Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É normal o gabinete dar choque?


Posts recomendados

  • Membro VIP

@MxGamesPlay_BR Parte de trás, USB frontais, tudo vai dar choque, vai depender do quanto você tá isolado do chão. Descalço vai tomar choque de qualquer ponto aleatório do gabinete.

Não precisa se preocupar, mas desligue o plugue de energia da fonte e plugue do monitor quando for mexer dentro do gabinete.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/08/2019 às 18:00, MxGamesPlay_BR disse:

Galera, meu gabinete da choque quando eu encosto na parte dos parafusos. É normal? 

Bom dia kkk

 

é normal sim, sem aterramento acaba dando esses choques que são bem chatos inclusive. Eu costumo usar chinelo para combater esses choques e normalmente dá certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade, ele deve dar choque em todo o gabinete, acontece que a tinta não conduz eletricidade, então causa impressão de ser só atrás.

 

E essa é uma ótima forma de fazer seu pc estragar mouse, teclado, monitores e qualquer outro periférico que esteja  conectado ao computador e em algum momento toque um aterramento(como quando voce encosta em alguma parte metálica de um pedrive ligado no pc).

 

 

E só uma correção sobre o pessoal falou. É uma coisa COMUM o gabinete dar choque quando não tem aterramento elétrico, mas não é normal

Normal é o que se espera que uma coisa faça. Como ligar e funcionar. Dar choque é um efeito colateral.

A solução como o pessoal falou é usar uma tomada de 3 pinos que efetivamente tenha um aterramento.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, é normal o gabinete n ter alguns buracos para encaixar a placa-mãe? O meu ficou faltando um parafuso por falta de buraco no gabinete e isso pode ter algum problema?

 

adicionado 2 minutos depois

Quando vou colocar algum cabo perto dessa região na placa-mãe, acaba forçando para baixa a placa-mãe e muitas vezes tenho até medo de quebrar. Esses apertos podem causar algum defeito?

 

adicionado 2 minutos depois

@sdriver @piterprado @Gustavo Rebello @Phoenyx ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, podem. Faça uma alavanca com os dedos na parte de baixo para não ceder a placa. Obviamente, tudo fora da tomada aí.

Isto varia conforme o modelo da placa-mãe e principalmente modelo de gabinete.

 

Existem alguns calços plásticos para se colocar caso falte a furação necessária, aliás alguns gabinetes já vem com isso incluso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Mas eu já forcei varias vezes para baixo e chegou até afundar a placa-mãe e n quebrou (SORTE), mas tudo indica q n aconteceu nada e está funcionando corretamente. Com essas forçadas q aconteceu eu poderia ter  problemas no futuro por causa disso, ou só se chegar a quebrar?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu n tenho aterramento então meu Gabinete da choques, quando eu encosto nele e levo choque isso causa algum curto dentro dele ou só da apenas choque? Quando encosto nele pode causar alguns problemas nas peças dele? @Phoenyx @sdriver @piterprado @Gustavo Rebello @ramses.frs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2019 às 11:08, MxGamesPlay_BR disse:

Galera, eu n tenho aterramento então meu Gabinete da choques, quando eu encosto nele e levo choque isso causa algum curto dentro dele ou só da apenas choque? Quando encosto nele pode causar alguns problemas nas peças dele? @Phoenyx @sdriver @piterprado @Gustavo Rebello @ramses.frs

 

Provavelmente seja por falta de aterramento mesmo.  Faz o teste do chinelo que te falei, entre em contato com gabinete com o PC ligado usando chinelo e vê se da choque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nadando contra a maré, eu discordo de todo mundo que falou que é perfeitamente normal um gabinete dar choque, seja com ou sem aterramento. Se você está experimentando choques no seu gabinete, eu creio que ele está com fuga. Isso pode acontecer por haver contato dos pinos de sustentação da placa-mãe com as trilhas e soldas da mesma, pode acontecer porque a fonte está danificada ou com fio desencapado, pode acontecer porque há alguma parte de metal do gabinete em contato com a placa-mãe, dentre mil e uma outras possibilidades. Uma possibilidade que eu recomendo muito verificar, é se o terceiro pino (do meio) de sua tomada está com retorno. Alguns eletricistas bem medíocres acham que aterramento e neutro são a mesma coisa, e com isso conectam o terceiro fio ao neutro da rede. Isso além de causar choques, pode ocasionar a perda do aparelho.

Observe tudo isso, tente rastrear se há algum circuito em contato com o gabinete ou cabo desencapado. Não acho normal gabinete dar choque. Em 20 anos de profissão, nunca presenciei isso uma única vez.

adicionado 3 minutos depois

Correção, presenciei uma vez sim. A cliente em questão havia instalado ela mesma um cooler de metal de 120 mm, não o apropriado para gabinetes, mas sim os de exaustores de restaurante que rodam a altas velocidades e conectam diretamente na linha de 110V. A conexão que ela fez foi absurdamente mal feita, com fios desencapados, mal isolados e ainda um pouco de fuga na carcaça do próprio cooler. Por fim eu removi a monstruosidade e coloquei um cooler próprio para gabinete e ela parou de ser eletrocutada acidentalmente toda vez que mudava o PC de posição. Nota que tive que substituir a placa-mãe, que foi a real causa de ela me procurar, pois achava perfeitamente normal o PC dela dar choques... O.o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!