Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola Boa Tarde eu tive um problema recentemente em minha residencia no dia 13/03/2019 teve muita chuva e muitos raios quedas de energia também , e meu computador que eu avia comprado fazia pouco tempo no site da Terabityshop apenas três meses de uso ainda na garantia eu cheguei em casa tava trabalhando e fui ligar o mesmo né e percebi que não ligava nem dava sinal de nenhuma luz acender , levei a um conhecido que entende bem de informatica e ele constou que a fonte estava queimada e a minha placa de vídeo também estava queimada, fui olhar na garantia e lá informava a garantia não cobria raios e queimas por quedas de energia. eu queria saber se alguém do fórum sabe me orientar o que devo fazer e se meu caso queima de raios se esse foi o motivo mesmo tem jeito ?? ou eu perdi de vês essas duas peças queimadas. deixo abaixo a minha configuração do PC (lembrando por recomendações da própria loja que comprei não uso nobreak uso apenas filtro de linha)

Config: PROCESSADOR i5 8600K ; Placa de vídeo GTX 1060 6GB ; 8 de ram ;  Fonte Corsair 600W VS600 80PLUS WHITE PFC Ativo

Postado

@ByllaBonG

Teria de testar as peças em separado.. Fonte, você pode testar, fazendo o teste do clipe, olhando algum vídeo no Youtube.. O resto, só testando em separado mesmo..

Sua Internet é via cabo, telefone, fibra ótica??

• Obrigado 1
Postado

Se foi raio mesmo, dificilmente a garantia vai cobrir... tem que desmontar o PC e testar peça por peça e rezar antes para que nada muito grave tenha acontecido com seu PC amigo. De qualquer forma vou te dar uma dica, agora pós o acontecimento não vai adiantar, mas quem não sabe pode ficar sabendo e conhecimento nunca é demais: 

1) tenha uma tomada aterrada (com o 3º pino além da fase/neutro) e de preferência um circuito que venha do quadro direto para o PC de mesa, com um disjuntor específico para o PC, sem usar estabilizador, somente filtro de linha Clamper ou Upsai que são os melhores.

2) se na sua região tem previsão de tempestades no decorrer do dia e você por acaso vai se ausentar, tire da tomada o filtro de linha e o CABO DE REDE da internet (se usa cabeado, claro), pois há inúmeros casos de placas mãe queimadas ou pelo menos a LAN onboard queimada pelo surto do raio que acertou o modem e pelo cabo de rede chegou à placa-mãe.

3) Durante uma tempestade, procure usar somente dispositivos sem fio, tanto em termos de energia quanto dados (bateria e WiFi). Deixe somente o modem roteador da operadora ligado sem nenhum cabo de rede ligado, se um raio o queimar, as grandes operadoras como NET e Vivo trocam o aparelho de graça. Então se está uma tempestade muito intensa com muitos raios, pegue o velho notebook ou seu celular e navegue na internet usando a bateria e se conecte via WiFi....

Conhece o ditado que "o seguro morreu de velho"? Pois é. Aqui no Brasil onde somos recordistas nas quedas de raios, todo o cuidado é pouco.

Espero ter ajudado, abraços.

• Membro VIP
Postado

Se não houve carbonização ou algo do tipo duvido que a Terabyte irá constatar queima por raios ou instabilidade elétrica.
Mas o correto mesmo seria acionar a sua companhia elétrica quando isto ocorre, claro que para tal é necessário que sua rede elétrica/quadro elétrico esteja em ordem. Mas demora pra sair uma resolução.

Queimou outro equipamento eletrônico?

Manda o PC inteiro pra Tera e fala que não tá ligando, se mandar as peças em separado ficará meio na cara... rs

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Fonte do monitor embutida? Se não, fica fácil comprar outra, e não custa caro. Uma fonte de notebook velho pode servir tmb, basta ver as correntes.

Bom, vcs podem entrar com ação coletiva, veja se mais alguém da região teve problemas. No seu caso eu resolveria da forma como falei acima, mais rápido, e dependendo do seu roteador gasta 50 pilas e compra outro igual.

Outra coisa, qual filtro de linha usa aí? Vai me dizer que ele tá funcionando ainda ou nem desarmou?

• Obrigado 1
Postado

@Phoenyx nesse dia 13 ocorreu vários raios trovões quedas de energia, teve uma casa que até explodiu todas lampadas explodiu  a parede quebrou telhado enfim, eu já contatei a agencia de energia da região e vão fazer uma visita na quinta feira agora pra ver se me ressarci más estou com medo de eu ter que ir atrás da justiça. 

• Membro VIP
Postado

@ByllaBonG Então de filtro de linha mesmo só o nome, porque deve ser uma simples régua extensora de tomadas com um fusível que nem é elemento filtrante. Tem que usar um filtro de qualidade de marcas com reputação como Clamper.

• Obrigado 1
Postado

@grievous ok obrigada pela dica

Olá Bom Dia reabrindo esse tópico para Falar que eu recorri aos órgãos de minha cidade de energia Elétrica e exigi o ressarcimento das peças queimas em valor de dinheiro , e pois bem consegui fui ressarcido e vamos ao que interessa agora, com o Dinheiro que recebi das peças queimadas eu resolvi não comprar as mesmas peças e comprei peças melhores e u comprei uma placa de vídeo mais potente uma 1660 TI e mais uma memória ram de mesma velocidade porém de marca diferente da que eu já tenho e uma outra fonte nova também , e tá beleza me dei bem nisso tudo , más contudo todavia estou tendo um problema na hora de iniciar demora a dar vídeo quando eu inicio o PC e não era assim começou depois que eu coloquei uma memória ram amais e a nova placa de vídeo mais potente , outra coisa não formatei o PC para por a nova placa de vídeo e memória ram.

• 3 meses depois...
Postado
Em 19/03/2019 às 13:43, simforoso disse:

de preferência um circuito que venha do quadro direto para o PC de mesa, com um disjuntor específico para o PC,

Não há qualquer necessidade disto, inclusive a norma de instalações elétricas define que tomadas de uso comum usam circuito compartilhado.

O que ele pode fazer é seguir a recomendação da norma e instalar dps no quadro de entrada de energia e protetores nos cabos de antena e telefonia que adentrando a residência.

É a solução mais eficaz que existe.

• Curtir 2
Postado

@T1000_2015 Concordo, mas o eletricista que planejou o esquema elétrico do meu ambiente aqui (quarto) que tem PC high end, TV LED 49", etc foi fazer aterramento eficiente e presente no 3º pino, um DPS na caixa dos disjuntores para meu PC de mesa (assinatura) e outro para a estante da TV LED, do decoder gravador da NET, e dos aparelhos de home theather que tenho. 2 fases distintas vindas direto do quadro que fica a uns 5 m do meu quarto. Uso tomadas dedicadas para esses equipamentos, etc.

A fonte que uso Corsair HX750 antes fazia uns zumbidos quando alguém ligava o chuveiro e/ou secadora/lavadora de roupas, e com os equipamentos da Clamper, fases dedicadas, aterramento, uso de filtro iClamper Energia 5 (um no PC da assinatura e outro no rack da TV onde tenho aparelhos caros), ficou excelente, me sinto muito seguro usando meus equipamentos aqui no meu "canto" sabendo que uma pessoa bastante estudada esquematizou os circuitos do meu quarto, que além do que já postei, tem um Split 9500BTUs quente/frio que fica ligado 6h/dia nos dias de inverno intenso (agora por exemplo) e nos de calor extremo (meses de dezembro, janeiro e fevereriro).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...