Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação Upgrade - Setup para jogos


Posts recomendados

Boa tarde pessoa.

 

Gostaria de opinião de vocês sobre upgrade do meu setup. Apesar de gostar de mexer com informática, não sou profissional e meu conhecimento sobre hardware em geral é raso.

Utilizo meu computador 90% para jogos, 10% para tarefas simples (navegação na internet, planilhas, etc) e mesmo assim uso muito pouco, mais final de semana mesmo. Minha configuração atual é: i7 4770, MSI z97 Gaming 3, 16gb 4x4 HyperX DDR3 1866Mhz, EVGA GTX 1080, Corsair RM650 full modular, 2 SSDs Kingston A400 e 2 HDs 1TB Seagate.

 

Essa configuração tem atendido perfeitamente minhas necessidades, pois não sou nenhum gamer viciado, mas gosto de jogos FPS não tanto tradicionais (ex:PUBG, Fortnite, entre outros, não me agradam). Preso por qualidade gráfica pois sempre jogo com todas as configurações nos seus limites.Ex: joguei por muito tempo Dying Light (até hoje jogo) e o jogo está configurado com todas as suas opções gráficas no máximo e resolução 2560x1080, que é a resolução do meu monitor ultrawide da LG. Uma coisa que digo é que, apesar de eu não ser nenhum gamer profissional, eu gosto de ter um setup robusto, mesmo que na maioria das vezes ele for ficar parado. Me agrada a ideia de ter algo poderoso a meu dispor.

 

Sem muitas delongas, pretendo vender o processador, as memórias e a placa-mãe e partir pra algo mais atual. O que devo pegar atualmente pra substituir essas peças? O que me indicariam que teria mesmo poder de fogo ou superior a esse setup? Levando em conta que pretendo manter a VGA por mais um ano, após isso pretendo pegar uma 1080ti.

 

Ah, não sou fanboy de nenhuma marca, mas prezo muito por desempenho, e claro que a relação custo beneficio também é um fator altamente decisivo, por isso estou aberto a sugestões.

 

Por enquanto, não há limite de orçamento, visto que quero sugestões dentro do que expliquei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Yuri Seguinte meu querido amigo, eu acho melhor você manter sua 1080, até hoje ela tem grande "poder de fogo". Agora como não sei seu orçamento irei te dizer o q eu entendi q você quer. Se você quiser jogar os jogos atuais no Ultra e talvez alguns em 4K você vai precisar de um processador que aguente as informações, logo te indico um core i7 8700k ou 9700k que tem uma performance parecida com um i9 9900k que vai se dar muito bem com a sua 1080, só que para esse processador te indico placas mãe z370 ou 390 para você poder fazer overclock tranquilamente, quanto a memória no mínimo 2666mhz de preferência dual Channel no caso 2x8 16gb pois os jogos hoje estão exigentes em relação a Ram, fonte de no mínimo 600w recomendo da Corsair, Quanto a WC se tiver dinheiro sobrando é bom ter, é isso, qualquer dúvida estou a sua disposição :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcsspmm Eu pretendia mudar para 1080ti por questão de rotatividade mesmo, nem por necessidade, realmente a 1080 ainda ta de boa pra mim. Quanto ao orçamento, eu não dei um, porque gostaria de ver a opinião das pessoas e se eu der orçamento eu limito a opinião das pessoas. Por isso eu descrevi o que eu quero fazer com o setup, que é exatamente isso que você disse, jogar jogos atuais com qualidade no ultra.

 

Certamente se eu fosse seguir minha linha de raciocínio, eu iria continuar de intel e pegar exatamente um desses dois modelos que você mencionou (i7 8700k ou i7 9700k), pois creio que são os sucessores parrudos do meu velinho i7 4770. Mas como eu leio alguns artigos e vejo muito o pessoal falando dessa nova linha Ryzen da AMD, pensei teria opções equivalentes ou quase equivalentes dessa marca.

 

Apesar de já ter sido usuário de AMD (tive um FX 8320E), posso apenas dizer que foi um "bom" processador mas nunca atendeu além das expectativas. Mas parece que essa linha Ryzen agora está batendo de frente com a intel, ou pelo menos ta quase equivalente em questão de desempenho.

 

O que acaba quebrando em optar por intel é o preço. Talvez se tivesse um Ryzen equiparado a um desses dois I7 (8700k e 9700k), creio que o preço seria bem inferior aos preços da intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Henrique Yuri disse:

O que acaba quebrando em optar por intel é o preço. Talvez se tivesse um Ryzen equiparado a um desses dois I7 (8700k e 9700k), creio que o preço seria bem inferior aos preços da intel.

Quem sabe a 3ª Gen dos Ryzen... Ela jaja vem ai, quem sabe vale a pena esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique Yuri disse:

Sem muitas delongas, pretendo vender o processador, as memórias e a placa-mãe e partir pra algo mais atual. O que devo pegar atualmente pra substituir essas peças? O que me indicariam que teria mesmo poder de fogo ou superior a esse setup? Levando em conta que pretendo manter a VGA por mais um ano, após isso pretendo pegar uma 1080ti.

Sendo bem sincero... não há muito motivo para você fazer um up. Tanto seu processador como placa de vídeo e monitor estão todos mais ou menos no mesmo nível, não tem muito motivo upar um se os outros dois vão te limitar.

 

Mas se você quiser porque quiser um up, aguente aí alguns meses que a AMD vai lançar série nova no segundo semestre; em termos de custo/benefício, os Ryzen são a melhor escolha atualmente, e a série 3000 só vai melhorar isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, lnpott disse:

Quem sabe a 3ª Gen dos Ryzen... Ela jaja vem ai, quem sabe vale a pena esperar.

Concordo totalmente agora se você nao aguenta de jeito nenhum esperar posso te recomendar o Ryzen 7 2700x que é o mais parrudo da AMD, porém por causa dos Overclocks da Intel não tem como bater de frente mas é um ótimo processador, muito bom mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Imakuni disse:

Sendo bem sincero... não há muito motivo para você fazer um up. Tanto seu processador como placa de vídeo e monitor estão todos mais ou menos no mesmo nível, não tem muito motivo upar um se os outros dois vão te limitar.

Eu limitaria minha VGA ou monitor caso eu pegasse um i7 8700 ou 9700? Fiquei até confuso agora...

adicionado 4 minutos depois
56 minutos atrás, lnpott disse:

Quem sabe a 3ª Gen dos Ryzen... Ela jaja vem ai, quem sabe vale a pena esperar.

 

 

58 minutos atrás, Imakuni disse:

Mas se você quiser porque quiser um up, aguente aí alguns meses que a AMD vai lançar série nova no segundo semestre; em termos de custo/benefício, os Ryzen são a melhor escolha atualmente, e a série 3000 só vai melhorar isso.

 

Já me falaram isso. Problema é que esperar por algo que ainda será lançado com promessa de mais desempenho é meio utópico pra mim. Posso está falando asneira, mas sei la, vocês não acham estranho criar expectativas com algo que ainda nem existe?! A decepção pode ser grande caso isso não ocorra.

 

E sobre esperar, na verdade não tenho pressa alguma, pois como disse, quase não uso o computador, somente finais de semana, eu só queria passar pra algo mais atual, sem perder o atual desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Henrique Yuri disse:

Eu limitaria minha VGA ou monitor caso eu pegasse um i7 8700 ou 9700? Fiquei até confuso agora...

Não adianta ter ferrari e ficar andando em pista esburacada, a pista vai limitar o desempenho do carro. E também não adianta ter ferrari e pista perfeita, mas ter um semáforo a cada 200m, pois ele vai limitar o desempenho final do mesmo jeito.

 

É mais ou menos isso que acontece aqui. Se trocar só o processador, o seu monitor vai continuar limitando o desempenho, você não vai ver melhora. Se trocar só a placa de vídeo, mesma coisa; você até poderia ter mais desempenho, mas seu monitor não vai permitir usufruir dele. E se trocar só o monitor, quem vai passar a ser o fator limitante vai ser o processador ou mesmo a placa de vídeo, dependendo de qual o monitor novo que você compre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

É mais ou menos isso que acontece aqui. Se trocar só o processador, o seu monitor vai continuar limitando o desempenho, você não vai ver melhora. Se trocar só a placa de vídeo, mesma coisa; você até poderia ter mais desempenho, mas seu monitor não vai permitir usufruir dele. E se trocar só o monitor, quem vai passar a ser o fator limitante vai ser o processador ou mesmo a placa de vídeo, dependendo de qual o monitor novo que você compre.

Entendi, creio que esteja falando sobre FPS. Nunca fui um bom entendedor do assunto. Inicialmente eu até pretendia mudar de monitor, mas depois resolvi mudar o setup o monitor passou a ser o ultima a ser trocado e mesmo assim, por não entender muito bem, fico na duvida entre pegar um monitor com taxa de atualização alta (144/240Hz) ou 4k.

 

Mas compreendi bem o que você quis dizer sobre limitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Henrique Yuri disse:

fico na duvida entre pegar um monitor com taxa de atualização alta (144/240Hz) ou 4k.

240hz é inútil, então pode deixar essa opção de lado. O que a maioria considera ideal é um 144hz com resolução 1440p; 4k é meio problemático, e ficar com 60hz é um certo desperdício em uma máquina high end, então você pega o meio termo, 1440p144.

 

Particularmente, eu uso um 1440p60, pois não tenho grana para um melhor (tanto no PC como no monitor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, se você fizer o upgrade, vai continuar bom igual está. Sua máquina é ótima ainda hoje, eu não pensaria em trocar nada daí.

 

Veria primeiro os periféricos, se não seriam mais interessantes: mouse, teclado, joystick, volante se gostar de jogos de corrida, cadeira confortável, mesa bacana, etc.

 

Se ainda assim quiser trocar por algo atual, claro, vá em frente, você que decide no final. Além dos já mencionados i7 8700/9700k, veja também o Core i5 8600k/9600k e os AMD R5 1600/2600 pra cima. São processadores mais fortes que o seu. Nas placas mãe AMD, procure as que permitam overclock (B350/450 e X370/470) e com dissipador no VRM pra ajudar mais, e Intel as Z3xx que também permitem overclock.

 

Para sua futura VGA, GTX 1080 TI acho que nova não terá fácil, mas a RTX 2080 substitui bem ela.

 

Em relação a espera da próxima geração, que sai no mês que vem, é uma loteria mesmo. Se tem o dinheiro e vontade hoje, você que decide. Mas acredito que deve no mínimo dar uma abaixada nos preços com a concorrência, incluindo os modelos que estão hoje no mercado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, dudaskank disse:

Rapaz, se você fizer o upgrade, vai continuar bom igual está. Sua máquina é ótima ainda hoje, eu não pensaria em trocar nada daí.

Sempre me dizem isso kkk

 

22 minutos atrás, dudaskank disse:

Veria primeiro os periféricos, se não seriam mais interessantes: mouse, teclado, joystick, volante se gostar de jogos de corrida, cadeira confortável, mesa bacana, etc.

Quanto a isso estou bem servido. Preciso só de um headset melhor, pois o meu é uma porcaria rsrs

 

23 minutos atrás, dudaskank disse:

 

Se ainda assim quiser trocar por algo atual, claro, vá em frente, você que decide no final. Além dos já mencionados i7 8700/9700k, veja também o Core i5 8600k/9600k e os AMD R5 1600/2600 pra cima. São processadores mais fortes que o seu. Nas placas mãe AMD, procure as que permitam overclock (B350/450 e X370/470) e com dissipador no VRM pra ajudar mais, e Intel as Z3xx que também permitem overclock.

 

Para sua futura VGA, GTX 1080 TI acho que nova não terá fácil, mas a RTX 2080 substitui bem ela.

 

Em relação a espera da próxima geração, que sai no mês que vem, é uma loteria mesmo. Se tem o dinheiro e vontade hoje, você que decide. Mas acredito que deve no mínimo dar uma abaixada nos preços com a concorrência, incluindo os modelos que estão hoje no mercado.

Esses i5 mencionados e os Ryzen são mais parrudos que meu i7? Acho que subestimei eles.

Dinheiro pra gastar é algo relativo. Não sou rico nem ganho fortunas mas a gente sempre da um jeitinho de comprar as coisas que gostamos. E também penso que, eu vendendo meu processador, juntamente com a placa-mãe e as memórias, pelo preço que vejo sendo praticado no mercado, é capaz de eu conseguir facilmente uns 2mil reais, o que é uma bela ajuda na compra dos novos hardwares.

Se o lançamento da nova geração for mês que vem, então vale a pena esperar pra pegar as possíveis quedas nos preços atuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Yuri os I5 citados são feitos para overclock e os ryzen são um excelente custo-benefício, e sim são melhores q o seu atual. Da para você equiparar um Ryzen 7 1700 com um I7 7700k. Sobre Placa de vídeo a galera falou tudo agora é mais por gosto mesmo. Sobre os lançamentos não sei quando chegará as nossas mãos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Henrique Yuri disse:

Se o lançamento da nova geração for mês que vem, então vale a pena esperar pra pegar as possíveis quedas nos preços atuais.

 

É o que dizem os rumores, a AMD fará 50 anos e tem um evento (Computex acho), e algumas semanas atrás as placas mãe AM4 receberam atualizações de BIOS que aparentemente é para os novos processadores.

 

Mas tudo pode acontecer, o Bolsonaro pode meter o louco e o dólar disparar rs, ou aprovar as reformas, a economia melhorar e dólar cair. Aí faz parte da loteria.

 

41 minutos atrás, Henrique Yuri disse:

Esses i5 mencionados e os Ryzen são mais parrudos que meu i7? Acho que subestimei eles.

 

Bem, seu i7 é de 4ª geração né, até a 7ª eles eram 4 núcleos e 8 threads. Apareceram os Ryzen e a Intel lançou na sequência a 8ª geração, com o i5 indo para 6 núcleos e i7 para 6 núcleos 12 threads. Isso tudo foi para não ficar para trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, dudaskank disse:

Bem, seu i7 é de 4ª geração né, até a 7ª eles eram 4 núcleos e 8 threads. Apareceram os Ryzen e a Intel lançou na sequência a 8ª geração, com o i5 indo para 6 núcleos e i7 para 6 núcleos 12 threads. Isso tudo foi para não ficar para trás.

 Foram tantas sugestões dadas, que assim que eu tiver um tempo disponível eu vou montar um orçamento com todas essas opções e ver quanto fica a média de preços.

Também vou ver quanto possivelmente eu consigo levantar nas minhas peças, visto que com uma rapida pesquisada no mercado livre, vi que minhas peças, por mais que um pouco antigas, estão altamente valorizadas. i7 4770 sendo vendido entre 800 ~ 1000 reais. z97 gaming 3 raridade achar e quando acha alguma funcionando, de 500 ~ 700 pratas, que loucura rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Yuri Se eu fosse você, trocaria o monitor por um Acer 1440p144hz Gsync IPS que você já sentiria uma bela diferença. Deixaria a troca de kit CPU+MOBO+RAM pra depois que os Ryzen 3000 saírem. Não que seu monitor seja ruim, mas se tá querendo gastar $ de qq forma, o monitor aí ao meu ver é o maior limitante (alias, qual o modelo exato do seu monitor?), e logo após ele, a CPU. Mas ao subir a resolução de FullHD UltraWide pra 1440p, menor será a carga pra CPU e maior a carga pra GPU, então creio que você ainda estaria bem servido com o 4770 + 1080 e o monitor novo, pelo menos até sair os novos Ryzen 3000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Yuri Eita, é o UW 25", quase o mesmo modelo do meu irmão, eu honestamente não gosto de UW em 25", acho muito estreito.. Pelo que lembro, esse seu modelo sequer tem DisplayPort, você tá conectado pela HDMI correto? HDMI é conexão pra TV, não pra monitor...

Então definitivamente era isso que eu faria: pegaria um 1440p 144hz Gsync IPS (ou VA tb), normalmente o q tem isso pelo menor preço é o Acer Predator, tem modelos de 24" e 27", faixa de preço entre 2500 e 3000 pila, mas deve ter outros. você sentiria uma diferença absurdamente maior trocando por esse monitor do que trocando qualquer outra peça aí no seu setup. Principalmente pra jogos de tiro q você disse que curte, os 144hz fazem uma diferença, o jogo fica bem mais macio.

Antigamente eu achava que ter GPU e CPU parrudo era tudo na vida. Hoje vejo que pensei errado por muito tempo. Hoje, na minha opinião, é melhor gastar 2500 em monitor e 1000 em GPU do que gastar 3000 em GPU e 500 no monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen Comprei esse monitor no lançamento por achar bonito e por causa do padrão ultrawide lembrar uma TV, também não jogava FPS na época. Confesso que curto ele, mas concordo com você quando o lance é jogo FPS. E sim, você está certo, ele só tem duas HDMIs.

 

Vou da uma analisada nessa especificação de monitor que você disse, pois como eu havia mencionado anteriormente aos outros amigos que comentaram na postagem, eu nunca consegui entender com clareza essas questões sobre monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Yuri É meio complexo mesmo porque o monitor é o que vai exibir o resultado final de tudo que sua máquina faz. Mas tentando explicar brevemente, são normalmente 4 ou 5 pontos cruciais num monitor:

1- Resolução (720p, 1080p, 1440p, 4k, entre outros) é a quantidade de pixels na tela, quanto maior, melhor a qualidade da imagem e mais difícil pra GPU renderizar as coisas.

 

2- Taxa de atualização (conhecido como os hertz ou hz do monitor) é a quantidade de vezes q o monitor consegue atualizar a imagem da tela. Se um monitor é 75hz, por ex, significa que ele só consegue exibir até 75 FPS. Se sua VGA tiver rodando o jogo a 200 FPS ou a 50 FPS, o monitor só vai exibir 75, e o resto dos FPS (ou a falta deles) pode causar o efeito de screen tearing que é tipo um rasgo na imagem (se você googlar o termo screen tearing e procurar imagens, vai entender melhor. Em alguns jogos o tearing é um saco, em outros você nem percebe direito). Quanto maior os hz do monitor, mais suave e macio serão os movimentos da tela, afinal, ele estará exibindo mais FPS na tela (até o ponteiro mouse eu senti q fica mais suave quando peguei meu monitor 144hz)

 

3- Tipo de painel é a forma como os cristais do LCD formam a imagem, existe hoje em resumo, 3 tipos de painéis: TN (são os mais rápidos mas com pior qualidade de cores e ângulos de visão, e tb são os mais baratos), IPS (painéis com melhor ângulo de visão sem distorcer e tb com ótima qualidade de cores, e medianos na rapidez, geralmente são os mais caros) e VA (painéis com bons ângulos de visão, a melhor fidelidade de cores e pretos, geralmente + lentos mas ultimamente tem ficado melhor, preço mediano, atualmente que eu saiba no BR todos os painéis VA são curvos). Os IPS e VA geralmente são os topo de linha, a qualidade de imagem deles é visivelmente superior.

 

4- Sincronia adaptativa: é a tecnologia que permite o monitor ajustar a taxa de atualização (hz) à taxa de quadros (FPS) gerado pela sua GPU, pra eliminar o tearing e deixar o jogo + suave quando ocorre as quedas de FPS. Atualmente temos 2 tipos: freesync (padrão aberto usado pela AMD e mais recentemente pela Nvidia nas séries 10XX pra cima) e o Gsync (padrão proprietário da Nvidia, só funciona com GPUs da Nvidia). Em geral o freesync atende perfeitamente bem e é bem consideravelmente mais barato, mas se você já tem GPU Nvidia e tem $ pra torrar, o Gsync é melhor porque não existe monitor freesync no mercado BR q seja painel VA ou IPS e 1440p144hz (não que eu saiba). 


Se tiver outras dúvidas, é só falar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen Sinceramente você foi bem didático nas palavras. Com o pouco do conhecimento que tinha, com sua explicação ficou muito mais claro.

Eu poderia ter uma experiência muito melhor caso eu já tivesse investido em monitor um melhor. É de se pensar agora em trocar o hardware ou pegar o monitor...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!