Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como posso melhorar esse PC gamer?


Posts recomendados

Olá, pessoal! Como vão? Espero que bem.

 

Há algum tempo montei um pc custo benefício afim de ter melhor desempenho nos meus jogos e trabalho com Photoshop. Em algum tempo eu troquei o meu monitor Lg Flatron 20M37AA por um Dell U2412M. A partir daí percebi uma queda no desempenho nos jogos. Não sei se tem relação, mas parece que o monitor consome boa parte do desempenho do pc. Eu sou um pouco leiga em certos aspectos de desempenho e compatibilidade dos componentes e gostaria de pedir ajuda, pois em breve terei cerca de 1000 reais para investir nesse pc. Gostaria de saber qual peça posso comprar/substituir para conseguir uma jogabilidade mais agradável. Eu jogo bastante CS:GO, Skyrim, GTA5 e PUBG. Todos passaram a travar do nada em alguns momentos do jogo, mesmo quando abaixo a qualidade gráfica (que também é bem chato). Não tenho ambição de ter a melhor qualidade gráfica, afinal não tenho tanto para investir, mas gostaria no MÍNIMO de poder jogar com qualidade média sem travar.

 

Hoje meu pc está assim:

 

Processador

AMD FX-8300 BLACK EDITION

 

Placa de vídeo

POWERCOLOR RADEON RX 460 RED DRAGON 4GB

 

Placa-mãe

GIGABYTE GA-970A-D3P

 

Memória

MULTILASER 8GB 1600MHZ DDR3

 

HDs

TOSHIBA 1TB SATA III 3.5 7200RPM

 

SSDs

SSD WD GREEN M.2 2280 - 240GB

 

Sistema Operacional

WINDOWS 10 - 64

 

Desde já agradeço a boa vontade da comunidade! Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A queda na performance é por causa da resolução, teu monitor antigo era 1366x768, o novo é 1920x1200.

O que você pode fazer agora seria trocar essa RX 460 por uma RX 570 ou preferencialmente uma RX 580, dependendo de quanto puder gastar, a GTX 1060 6GB seria uma boa, até mesmo as GTX 1660 ou 1660 Ti.

 

Fora isso, você também poderia considerar trocar de plataforma, FX já é um tanto antigo e a lineup Ryzen (AMD) está ótima, mas neste caso precisaria trocar placa-mãe, processador, e memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daiani.avila Como já dito acima, o que você poderia fazer seria trocar a placa de vídeo, eu iria de Rx 580 8gb, está na faixa de uns 850 reais ... Para trocar o processador por um ryzen ( linha mais atual dos amd's) seria necessário comprar um kit inteiro ( processador, memoria, e placa-mãe ), então sairia um pouco mais salgado. Tudo vai do quanto você tem para gastar. Abraçosss 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo e @Rafael Giordano agradeço muito as dicas. Então o caminho mesmo é trocar a placa de vídeo, pois é o que está dentro das minhas possibilidades. A placa-mãe, processador e afins vai ficar para um novo upgrade em algum tempo. Por ter uma placa-mãe antiga, isso interfere na troca da placa de vídeo? Ou vou conseguir o desempenho máximo assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, boa tarde, na realidade não, mesmo com uma placa-mãe de entrada você consegue extrair o máximo da performance da placa de vídeo, uma placa-mãe de entrada limita apenas a instalação de processadores mais potentes que tem por consequência consumos mais altos, além de possuir menos portas USB, SATA e a coisa toda.

Recomendo o que o pessoal disse acima, compra uma RX570 4GB ou RX 580 8GB que já terá um ganho de performance, A RX 570 você encontra em preços bem bacanas, (600~650 reais) e a RX 580 uns 800~850. Mês passado vendi meu setup com um R5 2600 e uma RX 580, rodava PUBG no alto travado a 60FPS. Mas a RX 570 também é muito boa.

Espero ter ajudado, Obrigado.

E veja a potência da sua fonte.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darlan do Nascimento Olive Obrigada! Dicas valiosas também. Devo partir mesmo para a RX 580, melhor custo benefício. Minha fonte é uma Gamemax GM500 500w. Eu acredito que dê conta.

 

Caso eu decida trocar a minha placa-mãe daqui um tempo, mantendo placa de marca Gigabyte, os outros componentes que tenho vão continuar sendo compatíveis desde que o chipset seja AMD, correto? Eu fico muito confusa com a relação de compatibilidade de: placa-mãe x processador.

adicionado 1 minuto depois

@JonatasDSO é uma Gamemax GM500 500w, eu acho que rola.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daiani.avila Processadores ryzen utilizam a socket am4 nas placas mães. Os processadores da linha Fx utilizam socket am3 se eu nao me engano. 

 

Caso você faça um upgrade para os processadores ryzen você vai ter que trocar a mobo por uma com socket am4. Sem contar as memorias que vai ter que ser trocado para ddr4. 

 

Espero ter ajudado. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daiani.avila Primeiro, recomendo que troque de fonte. Apesar de 500W serem suficientes (até 400 já seriam) pra praticamente qualquer configuração de apenas uma placa de vídeo, essa Gamemax não é uma marca confiável. Dois modelos dela vendidos aqui foram testados. Um explodiu e o outro não entregava a potência divulgada. Recomendo as Corsair CX, PCYes Eletro V2 e EVGA.

 

Com relação a placa-mãe, você tem que observar o socket e chipset. Socket determina qual linha de processadores vai entrar naquela placa-mãe enquanto chipset determina os recursos da plataforma. Por exemplo sua placa-mãe e processador são socket AM3+, uma arquitetura um pouco datada que utiliza memórias RAM DDR3. Caso faça o upgrade no futuro pros processadores da linha Ryzen, o socket deles é o AM4 que usa memórias DDR4. Logo, você vai precisar de uma placa-mãe AM4.

 

Elas estão divididas entre os chipsets A320 (básico, pode gerar algumas limitações), B350 e B450 (intermediários, em geral atendem todas tuas necessidades), além de X370 e X470 (voltados para entusiastas, com possibilidade de uso de duas placas de vídeo, por exemplo). Então, como os colegas já disseram, quando (e se) fizer upgrade pros Ryzen, você vai precisar comprar uma nova placa-mãe socket AM4 e chipset preferencialmente B350/B450 além de memória RAM DDR4.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for comprar a placa de video mesmo, a Kabum está com promoção da RX580: 
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=95731&gclid=EAIaIQobChMI6Kj0wv7_4wIVOQYGAB1zMQ7JEAEYASABEgI7M_D_BwE

Mas com essa fonte, eu recomendaria trocar: 
https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-500i-br

É uma fonte feita pelo Pichau com colaboração do pessoal da Techlab, tem video deles testando no youtube.
É uma ótima fonte Custo x Beneficio.

Passa um pouco do orçamento mas vale a pena. Eu não colocaria uma RX580 junto com essa fonte da Gamemaxx, especialmente com um FX6300 que tem um consumo bem elevado pelo o que oferece em desempenho.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Lucas Fontolan disse:

Se for para pagar este valor numa fonte, vai de Corsair que não deixa lacunas para dúvidas. Custo x benefício.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daianne Limeira

2 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

Se for para pagar este valor numa fonte, vai de Corsair que não deixa lacunas para dúvidas. Custo x benefício.

O mais barato que você consegue da Corsair é uma Plus White por 260 reais.
A fonte que indiquei é testada e aprovada pelo pessoal da TechLab com certificações internacionais. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Lucas Fontolan disse:

A fonte que indiquei é testada e aprovada pelo pessoal da TechLab

Entendo... é que a referida empresa dos testes não é referência idônea na minha concepção, digamos... tendenciosa,  e fazendo um comparativo apenas das marcas e reputação dos fabricantes, opto pela Corsair. 
Respeito seu ponto de visão, é uma questão apenas de preferências mesmo...😉

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daiani.avila Só pra deixar claro, a tua placa-mãe é muito boa pro processador que tem, principalmente pelo fato do chipset dela ser da série 900, ao contrário de muitas máquinas por ai que o povo acabava usando um FX e uma placa-mãe do chipset da série 700.

 

E no caso das placas que eu citei, a melhor em desempenho sem provocar gargalo no FX seria a GTX 1660 Ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daiani.avila

53 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

Se for para pagar este valor numa fonte, vai de Corsair que não deixa lacunas para dúvidas. Custo x benefício.

 

Corsair sem pensar duas vezes. A Nidus ainda não tem tempo de mercado suficiente para entendermos qual é sua durabilidade, enquanto a corsair vai durar anos e anos a fio sem desapontar. 

Fonte=seguro de vida para o PC. Economize na placa de vídeo, mas JAMAIS na fonte.

adicionado 3 minutos depois
5 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

@daiani.avila Só pra deixar claro, a tua placa-mãe é muito boa pro processador que tem, principalmente pelo fato do chipset dela ser da série 900, ao contrário de muitas máquinas por ai que o povo acabava usando um FX e uma placa-mãe do chipset da série 700.

 

E no caso das placas que eu citei, a melhor em desempenho sem provocar gargalo no FX seria a GTX 1660 Ti.

 

Não recomendo que ela compre uma placa de vídeo inferior por receio de dar gargalo. Se a placa de vídeo perder desempenho, não deixará de funcionar e não será uma perda tão grande assim. O FX dela tem bom desempenho para multithreading, mas é um fraco para single threading, então vai dar gargalo de qualquer jeito em jogos. Comprando a placa de vídeo bem comprada agora ela não vai ter que trocar novamente quando trocar o resto da plataforma.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei para meu novo setup esses dias uma Corsair VS550 W por 240 reais na pichau, acho que vale muito a pena. https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-vs-series-vs550-80-plus-white-550w-cp-9020171-ww  por hora, ela está indisponível, mas é só ficar de olho.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!