Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom Dia galera, tenho no carro dois alto-falantes (6TR6A) eles funcionam muito bem, recentemente adicionei um módulo amplificador ( stetsom ir280.3) o som ficou muito melhor, o problema é que as frequências muito baixas acabam prejudicando o falante, e a qualidade do som, como esse meu módulo já tem a saída própria para o subwoofer, eu queria cortar um pouco o grave para os falantes (6TR6A), pensei em utilizar um capacitor de acordo com essa tabela:

cortes.jpg.1d202f74d015e03f5fe7728372fae225.jpg

a questão é qual a tensão para esse capacitor ?

efetuei uns testes utilizando o crossover do próprio radio, e por volta dos 125hz a cima, já fica ótimo, uma outra dúvida, esses meus falantes são de 4 ohms, isso me da uma valor grande no capacitor, sera que eu poderia ligar os dois em série, para ficar com 8 ohms, e utilizar um capacitor menor ?

deixar o crossover do radio ativado não é uma opção pois acabo perdendo o sub.

Postado

Não entendo muito de áudio, mas...

A Tensão do capacitor vai variar conforme a energia que chega nele...

Nos carros as baterias são de 12v, mas só por desencargo tentar usar capacitor de pelo menos uns 35~50v

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Não entendo muito de áudio, mas...

Nos carros as baterias são de 12v, mas só por desencargo tentar usar capacitor de pelo menos uns 35~50v

Mas essa tensão não sai amplificada pelo amplificador ?

Postado
13 horas atrás, Matthwus disse:

Mas essa tensão não sai amplificada pelo amplificador ?

Então...

18 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Não acho que o amplificador vá deixar passar de 30v, duvido muito que chegue nisso na verdade.

Na dúvida, recomendo o de 50v.

Se quiser ter certeza, no manual do seu amplificador deve ter a informação de tensão máxima e minima de saída. Se não tem o manual, um multímetro deve resolver o problema. E novamente:

18 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Não entendo muito de áudio

Então, se no manual constar algo como 48v (na saída de áudio [pode ser que ele fale algo como -24 0 +24 na fonte interna] = 48v), recomendo que use um capacitor de 100v, mas duvido que passe de 24v (-12, 0, +12 na fonte interna), então recomendo o de 50v.

Postado
Em 13/08/2019 às 14:25, Carlos Zanon disse:

Até porque nesses módulos utilizam indutores que acabam dando uma aumentada na tensão de saída.

Entra 12V, mas sai bem mais do que isso.

• Curtir 1
Postado

@Matthwus ,

Pelo manual do amplificador, a maior potência possível é de 140W sob 2 ou 4 ohms.

Vamos calcular a maior tensão RMS possível :

140 = VxV/4       =>   VxV = 560     =>.  V = Raiz quadrada de 560   = 23,7 Volts

Então, a tensão de pico é de 23,7 x 1,41  = 33,4 Volts.

Pode usar capacitor com 50V sem nenhum problema, mas lembre-se tem de ser BIPOLAR !!!

Se não encontrar, pode usar dois eletrolíticas em série, com o dobro da capacitância, e nesse caso a tensão de cada um pode ser até menor, tipo 25 Volts, k ? E nesse caso, solde os dois terminais de mesma polaridade juntos, por exemplo os dois terminais positivos ficam soldados no meio.

Paulo

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...