Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receiver CQ-1301-U recusa-se a ler CDs. Mesmo originais, sem riscos


Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa tarde pessoal. No início do ano passado, voltei a ligar esse receiver.
som-cd-player-panasonic-cq-1301u-mp3-dis
Ele funcionou de boa, contudo, ontem, novamente fui ligar ele para testar, e não tá querendo ler cd

Ele estava bem empoeirado dentro, mas suspeito de alguma sujeira na lente, mas temo em abrir a carcaça do leitor ótico. Esse receiver tem uma placa embaixo, e tem um encaixe tipo slot para o receiver em si, o mecanismo de CD

 

Eu abri ele, tirei a poeira, e voltei a reconectar tudo. Não abri o compartimento do leitor. 

 

Quero dar ele pro meu cunhado. Ele tem 2 canais queimados, e não consegui conserto na época. Como ele puxa só 2A, e meu cunhado não tem leitor mp3 em casa, vou dar esse presentinho. Fico com o meu pioneer golfinho 🤗

 

Esse receiver toca mp3/WMA e CDA. Normalmente, o E-1 dava com CD muito riscado ou quando gravava acima de 12X e colocava a tocar.

 

Agora sequer CD original, prensado, ele está lendo.

 

Sabem informar se aqueles CDs que existiam, antigamente, com uns pelinhos, se tem eficácia?
cd-de-limpeza-de-lentes-D_NQ_NP_312111-M

 

 

Testes feitos..

CD original e cd gravado: o leitor acelera o disco, ouve-se barulho da lente "procurando algo", mas é ejetado

DVD (não preparado para ele), o motor do CD acelera, e bastante... a lente faz barulho de movimento, mas.. novamente ejetado.

 

Todas as outras funções normais. Não existe variação grotesca de alimentação de corrente, que pudesse evidenciar algum curto.

 

Conforme manual, ao ser desligado da bateria, o receiver zeraria aos padrões de fábrica... mas.. não surtiu efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, ilkyest disse:

Sabem informar se aqueles CDs que existiam, antigamente, com uns pelinhos, se tem eficácia?

Se for só sujeira, resolve.

Mas você mesmo consegue limpar, só abrir a tampa da unidade.

Se depois da limpeza ele continuar não lendo, existe um trimpot/potenciômetro na cabeça de leitura que você pode regular com muito cuidado até conseguir fazer voltar a ler. É um pouco demorado e tem que ter paciência para mexer nisso. Não é garantido, mas pode resolver. Já ressuscitei 2 drives desta forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@T1000_2015 Já me falaram desse pot. Essa "eficácia perdida" seria por falência dos componentes? porque o trimpot em si não é algo que costuma "se alterar", salvo em televisões a tubo/plasma por causa do aquecimento (a meu ver)

 

Se precisar ser o POT, eu vou levar a um conhecido. 

 

Alguma chance de esse cd "peludo" danificar o mecanismo pulsante da lente? sou meio atucanado com essas coisas... e ele funcionava e parou... então por isso a pergunta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esses CDs que prometem limpar a lente, não faz nada! Leve-o a uma oficina que tenha um compressor de ar, e dê uma "jateada" de ar em todo mecanismo, se for só poeira, ele vai voltara funcionar.

Não aconselho jatear ar em posto de gasolina! (Calibrador de pneu), já vi inúmeros soltar água junto com o ar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, ilkyest disse:

Essa "eficácia perdida" seria por falência dos componentes?

Eu não sei o que ele regula, se é o foco ou a potência do laser.

Como é um componente analógico, a própria umidade/poeira pode alterar o valor, mesmo sem mexer na posição.

Sobre o laser, já vi em um que desmontei, ficar um ponto marcado na lente, o qual acredito ser o laser que com o tempo queimou a posição de trabalho, o que pode ter afetado a transparência naquele ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest esse CD com escova até funciona (se usado com a "solução de limpeza", que eu acredito que seja isopropílico), mas é exclusivo para uso em aparelhos com bandeja. Inclusive no próprio manual diz que este tipo de CD JAMAIS deve ser utilizado em aparelhos automotivos!

O melhor jeito é abrir tudo e passar um cotonete com isopropílico na lente. Se for poeira resolve na hora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em ‎17‎/‎05‎/‎2019 às 21:01, BCP disse:

Não aconselho jatear ar em posto de gasolina! (Calibrador de pneu), já vi inúmeros soltar água junto com o ar!

Sim, to ciente.

 

Se não tirar a água do purgador acontece isso mesmo!

 

Em ‎18‎/‎05‎/‎2019 às 17:25, Erso disse:

Inclusive no próprio manual diz que este tipo de CD JAMAIS deve ser utilizado em aparelhos automotivos!



Pra ti ver. Não achei nenhum deles... comprei um, mas... me perdoem, é um peido fura cueca... não faz nada. Ainda bem que custava só 2 pratas.

 

A solução de limpeza, o álcool, eu tenho.

 

Acabei instalando no meu cunhado. Levei um transmissor mp3 para deixar, mas... mas... cometi um erro, liguei invertido, e paf... se foi o CI. Vou comprar outro... (que dia maravilhoso). Achei uma solução paliativa. Eu tenho um discman guardado, eu vou levar. Ele liga no outro rádio dele, até ele achar um lugar para esse receiver. Deixei tudo instalado, escutei umas músicas e tal, não esquentou a gambiarra... só fiquei devendo pelo CD mesmo....

 

Assim que ele melhorar de grana, eu vou com meu cunhado numa eletrônica e peço conserto

 

 

Vou dar por finalizado, por enquanto. Assim que houver novidades (se ainda tiver nesse ano, huh) eu lhes pauto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!