Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador classe ab circuito VAS!!!


Cara366

Posts recomendados

Ola pessoal,  gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o circuito de ganho de tensão nos amplificadores classe ab, quando alimentado com uma tensão ligeiramente maior  que estagio drive e saida, gostaria de saber o porquê do melhor desempenho quanto ao aumento dessa tensão,  grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Cara366 disse:

quando alimentado com uma tensão ligeiramente maior  que estagio drive e saida, gostaria de saber o porquê do melhor desempenho quanto ao aumento dessa tensão,  grato.

 

???????????????????????????????????????????????????????

De onde que saiu isso ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cara366 disse:

@aphawk Os amplificadores gradiente 366, os modulos banda automotivo usam essa configuração 

 

Não foi essa a minha dúvida, eu queria saber onde que você leu essa afirmação, pois baseado apenas na Eletrônica não consigo entender o que que quer dizer estágio drive ( o que é isso ? ) e saída com alimentação maior ( maior referente a o quê ??? ) , e o que é esse aumento de desempenho, se se refere a potência ? sinal-ruído ?  Banda passante ?  distorção? dissipação no estágio de saída ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk nao existe muita literatura a este respeito,  o que ja vi em alguns comentários,  inclusive aqui no forum em outro tópico mais antigo,  e que melhora o desempenho,  exatamente o que, nao sei, sei que o estagio vas trabalha normalmente com cerca de 10volts, acima do drive, e também do saida,  se for reparar bem teoricamente deveria ser ao contrário,  mas nao é,  irei postar uma parte do esquema  gradiente,  ai ficara mai fácil ver, estagio drive sao os trasistores ecitadores que vem antes dos transistores de saida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Cara366 disse:

@aphawk nao existe muita literatura a este respeito,  o que ja vi em alguns comentários,  inclusive aqui no forum em outro tópico mais antigo,  e que melhora o desempenho,  exatamente o que, nao sei, sei que o estagio vas trabalha normalmente com cerca de 10volts, acima do drive, e também do saida,  se for reparar bem teoricamente deveria ser ao contrário,  mas nao é,  irei postar uma parte do esquema  gradiente,  ai ficara mai fácil ver, estagio drive sao os trasistores ecitadores que vem antes dos transistores de saida

 

Screenshot_20190320-184552.jpg

Screenshot_20190320-184632.jpg

adicionado 3 minutos depois
1 minuto atrás, Cara366 disse:

 

Screenshot_20190320-184552.jpg

Screenshot_20190320-184632.jpg

A imagem não é muito boa, dei um zoom para poder ver melhor a tensão,  e depois o amplificador inteiro, é de gradiente modelo A1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como sempre, só intuição pois não sou do ramo sonoro.

(vulgoAntigo-Lindo-Par-De-Kichute-N-30-origina)

Pelo desenho e insight, esta configuração foi concebida pra fazer o sinal de saída excursionar totalmente entre +66,8 e -66,8 o que provoca melhor aproveitamento. Algo como aplica uma V maior na base do 'driver' para tal função. O que nos faz lembrar o driver ir2110

12_1158303218.gif

cuja função é provocar V maior que VD no gate do mosfet superior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cara366 é exatamente isso aí. 

O estágio driver recebe tensão maior com corrente menor, a saída é o contrário. 

Isso serve pra fazer a saída chegar perto do limite, aproveitando toda a tensão que a fonte fornece. 

 

Tem também amplificador que usa o sistema inverso, onde o driver recebe menos tensão, mas este tem configuração diferente nos transistores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Como sempre, só intuição pois não sou do ramo sonoro.

(vulgoAntigo-Lindo-Par-De-Kichute-N-30-origina)

Pelo desenho e insight, esta configuração foi concebida pra fazer o sinal de saída excursionar totalmente entre +66,8 e -66,8 o que provoca melhor aproveitamento. Algo como aplica uma V maior na base do 'driver' para tal função. O que nos faz lembrar o driver ir2110

12_1158303218.gif

cuja função é provocar V maior que VD no gate do mosfet superior.

 

Nesse caso do mosfet ficaria como, nao entendi como se da o aumento,  seria através do diodo e capacitor isso

 

adicionado 6 minutos depois

@Renato.88 mas esse ultimo qvc citou parece não fazer muito sentido né,  o drive ter uma tensão menor, apesar que tudo ira depender do projeto,  mas qual você acha que soa melhor,  em termos de resposta, sera que muda alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Cara366 disse:

mas esse ultimo qvc citou parece não fazer muito sentido né,  o drive ter uma tensão menor, apesar que tudo ira depender do projeto,  mas qual você acha que soa melhor,  em termos de resposta, sera que muda alguma coisa.

Esse é usado em apenas baixa potência. 

Eu tenho um de 10W. 

Consome pouco e tem uma boa qualidade de som. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 no caso seria um classe A isso?

Os meus sao todos classe ab com mosfet, tenho tres, no meu sistema tri amplificado,  todos sao amplificadores de marca banda, que desmontei de alguns que tinha, e montei substituindo  os dos meus amps vintage gradiente 366 e cce sr7000, todos possuem o circuito vas com uma tensão maior do que o saida, o som é top, gostei muito do som do mosfet  ao invés do bipolar,  é muito forte com uma qualidade respeitavel, os agudos montei dentro de um dvd, onde descuti sobre a fonte chaveada no outro tópico  , classe d nem pensar, nao gosto do som.

9 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Como sempre, só intuição pois não sou do ramo sonoro.

(vulgoAntigo-Lindo-Par-De-Kichute-N-30-origina)

Pelo desenho e insight, esta configuração foi concebida pra fazer o sinal de saída excursionar totalmente entre +66,8 e -66,8 o que provoca melhor aproveitamento. Algo como aplica uma V maior na base do 'driver' para tal função. O que nos faz lembrar o driver ir2110

12_1158303218.gif

cuja função é provocar V maior que VD no gate do mosfet superior.

 

Nesse caso do mosfet ficaria como, nao entendi como se da o aumento,  seria através do diodo e capacitor isso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Cara366 disse:

como se da o aumento,  seria através do diodo e capacitor

sim amigo. A mágica acontece dentro do ci: algo como um oscilador e o diodo e capacitor faz somar à tensão vcc. Isto é necessário pra V no gate ser maior que 600V senão ele não conduziria nunca - não passaria os 600V pro Source.

 

Uma coisa puxa a outra. Algo como o antigo processo de retraço vertical (este termo de tão velho não está registrado na busca do google e de fato nem lembro direito se é ele mesmo) ou retorno vertical

tda9309.gif

Neste caso, a ideia é (era) dar um reforço na hora do traço - feixe de elétrons - retornar rapidinho pro topo da tela das antigas tv de tubo. Perceba que mesmo o ci sendo alimentado com +Vs, momentaneamente a V da saída ultrapassa este valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz vixi, esse boost ai do vertical,  ja sofri muito reparando essas tvs, esse circuito aumentava basicamente o +b de 25v para 50 mais ou menos,  para retorno mais rápido da linha vertical, isao evitava retraço na tela, ė mais ou menos o que lembro, posso estar um pouco errado, mas a ideia era basicamente essa.@Renato.88 no caso seria um classe A isso?

Os meus sao todos classe ab com mosfet, tenho tres, no meu sistema tri amplificado,  todos sao amplificadores de marca banda, que desmontei de alguns que tinha, e montei substituindo  os dos meus amps vintage gradiente 366 e cce sr7000, o som é top, gostei muito do som do mosfet  ao invés do bipolar,  é muito forte com uma qualidade respeitavel, os agudos montei dentro de um dvd, onde descuti sobre a fonte chaveada no outro tópico  , classe d nem pensar, nao gosto do som.

11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Como sempre, só intuição pois não sou do ramo sonoro.

(vulgoAntigo-Lindo-Par-De-Kichute-N-30-origina)

Pelo desenho e insight, esta configuração foi concebida pra fazer o sinal de saída excursionar totalmente entre +66,8 e -66,8 o que provoca melhor aproveitamento. Algo como aplica uma V maior na base do 'driver' para tal função. O que nos faz lembrar o driver ir2110

12_1158303218.gif

cuja função é provocar V maior que VD no gate do mosfet superior.

 

Nesse caso do mosfet ficaria como, nao entendi como se da o aumento,  seria através do diodo e capacitor isso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz então,  ai é outra história,  ja consertei um valvulado,  mas nunca tive experiência com o audio deles, futuramente devo colocar um pré valvulado no meu som, pois dizem que so do audio passar por ele, ja da uma enrriquecida nos harmonicos, se é que posso dizer assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 ja consertei muito cce da serie shc, posta ai pra gente ver, talvez ate tenha o esquema.vou postar parte do meu som.

adicionado 1 minuto depois
5 minutos atrás, Cara366 disse:

@Renato.88 ja consertei muito cce da serie shc, posta ai pra gente ver, talvez ate tenha o esquema.vou postar parte do meu som.

20190315_210423.thumb.jpg.ad4ae562f39dd53fb4fdccdbdd21af1e.jpg

Screenshot_20190321-115110.jpg

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Cara366 disse:

@Renato.88 ja consertei muito cce da serie shc, posta ai pra gente ver, talvez ate tenha o esquema.vou postar parte do meu som.

 

Esse aí é do SHC2100, um dos mais antigos da linha. Tem outros esquemas, mas a diferença é em pouca coisa. A ideia é sempre a mesma, tem resistores que diminuem a tensão nas bases dos transistores de saída.

(tem um erro no esquema, o transistor Q9 é PNP. No canal de baixo tá certo)

imagem114.thumb.GIF.3019c8d06e967c17a78cea4f513a65fe.GIF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Cara366 disse:

se fala esse de 330r isso

Os de 4k7 ligados no positivo.

25 minutos atrás, Cara366 disse:

vou postar parte do meu som.

Aqui em casa tinha vários, meu pai acabou vendendo por falta de espaço.

A maioria era da gradiente, e no fim sobrou esse que atualmente tá na casa dele:

IMG-20160713-WA0009.jpg

 

Lá ainda tem um equalizador, um Pré Amplificador P1, um 2 em 1 da Gradiente e um amplificador pequeno da Polyvox, mas estão parados. O velho diz que vai vender, mas não vende kkk.

 

Aqui em casa, o mais próximo de som antigo que tem foi este que eu mesmo construí:

https://imgur.com/a/LE560tY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!