na mão, pelo menos para dar um "apavoro" nelas;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, misterjohn disse:

Uma opção bacana é usar esse equipamento:

 

- Um roteador sem fio, ligado na rede elétrica, meu cunhado tem e funciona bem.

 

 

2 horas atrás, misterjohn disse:

Não citei que teria vantagens e que seriam roteadores, para mim a melhor vantagem é o meio físico

 

Você disse que eram roteadores :D depois disse que não disse. Vou ficar com a última opção então. Mas não são roteadores de fato. Acho que estariam melhor descritos como conversores de mídia.

 

2 horas atrás, misterjohn disse:

É complicado como eu disse para entender sem ver, mas eu precisaria usar o Archer junto com o da Vivo, não adianta eu levar ele para o corredor porque os cabos de rede vem todos para a área de serviço e eu sei o trabalho que deu para passar e não quero cortar por enquanto, depois que eu fazer outro caminho como mostrei na foto

 

Pois é... Como eu te disse, poderia usar o Archer lá dentro do comodo mais próximo de onde está o outro no corredor. A menos que tenha ima grande viga de sustentação nessa parede interna, o que não é comum. 

 

2 horas atrás, misterjohn disse:

Isso que você está falando, em ligar a tv em local que não paga o ponto também pode ser feito com o cabo coaxial porque este chega em todos os cômodos aqui em via dupla (Um para a Net e outro para a Vivo sendo este em uso no momento e o da Net para tv coletiva)?

 

Pode e não pode. Como eu disse antes, a topologia desses cabos é diferente: coaxial em barra como os telefones. Ethernet em estrela como o PABX. Muda tudo. E o cabo coaxial na prática não admite emenda. Cada vez que você corta o infeliz tem uma enorme atenuação. Não se deve sequer deixar uma conexão coaxial sem um dispositivo ligado nela. Se recomenda usar um terminador de conexão, tipo uma tampinha, que você põe no terminal que não está usando para eliminar um pouco a perda. O que eu te expliquei é que se você quer trocar um ponto de lugar e não tem já o cabo lá é o diabo passar outro, como mesmo já sabe. Não dá para integrar suas duas redes de cabo coaxial, como você também sabe. Agora supondo que as duas redes fossem ethernet você poderia integrar as duas na MESMA rede de cabos e  poderia plugar os aparelhos da Net e da VIVO em qualquer porta de rede pela sua casa toda. Dentro da lei. E sem pagar pontos adicionais. E usando o que se chama tunel VPN poderia até usar seu aparelho VIVO 8000 ligado na porta de rede de seu laptop num hotel na paraiba para ver um programa da TV que você paga em Santos mas não pode uar porque está.. na Paraíba. Entendeu?
 

2 horas atrás, misterjohn disse:

Aqui temos tvs em todos os cômodos, menos nos wcs...e ponto da Vivo só tem na sala, tv 60 e no meu quarto, tv 47 (está velhinha tem duas entradas antena e cabo, coisa que a 60 bem mais nova não tem, depois tem tres monitores tv com antena coletiva, eu mesmo não ligo muito para tv

 

Pois é: se usasse ethernet poderia usar por exemplo 2 aparelhos VIVO que você já paga em qualquer das TVs, sem nenhum trabalho.

 

2 horas atrás, misterjohn disse:

1) Me explica melhor esse lance que você falou em ligar a tv em vários cômodos

 

Vou te dar um exemplo de um local onde estive ontem, na minha cidade --- São Paulo. Uma torre de apartamentos de 4 dormitórios onde muita gente tem NET, VIVO ou GVT. Muita gente lá paga cerca de 40 reais a mias por pontos adicionais de TV q

 

adicionado 57 minutos depois
2 horas atrás, misterjohn disse:

2) Os caras da net instalam em tvs que não tem hdmi pelo "trio RCA" ao invés de fazer pelo cabo coaxial

 

Não tem relação nenhuma nesse caso: a conexão com a TV ou com o som é só a partir do aparelho do "set top box", o aparelho da operadora. E aí não faz diferença se o aparelho está ligado ao modem da operadora via Ethernet ou coaxial. Alguns desses aparelhos até habilitam as saídas ao mesmo tempo, então você pode ter uma TV ligada no RCA e outra no HDMI no quarto ao lado, no mesmo aparelho. Dentro da lei porque você estará vendo obviamente o mesmo programa nas duas saídas.

2 horas atrás, misterjohn disse:

3) Aproveitando sua paciÊncia e conhecimento, há muito tempo fiz um tópico sem resultados, como fazer para jogar o sinal do computador que está longe da sala, no cabo coaxial da antena já que todo o apto é cabeado


Precisaria de um conversor de mídia para passar o sinal de audio e video do computador pelo coaxial ou ethernet e converter de volta do outro lado. Em alguns casos se usava isso para transferir video interno em empresas pelo coaxial porque tinha menos interferência e ia mais longe. E IPTV não estava disponível ainda ou tão acessível como agora. Ainda deve ter alguém oferecendo isso, mas como te disse, não é prático. Ethernet é o caminho. 

 

Veja por exemplo as redes de computadores. Nos anos 80 era tudo coaxial. Um pesadelo. E as conexões remotas via linha telefonica e modems e adaptadores seriais RS232C, cabos com até 25 vias...

 

Essa empresa por exemplo tem equipamentos para fazer o que você quer, aqui no Brasil mesmo: MediaCento

Ou esses caras PVI que tem aparelhos muito legais.

 

3 horas atrás, misterjohn disse:

4) A Net a pretexto de proteção, colocava esse equipamento abaixo que dificulta para quem não sabe tirar, remaneja-lo para outro cômodo, assim penso eu, forçar a assinatura do ponto

 

O problema não é só esse. O barramento coaxial é muito chato e inflexível. Você sabe. O cabo é grosso, os conectores são enormes, não dá pra ficar emendando. Com o telefone, que é igualzinho em termos de topologia, não tem esse problema, porque alguém vem e passa um fio lá da entrada do ap, um único fio --- um par na verdade -- e vai colocando caixinhas nas paredes em todos os ambientes. Em geral dois pares de fios, um pro interfone e um pro telefone, e já colocam os soquetes na parede. E aí você pode conectar ou não telefone e interfone onde você achar melhor, que já vai funcionar. Se existisse isso pro cabo, com uma saída da antena coletiva e outra da TV a cabo em todos os ambientes, não estariamos discutindo isso, não é? só que não funciona assim.

 

E tem um problema a mais: se essa coisa se rompe tudo fica mudo daí pra frente... É um barramento único. 

 

Comparando com um PABX, quando tem problema num cabo só um ramal fica mudo. Se o cabo do interfone se rompe, todas as saídas ficam mudas. 

3 horas atrás, misterjohn disse:

isso significa que eu poderia comprar um aparelho desses e instalar sem pagar nada, mas isso não deve ser possível porque talvez tenha que habilitar essa "extensão" digamos, alias a Telefônica entrou nessa mas logo desistiu porque não tinha jeito mas nem por isso ele criou mecanismos de bloquear o segundo aparelho, então acho que é direito do consumidor adquirir um decoficador na praça e instalar e ela, operadora, não pode bloquear nada.....olha eu acho que o melhor castigo que o povo poderia dar a essas operadoras era o boicote, pelo menos por um periodo, e voltar ao velho tempo do VCR onde o cara ia na locadora e saia como uma pilha de filmes na mão, pelo menos para dar um "apavoro" nelas

 

O que acontece hoje é que os aparelhos são habilitados pelo modem da operadora, individualmente, e pelo cartão smartCard inserido em cada decodificador no caso de algumas operadoras. Quando são ligados eles se registram na rede da operadora. O direito do consumidor é dado pelo contrato assinado com a operadora e ele exclui essa possibilidade. 

 

Considerando o que já te expliquei e vendo o lado da operadora, entenda que a operadora tem um investimento calculado para atender um certo número de conexões simultâneas numa região e isso inclui a capacidade de distribuição dentro de um prédio por exemplo. Cada vez que um consumidor faz uma emenda no caso do coaxial gera uma atenuação que precisa ser reforçada na entrada para continuar atendendo todos os assinantes com qualidade. 

 

Também por isso os cabos de antena coletiva seguem rede separada e os usuários são absolutamente proibidos de mexer naquilo, porque os amplificadores de sinal e todo o circuito dos cabos da antena coletiva são calculados para o númeor de pontos que está instalado.

 

Voltando ao seu caso: recomendo que pense sobre o que eu te expliquei: o ponto focal da instalação de rede é diferente do ponto focal de instalação de barramento coaxial. Não há como resolver os dois juntos. Não é minha opinião ou a sua: é a realidade. Visite um condomínio de escritórios e vai ser a diferença. 

 

O mais simples e barato: escolha um ponto central de sua casa para hospedar seu equipamento de rede principal. Central. Veja a planta, em especial a dos dutos se tiver. Se não tiver faça uma. Vale ouro porque simplifica tudo: você faz planos sem ter que ficar de quatro no chão por horas fazendo e desfazendo coisas. 

 

Vamos imaginar que vai usar VIVO fibra com esses aparelhos modernos. E via ethernet. De um fim nessas redes coaxiais e vai gostar de ter de volta todo aquele espaço nos dutos. Deixe o aparelho da VIVO lá na entrada, como já fez. boa decisão. Se assina o telefone da VIVO ligue a saida de telefone do modem da VIVO de volta na entrada do barraemento de telefone da sua casa, que vai estar provavelmente na area de serviço mesmo. Aí pode ligar os telefones em qualquer lugar na parede mesmo, como era pra ser desde o início. Sempre acho estranho quando entro em apartamentos e vejo o telefone na mesa da sala ao lado da TV ligado no modem da operadora e todos aqueles pontos de telefone mudos no apartamento inteiro...

 

Como você colocou seu aparelho de rede num ponto central da casa,. vai levar um único cabo para ele, do roteador da vivo para o seu aparelho. Como ele está em um ponto central, boa chance de ser o melhor da casa para colocar sua antena primária de wifi, certo? Podia ser o aparelho que você já tem, esse Archer. 

 

Como você colocou seu aparelho num ponto central, metade dos cabos de rede vai pelos dutos para um lado, e metade vai para um outro. E tem o espaço que ganhou retirando aqueles infelizes coaxiais enormes. Considere que vai precisar de pontos para as TVs, computadores, decodificadores e tal. Pode precisar de um switch nesse ponto central.

 

Se em algum ponto falta espaço no duto coloque um switch na ponta e continue instalando. 

 

Estou insistindo e detalhando isso porque é um problema muito comum hoje em dia. E as operadoras não vão resolver isso pra ninguém. O técnico ás vezes vem sózinho mesmo quando sabe que não tem sequer cabos na casa. Vai tentar colocar o modem na sala ao lado da TV, ligar um telefone sem fio no ponto, habilitar os pontos de acesso, te dar a senha do wifi e ir embora em 30 minutos no máximo porque ele tem muitos chamados ainda para atender...

 

3 horas atrás, misterjohn disse:

voltar ao velho tempo do VCR onde o cara ia na locadora e saia como uma pilha de filmes na mão, pelo menos para dar um "apavoro" nelas

 

Esse choque vem sendo dado pelo NetFlix, Amazon Prime, Hulu, google ChromeCast, Roku, Fire e todas essas opções de transmissão de vídeo VIA IP disponíveis hoje em dia.

 

Em 2016 por exemplo algo em torno de 35% do tráfego da internet nos Estados Unidos foi gerado pela NetFlix sózinha, mais uns 10% de tráfego via torrent uns 10% dedicados à pornografia, uns 7% do YouTube . Não tenho a fonte agora para citar. Estou ficando sem tempo.

 

As operadoras só não estão muito preocupadas porque elas passaram a oferecer o acesso a internet também então continuam essenciais. Os assinantes não usam assinam a TV mas assinam planos mais caros de internet para poder ver TV de outro jeito...

 

E a NetFLix passou a oferecer servidores de conteúdo nos próprios data-centers das operadoras, de graça, diminuindo o impacto do tráfego da NetFlix pela rede da operadora de TV. Tráfego esse concorrendo com a própria operadora de TV... Esperto não?

 

Espero ter ajudado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você demonstra ter muito conhecimento no assunto, já li várias vezes tudo acima e amanhã lerei de novo com mais calma, não que esteja confuso ou incompleto, eu que não detenho conhecimento para acompanhar esse embalo.

Eu não posso tirar os cabos coaxiais porque ao migrar para uma delas de novo, não irão instalar se não passar outro cabo; não consegui ainda "sacar" na prática como seria essa ligação que você mencionou usando cabo de rede para transmitir o sinal da tv à cabo, tem algum lugar na internet onde existam esquemas traçados como esse para ter uma ideia? 

Outro detalhe, a entrada do cabo de fibra bem como a OTN e a fusão da fibra
estão aqui na área de serviço, nem teria como levar para outro lado, ja pensou tudo isso mais o roteador ao lado da tv como você citou, ainda mais a minha que eu embuti na parede e parece um quadro, estando os cabos tudo embutido por tras dela e saindo atrás do rack, como eu disse, quando o sistema foi projetado e idealizado eu só tinha o speedy que usava o "mísero" par telefônico, mas já era tudo centralizado aqui, tanto ela quanto a linha convencional entram do corredor do prédio para cozinha, como a maioria, que faz fronteira com a sala e o fio vai até lá, mas a parede que está a tv está adjacente a ela e não tem dutos porque não previ isso em 2004 na compra do imóvel.

Eu tenho a planta do apto mas não estou achando, quando achar irei escanear e postar aqui para dar uma referência da situação.

Mas repetindo, gostaria de conhecer melhor esse método de usar os cabos ethernet, se der para adptar com o que já existe aqui e representar ganho por que não? Mas os cabos tenho que manter pelo já exposto.

Corrigindo sua frase "Como você colocou seu aparelho num ponto central, metade dos cabos de rede vai pelos dutos para um lado, e metade vai para um outro." não é bem assim, o "chicote" já mencionado, com todos os cabos, saem do roteador e desce até o ponto do meu pc, aqui só fica um cabo de rede, que liga meu pc e aquele fininho do RJ-11, o resto segue para o quarto da minha filha, atras do armário, tive que improvisar uma caixa de 4 x 4 para poder conter esse grupo de condutores que vem, ali segue parte por um duto os que vão para a sala, e por outro dentro do quarto mesmo, que vai para o ponto do computador desse cômodo; depois parte para o segundo quarto sendo que uma parte vai pelo conduit original do imóvel, outra vai por um que instalei na parede do corredor (esse que está o AP) e vai até o quarto 2, dali vai para o quarto 3, também tive que fazer um "by pass" com outro conduit porque não passava tudo e eu também quis levar a tv de coletiva para esse quarto, já que a tv tem as duas entradas.

Pena que você mora longe daqui se não eu iria te convidar para ver in loco a situação...

 

No tempo do Speedy, era só ele o Router/modem/switch 3CON e os 4 cabos de rede

 

post-486197-0-47409000-1406294991_thumb.jpg

 

Roteador Net

 

YOhBz7O.jpg

 

Roteador Vivo, assim que sairam troquei pelo Archer

 

3NziJtu.jpg

 

 

58PA46R.jpg

 

 

Acima a tubulação vem do roteador na área; À direita segue para a sala, para a frente é para esse cômodo, e a esquerda sai para os outros dois quartos.

 

SfD1sYz.jpg

 

 

Quando comprei o apto, fiz tudo que precisava, usei o ponta azul, da Majestic, mas quando fui passar outro cabo de antena, descobri que estava todo podre, ai quebrei essa parte principal que é dessa imagem acima, vem do roteador até o ponto atrás do guarda roupa.

x2KMTvX.jpg

 

41nyELJ.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, misterjohn disse:

Outro detalhe, a entrada do cabo de fibra bem como a OTN e a fusão da fibra
estão aqui na área de serviço, nem teria como levar para outro lado

Como eu disse, seu aparelho está no lugar certo, logo na entrada. É o mais simples. Veja a foto em raio X que te mandei daquela instalação, exatamente no mesmo lugar que você usa. A instalação foi feita pelo técnico em 10 minutos, porque precisava colocar os terminais de conexão. Atende a entrada do sinal, mas não atende a rede por causa da topologia da rede. Por isso você leva só um cabo de rede até um ponto central e de lá distribui os pontos. Pontos de rede.

 

3 horas atrás, misterjohn disse:

"Como você colocou seu aparelho num ponto central, metade dos cabos de rede vai pelos dutos para um lado, e metade vai para um outro." não é bem assim, o "chicote" já mencionado

 

Não entendeu o que eu escrevi, porque eu não fui claro: esse era um exemplo. o cenário em que você deixa o equipamento de rede num ponto central para economizar cabos nos dutos, assim pela estatística metade dos cabos vai pra esquerda e metade vai pra direita. Desculpe.

 

3 horas atrás, misterjohn disse:

Quando comprei o apto, fiz tudo que precisava, usei o ponta azul, da Majestic

 O que é "ponta azul da majestic"?

 

3 horas atrás, misterjohn disse:

Pena que você mora longe daqui se não eu iria te convidar para ver in loco a situação...

Estou sempre no Guarujá/ No canal da balsa é pertinho: só 450m :D

 

Você fez um trabalho interessante aí. Bem determinado.

 

Quando eu tiver tempo te mando um desenho ou umas fotos de uma instalação dessas da VIVO. Talvez amanhã. Os cabos coaxiais estão em dutos ou tem algum segmento preso direto no concreto 😐 ?

 

Boa noite

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ponta azul é o modelo de conduit da empresa Majestic, feito para ser colocado no concreto, ainda bem que como eu mesmo que faço tudo isso que você viu e muito mais, foi feito na massa comum (cimento e areia), pior que usei essa m****** nos quartos também, mas uma razão de eu não remover nenhum cabo sob a eminência de não entrar mais nada, quando troquei esse trecho ai, troquei toda a rede ethernet.

Como eu disse, eu que faço tudo aqui, desde a alvenaria necessária até a passagem dos cabos (minha mulher dá uma força), tenho 3 ar condicionados split e os instaladores por eles chumbariam os cabos de alimentação na parede eu coloquei conduit, eu mesmo, isso porque eles não quebram nem fecham buracos, só fixam as unidades evaporadora e condensadora e fazem a conexão se tu não não entender nem vácuo dão no circuito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, misterjohn disse:

não remover nenhum cabo sob a eminência de não entrar mais nada, quando troquei esse trecho ai, troquei toda a rede ethernet

 

Então esse troço não presta?  O que acontece? Ele cede à pressão? rasga ao tentar passar cabos? Não serve então como duto para cabeamento? Que bitola usou? 3/4 e 1"?

 

Fiz a mesma coisa em meu apartamento no Guarujá, sei como é. Os caras não querem fazer nada direito e tudo fica pela metade. Também por isso ajudei com os adaptadores PowerLine naquele prédio de que falei no Gurarujá. Foi instalado tudo errado e o pessoal que foi arrumar nem sabia alguns procedimentos básicos. E aí queriam trocar todos os equipamentos :D 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, arfneto disse:

 

Então esse troço não presta?  O que acontece? Ele cede à pressão? rasga ao tentar passar cabos? Não serve então como duto para cabeamento? Que bitola usou? 3/4 e 1"?

 

Fiz a mesma coisa em meu apartamento no Guarujá, sei como é. Os caras não querem fazer nada direito e tudo fica pela metade. Também por isso ajudei com os adaptadores PowerLine naquele prédio de que falei no Gurarujá. Foi instalado tudo errado e o pessoal que foi arrumar nem sabia alguns procedimentos básicos. E aí queriam trocar todos os equipamentos :D 

 

 

 

Veja só, a empresa Majestic não tem culpa de nada, a casa de material elétrico que vendia isso como conduite para uso em concreto e na real é mangueira para água, segundo a empresa produtora me informou, muito estranho:

https://www.majestic.com.br/produtos/ponta-azul/

adicionado 5 minutos depois

Estou procurando um router Vivo Fibra pelo menos com 4 portas já que são baratinhos no ML, o problema é que tem muito picareta anunciando modem como sendo Vivo Fibra e sequer tem entrada para fibra, outros não tem para cabo coaxial, tá dose o ML nesse assunto, olha que compro há muitos anos raramente tenho problemas desse tipo:

Meu roteador Vivo Fibra:

 

Ll3PnUi.jpg

 

Roteador sendo vendido como Vivo fibra sem entrada para a fibra:

UXTvpSA.jpg

 

Link do vendedor desse roteador, o povo falando que não é mas o vendedor faz de conta que não é com ele:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1190533116-roteador-wireless-vivo-internet-fibra-10-100-1000-mbps-1gb-_JM?quantity=1

adicionado 15 minutos depois
15 minutos atrás, arfneto disse:

 

Então esse troço não presta?  O que acontece? Ele cede à pressão? rasga ao tentar passar cabos? Não serve então como duto para cabeamento? Que bitola usou? 3/4 e 1"?

 

Fiz a mesma coisa em meu apartamento no Guarujá, sei como é. Os caras não querem fazer nada direito e tudo fica pela metade. Também por isso ajudei com os adaptadores PowerLine naquele prédio de que falei no Gurarujá. Foi instalado tudo errado e o pessoal que foi arrumar nem sabia alguns procedimentos básicos. E aí queriam trocar todos os equipamentos :D 

 

 

 

 

É assim que dá para usar os cabos de rede na tv? Complicadinho hein!!!!! Mas pelo que vi, no meu caso é impossível fazer isso ou então teria que passar mais cabos, já que os que existem estão disponibilizados para internet, e cá entre nós, vale a pena tudo isso ai? Talvez se fosse fazer uma coisa totalmente nova, com tubulação apropriada para tudo, mas alterar o que já existe, arrumar para a cabeça e vou ganhar alguma coisa a mais com isso? Vou ter que continuar dependendo dos decoders, se isso eliminasse esse detalhe, talvez compensasse, mas acho que no meu caso é melhor deixar como é que tá e colocar o AC1750 ao lado do roteador da net e usar as portas dele.

 

https://medium.com/@gandarez/vivo-fibra-substituindo-o-roteador-dmg-6661-por-outro-com-suporte-a-iptv-vlan-13f3fc11bb9d

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, misterjohn disse:

Veja só, a empresa Majestic não tem culpa de nada, a casa de material elétrico que vendia isso como conduite para uso em concreto e na real é mangueira para água, segundo a empresa produtora me informou, muito estranho:

https://www.majestic.com.br/produtos/ponta-azul/

adicionado 5 minutos depois

Estou procurando um router Vivo Fibra pelo menos com 4 portas já que são baratinhos no ML, o problema é que tem muito picareta anunciando modem como sendo Vivo Fibra e sequer tem entrada para fibra,

 

Mas o que acontece com o duto? Ele não tem resistência e desabou com o peso? Ele rasga ao usar o guia de cabos? Dobrou em algum trecho e prendeu os cabos? Todas as opções :( Imagino o tamanho do problema

 

Em relação ao router, não vou repetir tudo o que já disse, mas um switch conectado ao seu roteador é o caminho. Deixe o roteador da VIVO como está, eles são responsáveis por configuração e suporte e tudo, Se você trocar o produto vai ficar por sua conta. É muito mais simples e barato agregar um switch em qualquer ponto de sua rede. E não vai precisar de informações técnicas da VIVO nem da cooperação dos técnicos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

O tubo apodreceu na massa, acho que a química do cimento que deve ter ocasionado isso. Achei interessante a matéria do cara sobre usar o AC1750, claro que  não vou mexer nisso, não vale a pena.

 

Foi o 

adicionado 33 minutos depois
2 horas atrás, misterjohn disse:

É assim que dá para usar os cabos de rede na tv? Complicadinho hein!!!!!

 

Também não entendi. Mas veja um exemplo: suponha que na parede você tem isso:  Vou te mostrar 3 versões:

 

4x2x4-rede.jpg.22e1141b38d3268f38ddb670d452be7b.jpg4x4x2-rede.jpg.483a577891683600351f0d562e259b55.jpg4x4x4-rede.jpg.1b4ad0ea5d5a97bb40f6901bf2cba59e.jpg

 

Nessas caixas, nos mesmos cabos, você pode ligar o telefone, a TV, o interfone, os computadores, os adaptadores PLC, outros switches ou roteadores. É a beleza da rede IP e a condição da internet, que é uma rede IP, existir. Barato e flexível. Note que os conectores RJ12, de telefone e interfone, encaixam no RJ45... Em muitos casos, usando Fast Ethernet, a gente passa dois ramais e um ponto de rede num único cabo ethernet. Em outros se usa dois fios para passar energia para o roteador ou switch que está do outro lado do cabo --- PoE, power over ethernet --- usando um cabo só.

 

Agora de volta a a TV: Duas ligações complicadinhas ou nem tanto:

 

exemplo-complexo.jpg.76ac50e61ac798651714a69e90ed1e9d.jpg3-cabos.jpg.5ebad1aa4e07d5ac1b46c32808999e93.jpg

 

O cabo de rede trás o sinal da TV. O cabo de força trás a energia. O cabo HDMI ou os cabos RCA levam imagem e som para a TV ou home theater. Só isso. Compare com o inferno de levar um cabo coaxial, e eventualmente querer mudar de lugar... Só por umas horas.

 

EXEMPLO de um efeito colateral: Esse é o painel traseiro de um monitor para computador comum, Full HD, mesma resolução da VIVO. Tem 3 entradas, HDMI, VGA e DVI, comum. Pode estar ligado no seu computador via DVI por exemplo. 

E ele está no escritório, onde não tem TV. Então eu trago o decodificador da VIVO, que é pequeno e leve, ligo na tomada. Ligo o cabo HDMI atras do monitor, ligo um cabo de rede no decodificador e pronto: TV. O monitor não tem som? Alguns não tem falantes. Então você pega um cabo P2-P2, desses que usa pra ligar o celular no som, e liga na entrada de som do laptop ou de algum PC --- o verde  e pronto. Acabou a necessidade? Leva o aparelho de volta. Isso funciona na varanda, no quintal, na piscina, no quarto de hóspedes. Toda vez em que você quer uma TV num lugar mas não vai pagar como R$40 por mês pra ter um ponto extra e contando com a possibilidade de levar um cabo até o local.... 

painel-monitor-3-entradas.jpg.89358fcf62b7faca34de296e604a1192.jpg

 

E nesse exemplo dependendo da instalação e necessidade você pode usar o cabo de rede para levar energia para o decodificador, já que ele é Fast Ethernet e só usa 4 vias na conexão. Assim sobe UM cabo até o decodificador e UM cabo até a TV, para agradar ao arquiteto que fica sempre reclamando da infraestrutura e dos cabos... E pode até deixar o decodificador dentro do armário, invisível, passando um repetidor IR, aquele "olhinho" para algum lugar super discreto para não ter nenhum cabo e nenhum LED interferindo no projeto do cara...

 

Já passei por isso, para ajudar um amigo num shopping. Não implementei, só dei a receita.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) A caixa de tomadas 4 x 2 (a primeira imagem) bem como as duas possuem vários conectores RJ-45 mas é do lado de dentro tem um cabo para cada uma?

2) O cabo de rede trás o sinal de tv, mas onde ele é ligado originalmente para trazer esse sinal?

3) O trecho que você cita exemplo de efeito colateral, ficou bem claro, pego o decoder da Vivo, ligo ele na tv por cabo hdm, ligo o cabo de rede no decoder e pronto, legal, no meu caso onde não tem Vivo e tudo monitor/tv, então o som tá fácil, mas de novo a mesma dúvida, ligo o cabo de rede no decoder mas a outra ponta do cabo de rede, ligo onde?

Para mim isso interessou porque tenho o decoder na sala, na tv de 60, que só uso aos fins de semana, posso trazer o decoder para onde está meu pc, no quarto de empregada, já que o monitor é uma tv de 40", então tenho as condições adequadas, mas de novo o mesmo dilema, ligo o cabo de rede no decoder e a outra ponta onde eu ligo?

Obs: Desculpe eu não entender essas coisas de primeira porque nunca fiz nada parecido com isso, sempre usei a rede, os cabos, da forma tradicional e apenas para internet.
Tenho o Roteador da Vivo com 3 portas Lan, uma saida coaxial para tv, uma saida para telefone, e os cabos de rede saem das portas Lan direto para o pc, a questão é essa, como jogar o sinal da tv nos cabos de rede?

Mais uma vez, obrigado pela atenção e paciência, mas eu estou ainda no ginásio e você já está na faculdade.....🤗

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, misterjohn disse:

1) A caixa de tomadas 4 x 2 (a primeira imagem) bem como as duas possuem vários conectores RJ-45 mas é do lado de dentro tem um cabo para cada uma?

2) O cabo de rede trás o sinal de tv, mas onde ele é ligado originalmente para trazer esse sinal?

3) O trecho que você cita exemplo de efeito colateral, ficou bem claro, pego o decoder da Vivo, ligo ele na tv por cabo hdm, ligo o cabo de rede no decoder e pronto, legal, no meu caso onde não tem Vivo e tudo monitor/tv, então o som tá fácil, mas de novo a mesma dúvida, ligo o cabo de rede no decoder mas a outra ponta do cabo de rede, ligo onde?

Para mim isso interessou porque tenho o decoder na sala, na tv de 60, que só uso aos fins de semana, posso trazer o decoder para onde está meu pc, no quarto de empregada, já que o monitor é uma tv de 40", então tenho as condições adequadas, mas de novo o mesmo dilema, ligo o cabo de rede no decoder e a outra ponta onde eu ligo?

Obs: Desculpe eu não entender essas coisas de primeira porque nunca fiz nada parecido com isso, sempre usei a rede, os cabos, da forma tradicional e apenas para internet.
Tenho o Roteador da Vivo com 3 portas Lan, uma saida coaxial para tv, uma saida para telefone, e os cabos de rede saem das portas Lan direto para o pc, a questão é essa, como jogar o sinal da tv nos cabos de rede?

Mais uma vez, obrigado pela atenção e paciência, mas eu estou ainda no ginásio e você já está na faculdade.....🤗

 

Olá!

 

Estou descrevendo assim com exemplos, detalhes, contra-exemplos, imagens, referências históricas, roteiro de implantação e tal, porque essa sua necessidade é algo que está ficando muito comum, com os roteadores modernos com poucas portas, as casas com muitos dispositivos, os dutos apertados, as redes sem fio com mais potência, o suporte mínimo das operadoras, o treinamento deficiente dos técnicos das operadoras nas tecnologias em uso e tal... 

 

Admiro sua paciência e a de quem ler isso tudo, na verdade. Mas pode ser útil.

 

Por outro lado quase ninguém que eu vejo tem a iniciativa de fazer algo como o que você vem fazendo em sua casa nesses anos, seja pela falta de iniciativa, de custo, de experiência ou qualquer outra razão.

 

De volta à sua casa e sua questão: você não precisa fazer nada para levar o sinal da TV para o cabo de rede. Nada.

 

Veja o caso do acesso a internet: você não faz nada para seu computador acessar a internet: só liga a placa de rede à sua rede com um cabo Ethernet ou adaptador wifi. O resto em geral roda no automático. Não foi descrever tudo o que acontece nessa comunicação porque são muitas coisas e foge do tema aqui. E não tenho tempo. Mas se está curioso por um aspecto em particular pergunte. Em resumo um outro cabo de rede está ligado ao roteador da operadora e o conjunto de protocolos do TCP/IP faz o resto. 

 

No caso da TV é a mesma coisa. No caso da VIVO, quando você liga um decodificador ele entra no ar e começa a procurar o modem. Tenta pelo coaxial, pela porta de rede e se pudesse abriria uma portinha chamaria o roteador pelo nome. Ok, exagerei um pouco :). Se você tem 4 pontos ou 1 ou 12 todos fazem isso. 

 

Se o decodificador não acha o modem em um certo tempo ele desiste e dá uma mensagem na tela da TV. E de tempos em tempos tenta de novo.

 

Agora se ele encontra o modem aí ele vê quem é quem, os dados de pagamento, o pacote contratado e tal. E ele recebe um endereço de rede IP para que cada decodificador possa receber seus programas em separado. E aí gera a imagem pelo outro lado, as saídas HDMI e RCA

 

Mais claro agora?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje é o dia de prova então, vamos lá:

Se eu pegar um cabo de rede desse que está ligado no roteador e no pc, e conectar em ETH (na imagem abaixo) eu tenho canal da tv pelo cabo ethernet? Esse é o drama, tem que ligar de algum lugar em outro lugar para funcionar.

 

(Nâo sou desenhista, perdo-me pelo rabisco):

xyIIXAv.jpg

 

Decoder da Vivo:

 

snC3S4u.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 horas atrás, misterjohn disse:

Hoje é o dia de prova então, vamos lá:

Se eu pegar um cabo de rede desse que está ligado no roteador e no pc, e conectar em ETH (na imagem abaixo) eu tenho canal da tv pelo cabo ethernet? Esse é o drama, tem que ligar de algum lugar em outro lugar para funcionar.

 

(Nâo sou desenhista, perdo-me pelo rabisco)

 

Olá!

 

Seu desenho está ótimo!

 

Entre o que eu disse no outro post e o que você disse, atente para o fato do que é conexão de entrada e o que é conexão de saída. Mas SIM,  você poderia ter o sinal da TV passando pelo cabo ethernet. O que eu te mostrei por exemplo naquela foto está ligado

exemplo-complexo.jpg.83f1beab21b63cd83eb717643054c396.jpg

 

O cabo de rede é o cabo de entrada, como seria o cabo coaxial.

 

 Pelas razões que eu já te expliquei o cabo coaxial é um pesadelo em termos de flexibilidade e de custo. Essa era a conexão de rede local padrão para os computadores até o fim dos anos 80, e me lembro do inferno que era na época. E antes a gente usava cabos seriais que tinham até 25 vias :( e tinha que soldar:

rs232c.png.bce6022b1c8a5b33f08f36231ad0d0f0.png

 

Assim que o padrão Ethernet ficou disponível isso foi totalmente esquecido.

 

Esse é um problema que você conhece melhor que todo mundo, porque é um dos poucos a ter três redes de cabo coaxial convivendo num mesmo imóvel de tamanho aparentemente normal. Cabos para a VIVO, a NET e antena coletiva. E instalou você mesmo, então sabe do que eu estou falando em termos de problema. Isso sem contar com a #$%#%^$%#^#$ do majestic ponta azul...

 

Ao invés de um desenho, vou comentar uma consulta que recebi aqui. Peguei uma planta de um imóvel novo, projeto do arquiteto JJ abram, que vai ficar pronto no ano que vem em São Paulo. É uma planta comum e tomei a liberdade de pegar um rascunho do site da construtora, sem boa resolução pro nosso caso. Me perdoe, mas não tenho tempo de achar um desenho mais adequado. O apartamento tem uns 100m2, 3 dormitórios, varanda e uma planta convencional, com 3 quadrados para área intima social e serviços. E serve como exemplo

exemplo.png.ce2235b626071208bf273fd05fef1f3c.png

Vamos imaginar que você vai ligar seus equipamentos lá mais ou menos da mesma maneira que em sua casa. O que vou dizer não é a expressão da verdade, não existe isso, e há muitas maneiras de ligar tudo, e sempre é preciso ver o mapa dos dutos por uma razão que acho que você descobriu sózinho em sua casa :) Mas em 15 minutos de conversa, eis uma possibilidade:

 

Onde está a bolinha vermelha pode estar o roteador da VIVO, logo na entrada, no começo de todos os dutos, lá na área de serviço. Fácil. Vamos considerar o mínimo de equipamento adicional: um switch a mais só, 16 portas Gigabit, uns 300 reais talvez. 100 reais se for fast ethernet. A bolinha verde é um possível lugar pro switch, no dormitório central. Acho até que no apartamento decorado é um escritório mesmo. A bolinha azul vai para marcar o lugar do AC750, bem perto do switch e centralizado no imóvel. Talvez só tenha sinal fraco de wifi  no quarto do outro canto, já que nessa planta os elevadores ficam para o outro lado. Isso porque elevadores e os aparelhos de cozinha são os maiores geradores de problema pro wifi. Considere 3 decoders da VIVO para a TV, uma linha telefonica da VIVO no roteador, e o interfone. Ali onde está o rotedor já vem um cabo lá de fora do apto pro telefone fixo, que não está em uso, e pro interfone, então já está ao lado mesmo do roteador

 

Agora os cabos: do roteador lá na area de servico você põe o sinal do telefone de volta na parede, porque os cabos já estão ali mesmo: é só desligar da entrada do ap e ligar os dois fios no roteador da vivo com um cabo RJ12 comum. Corta uma ponta e emenda no fio, liga a outra no roteador. E aí pode plugar o telefone em qualquer das caixinhas que tem pela casa já.

 

Um cabo de rede sai de uma porta LAN do roteador e vai pelo duto direto pro quarto central, e duas ficam livres para usar ali mesmo na área de serviço, como você faz hoje em sua casa. 

 

No quarto central você liga esse cabo que vem da área de serviço no seu  switch.  Restam 15 portas. Uma vai pro AC750 e é preciso ver qual o duto mais favorável. Claro que ele es'ta no comodo ao lado então não tem nada de especial. Quem sabe dá pra colocar no teto, quem sabe dentro do forro se tiver gesso como nesse caso aí da foto...

1615938526_IMG_20190317_143818401(2).jpg.9b7addbffbd0f14d0b352da8b425956a.jpg

 

Aí você vai na caixinha de telefonia nesse quarto central onde está o switch e vai ver que tem ao menos dois dutos, em geral de 3/4". Então você passa 4 cabos para um lado, quatro cabos para o outro. E vê onde vão sair. Por isso te falei do valor de uma planta dos dutos e de escolher o ponto central para colocar o switch. Veja lá na planta: bem provável que os cabos passem desse quarto central para a suite master e de lá por baixo dos banheiros para o último quarto. Então você vai ter já dois pontos de rede em cada um dos outros quartos. Do outro lado vai para a área social então você vai acabar com 4 pontos pela sala e varanda.

 

Seu switch tem 16 portas. Usou 10 até aqui: uma vindo do roteador, uma indo pro AC1750, 4 para cada lado do duto. Restam 6 pra usar no escritório em si. Ao contrário do coaxial, você não precisa colocar terminadores nem tem perdas por atenuação por deixar sem nada.

 

No AC1750 (bolinha zul) não vai usar nada via cabo por hora, então tem 3 ou 4 livres, dependendo de ter usado a porta WAN ou LAN para conectar o AC1750 com o switch na bolinha verde. 

 

Então você tem esses pontos de rede:


- 2 na área de serviço
- 2 na suite master

- 2 no dormitório do canto

- 6 no dormitório central

- 3 ou 4 na sala de estar no AV1750

- 4 na área da sala/varanda/cozinha a distribuir pelos dutos

 

Quase 20 pontos livres. Possivelmente naquelas caixinhas como te mostrei, prontos para qualquer uso, inclusive telefone e interfone, já que os RJ11 encaixam nos soquetes dos RJ45 perfeitamente.

 

4x4x4-rede.jpg.23eed7f4e83409867bf344dc439c402c.jpg

 

E a TV?  Então, você pega cada decoder da VIVO e liga na rede com um cabo ethernet, em qualquer ponto da rede da casa. Liga na força com o outro cabo. Liga na TV com o cabo HDMI ou RCA. Pronto. Pode ligar hoje os 3 na varanda, amanhã um na cozinha. O da suite passar para a área de serviço para ver um programa enquanto trabalha no PC na área de serviço. Tudo dentro da lei. Tem mais dinheiro? contrata mais pontos e usa onde quiser, na mesma hora. Não precisa passar mais cabos. Nem coaxial nem Ethernet

Quer aumentar a rede? Fácil. Diminuir? Fácil.

 

Se quiser ver como é a conexão me envia uma mensagem particular com um endereço de telefone ou e-mail e eu te envio um vídeo com as imagens do aparelho da VIVO tentando "achar o pai" na rede e se conectando. Mas é idêntico ao do micro. No final é isso aí na tela:

vivo-ao-conectar.jpg.c0eda3441c87ec3b56ed830578ebd3e9.jpg

 

Isso que te descrevi é só para dar uma ideia de um procedimento para um apartamento parecido com o seu. Acabei de explicar isso pra um pessoal aqui. Escrevi de novo porque é mais fácil no meu tempo e então assim você pode transpor para o seu caso que é bem parecido.

 

Note que esses problemas só aparecem em casas. Em instalações comerciais já tem dutos apontando para uma área central a partir de vários pontos. Pelo caso de redes de dados e PABX. Isso é o que eu disse dias atrás sobre a topologia dos dutos, estrela ou barramento. 

 

Bom trabalho

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu fiz o seguinte, comprei a switch TP-Link modelo TL-SG108E, e instalei ao lado do roteador, como os cabos estão todos passados, optei por esse local e também porque fica na área de serviço com menos risco para o apto, já que tem a fonte.

Não mexi em nenhuma configuração, tão pouco usei a mídia de instalação que acompanha e está tudo funcionando as mil maravilhas, meu pc, o notebook que está no wi-fi (para este não mudou nada) e o Access Point também está funcionando normalmente.

Inclusive parece que a internet ficou mais rápida que antes, a conexão é 100 Mb da Vivo, vide resultado:

 

ewUQ7g9.jpg

Imagem abaixo foi obtida após ligar o notebook, que está no wi-fi, caiu um pouco porque está baixando conteudo:

 

jPvXgP9.jpg

 

Essa abaixo é do notebook que está baixando conteudo com  o JDowloader

 

T5n3Ldy.jpg

 

Barra do notebook monstrando os dois abertos:

 

YFNrUEt.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!