Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

não consigo setar frequencia da gloway 3200hz


Posts recomendados

Bom dia mestres do hardware!!

 

Ontem tive o prazer de receber as últimas peças para subir meu novo Pc, tudo deu certo, porém ao subir as frequências para 3200 a mobo simplesmente desliga, segue a nova config:

 

Asus b450 tuf pro

Ryzen 5 3600

Memórias chinesas ddr4 gloway 3200hz

SSD M2 chinês Asgard 500gb

HDD 1tb 

Water cooler coolermaster

Fonte gamideas Kratos 500w bronze 80

 

As memórias sobem normal de fabrica a 2400hz, quando ativo o d.o.c.p reconhece os 3200 já com os timmings, porém a frequência em auto vai em 2400, quando altero para 3200 a máquina desliga 3 vezes e sobe em safe... Alguém poderia me ajudar? Nunca tive experiência em subir as memórias, também quero fazer um over no processador para 4.3, se puderem me ajudar ficarei muito grato! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela não tá com a última atualização, acabei de ver um tópico de uma colega com a configuração bem semelhante a minha que atualizou a BIOS e deu certo, vou prosseguir com o processo!! E você também auxiliou a colega!! Vou tentar o procedimento e retorno para dar um feedback, no caso do overclock do processador, teria alguma dica? Nunca fiz um over, porém montei essa config com intenção de trabalhar a 4.3ghz. Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fabio Sindorf Isto vai depender mais da sua refrigeração aí. E não é todo 3600 que chega em 4.3GHz não, tem que testar pra ver se fica estável, e com qual vcore.

Atualiza primeiro, veja se as memórias rodam de boa. Depois veja se com o PBO ligado ele atinge altas frequências. Vai testando, fazendo benchmarks e acompanhando tudo pelo HWInfo ou outro software.

 

Eu não tenho ainda um Ryzen de terceira geração pra testar aqui, então fica complicado te passar algum feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Fabio Sindorf disse:

no caso do overclock do processador, teria alguma dica? Nunca fiz um over, porém montei essa config com intenção de trabalhar a 4.3ghz. Obrigado 

Não tem como dizer se chegará na frequência que você espera. Isto depende de muitos fatores, inclusive a capacidade de aumento do seu processador específico, que pode ser diferente de outro modelo igual.

Suba o clock de 100 em 100 até ficar instável. Daí aumente o VCore em 0.2 e veja se estabiliza. Daí suba de 100 em 100 até ficar instável. Daí aumente o Vcore novamente, em 0.2. Até não estabilizar mais com o aumento de VCore. Daí você baixa o clock 100MHz, para o último valor que estabilizou. Monitore a temperatura. Se não subir, este é o máximo que você poderá fazer. Em tempo, não passe de 1.425 no VCore sob risco de danificar o processador

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Não tem como dizer se chegará na frequência que você espera. Isto depende de muitos fatores, inclusive a capacidade de aumento do seu processador específico, que pode ser diferente de outro modelo igual.

Suba o clock de 100 em 100 até ficar instável. Daí aumente o VCore em 0.2 e veja se estabiliza. Daí suba de 100 em 100 até ficar instável. Daí aumente o Vcore novamente, em 0.2. Até não estabilizar mais com o aumento de VCore. Daí você baixa o clock 100MHz, para o último valor que estabilizou. Monitore a temperatura. Se não subir, este é o máximo que você poderá fazer. Em tempo, não passe de 1.425 no VCore sob risco de danificar o processador

image.png

Muito obrigado pelas dicas, vou fazer exatamente desta forma!! 

 

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Phoenyx disse:

@Fabio Sindorf Isto vai depender mais da sua refrigeração aí. E não é todo 3600 que chega em 4.3GHz não, tem que testar pra ver se fica estável, e com qual vcore.

Atualiza primeiro, veja se as memórias rodam de boa. Depois veja se com o PBO ligado ele atinge altas frequências. Vai testando, fazendo benchmarks e acompanhando tudo pelo HWInfo ou outro software.

 

Eu não tenho ainda um Ryzen de terceira geração pra testar aqui, então fica complicado te passar algum feedback.

É amigo, babou.. atualizei a bios e voltou o mesmo problema, ativo o D.O.C.P, ele detecta 3200hz, já joga a frequência em 3200 mas a máquina nem da boot, ela desliga na hora, depois tenta subir 3 vezes e sobe em safe mode.. Será que pode ser problema das memórias? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo preço que paguei não há o que reclamar, mesmo rodando a 2400 tá bom... Estava navegando de bobeira na internet, nada aberto e me deparei com esta belezinha aqui, já é caso de preocupação.. tenho reparado minha temperatura, batendo os 80 graus, jogando dota 2.. acham isso normal?  usando water cooler.. porém gabinete mid tower, dei uma improvisada para prender esse radiador.. 

 

image.thumb.png.eba40bf193b3143eb1a8bca23ddc9f43.png

 

 

image.thumb.png.9b3ee0123cb51dce3903dfeff4ce3850.png

adicionado 1 minuto depois

image.png.16928d58be726afdfc322ab70538c204.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Sindorf Curiosidade, você está fazendo esse OC só para jogar DOTA 2? Se sim, qual ganho você espera ter?

adicionado 4 minutos depois
15 horas atrás, Fabio Sindorf disse:

Então, acredito que esteja com uma boa vasão de ar.. tem 2 coolers de 120 em cima e um atrás.. um dos de cima to usando como exaustor, o block tá bem fixado, e usei uma pasta prata, Banson Tech a05.. é baratinha.. paguei 20,00 

 

Tem que olhar se seu gabinete tem bom fluxo de ar no painel frontal. Quando fui comprar meu gabinete com painel lateral de vidro, me senti interessado pelos que tem painel dianteiro de vidro também, mas desisti depois de ver tantas reviews e testes que demonstravam que as perfurações em gabinetes assim eram insuficientes. 

Um teste simples para observar se o fluxo de ar está bom é fazer benchmark com e sem o painel frontal. Nos casos onde a passagem de ar era restringida a diferença chegou a passar fácil dos 10º C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Fabio Sindorf Curiosidade, você está fazendo esse OC só para jogar DOTA 2? Se sim, qual ganho você espera ter?

adicionado 4 minutos depois

 

Tem que olhar se seu gabinete tem bom fluxo de ar no painel frontal. Quando fui comprar meu gabinete com painel lateral de vidro, me senti interessado pelos que tem painel dianteiro de vidro também, mas desisti depois de ver tantas reviews e testes que demonstravam que as perfurações em gabinetes assim eram insuficientes. 

Um teste simples para observar se o fluxo de ar está bom é fazer benchmark com e sem o painel frontal. Nos casos onde a passagem de ar era restringida a diferença chegou a passar fácil dos 10º C.

 

Amigo fato que não é para jogar somente Dota 2, mas você não concorda? a gente compra uma memória de frequência alta para extrair o desempenho, mesmo que o ganho seja de 4, 5 fps já faz diferença.. eu tenho um monitor de 144hz e quero conseguir essa taxa, mesmo no Dota 2 que é um jogo relativamente leve, eu tenho pego as vezes 90fps dependendo da ação na tela..

 

Quanto ao gabinete, eu subi o radiador e teve uma mudança bem considerável... em uma breve pesquisada eu já vi que essa nova geração dos ryzen são bem esquentadinhas..

 

image.png.f89a66a55d898c517f3678774e711b9a.png

adicionado 15 minutos depois

Já subi um pouco a frequência, vou subindo para ver até onde vai estável e retorno aqui, sabe me dizer se eu preciso setar algum parâmetro na bios? Eu vi no post que você me marcou @Phoenyx, nem todo mundo tem o mesmo conhecimento, infelizmente sou iniciante para esta parte de overclock, etc.. é a primeira vez que estou fazendo na prática.. mas sou grato pela paciência em me ajudar. Obrigado! 

 

image.thumb.png.c9511b99c1c6a2a6e6b5f99a3be63aff.png

 

image.thumb.png.bef786888c4a11ffb0f397d0b13843b4.png

 

image.png.53ac8b5f69a716ca9d1bcc607e10d869.png

 

 

adicionado 37 minutos depois

Já subi um pouco a frequência, vou subindo para ver até onde vai estável e retorno aqui, sabe me dizer se eu preciso setar algum parâmetro na bios? Eu vi no post que você me marcou @Phoenyx, nem todo mundo tem o mesmo conhecimento, infelizmente sou iniciante para esta parte de overclock, etc.. é a primeira vez que estou fazendo na prática.. mas sou grato pela paciência em me ajudar. Obrigado! 

 

image.thumb.png.c9511b99c1c6a2a6e6b5f99a3be63aff.png

 

image.thumb.png.bef786888c4a11ffb0f397d0b13843b4.png

 

O máximo que consegui subir foi este 2866hz acima disso não dá boot, desliga 3x e entra em safe mode..

image.png.754cbd61d950f64e5a99068fb9fd5b4f.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, te perguntei o que esperava porque OC não é algo tão simples, tampouco inconsequente. Você está reduzindo a vida útil de seu equipamento novinho, e isso com um processador de calibre suficiente para rodar tudo no máximo sem dificuldades com uma placa de vídeo adequada. Só queria que compreendesse o risco que está correndo, e o quanto está reduzindo a vida útil de todo seu equipamento em troca de apenas 3/4 FPS, se muito. Seu monitor ser de 144 MHz colabora muito para baixo desempenho em jogos se você estiver rodando acima de 60 FPS no V-sync/similar. Isso enquanto seus olhos efetivamente não perceberão desempenho superior a esta taxa de quadros (na verdade o correto seria dizer 30 FPS, mas até eu sinto diferença entre 30 e 60, mas não acima). Conseguir 6000000 FPS não vai mudar nada na vida de ninguém. Você tem que buscar o que é funcional e sustentável, e tem umas configurações bobas nos jogos que já reduzem a sobrecarga do sistema consideravelmente, como ssao, por exemplo. 

Enfim, dei meu pitaco. Eu prefiro ter um bom computador que dure muito do que ter que trocar componentes que queimam toda hora porque estou exigindo demais deles, mas isso é só minha opinião. OC eu reservo só para quando o computador fica de fato obsoleto, como a maioria das pessoas que conheço também faz, exceto quem ganha $$$ para cada minuto que o PC fica ligado e efetivamente precisa de desempenho para ganhar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Cara, te perguntei o que esperava porque OC não é algo tão simples, tampouco inconsequente. Você está reduzindo a vida útil de seu equipamento novinho, e isso com um processador de calibre suficiente para rodar tudo no máximo sem dificuldades com uma placa de vídeo adequada. Só queria que compreendesse o risco que está correndo, e o quanto está reduzindo a vida útil de todo seu equipamento em troca de apenas 3/4 FPS, se muito. Seu monitor ser de 144 MHz colabora muito para baixo desempenho em jogos se você estiver rodando acima de 60 FPS no V-sync/similar. Isso enquanto seus olhos efetivamente não perceberão desempenho superior a esta taxa de quadros (na verdade o correto seria dizer 30 FPS, mas até eu sinto diferença entre 30 e 60, mas não acima). Conseguir 6000000 FPS não vai mudar nada na vida de ninguém. Você tem que buscar o que é funcional e sustentável, e tem umas configurações bobas nos jogos que já reduzem a sobrecarga do sistema consideravelmente, como ssao, por exemplo. 

Enfim, dei meu pitaco. Eu prefiro ter um bom computador que dure muito do que ter que trocar componentes que queimam toda hora porque estou exigindo demais deles, mas isso é só minha opinião. OC eu reservo só para quando o computador fica de fato obsoleto, como a maioria das pessoas que conheço também faz, exceto quem ganha $$$ para cada minuto que o PC fica ligado e efetivamente precisa de desempenho para ganhar mais.

Entendo amigo, e sou grato pelas informações, porém minhas memórias eu comprei de fábrica 3200hz, mesmo assim ela estaria trabalhando sob stress? Quanto a vida útil do processador trabalhar em over, pesquisei bastante para saber sobre a vida útil e em todas as fontes na qual eu pesquisei, foi dito ser seguro e não prejudicar a vida útil, quando feito com prudência e estrutura, no meu caso tô com um water cooler.. ainda assim, não tô vendo muita necessidade em fazer o over, pois o processador tem trabalhado a 4.2 no boost, no caso do over, poderia ser para trabalhar sem esse boost, de repente um undervolt.. minha intenção também é aproveitar a vida útil das peças, quero ficar pelo menos 3 anos sem mexer no setup.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhhhhh... desculpe a vergonha que eu passei, mas esse tempo todo eu estava achando que você estava rodando OC no CPU! kkkkkk

Cara, o XMP não funcionou na sua MB mesmo com atualização de BIOS? Que estranho... Eu vi várias pessoas conversando em outro tópico dessa mesma placa-mãe sua dizendo que tem o mesmo problema. Uma delas resolveu o problema mudando os módulos para os slots A2 e B2. Já tentou isso?

 

O outro tópico para referência: https://forums.tomshardware.com/threads/ram-stuck-at-2133-mhz-on-asus-tuf-b450.3446339/

 

Tabela com vários modelos de fabricantes de chips de memória com os timings e tensões aplicados que deram certo (com 100% de estabilidade): https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-memory-tweaking-overclocking-guide/9.html

🔺 essa tabela era boa de se guardar para futuras referências, não é srs moderadores? @J.Augusto F e @Zucchini

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Ahhhhhhh... desculpe a vergonha que eu passei, mas esse tempo todo eu estava achando que você estava rodando OC no CPU! kkkkkk

Cara, o XMP não funcionou na sua MB mesmo com atualização de BIOS? Que estranho... Eu vi várias pessoas conversando em outro tópico dessa mesma placa-mãe sua dizendo que tem o mesmo problema. Uma delas resolveu o problema mudando os módulos para os slots A2 e B2. Já tentou isso?

 

O outro tópico para referência: https://forums.tomshardware.com/threads/ram-stuck-at-2133-mhz-on-asus-tuf-b450.3446339/

 

Tabela com vários modelos de fabricantes de chips de memória com os timings e tensões aplicados que deram certo (com 100% de estabilidade): https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-memory-tweaking-overclocking-guide/9.html

🔺 essa tabela era boa de se guardar para futuras referências, não é srs moderadores? @J.Augusto F e @Zucchini

 

Haha que isso amigo, sem problemas!! Eu atualizei a BIOS na última versão.. vou fazer esses testes de trocar os slots.. 

 

Quanto a CPU, realmente não compensa colocar ele para trabalhar como se fosse um 3600x? Vou comprar mais um cooler para fazer um push & trhow no radiador para ver se melhora ainda mais, e comprar uma pasta mx4.. 

 

Quanto ao desemprenho de 60 para 144hz.. rapaz vou te falar.. no competitivo isso aí da diferença heim.. quem joga no mesmo nível vício que eu sabe que o jogo é outro em 144hz.. os de FPS então nem se fala.. mas minha paixão é moba kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Fabio Sindorf disse:

Quanto ao desemprenho de 60 para 144hz.. rapaz vou te falar.. no competitivo isso aí da diferença heim.. quem joga no mesmo nível vício que eu sabe que o jogo é outro em 144hz.. os de FPS então nem se fala.. mas minha paixão é moba kkk

Entendo. Eu já quis ter um monitor de alta taxa de atualização por outra razão: fadiga dos olhos. 60 Hz geram muita fadiga, mas 120 não, mesmo que a GPU não gere 120 FPS (a questão é o refresh rate mesmo). Para jogos tipo FPS não consigo imaginar que dá diferença. O que imagino é que um computador onde a folga de desempenho seja suficiente para gerar tantos FPS, nunca vai gerar lags que seriam fatais em um jogo competitivo, e com isso as pessoas acabam associando uma coisa à outra. Mas vai entender.
 

22 minutos atrás, Fabio Sindorf disse:

Quanto a CPU, realmente não compensa colocar ele para trabalhar como se fosse um 3600x? Vou comprar mais um cooler para fazer um push & trhow no radiador para ver se melhora ainda mais, e comprar uma pasta mx4.. 

Fala no sentido de puxar ar do radiador para aumentar o desempenho dele? Não sei qual seria o ganho, minha experiência com WC é quase nula (sempre opto por air cooling o mais silencioso possível). Já fiz isso com air coolers, e o ganho foi satisfatório (casa de 3~6 Cº mesmo com a redução da velocidade dos coolers). Depois poste qual foi o ganho, fazendo um teste antes e depois da instalação. Seria uma referência legal para quem está tentando ter ideias para melhorar o desempenho térmico durante OC.

Sobre rodar ele como 3600x, nem sabia que isso existe. :P

adicionado 12 minutos depois
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Tabela com vários modelos de fabricantes de chips de memória com os timings e tensões aplicados que deram certo (com 100% de estabilidade): https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-memory-tweaking-overclocking-guide/9.html

@Fabio SindorfSindllSindorfSSindorf

Você leu isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Entendo. Eu já quis ter um monitor de alta taxa de atualização por outra razão: fadiga dos olhos. 60 Hz geram muita fadiga, mas 120 não, mesmo que a GPU não gere 120 FPS (a questão é o refresh rate mesmo). Para jogos tipo FPS não consigo imaginar que dá diferença. O que imagino é que um computador onde a folga de desempenho seja suficiente para gerar tantos FPS, nunca vai gerar lags que seriam fatais em um jogo competitivo, e com isso as pessoas acabam associando uma coisa à outra. Mas vai entender.
 

Fala no sentido de puxar ar do radiador para aumentar o desempenho dele? Não sei qual seria o ganho, minha experiência com WC é quase nula (sempre opto por air cooling o mais silencioso possível). Já fiz isso com air coolers, e o ganho foi satisfatório (casa de 3~6 Cº mesmo com a redução da velocidade dos coolers). Depois poste qual foi o ganho, fazendo um teste antes e depois da instalação. Seria uma referência legal para quem está tentando ter ideias para melhorar o desempenho térmico durante OC.

Sobre rodar ele como 3600x, nem sabia que isso existe. :P

adicionado 12 minutos depois

@Fabio SindorfSindllSindorfSSindorf

Você leu isso?

 

Li mas o meu chip não consta na lista.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fabio Sindorf Primeiro estabiliza a frequência de memória, depois tu mexe no processador.
Em um primeiro momento eu apenas ligaria o PBO, pra ver até onde a placa leva este CPU. Quanto mais eficiente a refrigeração, melhor será.

 

Veja se o Thaiphoon Burner + Ryzen DRAM Calculator não te ajudam a subir mais o clock da RAM aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Fabio Sindorf Primeiro estabiliza a frequência de memória, depois tu mexe no processador.
Em um primeiro momento eu apenas ligaria o PBO, pra ver até onde a placa leva este CPU. Quanto mais eficiente a refrigeração, melhor será.

 

Veja se o Thaiphoon Burner + Ryzen DRAM Calculator não te ajudam a subir mais o clock da RAM aí.

 

Perfeito, chegando em casa vou fazer essa troca dos slots como o amigo mencionou, para ver se consigo alguma mudança.. já senti diferença no desempenho trabalhando nos 2866.. quero muito colocar para trabalhar nos 3200..

 

Retorno aqui após os testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...