Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todas e todos. Bom, como o título já informa, pretendo adquirir meu primeiro PC Gamer e confesso que estou bastante confuso sobre a escolha de alguns componentes. Meu objetivo principal é jogar em 60fps/1080p/Ultra Settings os jogos mais pesados dessa geração. Pretendo ter um PC que não me imponha nenhuma restrição pro caso de upgrades futuros, o que implica, por exemplo, na escolha de uma ótima placa-mãe logo de cara. Antes que me perguntem, nunca fiz overclock, não sei como fazer (embora eu seja capaz de aprender tanto quanto qualquer ameba hoje em dia) e, segundo alguns vídeos e análises que assisti e li, não estou plenamente convencido de que os ganhos em performance sejam de fato tão significativos quanto dizem, então os comentários de vocês a respeito disso serão de grande ajuda. Indo direto ao ponto, eis o que escolhi:

Processador i7 8700 non-K (futuramente irei pegar um desbloqueado pra Overclock)

Placa-mãe Gigabyte z390 Aorus Elite

Placa de vídeo GTX 1660Ti Zotac

Watercooler Corsair H100i PRO

HD Seagate Barracuda 1tb (tenho HD externo pra suprir a capacidade de armazenamento por um bom tempo)

SSD WD Green 240gb

Fonte Full Modular Corsair RM650I de 650w 

Memória ram Trident Z 2x8 2400mhz (16gb)

Primeiramente, me preocupo muito com desempenho sem abrir mão da parte estética do PC. 

Como eu disse acima, meu objetivo é ir melhorando o PC futuramente, por exemplo, trocando a placa de vídeo por outra superior que atenda a uma boa jogatina em 4k. Por isso pergunto: escolhi uma boa placa-mãe capaz de me dar folga pra upgrades futuros? Exagerei nessa escolha?

A mesma dúvida recai sobre a escolha do Watercooler. Realmente preciso dele? Existe algo mais em conta que faça o mesmo serviço e com a mesma qualidade?

Bom, estou aberto a sugestões sobre o que é desnecessário, o que pode ser substituído por algo bom e barato etc e tal.

Obrigado!

Postado

@Ricardo Silas Okaay, NOPE

No que voce ta gastando ai, daria para pegar um R5 2600 + RTX2060 ou talvez até algo melhor.

Mas, nao importa, amanha sai os Ryzen 3000 e as RX NAVI 5700 e 5700XT, então espere até amanha.

Provavelmente da para ver um R5 3600 + RTX2060 ou RX 5700 NAVI

adicionado 5 minutos depois

*pensando bem, com os gastos desnecessários ai, da para pegar uma RTX2070 provavelmente, dai 4K ja ficaria viavel.

Postado

@Atretador , certo, mas e quanto à escolha da placa-mãe e do watercooler? São os componentes que mais me deixam na dúvida. Ter uma z390 aorus elite pro setup e de acordo com os objetivos que apresentei, ainda que seja bem mais cara que outras mobos da Intel, vale mesmo a pena? 

Postado

@Ricardo Silas Nao vale a pena.

Essa plataforma só é valida para quem joga no low em 720p/1080p com um monitor de 240Hz, fora isso, não vale a pena

Menos threads, esquenta mais, consome mais, tem mais falhas de segurança e como a Intel sempre mata a plataforma depois de um refresh, essa plataforma não vai ter upgrades.

Um R7 2700X VS I9-9900K com uma RTX2080Ti em 1080p, é 12% mais lento, em 1440p e 4K eles tem a mesma performance. O Ryzen custa R$1000,00 a menos, com a mesma thread count.

Fora que, amanha chegam os Ryzen 3000, suporte a PCIe 4.0, até 16 e 32 threads na plataforma, memorias de alta frequencia, etc. E por virem em 7nm vs o 14nm++++ que a Intel usa hoje, vai consumir bem menos energia.

Então, não faz sentido algum, ainda mais que voce esta gastando mais em uma mobo cara, e refrigeração, mas depois voce nao vai ter algo que compense esse gasto como upgrade.

Enquanto isso, voce poderia montar um PC bem mais forte, no mesmo preço, com uma RX2060/2070 + R5 3600 ou R7 3700X.

• Coordenador
Postado

@Ricardo Silas Qual é o valor máximo do orçamento? 

E reforço o que foi dito pelo colega @Atretador: os processadores da Intel não andam compensando há algum tempo, e com o lançamento dos Ryzen 3000 a situação tende a se agravar ainda mais para o lado da gigante azul. Estamos na beiradinha do lançamento: eu não compraria um Core i7 8700 agora. 

Você pode pegar um processador Ryzen bem mais barato, colocar uma placa de vídeo bem melhor e ter muito mais desempenho em jogos. Mas é uma boa esperar o lançamento agora.

• Curtir 1
Postado

@KairanD e @Atretador Entendi. Pretendo gastar no máximo R$ 6.000,00. O setup que mandei acima ultrapassa esse valor, porém eu realmente estava cogitando investir nele. Mas agora vou pesquisar melhor sobre esses processadores AMD.  Isso muda praticamente tudo o que eu vinha planejando, pois não tenho ideia de qual placa-mãe boa e bonita (como eu disse, me preocupo muito com estética) posso comprar agora. Lembrando ainda que gostaria de uma placa-mãe que não me trouxesse nenhum problema quanto a upgrades futuros, digamos que no médio prazo.

Postado

@Ricardo Silas Seguinte, é para chegar as mobos X570 amanha tambem....Entao, vai ter mais opções de mobo tambem

image.thumb.png.447847e4246cadf8922b3a42e13ed531.png

Mas normalmente tudo que tem para intel tem para AMD tambem

X470 Aorus Gaming 7 Wi-Fi

VRM dessa mobo deve segurar tranquilo os 12C e 16C que vão sair.

Mas, precisa de um update de bios, teria que pedir para a loja atualizar antes de mandar.

• Coordenador
Postado

@Ricardo Silas Você consegue aproveitar melhor esse orçamento para ter uma máquina bonita (também ligo para isso) e muito mais potente. É, de certa forma, inadmissível que um computador para jogos de R$6.000,00 tenha "apenas" uma GTX 1660Ti. Nesse orçamento você faz algo melhor. 

Outro ponto que me chamou a atenção é esse water cooler. Faria sentido para um processador desbloqueado, mas entendo que você possa estar pegando pelo visual. Contudo, esses modelos da Corsair têm um custo x benefício horrível. Já deu uma olhada no DeepCool Maelstrom 240T? O desempenho não é muito inferior e o preço é beeeeeeem melhor. E ele tem iluminação com efeito de respiração, que fica bem legal.

• Curtir 1
Postado

Vou esperar essas novidades amanhã, mas pelos vídeos e leituras que fiz, apenas pra ter uma noção superficial sobre as vantagens e desvantagens dos Ryzen frente aos concorrentes da intel, devo dizer que a AMD me convenceu de forma satisfatória, pelo menos por enquanto. Em testes de jogos, o modelo R7 2700x tem um desempenho pior em 1080p se comparado a um i7 8700k, por exemplo; no entanto, em 1440p e 4k, a coisa muda de figura e o R7 se posiciona muito bem. Como meu objetivo inicial é o 1080p até obter uma RTX 2080 Ti pra jogar em 4k, talvez ano que vem, posso ficar tranquilo porque sei que essa atual geração da Ryzen, inclusive a 3000 que está por vir, dará conta do recado. Mas será que o lançamento desses novos processadores e das mobos x570 ocorrerá amanhã mesmo no mercado brasileiro? Não leva um tempo até essa novidade aparecer por aqui? Pergunta besta...

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Ricardo Silas @Atretador Já saíram alguns testes do Ryzen 5 3600:

Melhor que um Core i7 8700K em jogos... E também em todo o resto. Os processadores da Intel, que já não estavam compensando, podem se tornar completamente obsoletos. Lembrando que o Ryzen 5 3600 é um processador de entrada/intermediário.

Postado

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 3600X - r$ 1.299,00

cooler box - r$ 0,00

placa-mãe asus tuf x470-plus gaming - r$ 799,90

memória ddr4 crucial ballistix sport tuf edition 16gb (2x8gb) 3000mhz - r$ 618,00

PLACA DE VÍDEO GALAX GEFORCE RTX 2070 - r$ 2.331,42

ssd kingston a400 240gb - r$ 168,90

hd toshiba 1tb sata iii 3.5 7200rpm - r$ 215,90

fonte corsair 650w 80 plus bronze cx650 - r$ 349,90

gabinete a gosto com espaço para a fonte embaixo - ~r$ 250,00

total R$ 6.033,02 + fretes

- preços linkados

Postado

@thneo Só uma dúvida sobre a placa-mãe: seria viável se, em vez de uma tuf x470, eu escolhesse algum modelo de entrada x570? Faria alguma diferença significativa nesse setup? Por exemplo: a gigabyte x570 gaming X ou x570 aorus elite... De preferência a Gaming X, por ser mais barata. O que acha? Esse novo segmento tem vantagens que podem ser interessantes, como o PCIe 4.0, expansão da capacidade de ram pra 128gb, melhor sistema de refrigeração etc.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11646/placa-mãe-gigabyte-x570-gaming-x-chipset-x570-amd-am4-atx-ddr4 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11644/placa-mãe-gigabyte-x570-aorus-elite-chipset-x570-amd-am4-atx-ddr4

Postado

Seria um bom investimento, eu não coloquei pra ficar dentro do seu orçamento, pois as x570 são lançamento... daí já viu...

• Curtir 1
Postado

Olá. Estou à procura de um gabinete gamer bem refrigerado, silencioso, que tenha suporte pra os fans de um watercooler da Corsair h100i na parte superior e que permita uma ótima organização de cabos. Estou disposto a pagar até NO MÁXIMO uns 500 reais. Como moro no NE, os verões costumam ser muito quentes, e por isso queria dar uma ênfase maior ao quesito airflow. Também tenho preferência para placa-mãe padrão ATX, e não faço muita questão de RGB carnavalesco, pois prefiro um jogo de luzes mais discreto. 

Postado

@Ricardo Silas É dífícil recomendar. Procure marcas bacanas, como NZXT e Cooler Master nos sites e veja os preços. 

Quanto à placa-mãe, tem a B450 TOMAHAWK, que é uma beleza de placa, e pra quem não pretende por 2 placas de vídeo, não perde nada pras X470-X570. Se for pra subir um pouco mais de preço, tem a ASUS AORUS ULTRA GAMING, que é x470.  A TUF que o parceiro indicou também é bacana.

• Coordenador
Postado

@Ricardo Silas Para a recomendação de gabinetes, o ideal é que você faça algumas sugestões e coloque para analisarmos. Pois isso depende completamente do seu gosto pessoal...

No mais, eu ficaria longe do H100i pois, como mencionei, o custo x benefício dele é uma bomba. 

Postado

@KairanD, selecionei alguns modelos abaixo pra saber a opinião de vocês, tanto sobre os prós e contras técnicos quanto estéticos (estes mais subjetivos, eu sei). Critérios que utilizei em minha escolha: preço acessível (pra mim); Design e RGB; Possível eficiência na refrigeração frontal, pelo menos de acordo com as fotos ilustrativas. Não consegui encontrar nenhum modelo na cor branca que atendesse aos três requisitos ao mesmo tempo, e os únicos que achei muito simples e bonitos foram alguns da NZXT S340 e H500, que me pareceram fechados na parte frontal, infelizmente. Preciso muito de sugestões, pois é a minha primeira experiência com essas coisas e seria péssimo fazer alguma escolha errada...

Aerocool Mid Tower S1-5100 - R$ 280,00

THERMALTAKE VERSA J24 TG EM VIDRO RGB - R$ 466,00

AEROCOOL PROJECT 7 P7CO - R$ 540,00

NOX TGF EM VIDRO TEMPERADO - R$ 399,00 (o que me desanimou nesse foi a tampa em vidro fumê expondo a lateral dos cabos, achei isso feio...)

THERMALTAKE COMMANDER C36 TG ARGB - R$ 651,00 (esse achei um pouco caro, mas caso exista algum modelo equivalente ou superior na mesma faixa de preço, e que seja bem resfriado e tal, eu cogito comprar)

• Coordenador
Postado

@Ricardo Silas Você fez escolhas legais. Contudo, esse NOX parece ter a frente toda fechada com um vidro inteiriço. As saídas de ar que diversos fabricantes colocam são ínfimas e não permitem entrada adequada de ar. Eu não pegaria gabinete assim. Veja a bomba abaixo, por exemplo:

Já deu uma olhada nos modelos da PCYes!?

Postado

@KairanD já sim, meu caro, e infelizmente não encontrei nada convincente. Acho que os dois critérios que mais tenho utilizado em minhas escolhas são 1) bom fluxo de ar pela parte frontal e 2) suporte pra radiador de no mínimo 240mm na parte superior. Aceitei sua sugestão de dispensar o WaterCooler Corsair H100i PRO em troca de um modelo equivalente que tenha bom custo x benefício de uns 300 ou 400 reais no máximo. Quanto aos RGB's do gabinete, abro mão deles sem nenhum problema se a alternativa for um modelo com design minimalista, iguais aos do NZXT. Como eu disse acima sobre ventilação e tal, quero um gabinete que suporte mobo ATX sem conflito com radiador de 240mm no topo, e o único que parece atender esse requisito é o NZXT 700 (R$ 860,00) ou NZXT 700i (mais ou menos R$ 1.100,00), que possui um EXCELENTE gerenciamento de cabos e um ÓTIMO sistema de resfriamento. De fato ele é bem caro, mas se for pra acertar na compra e ter um gabinete robusto, lindo, elegante e tecnicamente eficiente, então o preço dele é algo que eu estaria disposto a pagar, mas continuo aberto a novas sugestões, você tem ajudado bastante.

Postado

Então, estou tentando resolver um pequeno dilema: estou montando um PC para jogos em 1440p/Ultra (ou 4k que rodem na casa dos 50fps+) com a RTX 2070 Super, e não sei qual dos dois ryzens escolher: 3600 ou 3700x? O 3600 tem se destacado como melhor custo/benefício desde o dia de seu lançamento, enquanto o 3700x, custando 700 reais a mais, apresenta um desempenho um tanto superior e até mesmo equiparado ao i9 9900k em alguns reviews e testes. Não pretendo fazer streaming, apenas jogar sossegado os melhores títulos da atual geração e garantir boa performance para os jogos de gerações futuras, sem ter que fazer upgrade por uns dois ou três anos, ou mais, quem sabe. 700 reais é uma diferença que "posso" pagar com certo esforço, mas só se realmente atender aos objetivos desejados. Entre os dois processadores, qual seria o mais recomendado? Seria mero capricho optar pelo 3700x?

Postado

@Samuel SC  3600 Pra 4k? Dizem por ai que até o G4560 sobraria kkkk.
@Ricardo Silas EU não curto a ideia Ryzen pra 4K, porém devo ser sacrificado daqui a pouco. Mas realmente os novos Ryzen 3000 estão com otimo custo benefício. o que talvez fará a intel fazer algo bom com a Décima Gen. 3600 já é overkill ainda mais em 4k que o uso de processador é praticamente nulo (ai que se cria um pouco da vantagem que eu acredito que a intel tem em 4k pois são melhores otimizados em alguns games). Por 700 reais de difrença seria muito melhor cogitar uma 2080 doq um processador superior.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!