Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá gente, estou procurando por uma iluminação sobre este problema que estou tentando resolver, até aqui sem sucesso. Realizei uma compra de uma GPU RX480 (Sapphire Nitro+ 8G GDDR5 UEFI), por míseros R$300, apesar dos problemas e reviews na internet, principalmente quanto ao seu TDP real e temperatura. Ela estava a 6 meses parada e por desencargo de consciência, resolvi abrir, limpar, trocar as fitas e pastas térmicas, antes de qualquer contato com a alimentação. Não identifiquei qualquer traço de oxidação dos componentes ou trincas na placa. Agora a placa se encontra em código 43 (O Windows interrompeu este dispositivo porque encontrou problemas).  Então logo parti para, ATIFLASH/GPU-Z/AMD DRIVERS, como é uma "dual BIOS", fiz um backup delas, fui ao TECHPOWERUP e procurei pelas bios, flashei para antigas, novas, clocks abaixo e acima do default, RX470 e nada. O GPU-Z reconheceu as bios antes e depois dos flashs, então entendi por caso resolvido. Tentei a remoção geral dos driver de vídeo pelo DDU e reinstalação manual, auto-detect e Crimson ReLive, nada. Cheguei a pensar que poderia ser meu slot PCI-E, tentei x16 e x16 (x4 alimentação), inclusive instalei uma GT620 que estava guardada aqui e é bem mais antiga que que essa RX480 de 2016, e funcionou perfeitamente. Quanto ao meu setup:
i7 8700
B360M D3H GIGABYTE
(2x 8Gb) 16Gb Hyperx DDR4 2400Hz
Corsair CX550M 80+ Bronze
HDD 1Tb Seagate
SSD 240Gb Samsung 

Windows 10 pro
Segundo o OuterVision® Power Supply Calculator, minha PSU atual com a placa é de 420W, acredito que minha fonte oferece margem suficiente.
Este tópico é minha última alternativa antes de levar a um profissional que espero ser de bom caráter, porque entendo muito pouco de eletrônica das GPUs e não seria complicado me vender algo de que não preciso.

Agradeço desde já pela atenção e pelo esforço. 

Postado

Usou pasta térmica não conditva?

Sabes o que significa esse ERRO 43?

Deverias ter testado ela antes de abri, realmente não sei como saber se o problema foi causado pela limpeza ou se já veio assim e por isso foi barata (motivo mais provável).

• Curtir 2
Postado

Quanto a limpeza, não foi nada que eu já não esteja habituado a fazer. No geral o erro 43 no gerenciador de dispositivos remete a erro de comunicação da placa com o sistema.

Quando comprei nesse preço sabia que poderia pagar a mais com possíveis reparos, mas o fato de ela estar iniciando, bios reconhecida e um erro de comunicação com o sistema, me leva a pensar que talvez seja software.@Henrique PP

Em 27/07/2019 às 18:17, Gleybson Araujo disse:

Olá gente, estou procurando por uma iluminação sobre este problema que estou tentando resolver, até aqui sem sucesso. Realizei uma compra de uma GPU RX480 (Sapphire Nitro+ 8G GDDR5 UEFI), por míseros R$300, apesar dos problemas e reviews na internet, principalmente quanto ao seu TDP real e temperatura. Ela estava a 6 meses parada e por desencargo de consciência, resolvi abrir, limpar, trocar as fitas e pastas térmicas, antes de qualquer contato com a alimentação. Não identifiquei qualquer traço de oxidação dos componentes ou trincas na placa. Agora a placa se encontra em código 43 (O Windows interrompeu este dispositivo porque encontrou problemas).  Então logo parti para, ATIFLASH/GPU-Z/AMD DRIVERS, como é uma "dual BIOS", fiz um backup delas, fui ao TECHPOWERUP e procurei pelas bios, flashei para antigas, novas, clocks abaixo e acima do default, RX470 e nada. O GPU-Z reconheceu as bios antes e depois dos flashs, então entendi por caso resolvido. Tentei a remoção geral dos driver de vídeo pelo DDU e reinstalação manual, auto-detect e Crimson ReLive, nada. Cheguei a pensar que poderia ser meu slot PCI-E, tentei x16 e x16 (x4 alimentação), inclusive instalei uma GT620 que estava guardada aqui e é bem mais antiga que que essa RX480 de 2016, e funcionou perfeitamente. Quanto ao meu setup:
i7 8700
B360M D3H GIGABYTE
(2x 8Gb) 16Gb Hyperx DDR4 2400Hz
Corsair CX550M 80+ Bronze
HDD 1Tb Seagate
SSD 240Gb Samsung 

Windows 10 pro
Segundo o OuterVision® Power Supply Calculator, minha PSU atual com a placa é de 420W, acredito que minha fonte oferece margem suficiente.
Este tópico é minha última alternativa antes de levar a um profissional que espero ser de bom caráter, porque entendo muito pouco de eletrônica das GPUs e não seria complicado me vender algo de que não preciso.

Agradeço desde já pela atenção e pelo esforço. 

Postado

Estranho era pra funcionar desinstalando drive assim, pode ser problema de algum chip de memória oxidado na solda, mas as placas da Sapphire são muito boas não costumam dar problema e pasta térmica dela costuma durar até 6 anos sem perda, estranho ela da problema.

Se puder testa em outro computador, se o problema persistir é hardware.

Outro: Pode tentar reinstala o Windows do zero se não tiver outro computador pra testar. Assim descarta software logo mas ainda sobra o problema de compatibilidade com sua arquitetura, ou seja incompatibilidade com sua placa-mãe ou fonte de alimentação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!