Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de bateria com trafo?


ceec

Posts recomendados

Bom dia, eu havia criado outro tópico pedindo auxilio para criar um carregador de baterias com trafo de microondas, porém hoje consegui outro trafo, não sei se é de nobreak ou de estabilizador, porém trouxe imagens do mesmo para que me ajudem a ver se este trafo é mais acessível do que o de microondas...

104576649_Camada1.jpg.a5d2de1936c495c16fcc998e3f983a8e.jpg

1508460444_Camada2.jpg.5b54f9635524ad76403588478cf0974f.jpg

Obrigado desde já, no meu pensamento este seria mais acessível, não precisando alterar nenhum bobinamento...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure por trafos de nobreak, esse aí é de estabilizador (como dito acima), não tem isolação, até pode puxar um fio de um tap a outro obtendo uma tensão próxima a desejada, mas como não há isolamento, é perigoso encostar nas saídas.

adicionado 56 minutos depois

Para fazer algo seguro com este aí da foto, só rebobinando por completo o trafo, ele usa um fio muito grosso e não há espaço para fazer uma bobina isolada e com boa corrente. Outra alternativa é pegar as saídas onde dá os 14V (aproximadamente) e bobinar um transformador isolador, com entrada 14V e saída 14V...

 

Resumindo: com este trafo você não escapa de rebobinar.

 

O trafo de nobreak já foi feito para carregar baterias, use ele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das duas alternativas acima, fazer o trafo isolador é mais fácil, é só catar um trafo menor que esse da foto que esteja queimado ou fora de uso, remover todos os enrolamentos e fazer o cálculo, o cálculo eu só explico se você decidir bobiná-lo.

adicionado 0 minutos depois

E a outra alternativa mais fácil ainda é ir em um ferro velho e procurar um nobreak, se não tiver em um, procure em outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abri um estabilizador que tem aqui e veja só, esse ainda tem um espacinho para enrolar um secundário, os transformadores de estabilizadores são calculados com a variável 35, ou próximo disso, esse aí é de um estabilizador da SMS de 300VA:

 

387076459_1704201920591.thumb.jpg.d73695762c4abf974f23ce8fae59bfe7.jpg

 

Para enrolar um secundário de 14V, vai mais ou menos umas 40 voltas, se seu trafo for maior que o da foto acima (não parece ser), serão menos espiras (ou voltas, como preferir), se for menor que o da foto acima, serão mais espiras, esse número não é nem um pouco preciso, é necessário saber a seção do núcleo para saber o número de espiras, e também é preciso saber com qual variável ele foi enrolado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...