Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BIOS da placa DX58SO. Devo atualizar?


Paultx

Posts recomendados

Meu PC desktop foi comprado em 2010 e até hoje nunca teve problemas extremos, do tipo que obriga a gastar muito dinheiro para consertar ou que inutiliza o PC, levando a ter de comprar outro. Os mais graves eu pude resolver após muita pesquisa e consultas em fóruns, geralmente relacionados ao SO ou programas. Em termos de hardware, só tive raros dramas com HDs ou drives ópticos. Mas nada quanto à placa-mãe.

 

Após ler matéria indicada por um boletim do Clube do Hardware sobre o ZombieLoad, me ocorreu que nunca fiz atualização do BIOS da minha mobo Intel Desktop Board DX58SO. Fui ao site e vi que ela foi descontinuada, e o que sobrou de suporte inclui um arquivo para atualização do BIOS, datado de 2013.

 

Geralmente costumo seguir a filosofia do "se não está quebrado, não conserte". Mas neste caso peço a ajuda de vocês: devo fazer essa atualização do BIOS?

 

Grato agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paultx

Não existe uma resposta técnica em relação a isso, fabricantes tipo gigabyte dizem o que você fala, se não está quebrado não arrume, logo eles não recomendam atualização de bios porque é bonito, outros como msi e asus já incentivam o usuário a sempre atualizar a bios.

Eu pessoalmente acho que não vale a pena atualizar se está tudo ok, e se for atualizar tem que estudar bem o que a atualização trouxe, no caso de plataformas novas como ryzen ou linhas hedt, ai sim é uma boa sempre atualizar, sempre tem ganhos com atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode ler os patches de BIOS que a placa-mãe recebeu e ver se vale a pena, as vezes até houve uma melhora leve de performance e estabilidade. Porém quanto ao ZombieLoad e MDS, as atualizações de BIOS e de microcodes (para o processador) só vieram para os processadores da sexta-geração pra frente, se estou bem lembrada.

 

De toda forma o fato é que a plataforma X58 (LGA 1366) não recebeu e não recerá updates.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 07/06/2019 às 17:25, Amanda Gonçalo disse:

Você pode ler os patches de BIOS que a placa-mãe recebeu e ver se vale a pena, as vezes até houve uma melhora leve de performance e estabilidade. Porém quanto ao ZombieLoad e MDS, as atualizações de BIOS e de microcodes (para o processador) só vieram para os processadores da sexta-geração pra frente, se estou bem lembrada.

 

De toda forma o fato é que a plataforma X58 (LGA 1366) não recebeu e não recerá updates.

Sim, Amanda, quanto ao ZombieLoad eu já sabia que não seria atingido, minha questão era mais se valeria a pena fazer essa atualização. Te citando: "pode ler os patches de BIOS que a placa-mãe recebeu e ver se vale a pena". Como eu posso fazer isso, por gentileza? Algum software específico ou pelo próprio Windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A seção de downloads da Intel mesmo lista as atualizações de BIOS que foram liberadas para a placa: https://downloadcenter.intel.com/product/36888/Intel-Desktop-Board-DX58SO

 

No caso pelo que posso ver, só tem a versão 5600 (SOX5810J.86A), e até houveram atualizações anteriores porém a Intel aparentemente só permite o download da última versão, o que não é um problema até porque atualização de BIOS é cumulativa.

 

Especificamente sobre a versão 5600, o release notes lista o seguinte:

About This Release:
• Date: July 31, 2013
• SATA RAID Option ROM: 11.1.0.1413
• LAN Option ROM: Intel(R) Boot Agent PXE GE v1.3.65
• LAN Option ROM: Intel(R) Boot Agent PXE Base Code (PXE-2.1 build 089)

New Fixes/Features:
• Updated processor support.
• Improved compatibility with the latest video cards.

Você pode acessar o arquivo aqui: https://downloadmirror.intel.com/23056/eng/SO_5600_ReleaseNotes.pdf

Ele também contém o relatório das atualizações anteriores a 5600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

A seção de downloads da Intel mesmo lista as atualizações de BIOS que foram liberadas para a placa: https://downloadcenter.intel.com/product/36888/Intel-Desktop-Board-DX58SO

 

No caso pelo que posso ver, só tem a versão 5600 (SOX5810J.86A), e até houveram atualizações anteriores porém a Intel aparentemente só permite o download da última versão, o que não é um problema até porque atualização de BIOS é cumulativa.

 

Especificamente sobre a versão 5600, o release notes lista o seguinte:


About This Release:
• Date: July 31, 2013
• SATA RAID Option ROM: 11.1.0.1413
• LAN Option ROM: Intel(R) Boot Agent PXE GE v1.3.65
• LAN Option ROM: Intel(R) Boot Agent PXE Base Code (PXE-2.1 build 089)

New Fixes/Features:
• Updated processor support.
• Improved compatibility with the latest video cards.

Você pode acessar o arquivo aqui: https://downloadmirror.intel.com/23056/eng/SO_5600_ReleaseNotes.pdf

Ele também contém o relatório das atualizações anteriores a 5600.

 

Amanda, desculpa ter te dado todo esse trabalho. Na verdade, eu já havia baixado o arquivo SOX5810J.86A.5600.EB da Intel relativo à minha placa. Mas eu não soube explicar direito o que eu queria quando disse "Te citando: 'pode ler os patches de BIOS que a placa-mãe recebeu e ver se vale a pena'. Como eu posso fazer isso, por gentileza? Algum software específico ou pelo próprio Windows?'"...

 

O que eu queria dizer exatamente era se existe algum programa ou recurso (inclusive do Windows) que eu possa usar para responder à pergunta: vale a pena atualizar?

Me lembro vagamente de um programa de análise de hardware, muito antigo, que tinha nome de mulher, acho que era Sandra ou algo assim. Depois da análise, no resultado ele mostrava algumas dicas sobre melhoria do desempenho, e aí apontava eventuais soluções. Talvez até nem seja esse, mas um outro, isso é coisa de décadas passadas, a lembrança falha...


Era nisso que eu estava pensando. Desculpa de novo, mas, ainda assim, muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paultx Não se preocupe, sem problemas!

Talvez esse programa seja o SiSoftware Sandra?

 

De toda forma, na minha opinião concordo plenamente com o que você disse aqui:

Em 06/06/2019 às 17:14, Paultx disse:

Geralmente costumo seguir a filosofia do "se não está quebrado, não conserte".

 

Se o teu sistema está funcionando exatamente como você espera e tudo mais, atualizar a BIOS agora nem é necessário então pode bem ficar como está. Porém por via das dúvidas você pode deixar o arquivo salvo caso queira atualizar num outro dia, vai que dá a louca na Intel e resolvem remover coisas antigas do site né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

@Paultx Não se preocupe, sem problemas!

Talvez esse programa seja o SiSoftware Sandra?

 

O programa com "nome de mulher" é esse mesmo, faz um tempão que não uso. Vou testar para ver se era ele mesmo que dava essas dicas de melhoria de performance a partir da análise do hardware.


A confusão na minha cabeça é porque testei vários programas desse tipo ao longo dos anos, como AIDA32, CPU-Z e outros. Era um tempo em que PCs tinham muito mais problemas que hoje em dia. Aliás, por haver menos problemas foi que praticamente me esqueci desses programas.


Mas me lembro, embora vagamente, que no resultado da análise apareciam linhas com textos e algumas, se não me falha a memória, eram realçadas por cores, indicando graus de atenção aos problemas e eventuais soluções.

 

Um caso específico meu foi quando tive um PC desktop razoável, aí rodei esse programa e no resultado ele apontou que eu poderia melhorar o desempenho adicionando RAM, indicando inclusive que havia slots disponíveis (achei sensacional isso!). E foi o que fiz, naquela época: comprei mais um ou dois pentes de memória e o resultado foi excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 14/11/2020 às 12:29, Bruno Girão disse:

Cara, tu baixou o arquivo que atualiza a bios? preciso atualizar a bios, mas a intel não disponibiliza mais a bios.

Cara, eu baixei e acho que está salvo no meu PC desktop. Só que ele está com problema e eu não estou conseguindo resolver.

 

Tudo indica que aquela peça onde se encaixa a pilha CMOS está com mau contato. O resultado é que às vezes ele liga, outras não, e quando liga trava o mouse e o teclado após alguns minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...