Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Moçada, minha GTX 1070 não passa de 70% de uso em qualquer jogo. Somente em Benchmarks fica em 98 a 100%. E não é problema de gargalo do processador, pois recentemente fiz overclock no meu i7 2600k e levei para 4,5ghz, e monitorando pelo afterburner o processador sempre fica na casa dos 50 a 60%, então não deve ser gargalo.Alguém tem ideia do que pode ser?Isso é muito frustrante, você paga uma grana numa placa dessas e não pode usufruir de todo o seu potencial. Obrigado

obs: Eu jogo sempre em fullhd, 60hz com vsync ativado

Postado
16 minutos atrás, rrlj_1977 disse:

Encontramos o problema. Desative o vsync e veja se muda o comportamento da mesma.

• Curtir 5
Postado
1 hora atrás, rrlj_1977 disse:

Isso é muito frustrante, você paga uma grana numa placa dessas e não pode usufruir de todo o seu potencial. Obrigado

1 hora atrás, diogoprata disse:

Encontramos o problema. Desative o vsync e veja se muda o comportamento da mesma.

Bem...se você liga o Vsync você trava sua placa na taxa de frequência do monitor, ou seja, ela vai rodar travado em 60 FPS. Se ela está exibindo 60FPS sendo que ela pode exibir mais, claramente o uso dela ficará baixo capiche?

"Mas porque em benchmarks não dá esse problema?" você pergunta. Simples, porque Benchmarks são pesados e sua placa não consegue chegar nos 60FPS que é o target.

• Curtir 2
Postado

Várias coisas.

A primeira delas é que é um mito essa ideia de que gargalo só aparece quando o processador está em sua carga máxima ou próximo dela. Por trás disso tem arquitetura, instruções, performance por clock, etc etc etc que pode e vai fazer com que processadores longe dos 100% de utilização estejam criando um gargalo para determinado sistema.

Veja você os FX8xxx por exemplo. Entrega muito menos frames que um i5 2500 operando na mesma frequência e não chega nem perto de 60% de uso, estando o i5 no talo a 100% travado quase.

Então esquece essa ideia totalmente equivocada.

No teu caso, grande parte se deve mais ao fato de você estar utilizando um limitador de frames, no caso o Vsync. Evidente que uma placa como essa vai estar subutilizada dessa forma. Mas ainda que você desligue, essa placa dificilmente chegará próximo dos 100% de uso quando estiver em companhia deste processador.

Isso não quer dizer que você não consiga curtir os jogos bem, não é isto. Mas vai operar sempre com gargalo em jogos modernos.

Postado

@Narak13 eu sei que vai sobrar performance, porém o que ocorre é mesmo com vsync ativado tenho quedas pra 45 /50 fps e com a vga em 60%, 70% de uso, isso que é irritante. Eu quero apenas que fique cravado em 60 fps e pelo que vi no msi afterburner se a vga ficasse pelo menos em 80/85% de uso,isso já sería possível. Em jogos como Metro Exodus , bf5 ,far cry new dawn toda hora o fps cai pra 45, 50, 55 com vsync ativo e isso é frustrante.

adicionado 4 minutos depois

@rodrigoxm49 eu esqueci de mencionar um detalhe amigo, eu sei que vai sobrar performance, porém o que ocorre é mesmo com vsync ativado tenho quedas pra 45 /50 fps e com a vga em 60%, 70% de uso, isso que é irritante. Eu quero apenas que fique cravado em 60 fps e pelo que vi no msi afterburner se a vga ficasse pelo menos em 80/85% de uso,isso já sería possível. Em jogos como Metro Exodus , bf5 ,far cry new dawn toda hora o fps cai pra 45, 50, 55 com vsync ativo. Não quero que a vga atinja 100% pra mim conseguir 200 fps (estou exagerando rsrs), mas gostaria que cravasse em 60 fps pelo menos com vsync ativado, mas infelizmente fica oscilando pra 55, 50, 45

Postado
17 horas atrás, rrlj_1977 disse:

@Narak13 eu sei que vai sobrar performance, porém o que ocorre é mesmo com vsync ativado tenho quedas pra 45 /50 fps e com a vga em 60%, 70% de uso, isso que é irritante. Eu quero apenas que fique cravado em 60 fps e pelo que vi no msi afterburner se a vga ficasse pelo menos em 80/85% de uso,isso já sería possível. Em jogos como Metro Exodus , bf5 ,far cry new dawn toda hora o fps cai pra 45, 50, 55 com vsync ativo e isso é frustrante.

adicionado 4 minutos depois

@rodrigoxm49 eu esqueci de mencionar um detalhe amigo, eu sei que vai sobrar performance, porém o que ocorre é mesmo com vsync ativado tenho quedas pra 45 /50 fps e com a vga em 60%, 70% de uso, isso que é irritante. Eu quero apenas que fique cravado em 60 fps e pelo que vi no msi afterburner se a vga ficasse pelo menos em 80/85% de uso,isso já sería possível. Em jogos como Metro Exodus , bf5 ,far cry new dawn toda hora o fps cai pra 45, 50, 55 com vsync ativo. Não quero que a vga atinja 100% pra mim conseguir 200 fps (estou exagerando rsrs), mas gostaria que cravasse em 60 fps pelo menos com vsync ativado, mas infelizmente fica oscilando pra 55, 50, 45

Eu imagino que você esteja jogando com tudo no máximo, né? Infelizmente, para conseguir estáveis 60FPS, com apenas ligeiras quedas para menos, você vai precisar reduzir a qualidade dos jogos. Mantém textura no máximo, mas todo o resto em Alto. Tenho certeza que isso vai dar a você esse boost de desempenho que você quer.

Curiosidade. Memórias aí estão em Dual Channel, né? E qual o tamanho de memória que você tem? Incrivelmente o uso de SSD ajuda bastante para frames mais estáveis, não sei se está por dentro disso também. Mas, no teu caso, o caminho é reduzir as qualidades gráficas mesmo. Você nem vai notar diferença. Aí, mais pra frente, pegue um Intel ou AMD recente e veja a 1070 brincar de fazer 100FPS em praticamente qualquer jogo.

Postado

@rrlj_1977

Em muitos casos, v-sync mais atrapalha do que ajuda, pois nem sempre garante fixação de FPS.

Para limitar os FPS sem uso de syncs, você pode utilizar o nvidia inspector e setar um valor máximo manualmente.

17 horas atrás, rrlj_1977 disse:

Em jogos como Metro Exodus , bf5 ,far cry new dawn toda hora o fps cai pra 45, 50, 55 com vsync ativo

Estes jogos são bons exemplos de grande abuso em processadores, logo, com ou sem v-sync, seu i7 talvez ainda não consiga atender a demanda, mesmo com o OC.

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, Lost Byte disse:

@rrlj_1977

Em muitos casos, v-sync mais atrapalha do que ajuda, pois nem sempre garante fixação de FPS.

Para limitar os FPS sem uso de syncs, você pode utilizar o nvidia inspector e setar um valor máximo manualmente.

Estes jogos são bons exemplos de grande abuso em processadores, logo, com ou sem v-sync, seu i7 talvez ainda não consiga atender a demanda, mesmo com o OC.

Eu já cansei de dizer as pessoas para nunca usarem Vsync e sim qualquer outro limitador. O melhor ainda é o limitador de frames, geralmente a 59.33 ou 59.66 a depender do monitor. E o MSI AB ainda tem o scanline sync, que é ótimo e até melhor que o FPS Cap.

Eu aconselho a instalar o MSI AB. Ou usa o FPS Cap ou o Scanline Sync. Eu tenho utilizado o segundo, retira o tearing do meio da minha tela e estou sempre com o último frame prontinho pra jogar, sem input lag algum.

Vsync é o pior dos mundos. Dobra o input lag e adiciona mais uso de GPU e também de CPU, pra poder alimentar seu buffer. Mas falar isso toda a hora é cansativo rsrs. Especialmente porque ninguém dá atenção. Falo isso tem 15 anos.

E talvez você tenha matado o problema do nosso amigo aí, viu. Grande chance dessas quedas exageradas serem causadas pelo Vsync.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...