Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
muttleybrasil

Queda drástica de FPS no fortnite mesmo com uma boa máquina

Posts recomendados

Saudações! 

Eu estou experimentando uma queda drástica de fps desde a 7a temporada. Acontece na ilha do lobby, na hora que todos pulam do ônibus, numa cidade cheia, numa build fight mais intensa. Sempre que tem muita construção já pronto. Os modos do tipo tumulto com respawn então nem se fala. E quando acontece às vezes eu fico parado e espero voltar, ás vezes demora tanto que eu saio da briga pra ver se resolve.

Achando que podia ser minha antiga GTX 960 2gb, comprei uma GTX 1070 8gb, assim poderia aproveitar melhor outros jogos que tenho tb. Mas mesmo assim a queda de fps acontece, mesmo com tudo no mínimo, mesmo sem vsync, mesmo diminuindo o gráfico 3D, o fps cai. Eu tenho 3 monitores, achei que poderiam ser eles, mas mesmo sem 2 deles o fps ainda cai. Tentei usar apenas  o monitor na HDMI, o da DVI e o da DVI->display port e continua a mesma.

 

Usei monitores de recursos pra ver se algo estoura enquanto jogo e tudo fica na casa dos 50 a 70%. A placa de vídeo quase sempre está na casa dos 50%. Só sobe se eu aumentar o gráfico e mesmo assim não estoura 100%. Processador e memórias tb em níveis suaves. Temperaturas estáveis também. Ping sempre na casa dos 30~40 e sem packet loss, mesmo no momento em que o fps cai. Isso ocorria também na GTX 960. Já mexi no painel da nvidia e no nvidia gforce experience e nada.

 

Agora vem a parte mais bizarra: Sem o VSync fica INJOGÁVEL! Sim, quando desligo o vsync o fps sobe, chegando à mais de 200, mas a oscilação é ainda pior. Com ele ligado, crava em 60 (taxa dos meus monitores). Quando o fps cai, vai pra 15 ou 10 em ambos os casos.

 

Na atualização 8.30 apareceu um hud que mostra os máximos e mínimos dos valores de overlay de FPS. Curiosamente, os mínimos são muito baixos. Se eu jogo com fps ilimitado e sem vsync, chego à 240 de máximo e menos de 100 de mínimo. Quando acontece o drop, o máximo fica por volta de 60~80 e o mínimo cai pra 15. Com vsync o máximo fica em 60 (duh) e o mínimo ás vezes chega à 60, mas fica entre 40 e 50. Quando cai, cai tudo.

 

O Fortnite é o único jogo que roda com problemas. Tá que o Avex tb não roda muito liso, o que me leva à crer que possa ser algum gargalo. Mas não tenho problemas com overwatch e CSGO.

 

Segue meu setup:


placa-mãe: M5A78L -M PLUS USB3 com bios atualizada e drivers atualizados.
Processador: AMD FX-8350 de 4GHz
Memória: 16gb Corsair 1300 MHz DDR3
Placa de vídeo: GTX 1070 8gb Galax com drivers atualizados
HD: SSD Kingston 240gb
Fonte: 850W real Corsair Gold
Monitor LG led 22MP55 + 2 monitores Flaton W2252TQ (um na porta dvi e o outro com adaptador pra displayport)
Sistema: Windows 10 pro atualizado.
Conexão: 60M da net via cabo (não uso wifi)

Baixar gráfico, atualizar drivers, mexer no painel nvidia, tudo isso já fiz.
Alguém tem alguma dica que não sejam as de sempre?
Não sei mais o que fazer. Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Processador. Todos os quadcores (não se engane, seu FX não é um 8 cores de verdade) tão chorando em games battle royale ou os mais recentes títulos AAA. O mesmo tá ocorrendo com os I5 de 7ª geração pra baixo.

Veja tmb se não tá havendo throttle do CPU nestas quedas aí, pois esta sua placa-mãe não se dá bem com CPUs de 125W, acompanhe pelo Afterburner.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Então, esse processador é 8 cores e 8 threads: https://www.amd.com/pt/products/cpu/fx-8350

Se número de núcleos fosse o problema, então não deveria ocorrer. Mas talvez isso ocorra pela idade e modelo do processador. E essa placa-mãe é realmente bem básica. 

 

Quanto à throttle, não observei nenhum. Como eu disse, durante a jogatina nada estourava ou dava qualquer pico fora do esperado e nada roda no talo e nem sobreaquece. Mas vou usar o afterburner e depois dou retorno.

 

Mas estive pensando, não seria somente a placa-mãe o gargalo? Tipo, esse processador pode ser muito pra ela. Os modelos de 125w estão no limite superior dela. Eu comprei essa depois que minha asus m5a99fx pro r2.0 queimou. E pensando bem, foi na época da 7a temporada. 


Muito obrigado pela resposta! 😁

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@muttleybrasil É, mas com FPU compartilhada. O processador de ponto flutuante (antigamente a gente chamava de "processador matemático") é dividido entre dois cores, e aí tu vai lá serelepe da vida jogar um game, que exige alta carga de processamento de vetores e pronto, virou um 4 cores. FX foi feito na pressa pra concorrer com os Intel Ivybridge, pois na minha opinião os Phenom II tinham melhor arquitetura.

 

https://www.anandtech.com/show/4955/the-bulldozer-review-amd-fx8150-tested/2

 

Não tô falando de temperaturas e sim do clock do processador, veja se ele não cai nestes spikes. Pode ser o VRM fritando pra entregar os 125W, e aí ele comuta os P states (reduz clock e tensão).

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso cheira a VRM da placa-mãe fritando, aqui rodava liso liso 7ª temp com um 8350 stock e 1060 6GB. Quando usava uma sem dissipador nos VRM os problemas eram idênticos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx É cara, eu testei com o afterburner e realmente dá pra ver o uso de  processador subir quando rola a queda de fps.

 

Pelo jeito terei de fazer um upgrade massivo no futuro, já que terei de trocar mobo, processador e memória. Vou esperar os novos ice lake saírem, já que provavelmente terão um novo socket.

 

Obrigado pelas dicas e por me ajudar com a identificação do problema. Foi muito útil. Pelo menos não comprei outra mobo à toa. 😃 

 

@Igor Nunes_499284 a vram fica estável o tempo todo. o lance é o processador mesmo. Mas valeu pela contribuição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite. fiquei com dúvida em duas coisas no Afterburner. não costumo usá-lo, então perdoem a noobice.

 

Quando rolam os fps drops, um monitor chamado "Uso não limitado" sai de 1 pra zero.

Ao mesmo tempo, o monitor "limite de tensão" Sai de 0 pra 1.

 

o que eles significam? Eles podem me ajudar à encontrar um bypass pro meu problema de fps?

 

muito obrigado! 😃

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Igor Nunes_499284 Me bateu curiosidade na história da vrm. sabe me dizer se essa placa já tem dissipador? Baseado nas fotos dela, em 2. Algum deles é da vrm? Obrigado!

 

edit: Eu entendi vram no seu último post. Desculpe, falha minha. 😅 Agradeço se ainda puder me ajudar. 🙂

 

0783455001513367891.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

 

Os melhores processadores da arch dos Phenom II foram os Opteron x8 8/8, já os últimos baseados neles foi o APU A8 3870k em 32nm 4/4.

 

Ao meu ver os FX tiveram algum intuito que não tange ao nosso conhecimento, pode ser a litografia 32nm limitando o projeto da AMD, já os Ryzen herdaram algumas coisas dele sendo uma arch semi-modular, mas que vem com fpu individual em cada núcleo, cache l1 e l2 individual para cada núcleo, ipc 52% superior os Excavator que já eram 20% melhores que os FX Piledriver(8350, 6300 etc).

 

@muttleybrasil


Sugiro você migrar para a plataforma am4, vende teu kit antigo e dá entrada em um kit novo, pega um processador r5 1600 hexa core e 12 threads, vai dar conta da tua gtx 1070, pega uma placa-mãe b450 para ter suporte até 2021 em processadores novos nos Zen4.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eae mano, eu tava com esse problema com o fps no Fortnite, assiste esse vídeo aqui 

aqui funcionou bem no meu fx 8300.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@TheLolMan Já fiz todos esses e conheço esse "tutorial gringo" que ele falou. Não funciona. É hardware o problema.

 

Pode ser o lance do Processador dito anteriormente ou do VRM que comecei à pesquisar agora, que está ligado à limitação da placa-mãe.

 

De qualquer forma, obrigado pela contribuição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@muttleybrasil Tá vendo as bobinas R68 ali perto do soquete? Ao lado delas há pequenos quadradinhos em duplas, eles são os mosfets e eles é que deveriam estar dissipados.

 

article_01_silentpipe_001.jpg

 

Quanto aos sensores sem nome aí, fica difícil prever sem ver, mas uso não limitado deve ser relacionado ao CPU, 1 não limitado, 0 limitado (throttle), limite de tensão 0 não limitado e 1 limitado (VRM sobreaquecendo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Então, se eu pegar um mobo melhor, que possua os mosfets com dissipador, eu não precisaria me procupar com upgrade por agora. 

 

Eu vi em outro post que essa placa que eu tenho, M5A78, é bem fraquinha, e apesar de suportar o processador, ele é muito pra ela. O chipset dela, 760, tb é meio problemático. Se pegar uma mobo com chipset 970 ou 990 seria o ideal. Minha antiga era a M5A99fx, que era 990, tinha os mosfets com dissipador e funcionava muito bem.

 

Por mais que o processador tenha suas limitações, talvez pegar uma placa mais parruda resolva à curto prazo.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@muttleybrasil Problema é o preço que tu vai pagar em placa deste nível. Pesquise uma 970A, mesmo usada.
Veja se dá pra tacar dissipador nestes mosfets aí, pega as medidas e procure por dissipador com fita termoadesiva no ML/eBay/Ali.

 

Ou troca este CPU para um de 95W (8320E por exemplo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx eu vou tentar ver se consigo um pra mim. Valeu pela dica.

 

Bom, eu consegui "resolver" o problema ao cair em outros posts. Um outro usuário disse que mexeu no "load line calibration" colocando em 100% e funcionou pra ele. Eu fiz e a princípio deu uma melhorada, mas o pc volta e meia travava. Eu sei que essa opção é relacionada à tensão e energia do processador, então me veio á cabeça de desligar o turbo boost na bios e deixar o load line em 80% e funcionou bonitinho. Estou jogando fortnite e apex liso. Tá que em ambos eu tive de baixar os gráficos, mas estão rodando sem quedas de quadros. Não sei por quanto tempo isso vai funcionar, mas pelo menos eu posso juntar uma grana pra fazer um upgrade decente no futuro.

 

Obrigado a todos pela ajuda e ensinamentos. Aprendi um bocado de coisa e principalmente à escolher uma placa-mãe melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!