Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

artefato - geforce gtx 970 - morreu? :(


Posts recomendados

Bom dia, queridos. Tudo bom?

 

 Aqui eu no primeiro dia de férias do trabalho, em casa, tomando uma corona e jogando CSGO quando do nada, os gráficos começam a ficar todos esquisitos no meio da partida (tava perdendo de 12x10).

 

Resumindo: não sou bom com hardware e confio mais em vocês do que em outros locais até físicos... amigos meus me disseram que isso se chama "artefato" onde minha placa de vídeo está dando sinal que está morrendo. 

 

image.png.7a855648660e10cb9188a6d471b7c3ea.png

 

Essa é a placa e a temperatura, tenho ela desde junho de 2016... nunca dei overclock (nem sei fazer xd) limpei poucas vezes.

 

Atualizei todos os drivers possíveis da placa de vídeo e nada funcionou. Tenho alguma esperança ou ela está no fim mesmo? 

É normal 2 anos e meio de uso e já estar assim? Dúvida muito forte: posso continuar usando/jogando mesmo com ela assim, não irei danificar outros componentes do PC?

 

Muito obrigado!!

 

Fotos:

 

image.png.ca5eb8c1ca581f04b7228e40a94f4a55.png 

 

image.png.3fadbe95eace228493f62c77317867b3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixa o DDU, desinstala o driver e coloca um novo do zero, pode ser o mais recente do site da Nvidia. Mas acho que a sua placa está dando adeus sim. Pelo menos as placas de vídeo que tive que morreram (2 de 15 desde 2001), todas apresentaram esse tipo de falha antes de finalmente pararem de funcionar. Mas a questão que você relatou de danificar outras peças do PC não procede, pode usar a placa sem problemas, só vai ficar cada vez pior a tela, não vai dar nem pra enxergar os ícones quando  a coisa ficar séria mesmo. Mas como você tem uma fonte boa (Corsair CX600), não tem problema não, só se a placa de vídeo tivesse um problema elétrico mais sério, o que é muito raro e acredito não ser seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yurih Belloni Faça a instalação limpa do driver, conforme indicado pelo amigo @simforoso. No mais, qual é a temperatura máxima que a placa alcança em jogos? Você mediu com o HW Monitor e o MSI Afterburner?

 

 

Nesse caso aí, você pode tentar as seguintes alternativas:

 

1) Fazer uma instalação limpa do driver, utilizando o DDU, e seguindo à risca as recomendações do programa;

2) Regravar a BIOS utilizando o NVFlash (não é complicado se seu processador tiver vídeo integrado, mas também demanda atenção para não errar);

3) Reduzir o power limit e o clock da placa através do MSI Afterburner, buscando um ponto em que os artefatos desapareçam.

 

Se nada disso der certo, você pode tentar levar a placa a algum lugar que faça o conserto. Considerando o valor da GTX 970, creio que compense consertar. Mas não leve a qualquer lugar. Recomendo duas assistências de confiança: GeTech Informática, em Goiânia, e Clínica do Micro, em Belo Horizonte. Você precisaria enviar a placa pelo correio.

 

Você sempre ligou o computador diretamente na tomada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lnpott começou durante uma partida de CS, mas agora apresenta problemas no pc todo

 

@simforoso tentarei fazer o processo do ddu!

 

@KairanD não medi, mas muito obrigado! vou fazer os processos 1) e 3) que sao os que estão ao meu alcance haha

 

Ligo ele em uma régua e sempre desligo a 'força' dele depois de parar de utilizar.

 

Dou retorno em caso de novidades/nada der certo! Muito obrigado senhores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Yurih Belloni Tenho essa placa de video, fiz os testes do hardware dela com multimetro etc... Enfim provavelmente seu problema eh igual o meu, nossas placas estão saudaveis, o problema sao nossos drivers atualizados, poise né kkk

Tente pegar qualquer driver de 2018 dessa placa e instalar e nao atualize mais os drivers, acredito que a nvidia deva estar colocando drivers bomba nessas atualizacao para comprometer funcionamento da GPU, realize o teste e veja se resolveu, obrigado e espero que tenha ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...