Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade GTX 750ti com Ryzen 5 2400G e A320M


Posts recomendados

Boa noite a todos,

Desde já gostaria de adiantar que eu não entendo muito de computadores.

Eu comprei um computador com as seguintes especificações:

 

- Processador: AMD Ryzen 5 2400G Quad-Core 3.6 GHz (3.9 GHz Turbo) Socket AM4 

- Cooler: Water Cooler Pichau Gaming Aqua 120 Led Branco, PGAQ-01-120

- placa-mãe: A320M AM4 DDR4

- RAM: Team Group T-Force Vulcan 16GB (2X8) 2400MHz DDR4 Vermelha, TLRED48G2400HC1601

- Disco rígido: SSD Kingston 120GB SSDNow A400 SATA 3 2.5 Solid State Drive, SA400S37-120G

- Fonte: AeroCool KCAS 400W White Full Range 80 Plus, EN50311 

- Sistema operacional: Windows 10 64bit

 

Estou pensando em colocar nele uma placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 750ti. 

 

Esta placa é compatível com esse sistema? 

Existe alguma precaução que eu deva tomar antes de coloca-la no computador, ou é só colocar, instalar o driver e ser feliz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandoskennedy É compatível, mas desnecessário, você está usando o vídeo integrado do processador que pode acabar sendo melhor do que o desempenho da gpu.

 

Se ainda assim quiser colocar qualquer placa de vídeo, tire o driver referente a Vega11 do processador, coloque a gpu e instale o driver dela pegando direto no site do fabricante.

 

Nunca use programas que atualiza drivers, eles não prestam e nessas configurações novas sempre é bom pegar direto do fabricante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, deixa eu ver se eu entendi.

Então esse processador é placa de vídeo ao mesmo tempo?

Eu nem sabia que isso existia. kkkk 

 

Bem, então acho que comprei um PC melhor do que eu estava pensando.

 

Obrigado pela resposta cara, 

Vou dar uma pesquisada mais a fundo no processador 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Nandoskennedy disse:

Então esse processador é placa de vídeo ao mesmo tempo?

 

Ele tem um chip integrado que funciona como placa de vídeo. A performance é muito boa, considerando que é um vídeo integrado cara! Pesquisa no youtube: "O que eu jogo com Ryzen 5 2400G" e surpreenda-se. O pessoal do Adrenaline fez um teste uma vez e rodaram até um AC:Origins no médio/low a uma taxa de quadros jogável.

Uma placa de vídeo pra você realmente sentir diferença teria que ser no mínimo uma RX 570 4GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandoskennedy Processadores Ryzen terminados em G é porque tem vídeo integrado, então nessa linha tem o meu Ryzen 3 2200G e o seu Ryzen 5.

 

Existem alguns outros que também tem vídeo integrado e ele fica direto no processador.

 

Precisaria de placa de vídeo em caso de pegar um Ryzen 5 2600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Hanner disse:

Ele tem um chip integrado que funciona como placa de vídeo. A performance é muito boa, considerando que é um vídeo integrado cara! Pesquisa no youtube: "O que eu jogo com Ryzen 5 2400G" e surpreenda-se. O pessoal do Adrenaline fez um teste uma vez e rodaram até um AC:Origins no médio/low a uma taxa de quadros jogável.

Uma placa de vídeo pra você realmente sentir diferença teria que ser no mínimo uma RX 570 4GB

 

22 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Nandoskennedy Processadores Ryzen terminados em G é porque tem vídeo integrado, então nessa linha tem o meu Ryzen 3 2200G e o seu Ryzen 5.

 

Existem alguns outros que também tem vídeo integrado e ele fica direto no processador.

 

Precisaria de placa de vídeo em caso de pegar um Ryzen 5 2600.

Pessoal, valeu mesmo pelas informações. Ajudaram muito.

 

Então eu posso vender a minha placa de vídeo né, já que não vai fazer diferença significativa usa-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Uma última coisa, amigo.

Num grupo de facebook, uns caras me recomendaram fazer overclock nas minhas memórias ram. 

Disseram que talvez eu consiga pelo menos uns 2900 (sendo que o padrão delas é 2400).

Queria a opinião de uma pessoa que não pertence àquele grupo.

O que você acha disso? Tem algum tipo de risco? 

 

Outra coisa que me disseram é que eu deveria trocar minha fonte (que tem 400w), porque se eu quiser colocar uma placa de vídeo o PC não vai aguentar.

Graças a vcs eu não pretendo mais colocar uma placa de vídeo, mas queria colocar mais duas ventoinhas e um leitor/gravador de DVD. 

Isso vai afetar muito a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandoskennedy A ram, sim dá para puxar até 2900Mhz, recomendo puxar para 2666Mhz, como está começando, pelo menos aprende com uma frequência menor para não ter dor de cabeça de fazer e ficar com medo de dar errado se precisar mexer de novo.

 

Fonte, não precisa trocar, ela da conta sim do seu pc com uma gpu, e pode sim colocar o leitor de cd e os fans, esses itens gastam pouco e o leitor de cd nunca fica ligado sempre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Nandoskennedy disse:

O que você acha disso? Tem algum tipo de risco? 

 

Risco sempre existe mas hoje em dia quando você faz alguma coisa muito absurda geralmente o pc desliga ou reinicia pra se preservar. No caso de não reiniciar use o jumper da placa-mãe pra resetar a BIOS e voila.

 

Entretanto eu, pessoalmente, acho overclock de memórias bem mais trabalhoso e complicado do que CPU. Então leia vários tutoriais antes e certifique-se de ter outro PC (ou mesmo celular) à disposição pro caso de precisar pesquisar alguma coisa quando o PC não tiver ligando rs. Provavelmente esse pessoal recomendo OC de memórias porque isso aumenta bastante a performance do vídeo integrado do teu processador. Tem artigos aqui no site testando e explicando sobre isso.

 

A troca da fonte provavelmente foi recomendada porque a sua não é muito conhecida, então pouca gente atesta a "segurança energética" dela. Fique sossegado, 400W (se a fonte for de qualidade) são suficientes pra levar praticamente qualquer sistema sem placa de vídeo. Entretanto, na compra de uma, vale pegar uma de maior potência sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Hanner disse:

Risco sempre existe mas hoje em dia quando você faz alguma coisa muito absurda geralmente o pc desliga ou reinicia pra se preservar. No caso de não reiniciar use o jumper da placa-mãe pra resetar a BIOS e voila.

 

Entretanto eu, pessoalmente, acho overclock de memórias bem mais trabalhoso e complicado do que CPU. Então leia vários tutoriais antes e certifique-se de ter outro PC (ou mesmo celular) à disposição pro caso de precisar pesquisar alguma coisa quando o PC não tiver ligando rs. Provavelmente esse pessoal recomendo OC de memórias porque isso aumenta bastante a performance do vídeo integrado do teu processador. Tem artigos aqui no site testando e explicando sobre isso.

 

A troca da fonte provavelmente foi recomendada porque a sua não é muito conhecida, então pouca gente atesta a "segurança energética" dela. Fique sossegado, 400W (se a fonte for de qualidade) são suficientes pra levar praticamente qualquer sistema sem placa de vídeo. Entretanto, na compra de uma, vale pegar uma de maior potência sim.

Valeu pela resposta, cara.

Eu acho que não vou mexer com esse negócio de overclock porque não entendo dessas coisas. Entretanto, o fato disso melhorar a performance da CPU faz com que seja tentador tentar o OC.

Mas não vou fazer isso eu mesmo.

Vou ver se encontro um técnico pra fazer isso pra mim, porque assim se der algum problema quem vai ter que assumir a responsabilidade vai ser o técnico. Pelo menos assim eu vou ter algum tipo de garantia.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com os "técnicos" que tem por aí. Muitas vezes é até mais seguro você mesmo pesquisar e tentar por conta própria. Vale lembrar que esse chipset A320 da tua placa-mãe não suporta overclock de processadores. Então é improvável que ela consiga ótimos resultados no overclock das memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2019 às 02:25, Nandoskennedy disse:

Estou pensando em colocar nele uma placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 750ti. 

 

Esta placa é compatível com esse sistema?

 

Já disseram, mas vou reforçar, sim são compatíveis. Inclusive foi o que usei no começo da vida do meu PC atual, montei tudo novo e coloquei a GTX 750 TI de 1 GB que tinha já.

 

Em 24/05/2019 às 18:09, Nandoskennedy disse:

Então eu posso vender a minha placa de vídeo né, já que não vai fazer diferença significativa usa-la?

 

Aqui já vem novidade rs. A GTX 750 TI é mais forte que a Vega 11. Não por muito, é verdade, mas é. Na época ,se não me engano, usava com apenas 1x 8 GB DDR4, mas posso estar equivocado. Mesmo assim, usando 2x 8 GB e com overclock, pelos testes que vi, ele chega perto da GT 1030 GDDR5, que também perde para a GTX 750 TI.

 

Spoiler

 

 

 

 

 

Em 25/05/2019 às 17:12, Nandoskennedy disse:

Outra coisa que me disseram é que eu deveria trocar minha fonte (que tem 400w), porque se eu quiser colocar uma placa de vídeo o PC não vai aguentar.

 

 

Essa é uma fonte razoável, mas nada além disso mesmo. A versão de 500 W foi feita um teste rápido de carga e ela falhou na eficiência, um pouco abaixo, e foi meio mal na linha de 3,3 V, mas não foi condenada, pois eles fazem testes com no mínimo duas para dar o veredito. A princípio, pode manter mesmo com VGA mais forte.

 

5 horas atrás, Nandoskennedy disse:

Eu acho que não vou mexer com esse negócio de overclock porque não entendo dessas coisas. Entretanto, o fato disso melhorar a performance da CPU faz com que seja tentador tentar o OC.

 

Nesse chipset, nossos processadores são bloqueados os clocks, mas parece que podemos usar overclock na iGPU (Vega 11) e nas memórias, mas eu infelizmente também não entendo nada rs. No meu caso é até pior, pois uso duas memórias diferentes, fico todo perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Hanner disse:

Cuidado com os "técnicos" que tem por aí. Muitas vezes é até mais seguro você mesmo pesquisar e tentar por conta própria. Vale lembrar que esse chipset A320 da tua placa-mãe não suporta overclock de processadores. Então é improvável que ela consiga ótimos resultados no overclock das memórias.

 

4 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Nandoskennedy Vale mais a pena você pesquisar e fazer por conta própria.

 

Técnico mesmo que faça, por conta de dar garantia pode acabar colocando lacre no gabinete só para não abrir e perder a garantia do over.

 

1 hora atrás, dudaskank disse:

 

Já disseram, mas vou reforçar, sim são compatíveis. Inclusive foi o que usei no começo da vida do meu PC atual, montei tudo novo e coloquei a GTX 750 TI de 1 GB que tinha já.

 

 

Aqui já vem novidade rs. A GTX 750 TI é mais forte que a Vega 11. Não por muito, é verdade, mas é. Na época ,se não me engano, usava com apenas 1x 8 GB DDR4, mas posso estar equivocado. Mesmo assim, usando 2x 8 GB e com overclock, pelos testes que vi, ele chega perto da GT 1030 GDDR5, que também perde para a GTX 750 TI.

 

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

 

 

 

 

Essa é uma fonte razoável, mas nada além disso mesmo. A versão de 500 W foi feita um teste rápido de carga e ela falhou na eficiência, um pouco abaixo, e foi meio mal na linha de 3,3 V, mas não foi condenada, pois eles fazem testes com no mínimo duas para dar o veredito. A princípio, pode manter mesmo com VGA mais forte.

 

 

Nesse chipset, nossos processadores são bloqueados os clocks, mas parece que podemos usar overclock na iGPU (Vega 11) e nas memórias, mas eu infelizmente também não entendo nada rs. No meu caso é até pior, pois uso duas memórias diferentes, fico todo perdido.

Valeu pelas informações, pessoal.

Acho que vou me contentar com o que tenho agora, do jeito que está. 
Meu objetivo final é ter um PC que possa rodar jogos atuais a 4k, 60fps. Como só jogo games single player, não estou nem aí para taxas de FPS maiores que 60.

Sei que estou longe disso, mas pelo que pesquisei, eu só preciso de uma placa de vídeo boa e uma fonte que aguente. Sei que o ideal são memórias com frequência maior e um processador mais moderno, mas de acordo com vídeos que vi no YouTube, é possível atingir os 4k, 60fps no meu PC eu tendo uma boa placa de vídeo.

Me corrijam se eu estiver errado.
 

Não vou me arriscar a com negócio de overclock. 

 

Só pra esclarecer, originalmente eu sou um jogador de consoles, mas estou migrando pro PC por causa das políticas de censura que a Sony tem aplicado ao Playstation. Se essas políticas continuarem no PS5, não irei compra-lo e investirei no PC. Do contrário, meu PC vai ficar do jeito que está.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandoskennedy Bom, se está funcionando tudo certo, então porque mexer no que está quieto né.

 

Mas não deixe de comprar uma fonte de qualidade, é fundamental, caso ainda não tenha, é bom providenciar e nada exagerado, pois as vezes usuários compra uma fonte muito potente para um pc que não gasta nem metade.

 

E resta esperar o que a sony irá trazer para A nova geração de consoles, digo isso em negrito porque a sony não deu nenhum nome oficial ao sucessor do ps4, apenas temos vários meios e usuários dizendo ps5, sem que isso tenha sido citado pela sony, pelo menos eu não vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Elder Nauvirth Olá novamente amigo

Meu pc chegou, tudo normal. 

Só que quando eu fui jogar Resident Evil 2 Remake, ficou com taxa de fps ruim, mesmo com tudo no mínimo. 

No meu PC antigo (que tinha processador AMD FX 6300 e placa de vídeo Gtx 750ti), ele funcionava relativamente bem, com fps variando entre 30 e 40.

 

Estou pensando em colocar a 750ti nesse computador, porque acho que o desempenho dela é melhor que o gpu integrado. 

 

Minha dúvida é: 

Eu tenho mesmo que desinstalar o driver do gpu integrado? Não tem como simplesmente desativar ele na bios, ou será que ele não desativa sozinho se eu colocar a placa de vídeo?  Será que a minha fonte 400w vai aguentar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Cara, eu resolvi o problema. Era que tinha apenas 1gb de ram alocada para a gpu. Aloquei manualmente 2gb (o máximo que ela suporta), e agora está rodando Resident Evil 2 Remake praticamente igual a quando eu rodava com a gtx750ti.

 

ENTRETANTO,

o jogo fecha do nada. As vezes dentro de uns 30 minutos, às vezes dentro de uma hora, o jogo simplesmente fecha. Não aparece nenhum tipo de código de erro, nem tela azul, nem tela preta, nem nada do tipo. O jogo simplesmente fecha e volta para o windows como se nada tivesse acontecido.

Meu jogo é original da Steam. 

 

Já pesquisei em tudo quanto é lugar, mas até agora não achei ninguém com esse mesmo problema. 

Faz alguma ideia do que possa ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandoskennedy Está parecendo ser um problema isolado já que ninguém mais relatou o mesmo.

 

Seria válido re-instalar o game, mas dependendo do tamanho e velocidade de sua internet, pode acabar demorando para baixar de novo.

 

Verificar a integridade dos arquivos é uma opção melhor.

 

Não creio que esteja usando toda a ram da máquina, mas talvez possa estar sendo fechado por usar toda a ram e o windows precisar gerenciar a ram para outras aplicações também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!