Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, sou novo aqui no fórum e estou um pouco enferrujado na questão de hardwares da atualidade.
Andei pesquisando diversas builds pra atualizar meu PC e fiquei com dúvida quanto à placa-mãe + CPU (e também placa de vídeo).
Não encontrei nenhum tópico específico dessas dúvidas, mas se tiver algum, me desculpem.

Basicamente são duas builds que pensei:
A- Z370M Aorus + i5 9600K
B- AB350M + Ryzen 5 2600X (cerca de R$ 300,00 mais barata)

O PC é pra uso misto, games, photoshop, corel, matlab, etc. Vi que cada um dos processadores tem suas vantagens e desvantagens,
mas a Z370M é melhor que a AB350M.

O restante da build seria 16GB Ram DDR4 2400, fonte Corsair 800 e placa de vídeo RX570 ou RX580 Red Dragon.
De 5 em 5 anos eu atualizo minha máquina e pro uso que eu faço dele, está de bom tamanho.

1) Primeira dúvida, qual das duas builds vale mais a pena? Tendo em vista que não é um PC que precisa de alto desempenho.
2) Segunda dúvida, vale (realmente) a pena pagar quase R$ 500,00 a mais pela RX580 por ela ser de 8GB?

Valeu!

• Membro VIP
Postado

@Rafael Pontes Frodo Olá, bem-vindo ao fórum :) 

A segunda build vale muito mais. Primeiro pelo preço, segundo pelo desempenho em jogos que -- com as GPUs citadas --será basicamente o mesmo, porém o Ryzen sai bem na frente com outras aplicações.

Honestamente, hoje em dia eu pegaria a RX570, em promoção ela sai por R$500~570 e não fica tão atrás da RX580/1060 6GB.

Por último, qual a fonte que pretende usar?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ryzen 5 3600 + B450M.

Memórias de 2667Mhz, 3000MHz ou mais.

Placa de vídeo RX 580 8GB ou GTX 1660 (se conseguir a Ti, melhor ainda).

adicionado 0 minutos depois
3 minutos atrás, Rafael Pontes Frodo disse:

@Kris Wannieg a fonte seria uma Corsair de 800W real. Inclui a informação no posto, como não vou trocar a fonte agora me esqueci de colocar lá! Além dela, vou colocar um SSD de 240 pra rodar o SO e os games.

Aí tem fonte pra 2 pcs.

Postado

Galera, uma outra dúvida, o cooler Master MasterLiquid 120 dá conta da refrigeração dessa máquina? Tenho um gabinete Cooler Master bem ventilado e nunca tive problemas de aquecimento, nem quando morava no Maranhão kkkkk

Postado

@Rafael Pontes Frodo O cooler box dos Ryzen 5 já é suficiente se não pretendes fazer overclock. E caso o faça, certamente o MasterLiquid 120 terá um ótimo desempenho. Eu tenho um Maelstrom 120 (que é inferior) e dá conta do recado tranquilamente.

• Curtir 1
Postado

Galera, estou fechando os pedidos da máquina nova!

Já comprei (pra aproveitar a promoção julho gamer na Kabum):

• SSD Sandisk Plus, 240GB, SATA, L 530MB/s, G 440MB/s
  • 2 pentes Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16.

Na segunda quinzena vou comprar (depois do salário cair rsrsrsrsrs):

• AMD Ryzen 5 3600
  • Gigabyte B450 Aorus Pro Wi-Fi
  • Gigabyte AMD Radeon RX 570 Gaming 8GB

Acho que ficou uma boa configuração, optei pela RX 570 de 8GB que parece ter uma performance tão boa quanto a 580 e um pouco mais em conta. Optei pelo processador, a placa e memória de 2666 que o Math.Pi comentou, realmente o custo benefício estão muito bons! 

Valeu!!!

• Curtir 1
Postado

@Rafael Pontes Frodo

Tem certeza que não dá pra esticar um pouquinho o orçamento?

Essa semana tivemos a RX 580 8GB a 770 na Kabum, é possível que você consiga esse preço numa promoção no fim de semana. Checa este vídeo, a diferença de performance é sensível em alguns cenários:

Spoiler

https://www.youtube.com/watch?v=fsOGsdsqyCg

• Curtir 1
Postado

@Hanner vou ficar de olho até a data da compra! Valeu a dica!

Mas a RX 570 que estou olhando é a de 8GB. Olhei em alguns outros comparativos e realmente dá uma diferença bem sensível... então não é só a memória que vai alterar o desempenho né!

Se aparecer uma promoção boa dessas que você falou eu pego a hora! Mas mesmo assim vale a pena, tendo em vista que a diferença atual está de R$ 150,00.

Valeu!!!

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Rafael Pontes Frodo disse:

então não é só a memória que vai alterar o desempenho né!

Certamente não! Quando a memória não é suficiente pra demanda da placa, torna-se um limitador intenso de performance. Mas enquanto você não chegar naquele "uso limite" de memória, tem outras variáveis muito mais importantes a avaliar. Não é de espantar, afinal uma RX 580 8GB tem desempenho muito inferior ao de uma RTX 2060 6GB! Analogamente, uma GTX 1050 TI com 4GB tem desempenho inferior ao da GTX 1060 de 3GB!

• Curtir 1
Postado

Pô, pintou um probleminha... Na verdade dois.

1) O Ryzen 3600 esgotou no Kabum

2) A bios da placa-mãe precisaria ser atualizada

Com relação a BIOS, o fabricante informou que seria necessário usar um processador de 1a geração pra atualizar a PM... Mas como tô montando o PC do zero (meu atual é Intel), não teria como eu fazer isso. Pelo visto vou voltar ao Ryzen 5 2600x mesmo.

Tem alguma forma de atualizar a BIOS sem ser a forma que me informaram?

Citação

Postado
5 minutos atrás, Rafael Pontes Frodo disse:

Pô, pintou um probleminha... Na verdade dois.

1) O Ryzen 3600 esgotou no Kabum

2) A bios da placa-mãe precisaria ser atualizada

Com relação a BIOS, o fabricante informou que seria necessário usar um processador de 1a geração pra atualizar a PM... Mas como tô montando o PC do zero (meu atual é Intel), não teria como eu fazer isso. Pelo visto vou voltar ao Ryzen 5 2600x mesmo.

Tem alguma forma de atualizar a BIOS sem ser a forma que me informaram?

Entra em contato com o sac da loja e peça para eles atualizarem a BIOS para 3ªG

Postado

Uma saída viável também seria eu pegar uma placa mais nova, tipo a Gigabyte X570 Gaming X. Tanl na mesma faixa de preço, dentro do orçamento e provavelmente já vem com BIOS que suporta os 3a geração. Vou continuar pesquisando e ver sobre a atualização da BIOS por aqui, valeu!

Postado

@Rafael Pontes Frodo Olha, pelo menos em jogos, ao utilizar a RX 570/580/590 você não vai perceber nenhuma diferença se teu processador for um 1600/1600X/2600/2600X/3600/3600X. Já nas tuas outras aplicações, não sei.

Como o @Math.Pi disse, na Terabyte geralmente atualizam a BIOS das placas-mãe. Algumas placas-mãe top de linha podem dar flash na BIOS sem necessidade de uma CPU mas não é o teu caso.

Em último caso, não tens um amigo com um Ryzen de primeira geração que possa ajudar? hehehe

Postado

@Hanner Sem atualizar a bios, se eu colocar o 3600 na B450, o PC funciona? 

porque se funcionar eu atualizo a BIOS na mão... Meu medo é montar o PC e acabar não ligando kkkkkk

Se eu baixar a atualização da BIOS no meu Intel e colocar num pendrive eu consigo fazer a atualização da BIOS assim que a placa chegar?

Tô a muito tempo sem mexer com isso... Enferrujei demais!

Citação

Olha, pelo menos em jogos, ao utilizar a RX 570/580/590 você não vai perceber nenhuma diferença se teu processador for um 1600/1600X/2600/2600X/3600/3600X. Já nas tuas outras aplicações, não sei.

Postado
7 minutos atrás, Rafael Pontes Frodo disse:

Sem atualizar a bios, se eu colocar o 3600 na B450, o PC funciona?

Provavelmente não. Acho que tua melhor opção é tentar com a loja mesmo.

• Curtir 1
Postado

Como o maior uso vai ser em games mesmo, vou preferir e tão pegar a CPU 2600x. Mais barato, já vai ser compatível com a PM e como o @Hanner disse, vai ser pouca diferença, já que vou usar a RX580. 

Assim consigo manter a B450 com wi-fi integrado e não preciso esquentar cabeça com atualização de BIOS agora!

Da trabalho montar um bom PC, mas além de divertido, vale a pena né!

Valeu mesmo pela força galera!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!