Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, moro junto a uma mata e tenho um sério problema de baratas das grandes. 

Em média entram cerca de 3 por semana, mas tem estações que já entraram 4 em apenas um dia.

Elas entram por baixo dos portões de ferro ou da garagem. 

Não dá para fechar as frestas, mesmo porque elas podem entrar por fendas bem estreitas.

Pensei em colocar uma fonte de alta tensão nas entradas dos portões. Usaria o circuito das raquetes mata-mosquitos.

Como o aparelho ficaria continuamente ligado, teria que ficar continuamente ligada à tomada. 

O problema é que levantei o circuito da raquete e observei no osciloscópio, que a comutação do transistor é péssima. Com uma carga de 10M Ohms na saída, a eficiência é de apenas uns 6%. Entram 1,7W e sai 0,1W aprox. 

Segue o circuito que levantei.

Circuito_Raquete_Mosquitos_6.thumb.jpg.011bf15d2edfe76d0acfd263d60ffc56.jpg

Se mantiver continuamente ligado, o circuito certamente queimará em poucas horas. 

Outro inconveniente é que com exceção da alta tensão, o circuito não é galvanicamente isolado, pois a carga da bateria é via fonte sem trafo. 

Com a alta tensão apenas na parte inferior dos portões, o trecho entre a tomada de 110V e o portão não seria isolado.

Antes de medir o circuito, pensei em colocar um carregador de celular XingLing na tomada e enviar os 5V até o gerador de alta tensão, junto aos portões. Assim teria apenas 5V entre a tomada e os portões. Depois de medir o circuito observei que a corrente fornecida pela bateria chegava a 460mA. O carregador XingLing fornece apenas uns 120 a 150mA entre 4,75 e 5,1V.

Ok! Medi 460mA na bateria, mas com carga de 10M ohms e um multímetro XingLing. O problema é que quando uma barata morrer e ficar fechando o circuito, ele certamente queimará. 

Pensei em melhorar o circuito de primário do trafo, mas a complicação começa a aumentar. Nova PCI, novo projeto... Até comecei a fazer os cálculos preliminares do trafo, mas cheguei a valores muito altos de indutores. Algo como 1H e 0,35H, o que dariam muitas espiras e bem finas. 

Outro problema é que a tensão na parte de alta tensão varia muito com a tensão de Vcc. Os carregadores de celular fornecem 5,1V e os capacitores da parte de alta tensão podem queimar facilmente.

A ideia mais simples seria usar a fonte da rede. Uma tomada com um fusível, um resistor em cada fio e uma lâmpada neon (80V) fechando o circuito. Um fio duplo levaria a tensão da neon até os portões.

Assim a barata poderia não morrer, mas o choque certamente a afugentaria. Com a barata fora do circuito, a tensão permaneceria presente para a próxima barata. 

Alguém teria alguma boa ideia para compartilhar?

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Moris permita-me...

3 horas atrás, MOR disse:

O carregador XingLing fornece apenas uns 120 a 150mA entre 4,75 e 5,1V.

Outros de mesma origem e mesmo preço fornecem mais.

alta tensão varia muito com a tensão de Vcc. Os carregadores de celular fornecem 5,1V

Pra contornar isso bastam 2 diodos em série pra cair a V

Medi 460mA na bateria

Dá pra usar a sua com a seguinte condição: não precisa ficar o tempo todo ligado. Um pulso de algumas dezenas de mS a cada S teoricamente  já é capaz de matar a barata. Confirme na prática. Assim sendo, basta-lhe prover tal condição e colocar um capacitor maior na alimentação da raquete pra ele prover a alta corrente temporária. Ah sim, na conta entra o tempo da carga dos caps da saída e geometria da armadilha pra que a experta barata não aproveitar o tempo off.

quando uma barata morrer e ficar fechando o circuito

Basta monitorar a corrente com alarme.

ele certamente queimará. 

não queima pois colocamos acionamento intermitente, lembra?

Certa feita teorizei um circuito sensor e atuador simultaneos. Algo como, um aramado tipo o da raquete mesmo... ao cair a R entre eles aplico a a.t. Um controle inteligente podeira até dar um tempo, esperar a R cair pra juntar + baratas, avisos e etc. Só ficou na teoria...

a barata poderia não morrer, mas o choque certamente a afugentaria

isso me quase fez rir... Tá com medo de ser autuado pelo ibama ou de ser visitado pelo... Edgar?

e8a1323a86e4999d148dda585ff7db3e--alien-

kk

• Haha 3
Postado

Eu duvido muito que isso funcione.

As baratas possuem um monte de queratina, e com o baixo peso delas elas são um péssimo condutor ( ou um bom isolante ? ) .

Paulo

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, aphawk disse:

As baratas possuem um monte de queratina, e com o baixo peso delas elas são um péssimo condutor ( ou um bom isolante ? ) .

Paulo

Bom ponto. Só que o exoesqueleto das baratas é feito de QUITINA, não queratina, então vale uma pesquisada pra ver se ela é um mal condutor como a queratina. Agora, quanto ao peso, se o objetivo for vedar as frestas maiores e colocar o mata-baratas apenas nas fresta menores, elas vão ter que se esforçar mais pra passar e talvez a pressão e o tempo de contato maior sejam suficientes.

E se o MOR fizer um teste controlados com as baratas, por favor filma que eu quero ver isso 😅

Postado
20 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Moris permita-me...

Outros de mesma origem e mesmo preço fornecem mais.

Comprei os que são vendidos por aí... E que são mais baratos (R$2,40 cada no atacado >=3). Testei eles e até já postei os resultados. Os de maiores correntes de saída são bem mais caros. Além disso como acreditar em um (mais caro) que informa 5V @ 3A? 

Pra contornar isso bastam 2 diodos em série pra cair a V

Reduzir a tensão é fácil, basta reduzir a tensão de um zener que tem lá, mas ainda assim não consegue manter os 460mA. (Depois falo dos 460mA).

Dá pra usar a sua com a seguinte condição: não precisa ficar o tempo todo ligado. Um pulso de algumas dezenas de mS a cada S teoricamente  já é capaz de matar a barata. Confirme na prática. Assim sendo, basta-lhe prover tal condição e colocar um capacitor maior na alimentação da raquete pra ele prover a alta corrente temporária. Ah sim, na conta entra o tempo da carga dos caps da saída e geometria da armadilha pra que a experta barata não aproveitar o tempo off.

É uma ideia! No começo pensava que bastaria um carregador e o circuito de uma raquete, mas não dá. Só alterando o circuito mesmo. Aí começa a dar mais trabalho.

Basta monitorar a corrente com alarme.

Aí começa a dar mais trabalho.

não queima pois colocamos acionamento intermitente, lembra?

Vou postar a forma de onda no coletor do transistor. Aquilo foi feito para queimar logo.

Certa feita teorizei um circuito sensor e atuador simultaneos. Algo como, um aramado tipo o da raquete mesmo... ao cair a R entre eles aplico a a.t. Um controle inteligente podeira até dar um tempo, esperar a R cair pra juntar + baratas, avisos e etc. Só ficou na teoria...

...

Valeu Isadora. A ideia mais simples sera a melhor opção.

MOR_AL

adicionado 3 minutos depois
20 horas atrás, aphawk disse:

Paulo

Bom. Realmente não acredito que elas não sentiriam o choque. Menciono isso baseado em diversos vídeos que assisti no YouTube.

Além disso, os fios estariam na parte inferior, o choque seria entre as patas.

MOR_AL

adicionado 6 minutos depois
7 horas atrás, Carit Narib disse:

... Agora, quanto ao peso, se o objetivo for vedar as frestas maiores e colocar o mata-baratas apenas nas fresta menores, elas vão ter que se esforçar mais pra passar e talvez a pressão e o tempo de contato maior sejam suficientes.

E se o MOR fizer um teste controlados com as baratas, por favor filma que eu quero ver isso 😅

Hahaha!

Só filmaria como contribuição científica, nunca por sadismo. 😜

MOR_AL

adicionado 18 minutos depois

Pessoal.

A ideia do mais simples está valendo. Se o circuito mencionado na postagem #1 servir para repelir as baratas, então ele será o provável vencedor.

Ainda há um agravante. Tenho um gato!!!

Por causa disso, os fios com HV estarão paralelos, fixados em uma tira de MDF de 15mm de espessura e uns 2 cm de largura (comprimento do portão). Outra tira de MDF idêntica estará por cima, espaçada de 15mm. Assim o gato ou qualquer um que pise, não entrará em contato com HV.

Mecânica.jpg

Forma de onda no indutor do primário da raquete (ponto 3 do trafo, ou emissor de Q1 no circuito da figura da postagem #1). Aquece muito o transistor. Exige um circuito de primário mais elaborado.

Forma de onda.JPG

Circuito proposto.

Circuito_Proposto.jpg

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, MOR disse:

ideia mais simples sera a melhor opção.

Atualizar-Segura-Eficiente-Anti-Barata-b

Mais ecológica... não gasta energia. Só não sei se o Ed aprova.

Se seu gato não caça barata (tinha uma gata pobre que caçava), uma ideia ainda + ecológica: você pode criar escorpião: um predador natural das baratas. 😁

80Vac e algumas centenas de uA penso ser pouco pra barata. Se for o caso, tenta retificar e colocar um cap duns 2.2 ... 22uF. Sua descarga pode fazer um pouco + de cócegas

Postado
8 horas atrás, MOR disse:

Por causa disso, os fios com HV estarão paralelos, fixados em uma tira de MDF de 15mm de espessura e uns 2 cm de largura (comprimento do portão). Outra tira de MDF idêntica estará por cima, espaçada de 15mm. Assim o gato ou qualquer um que pise, não entrará em contato com HV.

Não é algo muito relevante, mas mdf em lugar que molha não dá certo. 

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

.....

80Vac e algumas centenas de uA penso ser pouco pra barata. Se for o caso, tenta retificar e colocar um cap duns 2.2 ... 22uF. Sua descarga pode fazer um pouco + de cócegas

A ideia NÃO é matar as baratas, porque, caso elas morram sobre os fios, a tensão cairá e as seguintes passarão.

Após o choque e com 2,2uF, a tensão chegará aos 95% em cerca de 2 segundos.

Apenas um susto fará (espero) com que elas retrocedam e a tensão se mantém.

Tenho que testar...🤔

MOR_AL

adicionado 12 minutos depois
8 horas atrás, Renato.88 disse:

Não é algo muito relevante, mas mdf em lugar que molha não dá certo. 

É!

O MDF é o verde, que suporta água sem deformar.

Tive a oportunidade de constatar isso, quando fui comprar, em outra ocasião. Tinham dois MDFs ao tempo. Um comum e outro verde. O comum estava completamente deformado, mas o verde estava inteiro. Perguntei quanto tempo os MDFs estavam ao tempo e disseram que "mais de um ano".

Os meus MDFs não ficariam ao tempo. Há uma proteção de uns dois metros acima do chão. Somente as chuvas com vento chegariam até os MDFs. As condições seriam bem mais amenas, que as constatadas na empresa que vende MDF.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, MOR disse:

NÃO é matar as baratas

1 hora atrás, MOR disse:

Apenas um susto

Tenho mais piadas sobre isso mas nem me atrevo... to com medo do ed.

você pode incorporar mais um função pro neon no seu circuito minimalista: deixe-o visível ao longe. Se ele apagar é porque a V caiu e tem uma barata tonta na armadilha. Remova-a com carinho devolvendo-a à natureza. E peça-lhe gentilmente pra não mais voltar...

images?q=tbn:ANd9GcT7E-wVFpvkh38ON4ZVqfc👍

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

NÃO é matar as baratas

Apenas um susto

Tenho mais piadas sobre isso mas nem me atrevo... to com medo do ed.

Kkkkk agora também não entendí ... o título deste tópico não é “MATA-BARATAS ELÉTRICO” ????

Paulo

• Haha 2
  • Membro VIP
Postado
agora, aphawk disse:

MATA-BARATAS

Em 17/08/2019 às 16:20, MOR disse:

moro junto a uma mata

Prestenção! kk

Moris/Brunão... perdoe post de 2ª e agradeço a oportunidade pra descontração kk... apague se quiser...

abç

Postado

O título é realmente "Mata-baratas elétrico. Alguma dica?"

Parece que todas as dicas respeitaram o título, MAS (tem sempre um mas, né) DEPOIS constatei que elas não poderiam permanecer nos fios.

adicionado 4 minutos depois

Bom. 

Não sei como alterar o título e nem sei se é possível, mas convenhamos, fora as piadas, isso é irrelevante. Hehehe!

A lâmpada neon poderá ficar em local visível, sim. 

MOR_AL

Postado

@MOR ,

Bom, sempre tem uma maneira de contornar as situações... por exemplo,  criar uma barreira na vertical, onde as baratas tenham de subir alguns centímetros, e colocar os fios alinhados na parte superior dessa barreira, a própria gravidade deve fazer com que a barata caia e libere os fios ....

Vou parar por aqui antes que dê mais motivos para a @Isadora Ferraz  se descontrair kkkkkk !

Paulo

Postado
13 horas atrás, aphawk disse:

@MOR ,

Bom, sempre tem uma maneira de contornar as situações... por exemplo,  criar uma barreira na vertical, onde as baratas tenham de subir alguns centímetros, e colocar os fios alinhados na parte superior dessa barreira, a própria gravidade deve fazer com que a barata caia e libere os fios ....

É, mas com o meu gato podendo ser eletrocutado e minha mulher reclamando da nova decoração, acho que vou ficar mesmo com o desenho que fiz. A altura dele coincide com o pequeno degrau que tem no portão.

Vou parar por aqui antes que dê mais motivos para a @Isadora Ferraz  se descontrair kkkkkk !

É verdade, kkkk.

Paulo

MOR_AL

Postado

@MOR,

Faça uma proteção em cima de onde estão os fios, deixando uma pequena altura para apenas as baratas passarem. Uma distância de alguns centímetros garante que a pata do gato não consiga entrar pela pequena abertura e chegar aos fios. 

O único problema que não vejo como contornar é o gato querer comer as baratas ....

Paulo

Postado
22 minutos atrás, aphawk disse:

@MOR,

Faça uma proteção em cima de onde estão os fios, deixando uma pequena altura para apenas as baratas passarem. Uma distância de alguns centímetros garante que a pata do gato não consiga entrar pela pequena abertura e chegar aos fios. 

É exatamente o que (mal) desenhei na primeira foto da postagem #5.

O único problema que não vejo como contornar é o gato querer comer as baratas ....

Meu gato já é velho. Não curte mais isso. Só corre atrás de passarinhos.

Paulo

MOR_AL

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...