Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,pessoal! Muito boa tarde!  Quero pedir a gentileza se possível me orientar num pequeno projeto:fiz um carregador de baterias (caseiro) com 3 capacitores em paralelo,sendo 2 de 35mf e um de 17,5mf,e 400v todos, quero usá-lo p baterias grandes,de carros e também de motos,aí preciso dos 3 capacitores funcionando juntos quando for carrega baterias de carro,e usar só o capacitor de 17,5mf quando for p carregar as de moto de 7a,etc e não sei como ligar os fios em uma chave,sei lá o que seria,p fazer as trocas então,p não ter 2 carregadores individuais.Não sei se é interessante a vocês,mas se me orientarem,fico grato. Té mais.

• Membro VIP
Postado

Esses carregadores de baterias diretamente ligados a rede elétrica, quer via resistor, via capacitor ou via lâmpada, agregados a um diodo ou ponte, são verdadeiras cadeiras elétricas, prontas a dar choque e se fores pouca mais azarado, até mesmo matar.

Saia dessa... Invista em um carregador que use transformador isolador e fique bem mais seguro..

Limitar a corrente via chave seletora, na saída do carregador, vai exigir que uses chave seletora que consiga manipular essas correntes e isso pode encarecer a fonte..

Veja ai, como exemplo

https://www.soldafria.com.br/chave-seletora-ch-60-com-knob-e-dial-0-3-posições-20amp-chave-de-onda?search=chave seletora

Busque solução alternativa, mesmo complicando pouco mais o diagrama pode ter melhores resultados com menor custo e muito mais segurança para o operador..  A Internet está repleta de diagramas de carregadores de bateria, ainda mais dessas chumbo ácidas de 12 Volts para carros e motos..

• Curtir 1
Postado

OK,mas é com ponte retificadora,fusível de proteção e descarregador dos capacitores ao desligá-lo e dentro de uma geringonça caixa de plástico,acho que os riscos são normais,mas valeu aí,brother e obrigado.

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Plinio Verona disse:

OK,mas é com ponte retificadora,fusível de proteção e descarregador dos capacitores ao desligá-lo e dentro de uma geringonça caixa de plástico,acho que os riscos são normais,mas valeu aí,brother e obrigado.

Enquanto uma fonte dessas estiver conectada a rede, mesmo que desligada (seu interruptor desligado, por exemplo e sequer operando) mesmo assim ela pode ter via contato de um de seus fios de entrada com o fio fase, através de capacitor, diretamente ou via resistor ou lâmpada, infringir uma descarga elétrica a alguém, menos avisado, que somente encostar a mão em um dos bornes da bateria que está sendo carregada, ou até mesmo na lataria do carro onde estiver ligada essa bateria, contra o piso da garagem ou alguma parte do corpo encostada na parede de alvenaria..

Não é a tensão dos capacitores o maior problema e sim a falta de isolação que seus fios tem com relação ao fio fase que pode (um fio somente) dar um choque que pode ser fatal até...

Postado
Em 19/06/2019 às 23:12, faller disse:

Enquanto uma fonte dessas estiver conectada a rede, mesmo que desligada (seu interruptor desligado, por exemplo e sequer operando) mesmo assim ela pode ter via contato de um de seus fios de entrada com o fio fase, através de capacitor, diretamente ou via resistor ou lâmpada, infringir uma descarga elétrica a alguém, menos avisado, que somente encostar a mão em um dos bornes da bateria que está sendo carregada, ou até mesmo na lataria do carro onde estiver ligada essa bateria, contra o piso da garagem ou alguma parte do corpo encostada na parede de alvenaria..

Não é a tensão dos capacitores o maior problema e sim a falta de isolação que seus fios tem com relação ao fio fase que pode (um fio somente) dar um choque que pode ser fatal até...

adicionado 4 minutos depois

Entendo,mas já o tenho há vários anos,me quebra um galhão o danado,agora quero incrementá-lo,mas valeu a atenção e orientação.Muito obrigado.

Postado

@faller tem razão.

Citação

Se for usar esse sistema mesmo para maior segurança sugiro que você não use uma ponte retificadora, faça a retificação em meia onda mesmo portanto com um diodo só.  Coloque ele esse diodo (ou dois em paralelo, calcule a corrente para usar o diodo certo)  em série com os capacitores com o catodo em direção à bateria. E claro, ligue essa linha entre a fase e o positivo da bateria. O neutro você liga direto no negativo da bateria. Assim caso você carregue a bateria ligada no veículo a lataria vai estar ligada no neutro e não vai dar choque em algum incauto. O "ripple" disso é enorme portanto sugiro que você desconecte o polo positivo da bateria do veículo. Você pode também colocar um capacitor eletrolítico grande em paralelo com a bateria para minimizar o ripple mas lembre se que caso a bateria abra o circuito no processo de  carga (não é muito comum mas pode acontecer) a tensão nos polos da bateria vai para as alturas e, além de estourar o eletrolítico, essa tensão que pode passar bem dos 100 volts vai entrar na parte elétrica do veículo então imagina o estrago. Você pode colocar um diodo zener de digamos 18 volts em paralelo com a bateria e um fusível adequado em série com o diodo e os capacitores de limitação de corrente, assim caso a tensão passe de 18 volts o zener deve entrar em curto e queimar o fusível. Aí, obviamente, nunca ligue o seu carregador sem carga.  Filtros de linha desses para computador usam um varistor para essa função que entra em curto acho que com 200 V(lembre se que a tensão de pico no 127 é de 178 volts) mas eu não sei quais as tensões de trabalho disponíveis em varistores no mercado.

Postado

Valeu a dica,mas é muito complicado fazer isso,e ao usar p carregar moto ou carro,desligo a bateria,até retiro do veículo e não deixo o carregador conectado à rede se não está em uso. Valeu aí. .

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...