Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor formar de instalar as fans em meu gabinete?


Posts recomendados

Olá senhores, recentemente comprei o gabinete Pichau Gaming Komor e junto com ele mais 3 fans, no momento estão todas inoperantes pois preciso de um controlador de fans para as mesmas funcionarem, e hoje me peguei refletindo na seguinte questão. Qual seria a melhor forma de instalar as fans em meu gabinete sendo que eu atualmente possuo somente 3 unidades.

 

Segue as pics do meu gabinete com as fans atualmente montadas na frente.

 

Após esse momento de reflexão, achei melhor remove-las da parte frontal e instalar 2 na parte superior puxando ar e a outra na parte traseira jogando o ar para fora. Essas 2 da parte superior acabariam ajudando o cooler do processador pois estariam jogando vento diretamente em sua direção.

 

Sinta-se a vontade para opinar sobre tudo e dar dicas, inclusivo com coisas relacionadas a montagem e ao cable management pois essa foi a primeira vez que montei meu PC do 0.

 

Grato pela atenção de todos.

 

Edit: Segue o link do gabinete: https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-komor-led-rgb-lateal-em-vidro-temp-pgk-01-rgb?gclid=CjwKCAjwr8zoBRA0EiwANmvpYJVyUCbbpQWbCt-dhdW8iv26EaaCMKlZoscyPFLtng0Uj6NiXQsUgRoCcpAQAvD_BwE

 

41589a6c-b6fc-4b02-81b4-8e8ac1e1c4d0.jpg

190716e3-b00c-413b-a5fc-4488ec24a5d4.jpg

9775844c-87c5-472c-b271-dee0959cc833.jpg

a5a88ff9-842a-46ad-9d2b-4f05c1e93256.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tenha em mente que o ar quente sobe e o frio desce. Então os coolers superiores sempre precisam estar jogando para fora o ar enquanto os inferiores jogando ar para dentro. Eu colocaria um inferior soprando para GPU e 2 superiores jogando ar para fora, isso irá gerar uma boa circulação do ar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, E=m.c² disse:

Só tenha em mente que o ar quente sobe e o frio desce. Então os coolers superiores sempre precisam estar jogando para fora o ar enquanto os inferiores jogando ar para dentro. Eu colocaria um inferior soprando para GPU e 2 superiores jogando ar para fora, isso irá gerar uma boa circulação do ar.

Esse inferior que você fala seria exatamente onde? pois ali no PSU cover não tem suporte para fan

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, E=m.c² disse:

Só tenha em mente que o ar quente sobe e o frio desce. Então os coolers superiores sempre precisam estar jogando para fora o ar enquanto os inferiores jogando ar para dentro.

Só tenha em mente que isso não faz a menor diferença quando se tem um fan empurrando ar, o efeito é praticamente desprezível. Em termos de desempenho, o "ideal" seria justamente colocar o fan do topo como de entrada de ar, pois se for de saída, o da frente só vai jogar ar para dentro para ser imediatamente jogado fora pelo fan superior, sem jamais chegar ao cooler do processador.

 

Em todo caso, OP, eu taparia a parte superior com alguma coisa e colocaria o fan inferior na parte de traz para auxiliar na exaustão. Chegando mais fans, 1 atrás sempre, o do topo antes do cooler como entrada, o do topo depois do cooler sem nada e os 3 da frente como entrada. Provavelmente, é a melhor opção para as temperaturas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Só tenha em mente que isso não faz a menor diferença quando se tem um fan empurrando ar, o efeito é praticamente desprezível. Em termos de desempenho, o "ideal" seria justamente colocar o fan do topo como de entrada de ar, pois se for de saída, o da frente só vai jogar ar para dentro para ser imediatamente jogado fora pelo fan superior, sem jamais chegar ao cooler do processador.

 

Em todo caso, OP, eu taparia a parte superior com alguma coisa e colocaria o fan inferior na parte de traz para auxiliar na exaustão. Chegando mais fans, 1 atrás sempre, o do topo antes do cooler como entrada, o do topo depois do cooler sem nada e os 3 da frente como entrada. Provavelmente, é a melhor opção para as temperaturas.

 

Fan superior jogando ar para dentro? Pode até ser, caso você não entenda nada de deslocamento de ar e troca de temperatura. Utilizo um sistema igual ao que eu citei acima e diminui 15 graus da GPU e o processador mesmo a 100% não passa de 60 graus. Um fan direcionando ar frio para GPU é sempre necessário mesmo que a GPU tenha vários fans, pois nada adianta ter vários vans se você ficar circulando ar quente dentro do gabinete. Você sempre precisa tirar o ar quente o mais rápido possível de dentro do gabinete, quanto mais ar quente sair por cima mais ar frio entra por baixo tendo assim um ótimo sistema de refrigeração.

 

Claro que cada caso é um caso, o que não muda o fato do ar quente sempre ir para o topo do gabinete.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Henrique Nyland Fans frontais joga ar frio para dentro.

 

Fan do topo e traseiro, tira o ar quente para fora.

 

É assim que deve ser, se colocar o fan em cima jogando ar para baixo, irá fazer o ar quente descer e irá esquentar mais o processador e gpu, não é o certo, pois o ar quente sempre irá subir.

 

Veja bem, o melhor lugar para colocar um gabinete é no chão por ser a área mais fria, então imagine como seria colocar um pc no teto, logo ele fica quente.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bruno Henrique Nyland disse:

Esse inferior que você fala seria exatamente onde? pois ali no PSU cover não tem suporte para fan

 

Me refiro ao fan mais baixo entre os três, neste gabinete alem de jogar ar na GPU você vai também jogar nos HDD/SSD. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, E=m.c² disse:

Fan superior jogando ar para dentro? Pode até ser, caso você não entenda nada de deslocamento de ar e troca de temperatura

image.thumb.png.4f614a9c6d5e372037e6d0e707424478.pngÁ esquerda, como eu falei para fazer. No meio, como é na vida real, se fizermos do seu jeito. E à direita, como você descreveu que é, e se fosse possível, como eu gostaria que fosse, se fosse fisicamente possível sem uso de barreiras para separar o ar.

 

O que vai variar vai ser só o 2ndo fan do top, esse pode ser que fique melhor como exaustor ou não existindo, depende do caso.

 

39 minutos atrás, E=m.c² disse:

Claro que cada caso é um caso, o que não muda o fato do ar quente sempre ir para o topo do gabinete. 

Já falei que o efeito de convecção é desprezível, que nem o Patolino. É a mesma coisa que dizer que água só pode ir para baixo e jamais subir só porque essa é tendência natural; enfia uma bomba no sistema que a água vai andar para onde a bomba mandar, pois o efeito de transporte mecânico é muito maior que o natural.

 

É verdade que os gabinetes são projetados puxar ar da frente e jogar para traz e/ou para cima (principalmente no caso de WC), mas a razão para isso NÃO É o efeito de convecção; um exemplo de motivo é porque, se jogasse ar quente para frente e para baixo, iria direto no usuário em um setup normal.

 

Vamos dar o conselho certo pelo motivo certo, ou pelo menos sabendo o real motivo, não dar por achar que é uma coisa que na realidade é irrelevante.

 

36 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

É assim que deve ser, se colocar o fan em cima jogando ar para baixo, irá fazer o ar quente descer e irá esquentar mais o processador e gpu, não é o certo, pois o ar quente sempre irá subir.

Vide acima.

 

36 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Veja bem, o melhor lugar para colocar um gabinete é no chão por ser a área mais fria, então imagine como seria colocar um pc no teto, logo ele fica quente.

Isso está tão errado... o conselho que a gente dá é justamente o contrário, você jamais colocar o PC no chão pois é o lugar que mais junta poeira, e se tiver animais na casa, onde junta pelo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor forma de refrigerar o pc e colocar os fans no frontal (aspirando) e na traseira (expirando) isso porque todos componentes internos do pc geram calor, então o ideal é que o fluxo de ar ou a maior parte percorra todo o gabinete de ponta a ponta; lembrando que não adianta colocar fans em quantidade impar ou diferentes, tem que haver o equilibrio da pressão, dai o ideal é usar o mesmo tamanho, a mesma vazão e a mesma quantidade, ou seja colocou 2 para aspirar, coloque dois para expirar, se não couber dois na traseira, instale o driver de dvd na baia do meio para baixo e instale und deles no topo, isso porque ele irá aspirar o ar quente que sobe, isso se não der para colocar na traseira. Colocar na tampa lateral então só se não houver espaço no frontal para dois, mas coloque aspirando, isso porque a ventoinha do processador não expira, ela aspira ou joga o ar em cima do dissipador, e se tiver uma grande ventoinha na lateral aspirando vai prejudicar a vazão do fan do processador porque ficaria ele tentando jogar o ar em cima do dissipador e logo acima dele uma grande ventoinha puxando em sentido contrário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No primeiro esquema, tem apenas um para aspirar e tres para expirar, não concordo com isso como disse acima, não considere o fan da fonte, apesar que ajuda, mas repare que o ar entra por baixo e sai para cima (caso de fonte em baixo) e pelo lado, o que deve gerar um pouco de conflito no fluxo; na imagem menor, eu não colocava o primeiro à direita que esta no topo, deixaria os tres na frente, dois no topo e um na traseira, mas insisto que todos devem ser iguais em fluxo e tamanho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 26/06/2019 às 15:59, E=m.c² disse:

 

Estou modificando meu gabinete antigo para comportar meu novo PC, fiz igual você desenhou, mas com a diferença que os 3 cooler superiores serão no formato de um water cooler 360. Atualme te possuo um de 120 que vou colocar como exaustão no lugar do fan superior dianteiro, assim, ele receberá diretamente o ar externo jogado pelo fan frontal superior. E futurame te, caso necessário, coloco um water cooler maior.

Também pretendo colocar um cooler na tampa lateral direcionado diretamente para o chipset sul da placa-mãe.... Aquilo esquenta que eh o cão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!