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Telas Azuis diversas após instalar Windows 10


Allinson

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Olá,

 

Meu problema está nas telas azuis, que passaram a ser frequentes após instalação do Windows 10.

O problema reduziu muito após eu seguir algumas dicas da internet como: desativar paginação (memoria virtual) / atualizar driver de video, etc.

 

Meu disco é um SSD PLUS da Sandisk de 240gb para o sistema, e uso um HD para arquivos em geral.

As mensagens de tela azul geralmente sao IRQL NOT LESS OR EQUAL e MEMORY MANAGEMENT.

Como as mensagens alteram, fico pensando se o problema pode estar na minha propria placa-mãe, que é antiga (2013).

Enfim, espero contar com a ajuda de alguém para diagnosticar melhor esses problemas.

 

Um grande abraço a todos e parabéns aos moderadores.

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Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

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A tela azul MEMORY MANAGEMENT ocorre exatamente por você ter desativado o arquivo de paginação (que jamais deve ser desativado), ative-o novamente indo em Iniciar > Ajustar a Aparência e Desempenho do Windows > Avançado > Memória Virtual - "Alterar" > Tamanho Personalizado > Coloque ali nas duas caixas a quantidade de memória RAM que você tem * 1,5 (ex: Se você tiver 2GB de memória RAM, multiplique 1024 * 2GB * 1,5 = 3072) e reinicie o PC.

 

IRQL NOT LESS OR EQUAL

Este problema pode ser várias causas diferentes.

Inicialmente vá em MSCONFIG > Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização Segura" para iniciar o Windows 10 no modo de segurança.

Com o modo ativado, abra um CMD como administrador e digite os seguintes comandos:

SFC /SCANNOW

DISM /ONLINE /CLEANUP-IMAGE /RESTOREHEALTH

 

Ambos os comandos podem demorar alguns minutos para terminar, aguarde o processo ser finalizado em ambos.

 

Após isso, refaça o segundo procedimento e desmarque a caixa "Inicialização Segura", reinicie o PC e veja se o problema persiste.

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7 horas atrás, mick 07 disse:

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placa-mãe Intel deskboard DP55WB

Processador Intel Core i3 550 3,20Ghz

Memorias:

2Gb Kingston 99U5595-002 DDR3 SDRAM PC3-10600

2Gb Kreton Corporation DDR3 SDRAM PC3-10600

2Gb Kreton Corporation DDR3 SDRAM PC3-10600

Video: NVIDIA GeForce GT 220

Fonte: Corsair

Discos:

SSD SanDisk SSD PLUS 240 Gb (sistema)

HD Samsung ST1000DM003-1CH162 (com arquivos e partição do windows antigo formatada)

OS: Windows 10 Pro x64

 

Detalhe: Após reativar a paginação, tentei por várias vezes fazer o procedimento de reinicialização em modo de segurança, conforme sugerido pelo GABRIELLV, no entanto não consigo, pois em todas as vezes dá tela azul MEMORY_MANAGEMENT. Aliás, é a primeira vez que consigo identificar uma ação que sempre dá a mesma tela azul.

 

adicionado 17 minutos depois
7 horas atrás, GabrielLV disse:

A tela azul MEMORY MANAGEMENT ocorre exatamente por você ter desativado o arquivo de paginação (que jamais deve ser desativado), ative-o novamente indo em Iniciar > Ajustar a Aparência e Desempenho do Windows > Avançado > Memória Virtual - "Alterar" > Tamanho Personalizado > Coloque ali nas duas caixas a quantidade de memória RAM que você tem * 1,5 (ex: Se você tiver 2GB de memória RAM, multiplique 1024 * 2GB * 1,5 = 3072) e reinicie o PC.

 

IRQL NOT LESS OR EQUAL

Este problema pode ser várias causas diferentes.

Inicialmente vá em MSCONFIG > Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização Segura" para iniciar o Windows 10 no modo de segurança.

Com o modo ativado, abra um CMD como administrador e digite os seguintes comandos:

SFC /SCANNOW

DISM /ONLINE /CLEANUP-IMAGE /RESTOREHEALTH

 

Ambos os comandos podem demorar alguns minutos para terminar, aguarde o processo ser finalizado em ambos.

 

Após isso, refaça o segundo procedimento e desmarque a caixa "Inicialização Segura", reinicie o PC e veja se o problema persiste.

Fala mestre, seguem as mensagens após o SCANNOW e o DISM:

 

SCANNOW:

Iniciando verificação de arquivos. O processo levará alguns minutos para ser concluído.

Iniciando fase de verificação de verificação do sistema.
Verificação 100% concluída.

A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos, mas não conseguiu corrigir alguns deles.
Para reparos online, os detalhes são incluídos no arquivo de log CBS localizado em
windir\Logs\CBS\CBS.log. Por exemplo, C:\Windows\Logs\CBS\CBS.log. Para reparos
offline, os detalhes são incluídos no arquivo de log fornecido pelo sinalizador /OFFLOGFILE

 

DISM:


Ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação
Versão: 10.0.18362.1

Versão da Imagem: 10.0.18362.239

[==========================100.0%==========================]
Erro: 0x800f081f

Não foi possível localizar os arquivos de origem.
Use a opção "Origem" para especificar o local dos arquivos necessários à restauração do recurso. Para saber mais sobre como especificar um local de origem, veja http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=243077.

O arquivo de log do DISM pode ser localizado em C:\Windows\Logs\DISM\dism.log

adicionado 29 minutos depois

Utilizei ainda os seguintes comandos, que vi na internet, e os resultados são os seguintes:

 

C:\Windows\system32>Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth

Ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação
Versão: 10.0.18362.1

Versão da Imagem: 10.0.18362.239

[==========================100.0%==========================] O repositório de componentes é reparável.
A operação foi concluída com êxito.

 

C:\Windows\system32>Dism /Online /Cleanup-Image /CheckHealth

Ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação
Versão: 10.0.18362.1

Versão da Imagem: 10.0.18362.239

O repositório de componentes é reparável.
A operação foi concluída com êxito.

adicionado 39 minutos depois

 

 

POR FIM:

 

Sem estar no modo de segurança, fiz novamente o comando a seguir (restorehealth) :

 

C:\Windows\system32>Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth

Ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação
Versão: 10.0.18362.1

Versão da Imagem: 10.0.18362.239

[==========================100.0%==========================] Operação de restauração concluída com êxito.
A operação foi concluída com êxito.

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  • Membro VIP

@Allinson Ambos os comandos foram digitados então OK. o comando DISM /scanhealth e /checkhealth servem apenas para analisar a integridade dos arquivos, é mais rápido e prático usar diretamente o /RestoreHealth :P

 

Sobre o erro tcpip.sys, abra um CMD Admin e digite este comando:

netsh int ip reset

 

Reinicie o PC e veja se resolve, se não resolver, tente atualizar o driver de rede como informado acima (download aqui)

 

E sobre o erro MEMORY MANAGEMENT, faça um diagnóstico de memória RAM:

 

1- Iniciar > Diagnóstico de Memória do Windows > Selecione "Reiniciar agora e verificar se há problemas"

Após o teste terminar e o computador iniciar novamente:

2- Iniciar > Visualizador de Eventos > Logs do Windows > Botão direito em Sistema > Filtrar Log Atual
> Em "Fontes de Evento" marcar a caixa "MemoryDiagnostics-Results" e clicar em OK > Verificar nos resultados recentes se há algum problema.

 

 

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Em 11/07/2019 às 14:21, GabrielLV disse:

@Allinson Ambos os comandos foram digitados então OK. o comando DISM /scanhealth e /checkhealth servem apenas para analisar a integridade dos arquivos, é mais rápido e prático usar diretamente o /RestoreHealth :P

 

Sobre o erro tcpip.sys, abra um CMD Admin e digite este comando:

netsh int ip reset

 

Reinicie o PC e veja se resolve, se não resolver, tente atualizar o driver de rede como informado acima (download aqui)

 

E sobre o erro MEMORY MANAGEMENT, faça um diagnóstico de memória RAM:

 

1- Iniciar > Diagnóstico de Memória do Windows > Selecione "Reiniciar agora e verificar se há problemas"

Após o teste terminar e o computador iniciar novamente:

2- Iniciar > Visualizador de Eventos > Logs do Windows > Botão direito em Sistema > Filtrar Log Atual
> Em "Fontes de Evento" marcar a caixa "MemoryDiagnostics-Results" e clicar em OK > Verificar nos resultados recentes se há algum problema.

 

 

 

Fiz todos os procedimentos sugeridos.

Um detalhe interessante é que, quando executo o diagnostico de memória, o PC dá tela azul, todas as vezes (MEMORY_MANAGEMENT).

Nos resultados, conforme você orientou, informa que não há nenhum erro.

 

Mas diminuiu bastante a frequencia das telas azuis.

 

Quanto ao adaptador de rede, o sistema informa que já está atualizado, no entanto, como é um adaptador wifi PCI, creio que seja antigo e pode estar gerando esta incompatibilidade com o windows 10, já que com o windows 7 rodava tranquilo.

 

OBS> Placa de rede wifi PCI -> informação do HWINFO : Atheros AR9485 Wireless Network adapter - Driver version 10.0.0.344

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  • 5 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 12/08/2019 às 20:26, Allinson disse:

A tela azul também aparece todas as vezes em que deixo o PC ligado sem utilização. Em menos de 30 min, vem a danada azular minha tela 😒

Vá em MSCONFIG > Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização Segura", reinicie o PC e deixe-o ali por algum tempo no modo de segurança. Caso o erro não ocorra com ele ativado, isso indica um problema de driver e o ideal é tentar desinstala-lo e após reiniciar o PC para o Windows instalar um driver padrão, e caso isso continue ocorrendo, de versão diferente e poste resultados.

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Em 16/08/2019 às 21:04, GabrielLV disse:

Vá em MSCONFIG > Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização Segura", reinicie o PC e deixe-o ali por algum tempo no modo de segurança. Caso o erro não ocorra com ele ativado, isso indica um problema de driver e o ideal é tentar desinstala-lo e após reiniciar o PC para o Windows instalar um driver padrão, e caso isso continue ocorrendo, de versão diferente e poste resultados.

 

Gabriel, reiniciei como você orientou e, mesmo depois de um tempo, nenhum erro apareceu.

Ocorreu nova tela azul apenas quando cliquei em reiniciar, com o erro dessa vez informando "CACHE alguma coisa" e não "memory manager".

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  • Membro VIP
1 hora atrás, Allinson disse:

 

Gabriel, reiniciei como você orientou e, mesmo depois de um tempo, nenhum erro apareceu.

Ocorreu nova tela azul apenas quando cliquei em reiniciar, com o erro dessa vez informando "CACHE alguma coisa" e não "memory manager".

1- Aperte Windows + Pause Break (ou digite Computador no menu iniciar, clique com o botão direito e selecione Propriedades) > Configurações avançadas do Sistema > Avançado > Na guia "Inicialização e Recuperação" clique em Configurações > Deixe as configurações ali iguais a estas:

image.png.c96baf50fa13788820eb7474dad30097.png

Clique em OK, após isso baixe o BlueScreen Viewer (Versão 32 bits aqui / Versão 64 bits aqui), a próxima vez que seu PC der tela azul, o programa vai permitir que você veja o relatório do erro, e então poste-o na próxima resposta caso o erro persista.

 

2- No modo de inicialização normal (modo de segurança desativado), vá em iniciar > msinfo > Clique em Componentes > Rede > Adaptador > Veja ali no segundo item "Nome" o seu driver de internet:

image.thumb.png.54d745126df9072801152e0715cbfc3f.png

 

 

Após isso vá em gerenciador de dispositivos > Adaptadores de Rede > Selecione ali o driver com o mesmo nome, clique com o botão direito e vá em Atualizar Driver.

Se ele identificar e instalar um novo driver, reinicie o PC e veja se o problema da tela azul continua. Caso não tenha instalado nenhum outro driver, refaça o procedimento mas desta vez clique em "Desinstalar Dispositivo" e reinicie o PC para o Windows reinstalar um driver padrão.

image.png.511dea0955713eba35a253449334fd33.png

 

Se mesmo assim o erro persistir:

 

3- Volte no modo de segurança, abra um CMD como administrador e digite o comando DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e espere terminar (pode levar de 30min a 1hr), saia do modo de segurança e veja se o problema é resolvido.

Se não:

 

4- Abra um CMD como administrador e digite chkdsk /r, tecle S e reinicie o PC para começar a análise de disco (pode levar algumas horas, não desligue seu computador nesse período). 

 

Se nada disso resolver, poste aqui uma print da tela azul do bluescreen view para podermos analisar.

  • Obrigado 1
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  Desinstalei o dispositivo , mas sem selecionar "apagar driver".

 

Em seguida reiniciei. Deixei um tempo e não deu tela azul de início.

 

Mas depois deu, demorou mais para aparecer, mas apareceu, com um nome novo no erro.

 

Segue a tela do Bluescreen após o ultimo travamento.

BLUESCREEN 20-08.png

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Olá...

Nesse caso, só há 2 razão prá que isso possa acontecer que é:

pente de memória defeituoso ou problema na memória virtual do Windows.

 

Nas Memorias: A solução estaria em testar os pentes individualmente. 

Ou sejá: testaria todos um por um, até que em alguns deles "a tela azul acontecesse", logo após, ti mostraria o pente defeituoso.

 

No Windows: testaria com outro HD, com o Windows instalado, se o mesmo problema continuaria.

 

Mesmo porque, logo teriamos a prova de quem o problema não estaria no Windows ou nos drive. Mas sim, em alguma das  memórias.

 

Caso queira saber outras informação no portal da Intel de compatibilidade e ajustes de Memórias referendo as seu produto:

 

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000006516/boards-and-kits/desktop-boards.html

 

Espero ter ajudado e até...

 

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  • mês depois...

testei todos os pentes de memoria independentemente.

A tela azul continua, com a mesma frequência.

Agora, sequer consigo desligar o PC. Antes de apagar, a tela azul aparece.

To querendo comprar logo outra placa-mãe.. mas sem saber se o problema é ela, receio de jogar dinheiro fora.

 

ALGUÉM ME AJUDE

BLUESCREEN 30-09.png

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Amigos, parece mesmo ser a placa de rede wifi que instalei a causadora das telas azuis.

Ela deve ser uma placa antiga, com conector PCI, e por isso deve estar causando incompatibilidade com o Windows 10.

Eu desinstalei o driver e testei os mesmos procedimentos que causavam tela azul (tempo sem mexer no PC e desligar a máquina), e não apareceram as telas azuis.

 

Bom, agora o windows instalou automaticamente o driver, novamente. Vou aguardar para saber se as telas azuis da MORTE vão aparecer novamente. Em seguida, posto aqui a observação.

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É pessoal, acho que o problema foi IDENTIFICADO!

A minha placa de rede wifi (na porta PCI) é o causador das telas azuis.

Desinstalei o driver dela e não apareceu mais.

No entanto, gostaria de saber se vocês sabem se há alguma maneira de aproveitá-la, instalando um driver diferente, ou de outro modo.

No gerenciador de dispostivos a Id dela é PCI\VEN_168C&DEV_0032&SUBSYS_3118168C&REV_01

 

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  • Membro VIP
57 minutos atrás, Allinson disse:

É pessoal, acho que o problema foi IDENTIFICADO!

A minha placa de rede wifi (na porta PCI) é o causador das telas azuis.

Desinstalei o driver dela e não apareceu mais.

No entanto, gostaria de saber se vocês sabem se há alguma maneira de aproveitá-la, instalando um driver diferente, ou de outro modo.

No gerenciador de dispostivos a Id dela é PCI\VEN_168C&DEV_0032&SUBSYS_3118168C&REV_01

 

O Windows instala um driver automaticamente para esta placa caso ele ache um compatível, se não for o caso, tente procurar no site do fabricante.

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  • mês depois...

Pessoal, situação chata. Telas azuis voltaram... 😒...

 

isso depois de pensar que o problema se tratava da placa de rede, a qual eu desabilitei, a placa PCI de rede wifi também retirei, e fiz uma "gambiarra" colocando um repetidor proximo ao meu PC e inserindo o cabo de rede para internet.

 

Enfim, naquele momento tudo deu certo, e as telas azuis pararam, mas foi por pouco tempo. Voltaram novamente, comprei um receptor wifi USB, mas continuaram. A unica diferença é que estão menos frequentes, mas se deixo o PC sem mexer nele, em cerca de 10 a 15 minutos dá tela azul sempre, com erros diversos (IMAGEM ANEXA)

 

Enfim, volto à estaca zero. Lembrando, quando estava instalado o windows 7, não havia tela azul, somente após instalar o windows 10.

 

Como meu pc, apesar de ter boas peças, estas são antigas (comprei em 2011), sempre acho que pode ser alguma incompatibilidade com o Windows 10, mas, enfim, como saber com certeza???

IMAGEM BLUESCREEN 03-11-19.png

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  • Membro VIP
14 horas atrás, Allinson disse:

Pessoal, situação chata. Telas azuis voltaram... 😒...

 

isso depois de pensar que o problema se tratava da placa de rede, a qual eu desabilitei, a placa PCI de rede wifi também retirei, e fiz uma "gambiarra" colocando um repetidor proximo ao meu PC e inserindo o cabo de rede para internet.

 

Enfim, naquele momento tudo deu certo, e as telas azuis pararam, mas foi por pouco tempo. Voltaram novamente, comprei um receptor wifi USB, mas continuaram. A unica diferença é que estão menos frequentes, mas se deixo o PC sem mexer nele, em cerca de 10 a 15 minutos dá tela azul sempre, com erros diversos (IMAGEM ANEXA)

 

Enfim, volto à estaca zero. Lembrando, quando estava instalado o windows 7, não havia tela azul, somente após instalar o windows 10.

 

Como meu pc, apesar de ter boas peças, estas são antigas (comprei em 2011), sempre acho que pode ser alguma incompatibilidade com o Windows 10, mas, enfim, como saber com certeza???

IMAGEM BLUESCREEN 03-11-19.png

Vá em Iniciar > MSCONFIG > Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização segura", clique em OK e reinicie o PC. O modo de segurança irá ser iniciado, veja se o problema ocorre nesse ambiente.

 

Para sair deste modo, refaça o procedimento acima mas desmarque a opção da inicialização segura

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6 horas atrás, GabrielLV disse:

Vá em Iniciar > MSCONFIG > Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização segura", clique em OK e reinicie o PC. O modo de segurança irá ser iniciado, veja se o problema ocorre nesse ambiente.

 

Para sair deste modo, refaça o procedimento acima mas desmarque a opção da inicialização segura

 

Fiz o procedimento Gabriel.

No modo de segurança tudo ok, a tela azul não aparece, mesmo com bastante tempo esperando sem trabalhar no pc

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  • Membro VIP
6 horas atrás, Allinson disse:

 

Fiz o procedimento Gabriel.

No modo de segurança tudo ok, a tela azul não aparece, mesmo com bastante tempo esperando sem trabalhar no pc

Provavelmente este erro tem alguma relação com drivers.

 

Refaça o procedimento mencionado aqui, mas dessa vez desinstale também o driver de vídeo (em adaptadores de vídeo). Se persistir, procure no site do fabricante um driver mais atualizado para a placa de rede e de vídeo. Se persistir, tente com um driver mais antigo.

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  • 2 semanas depois...

Depois de muita luta, resolvi trocar a fonte do PC. Um vizinho fez alguns testes com multimetro, e pelo que disse, algumas saidas estavam com voltagens erradas.

Aproveitei para formatar a maquina tb.

O problema, aparentemente, foi resolvido, estou há uma semana utilizando o PC sem absolutamente nenhuma tela azul.

 

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