Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Telas azul: A RAM seria o problema?


DiJoee
Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Bom, recentemente tenho enfrentado vários problema em meu pc, ele começou dando bsod de "memory managment", depois enquanto usava navegadores a pagina começava a reiniciar do nada como se tivesse dando f5 e as vezes fechava, comecei a enfrentar problema de crash em jogos até chegar ao ponto deles fecharem logo após abrir, baixei alguns programas para checar a saúde das peças, principalmente ssd e ram, após usar o diagnostico de memória do Windows ele me apontou ser problema de hardware, possivelmente a memoria. Ainda não usei o memtest86.

Eu decidi atualizar os drivers para ver se o problema se resolvia porém eles não se resolvem, então acabei formatando o pc que está em Win10 64bits para a mesma e logo na formatação comecei a enfrentar um problema quando estava em aproximadamente aos 40% aparecia bsod "pfn list corrupt" algo assim e depois de muito esforço consegui formatar, logo após o pc formatado comecei a instalar os drivers e estava tudo uma hora e meia depois o pc trava e eu tive que desligar no power, ligando o pc em seguida e após alguns minutos de uso me deparo com a tela azul "attempted_write_to_readonly_memory" ntoskrnl.exe, e o problema das paginas e aplicativos fecharem ou reiniciarem do nada voltou e inclusive teve uma hora que a passa de tarefas ficou invisível e a área de trabalho ficou preta por uns 3 segundos e depois voltou.

 

Provavelmente eu vou acabar esquecendo de alguma informação, mas ao decorrer do post eu vou atualizando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual modelo de sua placa-mãe, processador, memória se possível (DDR2 ou DDR3 ou DDR4, velocidade), Placa de vídeo possui qual?

 

Fonte de alimentação qual?

Pra maioria dessas perguntas use https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

O CPU-Z vai mostrar dentro do possível tudo instalado ai. Menos a fonte de alimentação essa terás de abrir o computador e olhar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Henrique PP disse:

qual modelo de sua placa-mãe, processador, memória se possível (DDR2 ou DDR3 ou DDR4, velocidade), Placa de vídeo possui qual?

 

Fonte de alimentação qual?

Pra maioria dessas perguntas use https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

O CPU-Z vai mostrar dentro do possível tudo instalado ai. Menos a fonte de alimentação essa terás de abrir o computador e olhar.

 

Ryzen 5 2600

Gigabyte GeForce RTX 2060 6GB OC

placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H

Ram Corsair Vengeance LPX Preta 8GB (1x8) 2400MHz DDR4 CMK8GX4M1A2400C14

SSD WD Green 120gb Sata 6Gb/s WDS120G2G0A

HD 320GB não lembro

Fonte Corsair CX Series CX550 80 Plus Bronze 550W PFC Ativo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

- Verificar integridade do SO.

 

Clicar com botão direito no Iniciar > Windows PowerShell (Admin) > sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM:

 

Veja esse artigo: Como usar a ferramenta Diagnóstico de Memória no Windows 10

Pode usar também o Memtest86

 

 

 

Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique o cabo SATA se não tem defeito.

 

2) Inicialmente abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

4) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

5) CheckDisk: Clicar com botão direito no Iniciar > Windows PowerShell (Admin) > chkdsk /r > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, mick 07 disse:

- Verificar integridade do SO.

 

Clicar com botão direito no Iniciar > Windows PowerShell (Admin) > sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

Ao realizar o comando "sfc /scannow" apareceu a seguinte mensagem de uns arquivos corrompidos e ao realizar o segundo comando e reiniciar e realizar novamente o comando "sfc /scannow" aparentemente os arquivos foram corrigidos por não apresentar nenhum erro.

 

11 horas atrás, mick 07 disse:

- Verificar integridade da memória RAM:

 

Veja esse artigo: Como usar a ferramenta Diagnóstico de Memória no Windows 10

Pode usar também o Memtest86

Ao utilizar o Diagnóstico de memória foi encontrado problemas de hardware e também utilizei um programa chamado blue screen viewer para olhar a ultima bsod que eu tive 

"081619-7390-01.dmp    16/08/2019 11:30:09        0x0000012b    ffffffff`c00002c4    00000000`00000dfa    00000222`112239b0    ffffb200`abbfb000    ntoskrnl.exe    ntoskrnl.exe+1bc900                    x64    ntoskrnl.exe+1bc900                    C:\Windows\Minidump\081619-7390-01.dmp    12    15    18362    1.074.484    16/08/2019 11:31:06 "

essa bsod abaixo é relacionada a "memory managment" e de acordo com o programa são causadas pelo mesmo driver "ntoskrnl.exe"

081619-7500-01.dmp    16/08/2019 06:09:31    MEMORY_MANAGEMENT    0x0000001a    00000000`00003470    ffffad82`0be14000    f536033f`1b429b67    f536033f`1b429b6f    win32kbase.sys    win32kbase.sys+3389f                    x64    ntoskrnl.exe+1bc900                    C:\Windows\Minidump\081619-7500-01.dmp    12    15    18362    800.540    16/08/2019 06:10:31    

 

659401363_screenviewer.thumb.png.3a279cbe0bd353f78c1c79fa345e5aae.png

 

infelizmente o teste usando memtest86 vou ficar devendo por não ter um usb para boot no momento, acho que seria o teste mais eficiente para detectar realmente se é a memoria ram.

11 horas atrás, mick 07 disse:

Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique o cabo SATA se não tem defeito.

 

2) Inicialmente abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

4) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

5) CheckDisk: Clicar com botão direito no Iniciar > Windows PowerShell (Admin) > chkdsk /r > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

1 - Os cabos estão okay inclusive eu tenho 2 outros cabos aqui e fiz o teste.

2 - Também deu OK.

3 - Com o HD TUNE na aba Health deu tudo OK e em Error scan todos quadrados ficaram verde realizei o teste 2x e sem problemas

4 - com o Data lifeguard realizei tanto o teste rápido quanto o mais demorado e ambos deram "PASS"

5 - Esse eu não entendi muito bem onde achar esse relatório.

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, Henrique PP disse:

@DiJoee  Como não citastes nenhum water cooler, o cooler padrão pode estar jogando poeira no slot de RAM, use limpa contato nos slots e na RAM use borracha branca macia pra limpar qualquer oxidação e poeira.

 

Isso pode resolver e deve ser feito depois do @mick 07  disse.

Antes de fazer o post eu acho que esqueci de citar que fiz a limpeza e também testei em todos slots possíveis e nada. Enfim, obrigado. Provavelmente vou ter que trocar a ram, seria mais eficiente fazer um teste com memtest86 dai eu poderia acionar a garantia da ram tendo mais certeza do problema, que eu acredito ainda não estar vencida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, mick 07 disse:

Deve ser esse seu problema. Veja se consegue algum pente emprestado pra fazer teste.

Sim, obrigado vou fazer isso e aproveitar e passar memtest86 nessa memoria pra ter certeza e acionar garantia.

@Henrique PP @mick 07 @misterjohn

Enfim, obrigado pela tempo e ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP 

2 horas atrás, Henrique PP disse:

@DiJoee  Podes tentar aumentar a a tensão da memória até 1,35v se o problema persistir aumenta a latência do CAS e dos próximas 2 latências deixando as iguais ao CAS pra mais. Isso resolveu pra mim, quando tive problemas de travamento em jogos pelas memórias.

Os jogos não travam simplesmente fecham do nada.

 

12 horas atrás, mick 07 disse:

Deve ser esse seu problema. Veja se consegue algum pente emprestado pra fazer teste.

Utilizei o memtest86 abaixo segue o resultado. Não tenho muito conhecimento, mas parece que a RAM jaera.

dsajdjas.thumb.png.5785ce49caebdf0ee88969a6c7fd6ec4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiJoee  Segundo o site da fabricante. https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Memória/vengeance-lpx-black/p/CMK8GX4M1A2400C14#tab-tech-specs

 

Tested Latency  14-16-16-31

Tested Voltage 1.2V

 

Coloca na BIOS manualmente tensão de 1,3V depois coloca a latência em 16-16-16-31 (isso que falei mais acima de iguala os 3 primeiros CAS pra mais), Não se preocupa memória sem dissipador funciona de boa até 1,35V, com dissipador aguenta até 1,45V. Se não passa de 1,35V não tem como queimar. Isso vai dar uma folga gigantesca pra sua memória tanto em tensão como em tempos, fique as usando assim, pois perda de desempenho é mínima acredite, e vai poder ir usando ela assim até Novembro quando terá o Black Friday ai podes compra módulos melhores (mais velozes). Ou acione a garantia se ainda tiver nela.

 

tem 3 possibilidades.

1º Seu controlador do chip de memória que determina os tempos da mesma está bugado ou queimando, fazendo com que a detecção da velocidade e tensão e dos módulos de memória não funcionem como devem. Setar manualmente na BIOS só os tempos pode resolver.

2º O módulos estão queimando mas aumentar a tensão e a latência faz com que o módulo já defeituoso agente mais um pouco.

3º A fase da placa-mãe é que está apresentando problema não fornecendo energia como deve e isso é a causa do problema, se for esse o problema aumentar a tensão pode resolver ou queimar de vez, mas não acredito que seja a placa-mãe.

 

O ideal seria testar outros módulos ai nessa placa e testar essa memória em outro computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...