Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

vms no ssd ou hdd?


Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

 

Como o título já diz, eu estou com dúvida se instalo as VMs no meu SSD ou no meu HDD?

Eu sei que em relação a velocidade, irá existir uma boa diferença entre elas, mas meu maior medo é o wear-leveling da SSD, visto que as VMs possuem um grande índice de escrita e armazenamento de estado da máquina.

Existe alguma forma para o boot ser feito pelo SSD e esses estados e arquivos temporários irem para o HDD?

 

Apenas para fins de informação, vou instalar alguns OS para testes de vulnerabilidade, por exemplo: W7, WXP, Android 4.1, Metasploit e etc..

 

Agradeço antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

Bom, a não ser que seja um uso extremamente massivo, não me preocuparia com a vida útil do SSD. E de qualquer forma o HD tmb sofre desgaste.

Entendo... eu já vi em muitos lugares que para desgastar completamente um SSD é uma tarefa bem difícil para um usuário comum, apenas para casos muito específicos (transferencias de dados muito grandes, downloads gigantescos e etc), é que o HDD possui um maior número de ciclos não é? ou eu estou enganado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Yuquito O HD é mecânico. Mesmo sem uso pode estar funcionando num dia e com problemas no outro.
Estes dias mesmo fui testar um HD que estava encostado por aqui (bem armazenado, não sofreu queda ou choques) e o mesmo tava com problema de spin-up.

Na minha opinião, se possível, não utilizaria mais HD, pra nada.

 

Mas sim, o HD possui maior número de regravações, mas por ser mecânico não é a única coisa que conta para a sua vida útil.

A Seagate por exemplo oferece maior tempo de garantia/RMA para os seus SSDs do que para seus HDs.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@Yuquito O HD é mecânico. Mesmo sem uso pode estar funcionando num dia e com problemas no outro.
Estes dias mesmo fui testar um HD que estava encostado por aqui (bem armazenado, não sofreu queda ou choques) e o mesmo tava com problema de spin-up.

Na minha opinião, se possível, não utilizaria mais HD, pra nada.

 

Mas sim, o HD possui maior número de regravações, mas por ser mecânico não é a única coisa que conta para a sua vida útil.

A Seagate por exemplo oferece maior tempo de garantia/RMA para os seus SSDs do que para seus HDs por exemplo.

@Phoenyx entendi, bom... vou acabar usando o SSD mesmo, era mais uma confirmação.

Em relação ao utilizar apenas SSD é um pouco inviável ainda, mesmo com os preços dos SSDs mais baixo, ainda é um pouco caro o preço dos bytes deles.

 

Apenas por questão de curiosidade... os SSDs M2 precisam do HDD? Pois eu já cheguei a presenciar algumas discussões que disseram que eles funcionam como um intermédio entre o HDD e a placa-mãe, que são mais rápidos que os SDDs pois não usam a interface SATA, pois funcionam como grandes memórias RAMs não-voláteis.

 

Obrigado pela ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Yuquito Não, tanto SSDs M2 quanto SATA não precisam de HD (lembrando que você pode ter um SSD M2 com controladora SATA, ou seja, mais lenta que o barramento PCI-E 2x ou 4x, geralmente são estes M2 mais baratos).

O que precisa de um HD são os Optane da Intel, pois eles são utilizados como buffers dos HDs. Funciona como os HDs híbridos que possuem memória flash integrada, para agilizar o desempenho.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, Yuquito disse:

Apenas por questão de curiosidade... os SSDs M2 precisam do HDD? Pois eu já cheguei a presenciar algumas discussões que disseram que eles funcionam como um intermédio entre o HDD e a placa-mãe, que são mais rápidos que os SDDs pois não usam a interface SATA, pois funcionam como grandes memórias RAMs não-voláteis.

m.2 é um formato de SSD.

 

Existem SSDs de 2,5" e os m2, são formatos físicos diferentes pra um mesmo hardware.

 

Os SSDs 2,5" utilizam interface SATA, e os m2 podem ser SATA ou NVMe, e esse último atinge velocidades muito acima das SATA.

 

Nenhum dos dois precisa de um HDD pra funcionar. O que precisa de um HDD ou SSD é a memória Intel Optane, se não me engano, porque funcionaria como cache.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar SSD para VM a vontade. A maioria dos servidores de datacenter de qualidade disponibilizam locação de VPS KVM ( que são máquinas virtuais com hardware (núcleos de CPU e RAM etc... dedicados) com todo o armazenamento em SSD. Pois servidor utiliza muito IOPS e os SSDs são extremamente melhores neste quesito do que HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!