Ir ao conteúdo

HP G42 450BR / Processador soldado na placa-mãe?

Ir à solução Resolvido por Daianne Limeira,

Posts recomendados

Postado

Bom dia turminha.
Estou com um notebook da HP - G42 450BR e querendo obter uma informação de algum membro daqui que já tenha tido experiência com este mesmo aparelho.
Estou evitando abrir o aparelho pelo fato de eu não ter experiência com notebooks e, principalmente, por já ter obtido algumas informações (leitura e vídeos) a respeito do HP- G42, onde pude constatar ser bem chatinho / complicado de ser aberto e fechado posteriormente... Eu queira, a princípio, evitar esta abertura...

A dúvida se refere ao processador Core i3 370M. Queria saber se o mesmo, neste modelo (450BR) é soldado na placa-mãe ou não. ( rPGA ou BGA) ?

Soquete - PGA988

Estudo fazer um up de processador e esta informação é primordial.
Se alguém já tiver esta informação, precisa, eu ficaria grata.
Desde já, obrigada.

• Membro VIP
Postado

Geralmente não é, mas esse é a 1ª Geração dos Core i.

Na época eu até preferia a anterior, porque tinha performance igual e custo menor. A troca de processador não vai trazer ganhos muito expressivos.

• Curtir 1
Postado

Tenho um similar o G42-250BR. São sei se o processador do seu modelo é soldado, no meu caso ele usa socket.

O notebook é bem fácil de abrir, o ideal é que você tenha uma espatula plastica para remover o teclado e as peças de encaixe para não danificar a carcaça.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, LuisFGH disse:

Bom dia 

Dá uma olhada nesse manual.

http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c02623161

Tem uma lista de Processadores compatíveis e como desmontar o equipamento.

Então LuizFHC, este manual eu já tenho, aliás é a única referência que consegui até o momento sobre este modelo/nomenclatura "G42", que foi utilizado em vários outros aparelhos.
Sei que alguns G42 possuem processador livre, já outros soldados e eu só queria ter a certeza.
Ele não me especifica a respeito do processador ser ou não soldado.
Acho que terei que abrir realmente o aparelho.
Obrigada.

adicionado 8 minutos depois
31 minutos atrás, dwatashi disse:

Geralmente não é, mas esse é a 1ª Geração dos Core i.

Não é o que? Não ficou claro. Desculpa.

Postado

Mas no manual, explica até como remover o processador.

única coisa que achei estranho é que se pesquisar por essa placa-mãe, realmente na foto parece que ele é soldado mesmo.

Seria interessante abrir o equipamento mesmo, única forma de ter certeza.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Daianne Limeira Esse CPU realmente existe de ambos os tipos, BGA e rPGA.

Me recordo de ter aberto uns 2 notebooks desses, e infelizmente era BGA. Me surpreenderia muito se o seu especificamente não fosse.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, gabrielflach disse:

Tenho um similar o G42-250BR. São sei se o processador do seu modelo é soldado, no meu caso ele usa socket.

O seu 250BR já foi aberto? Sabe informar se o processador é soldado no seu caso?... Ahh, sim "usa socket". Entendi.
Tem um vídeo sobre um 240BR onde eu constatei não ser soldado.

Obrigada.

adicionado 1 minuto depois

@LNPott Pois é amigo. Também estou achando ser soldado...
Obrigada.

adicionado 3 minutos depois
7 horas atrás, LuisFGH disse:

Mas no manual, explica até como remover o processador.

única coisa que achei estranho é que se pesquisar por essa placa-mãe, realmente na foto parece que ele é soldado mesmo.

Seria interessante abrir o equipamento mesmo, única forma de ter certeza.

Exatamente, vou ter que parar de postergar, mas já totalmente desanimada. Tem um vídeo na net onde o modelo 240BR tem o processador livre e a minha esperança se apegava a este vídeo.
Obrigada.

adicionado 6 minutos depois
7 horas atrás, bngomes disse:

Pagina 94 do manual, tem dizendo como fazer a troca. Pelo visto não é soldado não...

Sim, em referência ampla ao G42 que pode ser de vários outros modelos HP, também.

Postado
16 minutos atrás, LNPott disse:

Lembro de ter pego um 450 e outro de outra série, e a outra já não era soldada, ambas G42. Melhor abrir e ver.

Exatamente. Me parece ter um 240BR que não é soldado.
Obrigada.

• Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

Não é o que? Não ficou claro. Desculpa.

Não é soldado, pelo menos em um dos que peguei não era. Mas o G42 tem diversos modelos, então podem existir alguns que sejam, apenas abrindo para verificar.

E o que citei é que por ser de 1ª Gen, a troca por exemplo do i3 pelo i5 gera pouca diferença de performance, por causa da idade a performance não melhora muito. Cerca de 20% a mais de processamento, segundo passmark.

• Curtir 2
Postado

Obrigada a todos.
Vou comprar um jogo de chaves / espátulas, necessárias para abrir este notebook com facilidade, sem a necessidade de usar gambiarras ou chaves não adequadas. Pelo "Maintenance and Service Guide", referente ao modelo G42, puder perceber a diversidade de parafusos constantes no notebook e para não colocar em risco a operação de abertura, sou muito metódica, prefiro arriscar minimizando a possibilidade de problemas.
Assim que eu tiver uma posição sobre "ser ou não" soldado na placa-mãe o processador i3 370M, referente ao modelo G42 - 450BR, retorno aqui para informar aos amigos e deixar o tópico como referência a possíveis futuras consultas.
Até breve...

• Solução
Postado
Em 08/08/2019 às 17:32, Daianne Limeira disse:

Obrigada a todos.
Vou comprar um jogo de chaves / espátulas, necessárias para abrir este notebook com facilidade, sem a necessidade de usar gambiarras ou chaves não adequadas. Pelo "Maintenance and Service Guide", referente ao modelo G42, puder perceber a diversidade de parafusos constantes no notebook e para não colocar em risco a operação de abertura, sou muito metódica, prefiro arriscar minimizando a possibilidade de problemas.
Assim que eu tiver uma posição sobre "ser ou não" soldado na placa-mãe o processador i3 370M, referente ao modelo G42 - 450BR, retorno aqui para informar aos amigos e deixar o tópico como referência a possíveis futuras consultas.
Até breve...

Então, aqui estou novamente para finalizar esta minha saga e deixar precisa a informação por mim buscada na inicial.
Comprei um jogo de chaves adequadas ao trabalho... tomei coragem e abri o notebook HP G42 - 450BR.
Apesar de ter buscado, sem sucesso, informações que me dessem a certeza do processador ser ou não soldado diretamente na placa-mãe e ter me deparado com muitas informações contraditórias, pois alguns modelos G42 realmente possuem o processador livre em socket e outros não (eu não me preocupei a catalogá-los nesta jornada tendo em vista que o meu  principal foco era o 450BR), foi com enorme decepção que após árduo trabalho, praticamente se desmonta todo o notebook para ter acesso ao processador, pude comprovar que o notebook G42 - 450BR, que está em minhas mãos, tem o processador soldado (BGA), me impossibilitando de dar prosseguimento ao plano de trocá-lo e dar um UP de processador nesta máquina.
Fiz a limpeza por dentro, também no teclado e no cooler, que para minha surpresa nem estava tão sujo assim e troquei a pasta térmica, já bem ressecada. No final, consegui uma redução de temperatura de aproximadamente 07 ºC, apenas.
Me resta agora, completamente decepcionada, decidir se tento ou não a sorte me aventurando a dar um UP nos atuais 4BG de memória para 8GB.
Assim sendo, o tópico pode ser encerrado.
Agradeço a todos que se dispuseram a opinar, de uma forma ou de outra, ajudaram muito.
image.png.907568ff6d1cc7ba689c1c72da0da5ba.png

Em tempo: Saí no lucro, pois não sobrou nem faltou parafuso ou peça.😜

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...