Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho feito upgrades na maquina, visando meu trabalho com edições, há dez dias chegou um Fx 8350 que substituiria meu Phenom II 975.

Para aproveitar melhor os recursos de hardware, fiz upgrade do Windows 7 para o 10, até ai tudo bem, maquina limpa, pasta térmica nova (gelid), sistema novo e atualizado, navego e uso programas de edição a vontade, quando começo usar a maquina para jogos (Cs GO e Overwatch) o problema aparece, a maquina congela, é preciso reiniciar, apenas durante os jogos, as vezes passo 2/3 horas jogando e não da problema, as vezes uns 20/30 minutos e trava.

Ressaltando que... estou com o Fx a 10 dias, quando ele chegou deixei o Prime 95 rodando umas 2 horas e não apresentou problemas, os problemas começaram aparentemente de uns 5 dias pra cá e foram aumentando a frequência, nesse período não fiz nada diferente, além de edições e poucas horas de jogo (como sempre).

Voltei pro W7, tentei diversas instalações alternativas, variando programas antigos e atuais do driver da placa de vídeo, fiz limpezas de software, desfragmentação, alterei configurações na BIOS, abri, limpei, verifiquei o encaixe dos cabos, limpei contatos de memória e nada.

Passei memtest e deu OK

Usei Fur mark 3D pra VGA e deu OK

Então passei novamente o Prime 95, após alguns minutos começou a dar travadinhas e congelou de vez, coloquei o Phenom II de volta, joguei, o prime já esta fazendo teste no Phenom a uma hora e até agora, OK.

Tudo isso monitorando as temperaturas, nada de anormal, até quando trava nos jogos, o uso do Cpu estava normal pro jogo e a temperatura normal.

Na hora que trava, continua tudo ligado, a tela, os coolers girando, as luzes da placa,  com exceção do teclado(os leds do teclado apagam, apenas eles).

Estou na duvida se realmente é um problema no Fx 8350, ou se alguma incompatibilidade, minha placa-mãe por exemplo, só é compatível com Fx após update de Bios, que já havia sido feito assim que encomendei o Fx, suspeito que ela não esteja rodando bem com o Fx.

Podem ajudar?

Config:

Fonte - Corsair Hx650 gold
placa-mãe - Asus m5a88v-evo
Proc - Fx 8350 / Phenom ll x4
Memorias - Kingston 2x4 Gb ddr3
VGA - Radeon R7 360
HD - 1 SSD 120 Gb Sandisk / 1 HItachi 320 Gb

2 Fans 120mm / 1 fan 180mm

Postado
1 minuto atrás, moraesandre1975 disse:

@erico.asg seu problema pode ser a placa-mãe , super aquecendo ela . 

Se não me engano .

Acho que uma 970 daria conta do processador e não ficaria nessas travadas . 

Tentou ver mais alguma informação se a placa-mãe aguenta esse FX8350 

No site da Asus, afirma suportar com o update da BIOS.

Postado

Essa placa não tem NENHUMA estrutura elétrica para suportar teu FX8350 amigo... nunca que isso vai funcionar à contento em situações de estresse (em jogos).

Postado
7 minutos atrás, erico.asg disse:

Trocando a placa por uma 970a-d3p o problema cessaria?

Sim, bastante..

Postado

@erico.asg Chipset da sua placa atual não é recomendado para a linha FX, além de limitar o processador em cerca de 50% não possui número de fases adequadas. Tem que ser no mínimo um 970 ou ainda melhor 990.

A placa que o amigo sugeriu acima eu tenho, uma GA 970A-D3P, aguenta overclock de boa. Foi designada propriamente para os FX.

• Curtir 1
Postado

E

26 minutos atrás, Matheus Malvezi disse:

@erico.asg Chipset da sua placa atual não é recomendado para a linha FX, além de limitar o processador em cerca de 50% não possui número de fases adequadas. Tem que ser no mínimo um 970 ou ainda melhor 990.

A placa que o amigo sugeriu acima eu tenho, uma GA 970A-D3P, aguenta overclock de boa. Foi designada propriamente para os FX.

Encomendei uma, vou deixar o Fx guardado até ela chegar, obrigado a todos.

Postado
47 minutos atrás, RS Faria disse:

@erico.asg

As temperaturas estão em ordem? O FX vai puxar um pouco mais do que o Phenom, mas sua placa-mãe parece BEM mais robusta que outras que tem por aí..

Sim, até mesmo quando congela, a temperatura se mantém estável, jogando CS GO o uso do CPU mal fica em 50%.

adicionado 1 minuto depois
8 minutos atrás, Crixus Champion disse:

O problema é o preço dessas placas mãe, e acredito que novas e lacradas não existam mais.

Realmente, lacrada acho meio impossível, sem falar que seria bem salgada, comprei uma usada no ML, se não der certo eu devolvo.

adicionado 3 minutos depois

Eu li o relato de um rapaz, com problema semelhante, aqui mesmo no Clube do Hardware, ele fez de tudo assim como eu, o caso dele só resolveu trocando a placa-mãe, dai comecei a pensar nessa possibilidade.

Postado
11 minutos atrás, erico.asg disse:

Eu li o relato de um rapaz, com problema semelhante, aqui mesmo no Clube do Hardware, ele fez de tudo assim como eu, o caso dele só resolveu trocando a placa-mãe, dai comecei a pensar nessa possibilidade.

Certamente o problema é a placa-mãe. É loteria, alguns tem problemas e outros não ao usar FX com placa-mãe que não seja chipset 970 ou superior.
Mas essa brincadeira toda não vai te custar o preço de uma configuração atual?

Postado
12 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Certamente o problema é a placa-mãe. É loteria, alguns tem problemas e outros não ao usar FX com placa-mãe que não seja chipset 970 ou superior.
Mas essa brincadeira toda não vai te custar o preço de uma configuração atual?

Entendi, na verdade não, venho fazendo upgrades aos poucos desde que resolvi investir em designer gráfico, vou vendendo as peças e completando uma pequena diferença...

Postado

Gente, a situação evoluiu, como disse anteriormente, retirei o Fx e guardei, coloquei o Phenom de volta (nunca havia dado problema) joguei CS GO aproximadamente uma hora e do nada, o computador apagou, geral, sozinho...

religuei e aproximadamente 20 minutos desligou de novo.

😑😑😑

Postado
57 minutos atrás, moraesandre1975 disse:

@erico.asg Reset a bios  . 

Então já havia feito isso, agora resolvi testar as memórias, apesar do memtest ter dado ok, testei primeiro uma antiga, que já tenho há uns 3 anos, não consegui nem 20 minutos com o jogo aberto, agora estou testando uma mais nova, que comprei há uns 2 meses, joguei quase uma hora e não apresentou problemas ainda, vou permanecer testando.

• Coordenador
Postado
5 horas atrás, erico.asg disse:

Realmente, lacrada acho meio impossível, sem falar que seria bem salgada, comprei uma usada no ML, se não der certo eu devolvo.

Quanto pagou? Geralmente compensa trocar a plataforma ao invés de comprar outra placa-mãe. A arquitetura FX já é bem antiga.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

Quanto pagou? Geralmente compensa trocar a plataforma ao invés de comprar outra placa-mãe. A arquitetura FX já é bem antiga.

Achei a placa por 400, problema que pra mudar a config toda, precisaria vender tudo, minerar umas promoções, precisaria ficar um tempo com a maquina parada, e no momento isso é bem inviável, estou fazendo um curso que é inteiramente online com certa urgência e preciso do Corel Draw e Photoshop o tempo todo, por isso estou fazendo o upgrade aos poucos, de forma a não deixar a maquina parada.

adicionado 8 minutos depois

Peguei uma Gigabyte Ga 78lmt s2p que estava parada aqui, montei ela com o Phenom, consegui manter o jogo aberto quase 2 horas, quando já estava achando que o problema tinha ido embora, a maquina reinicia...

Ja testei:

2 placas mães

2 processadores
2 memorias
To começando a achar que o problema é a fonte, o Fx exigia muito dela, logo a maquina rapidamente dava problema, com os testes fui diminuindo a carga, reparei que foi permanecendo mais tempo ligada, porém ainda acabava congelando ou desligando.

Quando peguei essa fonte notei que o cooler dela não girava, pesquisei a respeito e vi uma informação dizendo que ele só gira quando necessita, quando está esquentando muito, me caiu a ficha que nunca vi ele girar, nem com Phenom, nem com Fx...
nem com HD5770(antiga VGA) nem com a r7 360... nem após varias horas de jogo.

• Coordenador
Postado

@erico.asg O consumo da sua máquina é baixo e a fonte está superdimensionada. É normal que o fan não ligue, ela está trabalhando com muita tranquilidade. 

A fonte sempre foi ligada diretamente na tomada?

Postado
9 minutos atrás, KairanD disse:

@erico.asg O consumo da sua máquina é baixo e a fonte está superdimensionada. É normal que o fan não ligue, ela está trabalhando com muita tranquilidade. 

A fonte sempre foi ligada diretamente na tomada?

Ligo cpu e monitor em um filtro de linha desse aqui, ele possui 6 entradas, sendo uma delas de acordo com o fabricante, especifica para fontes, comprei ele em Janeiro, antes disso era tudo direto na tomada.

filtro-de-linha-elgin-6-tomadas-protetor-cert-inmetro-D_NQ_NP_749904-MLB26535642027_122017-F.jpg

• Coordenador
Postado

@erico.asg Bem, esse filtro não deve proteger, mas também não compromete. Perguntei porque se tivesse usado estabilizador ou shortbreak (nobreak barato), sua fonte poderia ter sido danificada por ele. 

O FX não exigia demais da fonte. Seu computador como um todo não alcança sequer metade da potência dela. Mas existe a possibilidade da fonte ter algum problema. 

E o disco onde está instalado o sistema operacional? Já fez uma verificação de saúde e setores defeituosos com o HD Tune para descartar a hipótese? Um disco com problemas também pode provocar isso.

Postado
39 minutos atrás, KairanD disse:

@erico.asg Bem, esse filtro não deve proteger, mas também não compromete. Perguntei porque se tivesse usado estabilizador ou shortbreak (nobreak barato), sua fonte poderia ter sido danificada por ele. 

O FX não exigia demais da fonte. Seu computador como um todo não alcança sequer metade da potência dela. Mas existe a possibilidade da fonte ter algum problema. 

E o disco onde está instalado o sistema operacional? Já fez uma verificação de saúde e setores defeituosos com o HD Tune para descartar a hipótese? Um disco com problemas também pode provocar isso.

Fiz uma verificação com o HD tune, ambos os discos estão Ok.

Postado
12 minutos atrás, KairanD disse:

@erico.asg Você fez a verificação completa de setores defeituosos? Aquele dos quadradinhos?

Sim, eu fiz, tudo verdinho.

adicionado 30 minutos depois

Fui dar uma limpeza na placa da Asus notei essa mancha amarelada nos 3 últimos pinos da esquerda no conector de 24, parece uma mancha causada por calor, não lembro de ter visto ela antes, é normal?

20190420_103332.jpg

Postado

Bom dia, acho que finalmente encontrei o problema, a maquina acaba de desligar sozinha, não estava jogando nem nada, apenas na internet, fui direto na fonte, estava bem quente, apesar da temperatura, o cooler não girava, não queria ligar, tive que desligar a chave da fonte e ligar de novo, só ai que a maquina iniciou.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...