Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou querendo fazer upgrade no meu processador e placa-mãe pois ambos já tem vários anos de uso e a placa-mãe está apresentando alguns problemas (parou de funcionar um dos slots PCI-E, e duas entradas de fone após oscilação na energia). Segue as specs:

CPU: i7 2700k

MOBO: Gibabyte z68ap-d3

MEM: 16GB ddr3 1600mhz (U.C 1333)

PSU: Corsair TX 750

GPU: 970 FTW AC 2.0

Gostaria de trocar a MOBO e a CPU pois são muito antigas. Consequentemente terei que trocar a memória ram pois é DDR3 e me disseram que os novos processadores funcionam apenas com DDR4. Já que vou trocar, gostaria de pegar o 9700k pois na kabum está mais barato que o 8700k. Contudo, no fórum Tom's Hardware, os gringos me disseram que para rodar o 9700k eu teria que pegar uma memória com 3200mhz e uma placa-mãe de modelo Z390, sendo que nas specificações do 9700k pede apenas por 2666mhz de memória. Realmente vale a pena eu trocar o processador agora ou simplesmente espero o meu ficar mais obsoleto ainda junto com minha placa-mãe? Nunca usei AMD , mas poderia ser uma alternativa. A maior questão aqui é a necessidade de ter uma memória 3200mhz, que sai 1000 conto o par. Ou se simplesmente eu faço um upgrade na placa de vídeo e deixo o resto do jeito que está. Estou bem indeciso gostaria de uma opinião de alguém mais envolvido na área. Obrigado amigos!

Postado

@samabous

A coisa da memória é um "Plus".. CPUs modernas, todas elas se beneficiam de RAM de alta frequência.. Dá uma performance extra, mas não é algo que torne um 9700K inútil com RAM 2666MHz..

A AMD deve lançar a terceira geração dos Ryzen, mês que vem.. De der pra aguardar, eu esperaria.. Se não, veja também um conjunto com Ryzen 7 2700 ou 2700X..

Postado

Espere o lançamento dos Ryzen 3000 mês que vem, mesmo que você não queira ou não vá pegar um AMD, a concorrência sempre faz os preços ficarem mais atrativos para os consumidores.

Sobre seu upgrade, pensou no I5 9400F? Talvez te atenda gastando 40% do valor do I7

adicionado 4 minutos depois
5 minutos atrás, samabous disse:

No caso de um Ryzen, qual placa-mãe e memória você sugere? acredito que fonte não tenha que trocar né?

Fonte tá sobrando (bastante)...

placa-mãe uma B450 com dissipador no VRM

Memória 16Gb (2x8gb)

Postado

@thneo Obrigado pelas dicas. Vou aguardar o lançamento dos ryzen 3000 mes que vem, observar os preços e aproveitar para juntar mais uma graninha e dar uma pesquisada melhor no que vale mais a pena.

Postado

To pensando em pegar
2x Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza - BLS8G4D30AESBK

Cooler para Processador Cooler Master AMD/ Intel Hyper H412R RR-H412-20PK-R2
Placa-Mãe Gigabyte Z390 M Gaming, Intel LGA 1151, mATX, DDR4 ou Placa-Mãe Asus Prime Z390M-Plus, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

e o i7 9700k. O que vocês acham dessa build? Sugestões de melhores custo-benefício das peças pelo mesmo desempenho? por exemplo: a placa-mãe da gigabyte esta 150 reais mais cara que a da asus.. será que o desempenho é tão melhor assim ou é apenas pela questão estétitca? Optei pela memoria crucial pois não tem frescura de luzinha e dizem que é uma ótima marca com desempenho ótimo por 40% do preço de uma gskill ou hyperx. Mas parece que o desempenho delas é melhor com AMD do que com Intel. Alguem saberia responder?

Abraço!

adicionado 2 minutos depois

Tenho um dissipador ***** da ZALMAN com 2 coolers imbutidos, mas acredito que não encaixa nas placas-mães novas né? sendo que o socket que estou usando é o lga 1155 para o i7 2700k .

Postado

@samabous É um ótimo setup...mas....

42 minutos atrás, samabous disse:

Sugestões de melhores custo-benefício das peças pelo mesmo desempenho?

Se você quiser custo/benefício, vai ter de sacrificar cerca de ~10% de desempenho e pegar um R7 2700.

O bom é que você terá um processador 16 Threads(+100%) que lhe dará mais folga no Multi tarefa, e o melhor ainda é que com o preço do i7 você monta CPU+MOBO+RAM com o setup AMD.

Em jogos os AMD sempre ficam com utilização da CPU menor que os equivalentes da Intel.

42 minutos atrás, samabous disse:

AMD do que com Intel. Alguem saberia responder?

É e não é, em % os AMD conseguem extrair mais desempenho com RAM de alta velocidade em relação aos Intel, mas é relativo porque os Intel tem a latência bem menor então no uso cotidiano fica elas por ela.

Postado

@Pietro Luigi Eu vou acabar pegando intel mesmo porque apresenta mais desempenho nos jogos. A questão agora é se o Ryzen terceira geração vai ser mais forte que o 9700k. Se for o mesmo preço por menos frames eu vou acabar indo de intel mesmo. A questão do custo benefício era mais entre a memória e a placa-mãe que estava pensando. O processador provavelmente vai ser intel mesmo pois vi os benchmarks em vídeos e a intel ganha nos jogos. Agora não sei ao certo quanto a velocidade da memória e qual placa-mãe escolher.. estou confuso. mas não descarto a possibilidade dos AMD acabarem mais fortes que intel na proxima gen.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!