Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino criar portas lógicas com Arduíno, compensa?


Posts recomendados

Estive lendo uns artigos sobre como criar portas lógicas com Arduíno,

Sei que os circuitinhos de portas logicas são baratos...

mas, como meu projeto já utilizará um Arduíno (e sobrarão vários pinos I/Os), penso que seria uma boa implementa-las já dentro do Arduíno para economizar espaço na PCB.

A questão é: qual a velocidade média de resposta destes circuitinhos das famílias 74xx e 40xx?

será que consigo implementa-las satisfatoriamente usando o oscilador interno do Arduíno?

se um Arduíno não der conta, será que um PIC daria conta?

obrigado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Daqui de baixo onde estou, isso faz pouco ou nenhum sentido. Seja qual lógica for fazer, é pra ser aplicada no proprio arduino, né? Poizintão... deixa ele processar os dados como quiser.... A não ser que sua lógica vai ser externa e nem vai passar por ele.... mesmo assim me parece uma ideia perturbadora... Fale + sobre ela...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BloodCeltics Lopes ,

 

Também não entendí direito sua ideia ....

Em termos de velocidade, nada bate as portas lógicas reais.

Por outro lado, como existem algumas operações lógicas de 8 bits no Assembly dos Atmegas, com poucos ciclos de Clock você consegue processar e obter o mesmo resultado que as portas lógicas externas.

Mas explique melhor essa sua necessidade ...

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é que eu estava lendo este artigo...: https://fritzenlab.com.br/2016/10/implementando-portas-logicas-arduino/

e pensei se algum dia for fazer algum protótipo com portas lógicas (compro os CIs do aliexpress) ai demora bastante para chegar... então pensei que poderia usar um arduino para implementar as portas lógicas... (até os CIs reais chegarem)

mas já que faria isso, então pensei: porque não fazer tudo no arduino?

mas fiquei com dúvida na questão da velocidade... se chegaria perto das reais... (mas como dito pelo aphawk, não chega perto da velocidade)...

 

E este tal de PAL

será que ainda se fabrica? faz tempo que não vejo ele nos circuitos modernos...

mas tenho alguns de sucata aqui...

será que consigo regravar? ou eles são do tipo OTP?

e estes PAL conseguem ser "portas logicas reais" ou chegar perto da velocidade delas?

obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BloodCeltics Lopes ,

 

Olha, pelo que eu ví do código, isso deve ficar centenas ou até milhares de vezes mais lento do que usando as portas reais.... 

Se fizer em Assembly, fica entre dezenas e centenas de vezes .

Tudo depende da necessidade de velocidade de seu projeto.

 

 

Quanto às antigas Pal'S , existem as que podem ser regravadas sim.

 

As Pals são combinações de portas lógicas , o que você faz é gravar como essas portas podem ser conectadas.

 

Algumas são quase tão rápidas quanto portas lógicas simples. Outras , dependendo da complexidade, são um pouquinho só mais lentas.

 

Mas usar isso hoje em dia é igual a usar transistores de germânio em vez dos de silício  ..... vale mais pela sua curiosidade kkkkk !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!