Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador queimando sozinho a placa-mãe


MathDavid

Posts recomendados

Eae pessoal beleza ? estou precisando muito da ajuda de vocês, eu tenho um computador que do nada dá defeito na placa-mãe somente, não chega a afetar em outros componentes, e sempre quando pego na placa-mãe eu tomo um choque estático como se ela estivesse sobrecarregada, isso acontece quando vou ligar no outro dia, já troquei fonte, inclusive nova (cx 450) e acontece o mesmo... a coincidência é que esse problema foi acontecer depois que troquei meu filtro de linha vagabundo por um iclamper 5, eu utilizo um adaptador de 2 porque n tenho tomada do padrão novo, já nao sei mais o que fazer, estou tendo prejuizo, por favor me ajudem!!!

 

uma dúvida, processador pode queimar a placa-mãe ou dar curto nela 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MathDavid A parte que te protege de surtos de tensão do filtro de linha redireciona eles para o terra, se a sua casa não tem terra, ele redireciona para o neutro porém não tem a mesma eficácia que o terra.

 

Esse choque que você tomou provavelmente ocorreu pela falta do aterramento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous sim amigo no caso eu fiz uma gambiarra de por um "fio terra" caseiro porém me esqueci de ter botado nessas vezes... mas você acha que possa ser essa causa ? porque o meu computador passou bastante tempo sem ter problemas com fio terra, eu levava choque e tal mas não chegava a danificar nada sabe... só depois de instalar esse filtro de linha que as coisas começaram a piorar... 

 

uma dúvida, o meu filtro de linha as vezes fica ligado direto, vocês acham que tem algum problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, MathDavid disse:

não tinha cara, mas eu penso o seguinte já que é um filtro de linha clamper moderno ele não devia ter uma proteção pra isso n ?

 

Não, só por ser moderno não quer dizer que deva funcionar direito se a pessoa não está usando o aparelho da maneira pela qual o mesmo foi projetado.

 

Tomadas tem polo positivo e negativo e normalmente é o TERRA que impede que você coloque a tomada com os polos invertidos - sem o terra você tem 50/50 de errar. Talvez só o fato de você inverter a tomada pare de te dar tanto choque assim.

 

Também, é recomendado que se você realmente necessite de um adaptador para tomada que se compre um mais caro mas bem construidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MathDavid A falta de aterramento pode ocasionar choques, além disso a falta do aterramento também deixa o sistema sem proteção contra surtos.

 

O ideal é que adote a tomada de padrão novo e faça aterramento, tomadas de padrão antigo deve ser abandonada.

 

1 hora atrás, MathDavid disse:

eu tomo um choque estático

Até onde sei, choque estático é produzido no corpo, e não nas peças de hardware por onde passa energia elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth @Ricardov @MrNobody @grievous obrigado pelo feedback a todos vocês mas eu so tenho somente mais uma duvida, o processador em si pode danificar toda a placa-mãe ?? pois o meu se não encaixado de um jeito ele da 3 bips longos como se a memoria nao estivesse encaixada direito, sendo que está..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe = Corrente alternada não tem positivo nem negativo , por isso chama alternada :  ela ALTERNA a polaridade , uma vez vem pela direita outra vem pela esquerda . No Brasil , ela ALTERNA 60 vezes por segundo , por isso é chamada 60 hertz ou 60 ciclos / segundo  e é representada por ~  ( sobe e desce )    Só bateria tem polaridade , como no carro , no CMOS, por ser UNIDIRECIONAL = sai sempre do positivo e entra no negativo . Usa´se falar em " positivo "na alternada em relação AO NEUTRO DO GERADOR. devido o tipo de ligação estrela , interno . Ainda assim , esse positivo é intermitente , e " positivo representa apenas que é um fio vivo "  Por outro lado tenha em mente que que a energia  é ligada apenas ao primário  do transformador de entrada da fonte , que serve como um isolador de rêde . e portanto , estando desligado , não há qualquer tipo de energia .   Se há alguma energia , então é fonte SEM transformador , usando resistores e variacs como redutores da força entrando direto . Nesse caso , não adianta trocar qualquer tipo de filtro , pois sempre haverá uma fase ligada Salvo no uso de chave de dupla polaridade , que corta as duas fases , Hoje fazem chave que corta só uma , por economia 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não . O nobreak apenas significa que se houver um corte de energia , ele continua alimentando teu computador por mais algum tempo , permitindo terminar e salvar algum trabalho prestes a terminar e voce o perderia  por faltar apenas alguns minutos . É basicamente uma segurança que poderá salvar voce de perder um trabalho importante . 

 A possível solução , seria voce experimentar  =  1.o ) substituir a fonte , pois ela pode ter um capacitor de filtro de freqüência furado e deixa passar  alguns miliampéres de energia ao gabinete .   2.o )  Com capricho ,  desmontar o PC , coloque um filme plástico por baixo dela , e torne a apoiar nos espaçadores do gabinete , fazendo só um furinho com uma  agulha em cada um dos furos onde vai parafusar e não apertar muito .  3.o )  conferir se os parafusos não tem a cabeça muito larga , com arruela estampada nela , e  que saia do círculo do furo da placa encostando em alguma trilha .  Já peguei casos assim . Quando voce monta , fica beleza . Mas depois , a placa fica deitada , com todo pêso nos parafusos que com o calor por dias e dias , dilata e deixa encostar nas trilhas .  É só .    Se não for a fonte e nem esse problema , só  entrando no plano  " minha placa  ,  minha vida  "

adicionado 4 minutos depois

OBS  = Estou me referindo à placa-mãe . Deve ficar isolada do gabinete .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!