Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,pessoal! Muito boa tarde!  Quero pedir a gentileza se possível me orientar num pequeno projeto:fiz um carregador de baterias (caseiro) com 3 capacitores em paralelo,sendo 2 de 35mf e um de 17,5mf,e 400v todos, quero usá-lo p baterias grandes,de carros e também de motos,aí preciso dos 3 capacitores funcionando juntos quando for carrega baterias de carro,e usar só o capacitor de 17,5mf quando for p carregar as de moto de 7a,etc e não sei como ligar os fios em uma chave,sei lá o que seria,p fazer as trocas então,p não ter 2 carregadores individuais.Não sei se é interessante a vocês,mas se me orientarem,fico grato. Té mais.

  • Membro VIP
Postado

Esses carregadores de baterias diretamente ligados a rede elétrica, quer via resistor, via capacitor ou via lâmpada, agregados a um diodo ou ponte, são verdadeiras cadeiras elétricas, prontas a dar choque e se fores pouca mais azarado, até mesmo matar.

Saia dessa... Invista em um carregador que use transformador isolador e fique bem mais seguro..

 

Limitar a corrente via chave seletora, na saída do carregador, vai exigir que uses chave seletora que consiga manipular essas correntes e isso pode encarecer a fonte..

Veja ai, como exemplo

https://www.soldafria.com.br/chave-seletora-ch-60-com-knob-e-dial-0-3-posições-20amp-chave-de-onda?search=chave seletora

 

Busque solução alternativa, mesmo complicando pouco mais o diagrama pode ter melhores resultados com menor custo e muito mais segurança para o operador..  A Internet está repleta de diagramas de carregadores de bateria, ainda mais dessas chumbo ácidas de 12 Volts para carros e motos..

  • Curtir 1
Postado

OK,mas é com ponte retificadora,fusível de proteção e descarregador dos capacitores ao desligá-lo e dentro de uma geringonça caixa de plástico,acho que os riscos são normais,mas valeu aí,brother e obrigado.

  • Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Plinio Verona disse:

OK,mas é com ponte retificadora,fusível de proteção e descarregador dos capacitores ao desligá-lo e dentro de uma geringonça caixa de plástico,acho que os riscos são normais,mas valeu aí,brother e obrigado.

Enquanto uma fonte dessas estiver conectada a rede, mesmo que desligada (seu interruptor desligado, por exemplo e sequer operando) mesmo assim ela pode ter via contato de um de seus fios de entrada com o fio fase, através de capacitor, diretamente ou via resistor ou lâmpada, infringir uma descarga elétrica a alguém, menos avisado, que somente encostar a mão em um dos bornes da bateria que está sendo carregada, ou até mesmo na lataria do carro onde estiver ligada essa bateria, contra o piso da garagem ou alguma parte do corpo encostada na parede de alvenaria..

 

Não é a tensão dos capacitores o maior problema e sim a falta de isolação que seus fios tem com relação ao fio fase que pode (um fio somente) dar um choque que pode ser fatal até...

Postado
Em 19/06/2019 às 23:12, faller disse:

Enquanto uma fonte dessas estiver conectada a rede, mesmo que desligada (seu interruptor desligado, por exemplo e sequer operando) mesmo assim ela pode ter via contato de um de seus fios de entrada com o fio fase, através de capacitor, diretamente ou via resistor ou lâmpada, infringir uma descarga elétrica a alguém, menos avisado, que somente encostar a mão em um dos bornes da bateria que está sendo carregada, ou até mesmo na lataria do carro onde estiver ligada essa bateria, contra o piso da garagem ou alguma parte do corpo encostada na parede de alvenaria..

 

Não é a tensão dos capacitores o maior problema e sim a falta de isolação que seus fios tem com relação ao fio fase que pode (um fio somente) dar um choque que pode ser fatal até...

 

adicionado 4 minutos depois

Entendo,mas já o tenho há vários anos,me quebra um galhão o danado,agora quero incrementá-lo,mas valeu a atenção e orientação.Muito obrigado.

Postado

@faller tem razão.

Citação

Enquanto uma fonte dessas estiver conectada a rede, mesmo que desligada (seu interruptor desligado, por exemplo e sequer operando) mesmo assim ela pode ter via contato de um de seus fios de entrada com o fio fase, através de capacitor, diretamente ou via resistor ou lâmpada, infringir uma descarga elétrica a alguém, menos avisado, que somente encostar a mão em um dos bornes da bateria que está sendo carregada, ou até mesmo na lataria do carro onde estiver ligada essa bateria, contra o piso da garagem ou alguma parte do corpo encostada na parede de alvenaria..

 

Não é a tensão dos capacitores o maior problema e sim a falta de isolação que seus fios tem com relação ao fio fase que pode (um fio somente) dar um choque que pode ser fatal até... 

Se for usar esse sistema mesmo para maior segurança sugiro que você não use uma ponte retificadora, faça a retificação em meia onda mesmo portanto com um diodo só.  Coloque ele esse diodo (ou dois em paralelo, calcule a corrente para usar o diodo certo)  em série com os capacitores com o catodo em direção à bateria. E claro, ligue essa linha entre a fase e o positivo da bateria. O neutro você liga direto no negativo da bateria. Assim caso você carregue a bateria ligada no veículo a lataria vai estar ligada no neutro e não vai dar choque em algum incauto. O "ripple" disso é enorme portanto sugiro que você desconecte o polo positivo da bateria do veículo. Você pode também colocar um capacitor eletrolítico grande em paralelo com a bateria para minimizar o ripple mas lembre se que caso a bateria abra o circuito no processo de  carga (não é muito comum mas pode acontecer) a tensão nos polos da bateria vai para as alturas e, além de estourar o eletrolítico, essa tensão que pode passar bem dos 100 volts vai entrar na parte elétrica do veículo então imagina o estrago. Você pode colocar um diodo zener de digamos 18 volts em paralelo com a bateria e um fusível adequado em série com o diodo e os capacitores de limitação de corrente, assim caso a tensão passe de 18 volts o zener deve entrar em curto e queimar o fusível. Aí, obviamente, nunca ligue o seu carregador sem carga.  Filtros de linha desses para computador usam um varistor para essa função que entra em curto acho que com 200 V(lembre se que a tensão de pico no 127 é de 178 volts) mas eu não sei quais as tensões de trabalho disponíveis em varistores no mercado.

Postado

Valeu a dica,mas é muito complicado fazer isso,e ao usar p carregar moto ou carro,desligo a bateria,até retiro do veículo e não deixo o carregador conectado à rede se não está em uso. Valeu aí. .

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...