Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Tenho um que projetar um carrinho utilizando o uC da família 8051 juntamente com o CI L293B, para controlar a direção dos motores. Como se trata de um carrinho quero alimentar o circuito ( o qual pede uma fonte de +5Vcc) com pilhas, por serem portáteis, porém posso alimentar com 4 pilhas gerando 6 volts e regulando a tensão para 5 volts com um diodo zener na entrada do circuito. Minha dúvida é quanto a corrente gerada pelas pilhas AA, ela é suficiente para alimentar um circuito com dois CI's e dois motores de 3v a  6v? Ou devo procurar por outra fonte de alimentação? Segue abaixo o esquemático do circuito. Desde já agradeço! :D 

CIRCUITO DO TRABALHO.PNG

Postado

Ola.

O consumo dos CI's é relativamente baixo,  o que vai determinar a autonomia do seu carrinho é a potência dos motores.

Ao invés das 4  baterias AA eu usaria  as de litio modelo 18650  , duas de 3.7V em série  , preferível de boa marca para fornecer algo próximo da corrente nominal sugerida no rótulo.

Para regular os seus 5V de forma estável talvez uma plaquinha com um LM2596 dê conta do recado.

'_'

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Bem,

digamos que seus motores irão consumir 800 mA , voce iria precisar um zener 5V1 de 5 Watts . ( ou uma combinação com transistor )

O CI 2596 ( plaquinha pronta custa menos de 10 R$ )  já controla 2 a 3 A   sem esforço, e acredito que com melhor eficiência, além da proteção na saida.

Mas, na eletrônica muita coisa  se aprende na tentativa e erro, então faça os experimentos e depois nos conte.

'_'

Postado

Eu faria com fontes separadas, deixando as pilhas ou uma bateria mais fraca para os cis e outra mais potente para o motor. 

Assim evita interferências e falhas que podem ocorrer na hora que o motor liga. 

• Membro VIP
Postado
agora, MOR disse:

você pressionará os botões de controle, que se encontram no carrinho, quando este estiver em movimento

Simples... o carrinho anda bem devagar ou o operador deve ser bem ligeiro kk.

Uma alternativa é alimentar a interface e motores direto com as pilhas e o mc passe por um reguladorzinho LDO 3v3 ou nem... só um R + zener mesmo. Não sem antes ver no d.s. a Vcc mínima do mc.

• Haha 1
Postado
12 horas atrás, Vitor Bergamaschi Santos disse:

Certo, mas quanto a regulagem de tensão, o porquê da plaquinha LM2596? um diodo zener não seria mais prático e barato e teria a mesma eficiência? 🤔

Sim, o zener é mais prático e barato, mas não tem a mesma eficiência. 

Ele consome bastante energia a toa das pilhas pra conseguir os 5V. 

Já a plaquinha consome bem pouco, vai fazer suas pilhas durarem mais. 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 17/07/2019 às 14:45, MOR disse:

Como você pressionará os botões de controle, que se encontram no carrinho, quando este estiver em movimento?

MOR_AL

Então, o projeto diz que o usuário deverá pressionar o botão LOAD e então pressionar a sequência de movimentos desejada, depois aperta RUN e o carrinho vai que vai. 

Postado

Olá, se permitir... Minha opinião quanto ao assunto é simples. O seu projeto pode ser alimentado como sugerido inicialmente pelo Tito, ou seja, duas células de 3,7V em série, totalizando 7,4V. O micro através de um 78L05 e os motores diretamente sem regulador. Obviamente o movimento vai ser muito "estúpido" é provável que tenha que modular o acionamento com PWM para suavizar o resultado, eu faria isso, por desencargo de consciência, estipular um duty máximo afim de que a tensão média seja equivalente a tensão do motor. Na pior hipótese, você pode colocar diodos retificadores em série para reduzir a tensão, pra não complicar com PWM, será fácil e barato de aplicar e com dissipação "quase zero" só para os motores. A tensão nominal desses motores DC com redução (aquele modelo amarelo bem comum no seu tipo de projeto, por exemplo) é 6V, dai veja que (dois diodos em série = 1,4V de queda)... Bingo! 7,4 - 1,4 = 6V.

Postado
8 horas atrás, [Daniel] disse:

Olá, se permitir... Minha opinião quanto ao assunto é simples. O seu projeto pode ser alimentado como sugerido inicialmente pelo Tito, ou seja, duas células de 3,7V em série, totalizando 7,4V. O micro através de um 78L05 e os motores diretamente sem regulador. Obviamente o movimento vai ser muito "estúpido" é provável que tenha que modular o acionamento com PWM para suavizar o resultado, eu faria isso, por desencargo de consciência, estipular um duty máximo afim de que a tensão média seja equivalente a tensão do motor. Na pior hipótese, você pode colocar diodos retificadores em série para reduzir a tensão, pra não complicar com PWM, será fácil e barato de aplicar e com dissipação "quase zero" só para os motores. A tensão nominal desses motores DC com redução (aquele modelo amarelo bem comum no seu tipo de projeto, por exemplo) é 6V, dai veja que (dois diodos em série = 1,4V de queda)... Bingo! 7,4 - 1,4 = 6V.

mas esses 6v seriam aplicados nas entradas Vcc dos dois CI's. Isso não iria danificar os componentes?

Postado

O microcontrolador deve ser alimentado com regulador (ex. 78L05). Já o driver possui duas entradas de tensão. O circuito lógico deve receber no mínimo com 5V, que é o seu caso, pode ser provido do mesmo regulador do micro. As saídas suportam até 36V, onde você ligará os 7,4V (ou 6V). Veja:

l293bde.png.05257a0ccc28623cd95f39d4f015b805.png

l293dde2.png.1f0337d3095fed38be2ab1d51ca917cb.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...