Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou sofrendo o erro de ficar preso na etapa 4 de instalação do Ubuntu (Atualizações e outro software), eu clico em continuar e ele simplesmente só fica carregando, e depois de 20/30 minutos o Installer apresenta problemas.

Podem me ajudar?

-- Se quiser saber meu chipset, e os blablabla todo, eu botei no meu perfil, só clicar em Meu Notebook --

• Membro VIP
Postado

Tá escolhendo qual servidor como repositório de atualizações?

Não lembro no Ubuntu, mas o Debian possui a USP como repositório, tá perto de você aí no Guarujá.

Postado

@Phoenyx Olha, eu ja tentei várias distribuições de Ubuntu, e o meu trava sem estar com o auto-atualizar ativado :/, enfim, vou tentar o debian

adicionado 15 minutos depois

@Phoenyx Olá! os erros estão acontecendo numa parte chamada DEV/SDA e uma coisa chama EXT2, principalmente na hora de formatar partições [um processo da instalação do ubuntu]

Ele passou em todas as etapas, mas o erro acontece no download agora

• Membro VIP
Postado

@PHTZinho Já passou um scan neste HD a procura de badblocks? DEV/SDA é o HD e EXT2 o formato da partição (que nem sei porque você tá escolhendo este formato, eu colocaria em EXT4).

Postado

@Phoenyx Hmmmm, Obrigado, irei executar o Scan, este processo tira memoria do HD ou fica de boas com a mesma memoria de sempre? eu gosto de pisar meus dedos em vez de botar o pé de uma vez [Se é que me entende]

adicionado 0 minutos depois

Eu sei que SCAN não tira nada, mas o reparo tira? e como executar o reparo depois do scan?

• Membro VIP
Postado

@PHTZinho Mais fácil você pesquisar na internet por badblock ou erros no disco para entender o que eu tô falando.

O programa em si não vai tirar nada, nem consertar, a não ser o utilitário do próprio fabricante do HD.

Pelo Linux, o máximo que você pode fazer é mascarar um badblock por exemplo, assim como o comando chkdsk  faz no Windows.

E tem que ver se é badblock mesmo, ou algum outro erro no HD. No windows você tem o HDTune por exemplo pra ver tudo isso, no Linux não sei.

Postado
Em 15/07/2019 às 22:29, Phoenyx disse:

@PHTZinho Já passou um scan neste HD a procura de badblocks? DEV/SDA é o HD e EXT2 o formato da partição (que nem sei porque você tá escolhendo este formato, eu colocaria em EXT4).

@PHTZinho o formato ext2 já é antigo, o problema pode ser simplesmente esse aí. Formate para ext4, como sugeriu o colega e tente de novo.

• Membro VIP
Postado

É para tudo funcionar com EXT2; é suportado pelo kernel e códigos principais do espaço de usuário. Porém você estará usando um sistema arquivos sem journal. É mais ou menos equivalente a instalar o Windows em FAT32 -- aliás, a Microsoft removeu essa possibilidade no Vista; a partir dele, NTFS é requerido no volume do sistema.

Se você for adepto da retrocomputação e gostar de lentidão, use o EXT3: também é obsoleto, mas bem mais seguro por contar com um journal. Como já comentado, prefira o EXT4 em situações normais! 🤣

https://en.wikipedia.org/wiki/Journaling_file_system

Postado

@Marcos FRM mais ou menos. Tudo funciona até a hora que você não consegue desmontar o drive de forma limpa (um reset no botão, por ex.) e aí você precisa usar o fsck ou não consegue montar direito por falta de journaling. Pelo menos é o que eu entendi do que li até agora.

@PHTZinho também ajudava você postar o texto sobre o erro...

• Membro VIP
Postado

@Arutha Sim, exato. É inseguro por ser um sistema de arquivos sem journal. Existe um caso de uso em que EXT2 pode ser vantajoso: quando há certeza, no nível do hardware, que não haverá desligamentos forçados (UPS, controlador RAID com BBU, etc). Isso requer hardware do tipo enterprise e é ficção científica 🚀 para meros mortais como nós. E, mesmo com essas garantias, deve existir certeza que haverá backups de prontidão.

Nesse caso, o overhead do journal é contraproducente. Contudo, ainda assim, EXT2 não é recomendado! Pois o EXT4 é uma base de código mais atualizada e pode funcionar sem journal. Basta criar o sistema de arquivos de acordo:

# mkfs.ext4 -O ^has_journal /dev/sda6

Resultará em:

kernel: EXT4-fs (sda6): mounted filesystem without journal. Opts: (null)

Lembrando: não rodem seus Linuxes desse modo!!!! Esta mensagem tem fins educativos apenas. 📚📖

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!