Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Remover pasta térmica do processador


Posts recomendados

O que é menos danoso para o soquete do processador na placa-mãe;

 

1 - Retirar o processador para tirar o excesso com um papel higiênico/lenço e depois colocar de novo no soquete da placa-mãe dando aquele "estalo";

 

2 - Deixar o processador encaixado mas fazer aquela pressão de remoção da pasta térmica antiga diretamente no soquete?

 

Outrossim, tem alguma forma de retirar pasta térmica do processador sem álcool isopropílico?

 

Grato desde já!

 

🤔

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ruandiablo disse:

O que é menos danoso para o soquete do processador na placa-mãe;

 

1 - Retirar o processador para tirar o excesso com um papel higiênico/lenço e depois colocar de novo no soquete da placa-mãe dando aquele "estalo";

 

2 - Deixar o processador encaixado mas fazer aquela pressão de remoção da pasta térmica antiga diretamente no soquete?

 

Outrossim, tem alguma forma de retirar pasta térmica do processador sem álcool isopropílico?

 

Grato desde já!

 

🤔

 

 

Cara , retire o cooler do processador , pegue um papel higienico e passe sobre a pasta térmica , você não precisa nem colocar pressão direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Cara , retire o cooler do processador , pegue um papel higienico e passe sobre a pasta térmica , você não precisa nem colocar pressão direito.

Só retirar o cooler então, sem retirar da placa-mãe né?

 

Se eu não tiver um álcool isopropilico fácil, tem algo que eu possa usar pra substituir ele? Ou eu só retiro o excesso com papel higienico mesmo e passo uma nova camada de pasta termica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ruandiablo disse:

O que é menos danoso para o soquete do processador na placa-mãe;

Não haverá dano algum fazendo certo. Dependendo do estado da pasta termica velha pode iniciar a limpeza usando um cotonete. Tentar limpar o processador fora do soquete pode causar algum tipo de risco(aí depende de qual processador estamos falando:intel dos antigos ou AMD).Pode amassar pinos ou causar alma descarga de estática nos contatos.

E sempre procure usar alcool isopropilico.Qual solvente está querendo usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ruandiablo Não precisa tirar o CPU da placa, seja Intel ou AMD. Só passar um papel toalha na pasta antiga, e se não sair facilmente coloque um pouco de álcool isopropílico no papel que solta a pasta seca. Deixe secar bem e aplique uma pasta de qualidade (recomendo Arctic Silver 5 ou a MX-4) e reinstale seu CPU cooler.

 

Lembrando que as pastas tem um "tempo de cura". Portanto, logo que coloca é normal que o CPU fique um pouco quente, mais que o normal. Isso desaparece após algumas horas de uso e volta ao normal, isso acontece mesmo.

 

Boa sorte amigo, só tome cuidado na hora de desmontar o cooler para não esbarrar em nenhum componente da placa-mãe e nem exercer muita força/pressão sobre o CPU. Fora isso, é um processo tranquilo e muito saudável para seu CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O recomendado é sempre remover o processador da placa-mãe e então usar uma superfície firme porém, macia. Eu gosto de utilizar as caixas dos produtos que compro. Elas são macia e não corre risco de danifica-lo na parte de baixo do processador (se o seu tiver pinos, claro)

 

E sempre que possível utilize o álcool isopropílico para fazer a limpeza de seu processador, ele é ótimo. Eu gosto de usar cotonetes. Mergulho o cotonete num copinho pequeno com álcool isopropílico e então passe bem suavemente no seu processador (não precisa fazer força alguma porque sai com uma extrema facilidade). Após isso, aplique a pasta térmica no seu processador (geralmente uma bolinha bem pequena no centro é o suficiente) e então instale o cooler e só aproveitar.

 

E como o membro acima disse, sempre utilize uma pasta térmica de qualidade. Caia fora daquelas bisnaguinhas de R$5 ou R$7 reais. Pegue uma de qualidade.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, ruandiablo disse:

Só retirar o cooler então, sem retirar da placa-mãe né?

 

Se eu não tiver um álcool isopropilico fácil, tem algo que eu possa usar pra substituir ele? Ou eu só retiro o excesso com papel higienico mesmo e passo uma nova camada de pasta termica?

Irmão tire o cooler apenas , e o processador vai estar amostra correto? pois bem , em cima dele vai ter a pasta térmica você vai pegar um papel higienico e passar em cima do processador , até que a pasta térmica antiga saia , depois que sair é bom também limpar a parte debaixo do cooler que se conecta ao processador , e pronto depois é só colocar a pasta nova e o cooler .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Se eu não tiver um álcool isopropilico fácil, tem algo que eu possa usar pra substituir ele?

Olhe aí: se usar alcool comum vai oxidar o processador.Se usar solventes á base de éteres ou benzenos vai deixar engordurado na superficie. Usa-se álcool isopropilico porque é um solvente que não deixa nenhum vestígio depois de evaporar.

Se não tiver o material próprio não aconselho nem a iniciar.Melhor mandar a um técnico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
52 minutos atrás, cleyton1206 disse:

E remover o cooler do processador, tem alguma dica ou técnica que facilite ? Pois li sobre os Ryzen ficarem agarrados com a pasta de fábrica e estou precisando trocar o meu cooler mas estou receoso.

Normalmente só de soltar o ganchinho já livra o processador.Mas se está se referindo ao bloco do cooler grudar na cabeça do processador tem uma dica sim.Depois de soltar o cooler(depende de qual cooler é, se for oBOX original, só soltar os dois grampos de cada lado, tem alguns modelos que tem que soltar parafuso); caso o bloco fique meio preso deve dar uma ligeira aquecida(não muito), pode ser um secador de cabelo.Feito isso limpe imediatamente a pasta anterior com álcool isopropilico, tanto no bloco como no processador.

adicionado 2 minutos depois

Aconselho a limpar o processador encaixado para não correr o risco de danificar os pininhos.Na verdade nem precisa desencaixar, só se a pasta termica escorreu na placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, cleyton1206 disse:

E remover o cooler do processador, tem alguma dica ou técnica que facilite ? Pois li sobre os Ryzen ficarem agarrados com a pasta de fábrica e estou precisando trocar o meu cooler mas estou receoso.

 

Tem esse vídeo aqui.

 

Basta rotacionar o cooler para os lados, sentido horário e anti-horário, até desprender do cpu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!