Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação de desempenho em jogos entre SSD SATA, NVME e HD


Phoenyx

Posts recomendados

  • Membro VIP

Tempo de loading entre as três plataformas.
O PC é o mesmo, o que difere é o armazenamento.

NVME Samsung 970 EVO, SSD SATA Samsung 860 EVO e HD WD Blue 7200rpm.

 



Achei interessante postar isso porque muita gente ainda teima em colocar um SSD minúsculo apenas para o S.O.. Se não aguenta esperar 1 minuto de loading do sistema é melhor tomar um café e pronto, a máquina já vai estar a disposição. SSD hoje é um item fundamental para TODA tarefa que exija desempenho. HD é para guardar vídeos, músicas, fotos, documentos e ACABOU, finito, fecha a conta. Parem de instalar jogos em HDs! De nada!

Era isso. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@F4b10 Tá caindo bastante de preço. Você encontra SSD SATA de 240GB por ~200 mangos, 480GB por menos de 400 mangos. Se pegar do Aliexpress então que fica mais em conta ainda.

Se fosse uns 8 anos atrás, vá lá, mas hoje não tem esta desculpa não se quiser usufruir disto... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Excelente vídeo e explicação, concordo plenamente.

12 horas atrás, F4b10 disse:

O ruim é ter grana pra um SSD grande, qualquer jogo meia boca com 8 a 12 horas de campanha ja ta ocupando 30 a 50GB, um SSD popular de 240GB mal aguenta 3 jogos e o windows, saudades dos tempos que jogos ocupavam menos de 10GB e carregavam rápido mesmo em HDs....

 

 

Cara más hoje em dia temos SSD SATA de 480GB por R$340-R$380, para você ter uma ideia, eu comprei dia 26 agora um Samsung EVO 860 500GB para por no meu notebook e paguei apenas R$525 sendo que vem com 6 meses de garantia(sendo ML pra mim ta bom) e vem com NFe.

adicionado 0 minutos depois
12 horas atrás, Phoenyx disse:

Tá caindo bastante de preço. Você encontra SSD SATA de 240GB por ~200 mangos, 480GB por menos de 400 mangos. Se pegar do Aliexpress então que fica mais em conta ainda.

Se fosse uns 8 anos atrás, vá lá, mas hoje não tem esta desculpa não se quiser usufruir disto... rs

Exatamente, à 8 anos atrás esse valor você ia pegar um de 128GB e ficaria feliz da vida, imagine a 8 anos atrás quem tinha SSD de mais de 240GB ahhaaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

@paulohnr A diferença é grande sim, tu não viu o vídeo ali em cima? Existem outros comparativos espalhados pela net, ou aqui mesmo no site CDH.

Vale sim a pena ter um SSD, está muito a frente de um HD, e não só pelo fato de sua taxa de transferência bruta e sim pelo acesso aleatório. Imagine que num HD você tem um disco, e pra acessar a informação Y e X a agulha tem que ir de um local para o outro. Em um SSD isso não existe, é praticamente instantâneo, é principalmente nisso que ele ganha comparado a um HD. Tanto que não fazemos desfragmentação em SSD (pelo menos não igual a um HD, onde é tentado sequenciar as informações para acesso mais rápido e menor desgaste) justamente por isso.

 

O HD estaria para um disco de vinil ou CD, o SSD para um pendrive.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os novos consoles estão apostando no SSD para melhoria de desempenho.

 

Eu vejo muitos comparativos mostrando que os loads diminuem e alguns mostram que a construção do cenário é melhor e mais rápida co SSD...o jogo mais utilizado para comprovar isso é justamente o GTA V.

 

Eu penso que com essa nova geração de consoles o SSD vai ter um protagonismo maior no desempenho dos jogos...inclusive com ganho de FPS.

 

Se o desenvolvedor implementar o uso do SSD para guardar imagens pré-renderizadas que seriam acessadas quando necessário poderiam reduzir muito o uso de hardware...mas para isso...o jogo deveria ser feito exclusivamente para uso com SSD. Por isso que acho que esses consoles da nova geração podem trazer esse uso para  SSD.

 

Pensando nesse cenário...estava pensando se hoje vale a pena colocar um SSD de 500Gb ou 1tb só para jogos...se isso realmente traria algum benefício além do load mais rápido (que pra mim é irrelevante). A construção do cenário mais rápida em jogos de mundo aberto talvez seja uma vantagem relevante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!