Ir ao conteúdo

Excel Excel tocar música ao abrir planilha

Ir à solução Resolvido por Edson Luiz Branco,

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Eu estou enfrentando problemas na planilha que criei para realizar sorteios da empresa durante os treinamentos (que baseiam-se no número da lista de presença).

Quando eu coloco no VBA a linha WindowsMediaPlayer1.URL ThisWorkBook.Path & "\music.aac" o arquivo retorna erro...

Mas quando eu vou nas propriedades do objeto WindowsMediaPlayer1 e no campo URL eu coloco o caminho exato (C:\Users\bn45323\Desktop\music.aac) ele funciona, mas eu queria com o endereço dinâmico (ThisWorkBook.Path) pois nem sempre o pessoal deixará a música no local correto.

Alguém saberia como resolver?

SORTEADOR_by_DiegoMarinho.zip

senha de desbloqueio: diegomarinho

• Solução
Postado

Bom dia, @diego_janjao!

Ficaram faltando duas coisas naquela linha: qualificação do objeto e atribuição correta da propriedade Url. Substitua

WindowsMediaPlayer1.URL (ThisWorkbook.Path & "\music.aac")

Por

Plan1.WindowsMediaPlayer1.URL = (ThisWorkbook.Path & "\music.aac")

Faça um teste...

• Curtir 2
Postado

Não entendo disso, mas o fato me chamou a atenção porque o antigo programa de correio "OutlookExpress", nativo do Windows XP, possibilitava isso ai, colocar uma música para executar enquanto a pessoa lia a mensagem...mas infelizmente o OE foi extinto e nem sabia que isso podia ser feito em outros aplicativos da Microsoft, se pode no Excel, deve poder no world ou não ?

Postado
19 minutos atrás, misterjohn disse:

se pode no Excel, deve poder no world ou não ?

Naturalmente, @misterjohn, é só inserir o controle ActiveX no seu documento e ele fica funcional, tal como no Excel.

(Guia Desenvolvedor > grupo Controles > botão "Ferramentas Herdadas" > "Controles ActiveX" > botão "Mais Controles")

• Curtir 3
Postado

Ola Edson, grato pela atenção e resposta, mas como disse não entendo nada disso, no outlook era automatizado, bastava inserir a música mid, agora se precisar fazer isso usando activ ou scripts não saberia fazer, não é minha onda, mas tem um detalho, assim como no caso do OE o destinatário do e-mail tinha que ter um player instalado (acredito que tinha que ser o windows media player) e no caso do Excel, World, etc, ele executa sozinho, basta a pessoa abrir o documento e pronto? Agora me lembrei, quando havia aquela febre de enviar pps via e-mail, dava para colocar música nele, mas como ela era executada em background assim como no OE, o player não aparecis e não sei se só o WMP ou qualquer outro executa.

Postado
53 minutos atrás, misterjohn disse:

...bastava inserir a música mid, agora se precisar fazer isso usando activ ou scripts não saberia fazer, não é minha onda, mas tem um detalho, assim como no caso do OE o destinatário do e-mail tinha que ter um player instalado...

Isso também é possível, só que ao invés de inserir um controle ActiveX, você insere um bom e velho objeto OLE, com as opções de o arquivo de música (ou outro tipo) passar a fazer parte do documento/planilha (incorporado - Embedding)  ou ser externo (apenas lincado - Linking). O objeto fica como um ícone no seu arquivo e ao clicar duas vezes abre o programa associado a ele no Windows (Windows Media Player ou outro) e toca a música (dependendo do "Verbo" padrão).

Para acessar, vá em Inserir > grupo "Texto" > Objeto > guia "Criar do Arquivo" > Procurar...

Se quiser só vínculo, marque a caixa "Vincular ao arquivo", senão ele será incorporado ao seu documento. Por outro lado, se for só vínculo também dá pra inserir um hiperlink comum apontando para o local de seu arquivo de música que tb. funciona.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!