Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade desktop - R$500 a R$1000


Posts recomendados

 

Olá pessoal,

 

Vou fazer um upgrade em um computador e gostaria da opinião de vocês.

O uso é caseiro, para planilhas, internet, leitura, youtube..., porém a configuração atual está lenta.
Quais componentes deveria trocar e qual o modelo recomendado?

Pretendo gastar entre R$ 500-1000.

 

Configuração atual:

Processador: Intel Pentium G3258 Haswell, Cache 3MB, 3.2GHz, LGA 1150, Intel HD Graphics BX80646G3258

Placa-mãe: ASUS p/ Intel LGA 1150 mATX H81M-A/BR, 2xDDR3 HDMI/DVI/VGA,  5X Protection, USB3.0, SATA 6GB/s, Rede Gigabit, Bios UEFI

Memória: Corsair Vengeance 4GB 1600MHz DDR3 CL9 Black CMZ4GX3M1A1600C9

HD1 (windows): SSD Sandisk PLUS 2.5´ SATA 3.0 (6 Gb/s) 120GB Leitura: até 520MB/s - SDSSDA-120G-G25

HD2: Western Digital 500GB Caviar Blue, Interface SATA, Rotação 7200RPM, Cachê 16MB - Modelo WD5000AAKX

FONTE: Corsair CX430

Placa de Vídeo: integrada a placa-mãe.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, Phoenyx disse:

Está lenta em qual sentido? Navegação nos sites, youtube? Acesso aos arquivos no HD?

Para seu uso atual não tem muito o que mudar aí não, talvez mais 4GB de RAM ajude.

 

A gente precisaria saber qual é exatamente o problema sofrido aí.

Lentidão no geral. Demora para ligar o windows. Demora pra abrir programas. 

A lentidão não é exagerada, porém os usuários (meus pais) estão ficando mais exigentes.

 

O que percebi foi:

-uso do processador: está sendo bastante exigido, batendo os 100% frequentemente

-uso da memória: após iniciar o windows, sem abrir nenhum programa adicional, fica em uso +-3,4Gb

-uso do HD: não percebi nenhum uso no limite, então parece não ser gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2019 às 12:27, amilovatsug disse:

O que percebi foi:

-uso do processador: está sendo bastante exigido, batendo os 100% frequentemente

-uso da memória: após iniciar o windows, sem abrir nenhum programa adicional, fica em uso +-3,4Gb

-uso do HD: não percebi nenhum uso no limite, então parece não ser gargalo.

 

O processador é um pouco fraco mesmo, durante atualizações do Windows fica um pouco lento mesmo. Tenho um PC com Celeron G1820 e vi isso esse fim de semana, deve ser parecido. Mas depois disso, quando já instalou tudo, deveria voltar tudo ao normal.

 

Agora, essa memória, sem abrir nada, está errada. Deve ter programas iniciando junto com o Windows que estão consumindo muito. Eu aqui no trabalho só está mais de 4 GB sendo usado pois tenho 8 na máquina, e o browser Chrome está aberto, consumindo 1,5 GB de RAM sozinho. Você pode ver o que está iniciando com o sistema, abrindo o gerenciador de tarefas e clicando na aba "inicializar". Se estiver usando muita memória, vai ocorrer o "swap" entre o disco e a RAM, e isso deixa tudo no geral mais lento, mas usando SSD para swap, que deve estar usando, ajuda bastante.

 

Isso claro se não for algum vírus, que aí não vai aparecer ali no gerenciador de tarefas, claro, rs. Atualize e passe seu antivírus pra ver se está tudo ok.

 

O disco parece que está ok, mas ele está quase cheio já? Quanto espaço em disco você tem livre no drive do Windows (que deve ser o SSD)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@amilovatsug  Achei estranho porque seu computador é adequado para o uso que se propõe, além de possuir SSD que aumenta bastante a velocidade de uso.

 

Seu processador apesar de não ser muito potente, ainda é melhor e bem mais moderno que o meu (Phenom II X4 925 fabricado em 2009) e não tenho problemas com essas tarefas.

 

O que me leva a crer que possa ser o Sistema Operacional mas isso é algo de gosto pessoal.

 

Vá no "Monitor de Recursos" e ordene pelo uso de CPU e veja se aparece algum processo consumindo muitos recursos. Pode ser algum vírus, tente utilizar antivírus atualizado. Em último caso tente a formatação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua configuração não é ruim. Verifica se o SSD não está muito cheio, isso geralmente causa lentidão.

 

Pra gastar pouco e ficar com uma máquina boa por mais algum tempo, a única coisa que eu trocaria aí seria o processador, o G3258 é um pouco fraco e se o Windows estiver instalando atualizações e/ou você estiver com algumas abas de internet aberta e rodando mais alguma coisa ele não vai aguentar e ficará bem lento mesmo.

 

Eu fiz um upgrade no meu micro e por coincidência estou vendendo meu kit 1150, o processador é o i5-4440 que é compatível com sua placa e já daria um belo salto de desempenho, se tiver interesse me manda mp que te dou mais informações pra não poluir o tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!