Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa x470 pegar? asus, asrock, biostar ou gigabyte


Refols
Ir à solução Resolvido por Rolf William Gewers,

Posts recomendados

Boa tarde,


Estou decidindo as peças para montar um PC e fiquei bem em cima do muro com relação as MOBOS. Eu havia decidido por um processador Ryzen 7 2700X, mas com o lançamento da nova geração, vou rever a escolha do processador. Tenho interesse em jogos mais recentes (Rainbow, Division, entre outros), mas mexo principalmente com design gráfico (Illustrator, Corel, Photoshop, Filmora, Camtasia, After Effects, entre outros) por conta de trabalho. Ainda não tenho um limite de orçamento, mas quero montar um PC que segure por uns 5 anos (+/-) sem precisar de uma grande atualização de peças, então não tenho problema em investir mais na placa-mãe, no Processador e na Placa de Vídeo.

 

Como sou leigo, procurei formas de tentar descobrir quais seriam as placas mais interessantes para um Ryzen 7. https://docs.google.com/spreadsheets/d/10mKK6wPNyrn2uMcICM1Slz8OCc5xDB02rRpvA911usc/edit#gid=1691033858: Nesse link vi a questão do VRM, pois, como vou usar recursos que necessitam que o computador fique em processamento por longos períodos, quero uma placa de boa durabilidade. Não necessariamente pretendo fazer overclock por hora, mas como quero usar ela por uns 5 anos sem trocar, prefiro que ela me permita fazer sem causar dano aos componentes.

 

Após ver reviews, vídeos e várias pesquisas, fiquei com dúvida entre as seguintes placas:
- ASUS X470 ROG Crosshair VII Hero (WiFi) - R$ 2.588,22
- ASROCK X470 Taichi (Ultimate) - R$ 1.873,80

- BIOSTAR X470GT8 - R$ 1.125,29

- GIGABYTE X470 Aorus Gaming 7 (WiFi) - R$ 1.949,00

 

ASUS e GIGABYTE são marcas mais conhecidas, só não sei o quanto isso influencia na qualidade do produto. A ASROCK pelo que entendi é uma concorrente da ASUS e não uma subsidiária, só que comparando preços a GIGABYTE sai pouca coisa mais cara e vi muitas avaliações boas dela (em especial, sobre vir pronta de fábrica pro Ryzen). A BIOSTAR vi essa review https://www.tomshardware.com/reviews/biostar-racing-x470gt8-amd-ryzen-am4-atx-motherboard,5819.html e pelos comparativos, parece ser de longe o melhor custo/benefício, pois ela me entrega tudo o que as outras entregam e é R$ 750,00 mais barata que as demais, só que não faço ideia da qualidade e da durabilidade dela a longo prazo.

 

Se puderem me dar opiniões e ideias sobre qual delas seria mais interessante, eu agradeço.


Comecei a me interessar por montar um PC recentemente e não tenho um conhecimento a fundo sobre peças e compatibilidades. Peço desculpas por qualquer informação que posso ter escrito ou interpretado de maneira equivocada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Como está a pressa? Sinceramente, recomendo você esperar 1 ou 2 meses e ver como os preços ficam e principalmente, os reviews.

 

A princípio a série 3000 está dando show em quase tudo, mas a grande maioria dos testes é relacionado a games, os melhores AMD estão junto em muitos casos com o 9900k, mas tem o grande porém, você citou ai diversos programadas adobe, e adobe não gosta de AMD... um 9900k de 8 núcleos faz meu 2990wx passar vergonha em aplicativos adobe, a diferença é brutal...

 

A dica que eu daria é, espera 1 ou 2 meses, preço da intel vai desabar (anuncio oficial de 15% deles), e ai sim avalie os reviews nessas aplicações que você usa e faça o comparativo de intel vs amd.

 

E o que o @Atretador falou, x570 vai fazer diferença, em especial se pensar em longo prazo, pcie4.0 vai fazer mágica em especial para ssd´s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rolf William Gewers disse:

@Samuel SC

Só um PS nisso, nos meus últimos upgrades tentei asus 2 vezes, as 2 pifaram em menos de 2 meses, fui para MSI nesse meu último setup (tr4), me surpreendi muito, a placa é uma monstra, bios sólida, fazia tempos que não via uma placa assim.

boa observação, eu falo apenas baseado no que dizem, mais faz tempo que não uso asus, minha placa antiga era asrock... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

Eu vi esse review, gosto pra caramba do hardware unboxed, em especial para AMD mesmo, da para ver que o cara é fã! Mas  lá vem o textão! hehehehehe não estou dizendo que o 9900k seja melhor, não mesmo, mas o valor pode ficar interessante o suficiente para colocar na balança a opção.

 

Sobre os resultados, eu tenho 2990wx, e reparei que essa série 3xxx está seguindo o mesmo conceito, mas com um marketing um pouco enganador... então a AMD diz que a CPU tem o boost the 4.3ghz, mas na real você pode não chegar a 4.1ghz, essas cpu´s são que nem GPU, trabalham no limite delas, ligando PBO você quebra algumas barreiras e talvez chegue a isso, mas dificilmente passará do anunciado (debaer fez um review sobre isso), outra coisa, agora culpa do windows, por ser chiplet, alguns núcleos são melhores que outros, e o windows não sabe a diferença (linux sabe) e ai você quebra performance porque o windows é burro... Esses dias que tem feito frio, minha cpu bate 4.3/4.4ghz no boost, no verão se bater 4.1ghz é porque estou com sorte, mesma coisa será com esses 3xxx, em resumo, precisamos de mais reviews para avaliar com certeza o real desempenho delas, porque agora até o ambiente faz diferença... Mas de novo, longe de falar que um 9900k é melhor ou pior, nada disso, mas tenho certeza que agora o jogo virou e os preços vão virar também, se o windows conseguir ter uma agenda de tarefas igual ao linux, até a intel vai usar amd rs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers Só que o HU testou o 3900X com o cooler box, até teve a comparação depois de valor, ja que o 9900K vem sem nada, e vai uns R$300,00 em refrigeração para ele não por fogo na sua casa, mas com esse inverno, aqui fazendo <10c, daria para por na balança para dar uma aquecida

 

O legal dos chiplets, para a AMD pelo menos é legal, é a binnagem, podem por 2x chiplets com 4 núcleos que vão a 4.6Ghz e com 8 que só vão a 4Ghz, que ta tudo certo xd

 

Por isso os OCs não estão rendendo, no fim, PBO+XFR conseguem fazer um trabalho melhor por gerenciarem p/ núcleo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Atretador disse:

@Refols Cara, nesse preço tem mobo X570 com PCI 4.0 e suporte de fabrica aos Zen2.

 

No valor dessa ROG X470 + R7 2700X, voce provavelmente consegue o R9 3900X + X470GT8

 

Da uma olhada na terabyte, eles ja tem as mobos X570


Não tinha visto a questão da X570, pra ser honesto, como não via menções delas nas pesquisas, achei que as X470 fossem as mais recentes (como disse sou novato nisso). Vou dar uma olhada nelas.
 

26 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

Como está a pressa? Sinceramente, recomendo você esperar 1 ou 2 meses e ver como os preços ficam e principalmente, os reviews.

 

A princípio a série 3000 está dando show em quase tudo, mas a grande maioria dos testes é relacionado a games, os melhores AMD estão junto em muitos casos com o 9900k, mas tem o grande porém, você citou ai diversos programadas adobe, e adobe não gosta de AMD... um 9900k de 8 núcleos faz meu 2990wx passar vergonha em aplicativos adobe, a diferença é brutal...

 

A dica que eu daria é, espera 1 ou 2 meses, preço da intel vai desabar (anuncio oficial de 15% deles), e ai sim avalie os reviews nessas aplicações que você usa e faça o comparativo de intel vs amd.

 

E o que o @Atretador falou, x570 vai fazer diferença, em especial se pensar em longo prazo, pcie4.0 vai fazer mágica em especial para ssd´s.


Eu não tenho pressa, o computador que tenho ainda aguenta (com muito esforço, mas aguenta) o que necessito, minha ideia é comprar um até o final do ano. Não sabia dessa relação Adobe-AMD, vou pesquisar mais sobre. Eu fui pra AMD, pois nas pesquisas que fiz, vi que a AMD entregava mais na mesma faixa de preço da Intel, ou seja, vi mais a questão custo/benefício do que a questão compatibilidade com o que necessito.

Agradeço as respostas tão rápidas, já me deram outras opções para pensar e pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

Usei o 9900k como exemplo, quando lançou e hoje agora, não compensa de forma nenhuma, mas acredito que os preços vão mudar, mas é tudo um acho, porque a intel também gasta uma grana absurda para conseguir tirar um 9900k do waffle...

 

Sobre os ghz que chegam, acho que precisamos de mais dados ainda para ter uma visão correta, o debauer que é um doido, já colocou eles no N2... Acho que é legal para ter uma visão geral, especial com PBO etc... que essa linha nova é incrível não temos dúvida, mas o legal é saber quão incríveis são :)

 

adicionado 12 minutos depois

@Refols

Até o final do ano tudo isso que falamos não vai servir pra nada hahahahaha a briga nessa área está tão boa que as coisas estão evoluindo muito rápido, é bom não ter pressa, meu último PC comprei tudo importado pré venda etc, gastei uma fortuna, se eu tivesse esperado 2 meses teria economizado uma grana boa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!