Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como diagnosticar o notebook?


grazipeach

Posts recomendados

Olá, eu estou tendo alguns problemas com meu notebook da Dell e eu gostaria de fazer um diagnóstico do hardware por algum programa. Ele veio com o SupportAssist, mas ele não tá funcionando direito. Tem algum outro programa similar que eu possa usar pra fazer o diagnóstico e ver o que há de errado?

 

Obrigada! :}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Diagnóstico de HD

 

Spoiler

 

Para diagnosticar o HD, use abra um CMD e digite este comando:

 

wmic diskdrive get caption,status

 

O comando irá fazer um teste rápido e verificar se há algum erro no seu HD, se houver irá aparecer o status do erro ali, do contrário, irá aparecer "OK".

 

Em seguida, use esses dois excelentes programas:

 

HD Tune - Na guia inicial "Benchmark" clique em start que ele irá diagnosticar a velocidade de escrita e leitura do seu HD, o ideal é mínimo 60MB/s e máximo de 100++MB/s.

 

Em seguida vá na guia "Error Scan", desmarque a opção "Quick Scan" e clique em start, o programa irá verificar se existe algum dano físico no seu HD (indicado pelo quadrados em vermelho)

 

Caso tenha ali algum bloco vermelho, isso indica que o seu HD setores defeituosos (causados por danos físicos) e por tanto arquivos não podem ser salvos naqueles espaços e se forem, ficarão corrompidos.

Para avisar ao HD para não salvar nenhum arquivo ali e recuperar arquivos corrompidos desses setores, vá em Iniciar > CMD > Botão direito e selecione "Abrir como Administrador" e digite "CHKDSK /R" (sem aspas), tecle enter após tecle S e enter novamente, então reinicie o PC para a análise do seu disco rígido ser iniciada (pode levar algumas horas, garanta que seu notebook esteja carregado e na tomada, pois o teste não pode ser interrompido).

 

E por fim, vá na aba "Health" e verifique ali se existe alguma linha com o status WARNING ou FAILED (linhas amarelas ou vermelhas).

 

Se houverem erros em amarelo ou vermelho na aba Health, então o HD do seu notebook deixou de ser confiável, então é recomendado que você faça um backup dos seus dados e troque o HD o mais cedo possível.

 

--------------

 

WD Data Lifeguard Diagnostics - Selecione o seu HD e clique em "Quick Test" (teste de alguns minutos) e veja se é informado algum erro no HD, em seguida selecione "Extended Test" (pode levar algumas horas).

 

Se houverem erros detectados, então o HD do seu notebook deixou de ser confiável, então é recomendado que você faça um backup dos seus dados e troque o HD o mais cedo possível.

 

-------------

 

Diagnóstico de memória RAM:

 

Spoiler

Para diagnosticar a memória RAM, use o próprio diagnóstico de memória do Windows:

 

1- Iniciar > Diagnóstico de Memória do Windows > Selecione "Reiniciar agora e verificar se há problemas"

 

Assim que o computador terminar a análise e iniciar novamente, siga o próximo passo para verificar o resultado do teste:


2- Iniciar > Visualizador de Eventos > Logs do Windows > Botão direito em Sistema > Filtrar Log Atual
> Em "Fontes de Evento" marcar a caixa "MemoryDiagnostics-Results" e clicar em OK > Verificar nos resultados recentes se há algum problema.

 

Se houverem erros detectados, então a memória RAM do notebook deixou de ser confiável, então é recomendado que você troque a memória mais cedo possível.

 

------------


Diagnóstico de arquivos do Windows:

 

Spoiler

Agora se quiser diagnosticar algum erro no seu Windows, vá em Iniciar > CMD > Botão direito e selecione "Abrir como Administrador"

 

Digite "sfc /scannow" (sem aspas) e tecle enter, este comando pode demorar alguns minutos

Caso identifique algum erro (corrigido ou não), digite DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth (este comando funciona somente no Windows 8, 8.1 e 10)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!