Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Inspiron 8700 desliga quando exigido: possível problema na fonte VS 550


Posts recomendados

Olá colegas, primeiro post.

 

Pois bem, meu PC é um Inspirion 8700 de 5 anos atrás.

ele têm 16 GB de ram

1 tera de HD

um Intel core i7 4790 3.60 ghz

a placa-mãe é da dell e tem o código 0KWVT8

Inicialmente eu possuia uma fonte que vinha da dell e tem 430 W

Inicialmente eu possuia uma placa de vídeo gtx 745

 

Ao problema:

 

Eu troquei a fonte e a placa de vídeo.

Comprei uma placa de vídeo GTX 1660 6GB GDDR5 da Asus na Kabum

Também comprei uma fonte Corsair VS 550 também na kabum

 

Instalei ambas, usei um conversor de hdmi pra vga na placa, deu vídeo, tudo certo.

Testei vários jogos que funcionaram muito bem a 60 fps e sem gargalo: Dark Souls 3, ESO no ultra, WoW no ultra, Warframe no ultra.

Porém, em meio tempo o PC hávia resetado uma vez, porém não dei muita atenção, continuei jogando.

Daí então um dia fui jogar League of Legends, e eu percebi que no meio do jogo, embora o fps esteja a 300 e tanto, parecia acontecer alguns lags gráficos. 

Então o PC resetou. Testei de novo e resetou de novo, e de novo e de novo. Normalmente não era no início do jogo, demorava alguns 10 minutos e era quando realmente tinha vários efeitos gráficos acontecendo no jogo.

 

PORÉM: até hoje (mesmo resetando no lol) eu utilizo a placa para jogar ESO (no ultra). 

 

Daí tive a ideia de trocar para a gtx 745 para ver se o problema era na fonte ou na placa. Daí eu troquei e fui jogar lol.. não resetou nenhuma vez! Embora essa placa faça muito mais barulho que a outra.

 

Então, o que acham que é? Eu li em algum lugar que a fonte tinha que ser CW 550 e quando vi que tinha comprado era a VS fiquei com medo de ter sido este o problema.

Também pode ser que seja a tomada? O PC está ligado diretamente na tomada por um filtro de linha, sem adaptadores nem nada, só há dois cabos de força ligados no filtro de linha e não possuo estabilizador.

O meu PC é sujo, não sei limpar, já verifiquei as temperaturas e tudo parece normal. (o I7 fica bem quente mas li em algum lugar que ele é naturalmente quente). Outra coisa interessante que percebi é que o i7 sozinho pega quase 60W. 

 

De toda forma, o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@moizesml - seja bem-vindo ao Fórum Clube do Hardware. :)

 

Pelo citado em:

 

33 minutos atrás, moizesml disse:

O meu PC é sujo, não sei limpar, já verifiquei as temperaturas e tudo parece normal.

 

Seria o primeiro a se conferir, desde sujeira acumulada ou bloqueio de rotação em ventoinhas, encaixe dificultado do cooler por acúmulo de partículas, possível necessidade de reaplicação de pasta térmica, dentre outros problemas que podem se originar pela falta de manutenção e/ou limpeza do sistema. Para entender melhor o comportamento de seu computador, deixo abaixo um tutorial sobre como obter informações detalhadas de seu sistema, peço que poste tudo que conseguir aqui.

 

 

Sobre a fonte, os modelos da linha CX seriam uma escolha melhor mas a linha VS já oferece segurança para seu sistema, não espero que seja este componente o causador de problemas - claro, desde que em funcionamento normal. Há quanto tempo adquiristes esta fonte?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado pela resposta.

 

Eu adquiri essa fonte há mais ou menos 1 semana e meia atrás, e venho usando-a desde então. 

 

Abri os programas enquanto eu jogava ESO para medir as temperaturas, isso foi o que consegui:

 

Vou ver se limpo as ventoinhas, acredito que só a do processador que está meio debilitada.

 

O que acha?

 

também tirei umas fotos do PC: https://imgur.com/a/BMxeZau

aaaaaaaaa2.jpg

 

aaaaaaaaaa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu limpei meu ventilador do processador e o negócio começou a pegar 4500 rotações por minuto, a temperatura do processador chegou a bater 100º ! Como isso é possível? Se ele ficou mais rápido o certo seria o processador abaixar a temperatura, não?

 

Creio que conectei o cooler muito bem, porém não consigo entender como isso é possível. Acho que nem posso mais testar meu processador dessa forma, ele vai derreter! Porém fiz mais um teste no ESO, ele não reseta. Só no LoL que ele reseta e sempre acontece de uma forma estranha, por exemplo, hoje eu dei "alt-f4" e bem na hora o negócio resetou. Uma vez eu estava jogando e ouvi uns barulhos de quando se conecta ou desconecta um pendrive daí ele desligou.

 

Observem que o cooler praticamente dobrou suas rotações mas a temperatura do processador ficou extremamente alta! 

Alguém pode me ajudar? Minha cidade só tem técnico *****, tenho medo de até deixarem tudo pior.

processador 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wow. Nova atualização: eu de fato quase fodi meu computador.

Após limpar as fans do processador, instalei aquela parte metálica no lado errado, e ainda tinha uma espécie de sujeira lá. 

Agora após arrumar tudo certo, há de se ver uma baita de uma diferença na temperatura do computador.

Também observa-se que a fan está funcionando apenas a 800 rpm, e ainda sim mantendo o processador 30º a menos do que antes de limpar! 

Só basta ver se ele irá resetar... Vou testar amanhã quando atualizar o LoL (toda vez que ele reseta tem que atualizar de novo, mó saco).

Enfim! Quase fodi tudo.

processador 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas,

 

Mesmo após limpar as ventoinhas do meu computador e a temperatura abaixar consideravelmente, ao tentar jogar LoL o PC resetou, após cerca de 15 minutos.

 

Creio que o problema não é o hardware.. talvez algum problema no software? Meus drivers estão atualizados, porém nunca atualizei a bios. Alguém sabe de algo que eu possa fazer? 

 

Com a placa de vídeo antiga, mesmo com a fonte nova, não há problemas. O PC não reseta e funciona normalmente sem lag spikes no LoL. Porém ao jogar jogos como ESO, o PC não reseta rápido (já vi ele resetando após algumas horas no jogo ou em momentos aleatórios) e também não há lag spikes. Alguém dá uma luz?

 

Por exemplo, um cara em 2018 no forum do LoL disse que "o envio de dados que a a minha placa de video fornecia para o pc nao era aceito pela quantidade de informaçao que a placa-mãe aceitava passar por ela, tipo sobrecarga". O que acham?

 

EDIT: Atualizei a BIOS para sua versão mais nova, utilizei programas para detectar malware, atualizei o driver e ainda sim o PC reseta. 

 

Parece que tem alguma coisa a ver com a memória ram. Por exemplo, as vezes que eu clico em "OK" o PC reseta! Tipo como se ele sobrecarregasse com alguma informação nova. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@moizesml Nos prints que você enviou, constam apenas medições realizadas no HW Monitor. Você não tem feito as medições, em tempo real, pelo MSI Afterburner? Podem estar ocorrendo picos de temperatura que você não está medindo, porque a máquina desliga antes de você poder ver no HW Monitor... A mesma coisa vale apara a temperatura da placa de vídeo. 

 

19 horas atrás, moizesml disse:

Por exemplo, um cara em 2018 no forum do LoL disse que "o envio de dados que a a minha placa de video fornecia para o pc nao era aceito pela quantidade de informaçao que a placa-mãe aceitava passar por ela, tipo sobrecarga". O que acham?

Nada a ver...

 

19 horas atrás, moizesml disse:

Parece que tem alguma coisa a ver com a memória ram. Por exemplo, as vezes que eu clico em "OK" o PC reseta! Tipo como se ele sobrecarregasse com alguma informação nova. 

Quando você clica em "Ok" onde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!