Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disjuntor 220v em rede 110v


Goldboy

Posts recomendados

Bom dia, pessoal.

 

Moro em Minas Gerais. Aqui no meu estado a rede é 110v.

 

No entanto, vendo o quadro de energia aqui do apartamento, percebi que o disjuntor do chuveiro é 220v.

 

Quer dizer que a tensão do chuveiro é diferente do resto da casa?

 

Quer dizer que, se eu ligar um chuveiro 110v aqui, ele vai queimar?

 

Desde já agradeço por qualquer comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Goldboy

 

Usualmente sim, liga-se equipamentos que demandam mais potência em 220V..

 

Sua casa deve receber 220 Volts, por um esquema de 3 fios, vinda da concessionária, de fase + fase + neutro.. Aí, na hora de distribuir pros circuitos da casa, optou-se por usar 110/127 pra tomadas comuns e 220V pro chuveiro..

 

É bem normal ser assim.. A não ser que tenha uma gambiarra "daquelas" nessa instalação..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Goldboy

São poucas as cidades no Brasil que se tem disponível somente a tensão de 110/127V.

 

Na maioria dos locais se tem as duas tensões ou somente 220V.

 

Em 27/07/2019 às 14:39, Goldboy disse:

Quer dizer que a tensão do chuveiro é diferente do resto da casa? 

Provavelmente sim.

Nesses casos se tem um disjuntor do tipo bipolar para o chuveiro (em instalações antigas, de maneira errada usavam dois disjuntores).

Em 27/07/2019 às 14:39, Goldboy disse:

Quer dizer que, se eu ligar um chuveiro 110v aqui, ele vai queimar?

Exatamente.

Para ter certeza você pode com um multímetro ver quanto sai nos fios do chuveiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigadão pelas informações, Renato.

 

O estranho é que os fios que saem da parede são um preto e um amarelo. O que, creio, deveria indicar fase e neutro, como no caso de 127v. Não colocaram dois fios de mesma cor para indicar duas fases, como no caso de 220v. Isso me deixou ainda mais confuso.

 

Creio que só mesmo medindo a tensão nos fios para saber ao certo, como você disse.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/07/2019 às 19:07, Goldboy disse:

O estranho é que os fios que saem da parede são um preto e um amarelo. O que, creio, deveria indicar fase e neutro, como no caso de 127v. Não colocaram dois fios de mesma cor para indicar duas fases, como no caso de 220v. Isso me deixou ainda mais confuso.

Existe um padrão que define que o fio neutro deve ser de cor azul para facilitar a identificação, mas claro que nem todos os eletricistas obedecem essas regras.

 

Outra forma de identificar as tensões disponíveis, é retirar a tampa do quadro de distribuição. Assim dá para ver como o circuito está ligado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 27/07/2019 às 19:07, Goldboy disse:

O estranho é que os fios que saem da parede são um preto e um amarelo. O que, creio, deveria indicar fase e neutro, como no caso de 127v. Não colocaram dois fios de mesma cor para indicar duas fases, como no caso de 220v. Isso me deixou ainda mais confuso.

desliga os fios do chuveiro e mede os dois com a chave teste... se acender nos dois então é 220v...

certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...