Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal do C. do Hardware, tenho em mãos um amplificador Roland, que aparentemente fora ligado em V 220. Peço ajuda de vocês pra ver se conseguimos evoluir no reparo.

O equipamento liga, responde aos diversos controles no painel e inclusive o afinador tem resposta. Porém não havia resposta nos falantes.

Comecei o reparo verificando indícios de curto vide L. Série da bancada. Como não houve nenhuma indicação de curto, fiz teste no falantes, pra checar se a bobina não havia sido danificada, tudo OK. Partí pro trafo e fonte, pra facilitar, o amp tem pontos na PCB para aferir pontos de V da fonte. A fonte fornece V's simétricas na ordem dos 12v,25v, e 45v.

Foi possível verificar que todas as V estavam "presentes" com exceção de uma:  -45v.

Checando o "caminho" verificamos um Fuse em aberto, referente aos -45v, claro! Bom, nenhum fusível queima à toa certo? Nota-se que essa V alimenta diretamente a placa do Power do amp. via conectores,tipo flat. No board do Power, (TDA 7293) consegui sacar que o TDA estava todo em curto, havia continuidade entre quase todos os terminais. Antes de qualquer coisa, verifiquei no Datasheet do 7293 circuitos modelos para aplicações deste amplificador de Audio, e os modelos são praticamente idênticos ao presente no Roland.

2043609894_TDA1.jpg.88841bc9b1dd3a01964553cf68c3ab53.jpg

Bom, então não estou tão às cegas assim. Depois de trocar o TDA por um novo,e aproveitando os eletrolíticos referentes: C8,C6,C5,C2 foram substituídos por precaução, já que todos eram de 63V, se foi ligado em 220v, todas as tensões dobraram correto?  Sendo essa board alimentada com +- 45V, de longe ultrapassou o valor nominal dos Eletrolíticos. 

Depois de subst. estes e o fuse dessa parte da alimentação, pra minha surpresa, a L. Série acendeu bem forte. Ainda existia algo com problema. Antes, havia feito um teste sem o TDA e a lamp. não deu sinais de curto, o que me fez ter quase certeza que o problema seria apenas com ele (tda).

Pensando, se o fuse da V -45 abriu, o problema só poderia estar nessa "região", na tentativa, retirei C9  e nada. 

Verificando este outro exemplo de aplicação via datasheet, pude perceber que o amp na bancada era um mesclado entre estes dois circuitos, o já citado em cima e este:

1110174242_TDA2.jpg.887e97613b9ea60338fc794b672b254f.jpg

Este último, a região bem semelhante são as partes que envolvem os pinos 9 e 10 do TDA, acionamento dos modos Standby e mute. 

Esbarro agora na ausência do diagrama, e nos componentes extremamente pequenos kkk o que na verdade não podem ser meus problemas!

Mas estou sem idéias de quais podem ser a causa do problema.

Nota-se que C8 não carrega como C6, e os sinais vide osciloscópio verificando as V nos Eletrolíticos da fonte (com o fuse aberto dos -45v) são levemente distintos um dos outros, o C.E da parte negativa não apresenta tão linear quanto o C.E da parte positiva e estão defasados tb. Tá estranho. Não tenho muita experiência com análise de sinais com o Osciloscópio e acredito que poderia obter maiores resposta a partir de leituras do mesmo. Medindo com um meter as Vac neles, por curiosidade, pude obter um valor, no C.E da parte negativa, valor pequeno mas existe, já no outro eletrolítico nada de Vac. Sendo eles tb de 63V... O que mais posso analisar?

Espero que possam me ajudar com algumas dicas, Agradeço!

Pontos negativos:

Não há documentação alguma do projeto disponível na rede. Com exceção do manual de usuário. 

Equipamento mescla tecnologia SMD e componentes comuns comerciais.

• Membro VIP
Postado

O mínimo (ou o máximo) que podes fazer é medir todos os semicondutores. Perceba a simetria entre o que está no +v e -v. Hás de observar medições similares.

Resuma agora sua descrição do problema que ocorre. Fotos e esquema que achares ajudariam

abç

Postado

@Isadora Ferraz

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Perceba a simetria entre o que está no +v e -v. Hás de observar medições similares.

É possível notar que os Eletrolíticos da fonte (3300uF/63) não se carregam de forma similar, o "responsável" por fornecer a parte - não alcança os mesmos valores de V que o da parte +. Este (-) tb apresentou um pequeno nível AC.

Na placa do Power,( placa do tda) Os eletrolíticos que fazem o papel de C8 e C6 (vide primeiro diagrama), tb não estão nem um pouco simétrico. Enquanto o da parte + carrega normalmente, o da alimentação - não chega a acumular nada de carga.

Com relação às diferenças entre as duas V's, foram as diferenças gritantes que pude observar! 

Há possibilidade de ser fuga nesse C.E da fonte correto? quando essa V "chega" pra alimentar o TDA tudo fica maluco, e por algum tempo, se alimentado desta forma, o TDA vai queimar e assim vai tudo pro brejo. Como aconteceu.

Lembrando que essa V +- 45 alimenta unicamente o TDA, então não temos outros caminhos que esta V possa percorrer. Não pode estar tão difícil. Estou levantando um diagrama dessa parte, ponto por ponto, na mão, pode melhorar.

• Membro VIP
Postado

Não conheço este tda mas pode ser que o pino 15 seja responsável por alguma polarização negativa. Meça tudo que está conectado direta e indiretamente a ele. Medir com multímetro na escala diodo/beep e óbvio, desplugado da tomada. (de ja vu)

Mais um de ja vu... já falei que nunca gostei destes ampl. com +V e -V?

Postado
3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Não conheço este tda mas pode ser que o pino 15 seja responsável por alguma polarização negativa. Meça tudo que está conectado direta e indiretamente a ele. Medir com multímetro na escala diodo/beep e óbvio, desplugado da tomada. (de ja vu)

Mais um de ja vu... já falei que nunca gostei destes ampl. com +V e -V?

Na board do TDA, vasculhei por problemas com curto aparente via escala de diodos, nada me indicou um curto aparente.

Vou chegar a ponte e o C.E dessa parte da fonte. Que ainda não foram analisados a fundo.

Postado

@Felipecneto se a alimentação é exclusiva do tda, este foi trocado e não resolveu o problema. 

Com certeza o problema é capacitor e diodos. 

Se o antigo tda entrou em curto, os diodos podem ter ficado com fuga. 

Diodos com fuga estragam os eletrolíticos. 

Portanto troque tudo desta linha, inclusive os do positivo. 

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, Renato.88 disse:

@Felipecneto se a alimentação é exclusiva do tda, este foi trocado e não resolveu o problema. 

Com certeza o problema é capacitor e diodos. 

Se o antigo tda entrou em curto, os diodos podem ter ficado com fuga. 

Diodos com fuga estragam os eletrolíticos. 

Portanto troque tudo desta linha, inclusive os do positivo. 

Exatamente Renato, alimentação exclusiva para o TDA. Acabo de fazer mais testes nos C8(330uF/63) e C9 (100nF) - Capacitores de desacoplamento? na entrada da V negativa no TDA. Lembrando que JÁ HAVIA SUBSTITUÍDOS TODOS OS ELETROLÍTICOS DESSA PLACA POR PRECAUÇÃO. POIS TODOS SÃO DE 63V.

No teste, retirei o não polarizado de 100nF e o minha L. série diminui o brilho. Soldei um C disco de 100nF e BINGO, o curto "acabou"

Engraçado que anteriormente eu já havia levantado um dos terminais deste C 100nF (c9 no diagrama da figura 1) E a L. Série ainda indicava um curto.

• Curtir 2
Postado

Bom, em testes posteriores, a L. Série realmente deixou de brilhar, mas agora o TDA aquece demasiadamente. E ainda não tenho sinal na saída dele.

Procurei por algo na parte que muta o sinal (Pino 9 e 10) Troquei o Diodo D5 refe. à segunda imagem e tb C13 E C14.

Esquenta bastante. O fato de não ter sinal na saída, só me faz pensar em algo errado com essa parte do Standby/Mute.

Postado
9 horas atrás, Felipecneto disse:

Bom, em testes posteriores, a L. Série realmente deixou de brilhar, mas agora o TDA aquece demasiadamente. E ainda não tenho sinal na saída dele.

O tda novo com a fonte ruim pode ter estragado também. 

E os diodos da fonte? Mediu, trocou? 

Muitas vezes eles ficam com fuga e o multímetro não marca, deixam passar tensão positiva onde deve ter somente negativa e vice versa. 

Com o osciloscópio se consegue um teste mais conclusivo sobre isso. 

Postado

@Renato.88

Com o GND do Osciloscopio no CT do secundário do trafo e as ponta de prova nos terminais da ponte (- e +) Tenho esta resposta: - da Ponte

20190904_130433.thumb.jpg.5df0533655788a4e5459598c3595d8cb.jpg

+ da Ponte

20190904_130438.thumb.jpg.8db7a9c94e10a1fef22c17831cf26f0b.jpg

Desculpem o esboço: Ponteiras do osciloscópio nos pontos A e B.

20190904_130452.thumb.jpg.5aaff19f9bbf64a3d0dfa5f9649668b8.jpg

Postado
4 minutos atrás, Renato.88 disse:

@Felipecneto com a fonte sem carga deve aparecer somente a linha reta. 

O do + está correto. 

Há carga nas duas linhas! A placa do Tda está alimentada. Essa foi a leitura nessas condições.

Postado

Acabo de colocar uma outra ponte que tinha disponível, e agora o Eletrolítico da fonte, ao menos carrega, o que não acontecia anteriormente. 

Mas ao alimentar o TDA, ele esquenta. 

14 horas atrás, Renato.88 disse:

O tda novo com a fonte ruim pode ter estragado também. 

Não há curto aparente no TDA, mas pode ter acontecido algo internamente.

E sempre na região de V -

Resumindo:

Depois de trocar o TDA, o curto apareceu na região - 

Substituímos C9 possivelmente com fuga, e acabou o problema do curto.

Sem que minha L. Série ficasse acesa, foi possível manter o equipamento alimentado por maior período, o que pode ter colocado o TDA em total risco. Já que pode haver problemas oriundos lá da fonte. Nenhum dos eletrolíticos na parte da V negativa, carregavam.  

Troquei a ponte e ao menos o CE da fonte carrega (sem carga) mas já é um sinal.

Vou voltar a fazer o teste com o osciloscópio com essa ponte nova. Mesmo assim, me falta pensar nos eletrolíticos da fonte, que não foram substituídos. Somente retirados e feito teste de carga e fuga com multímetro. O que não apresentou nada gritante.

Postado
20 minutos atrás, Felipecneto disse:

Não há curto aparente no TDA, mas pode ter acontecido algo internamente.

E sempre na região de V -

Não chegou a queimar por completo, deve estar com fuga, assim como está a ponte. 

Postado

Acabei optando por uma placa nova pra parte de potência. Encomendei e já montei no amp.

Antes de testar vou substiruir os CE da fonte pra evitar qualquer problema, já que a V entregue quando ligado em 220v ultrapassou o valor nominal deles.

Em breve respostas com o resultado.

Postado
Em 11/09/2019 às 12:39, Felipecneto disse:

Em breve respostas com o resultado.

Montamos a plaquinha com TDA nova, fonte nova, e o amp. agora responde. O tda esquenta, mesmo sem sinal. Mas menos que antes. Preciso ainda testar num regime maior, mas acredito ser o aquecimento caracteristico desses comlonentes!

Postado

Bom, montamos um placa nova e levemente diferente da original, mas puramente com a mesma aplicação, claro.

Troquei filtro da fonte e a ponte tb, O amp funciona, mas novo que o TDA ainda esquenta, não de forma gritante como antes, mas nota-se um aumento na temperatura.

Fiz algumas análises em diversos regimes de funcionamento, com o termopar na parede do TDA, este já com a devida fixação junto ao dissipador.

Sem sinal, com carga conectada, o TDA sai da temperatura ambiente até estabilizar em  aprox. 45ºC (30 min.) Com 1 hora no mesmo regime bateu cerca de 47ºC. 

Com sinal,depois de permanecer por 30 minutos ligado e sem sinal (45ºC), a temperatura sobe com uma variação de tempo maior, mas nada absurdamente gritante e alcançou cerca de 48º e 49ºC por mais 30Min. ligado e com sinal "variante".

O que me leva a acreditar que ele tende a elevar a temperatura independente de sinal injetado ou não, com variação na razão de tempo.

Vendo no Data do TDA, tá dentro do regime de trabalho. Mas já tive outros amps com o mesmo TDA e não aquece absolutamente nada, e tendo eles a mesma aplicação e com circuitos semelhantes, penso ainda ter algo que influencia no aquecimento, mesmo depois de trocar praticamente tudo relacionado à potência e a fonte. 

PRECISO AINDA CHECAR A V NA CARGA.

Mas tivemos um progresso.

• Membro VIP
Postado
agora, Isadora Ferraz disse:

Ululantemente óbvio, temperatura alta é inimiga de qualquer semicondutor. E sim ela altera as caracteŕisticas elétricas dele.

...mas neste caso,

2 horas atrás, Felipecneto disse:

48º e 49ºC

...é uma mixaria que nem deve fazer cosquinha no chip.

2 horas atrás, Felipecneto disse:

Sem sinal, com carga conectada, o TDA sai da temperatura ambiente até estabilizar em  aprox. 45ºC (30 min.) Com 1 hora no mesmo regime bateu cerca de 47ºC. 

Pra mim isso beira as raias da normalidade. É quase a temperatura ambiente daqui onde estou agora !! 🥵

Pode haver algumas entidades desconhecidas por nós a influenciar o sistema. P.ex. algum ajuste de corrente quiescente do ci. (só xute, não vou ver o d.s.)

agora, Isadora Ferraz disse:

Outra que veio fazer companhia a elas: a falsificação generalizada... aí o bixo pega ...

Por estas e outras que à esta altura da existência pendo pro lado digital. p.ex. amplificadores classe D. Estude-os também.

Postado

Boa tarde amigo, 

A três dias atrás também estava apanhando com um TDA parecido(tda7297). só que no meu caso, eu peguei o TDA e montei um mine amplificador para o meu PC... Usei apenas os componentes necessários na aplicação dele, mais na hora de ligar não saia som nos falantes, sendo que eu fiz a ligação de Mute/standby com duas resistências de 4k7 e um capacitor de 220 uf, como manda no datasheet...

Depois de algumas analises, descobri que não havia aterrado o pino 9(S-GND), somente o pino 8(GND). E sem esse aterramento não sai som.

No seu caso, tem que haver tensão positiva nos pinos 7 e 13 e tensão negativa nos pinos 8 e 15. Os pinos 1 e 4 devem está aterrado, nos  pinos 9 e 10 deve ter + ou - metade da tensão de alimentação do CI para que a função mute e standby fiquem desativadas...

Quanto ao esse seu aquecimento, está bem normal. O meu, quando ligado, não consigo nem deixar o dedo encostado. E mesmo assim já usei ele no volume máximo por horas e não queimou.

Mês passado fiz um parecido com o que fiz esses dias, porém neste coloquei alguma componentes a mais e também coloquei um ventiladorzinho desses de computador, ficou beleza.... 

Postado

@Isadora Ferraz  Realmente, tomando como base os valores presentes no Datasheet, os valores aferidos são bem baixos.

Com relação aos componentes falsos presentes no mercado, infelizmente tornou-se pura realidade. Temos de levar isso em consideração ao reparar algum equipamento. Como se já não houvesse com o que se preocupar no reparo em sí!

O que me leva a pensar se ainda há vantagem em reparar equipamentos analógicos. Mesmo no meu caso sendo puro Hobby.

@Airtonarl  Agradeço pela posição com suas aplicações, muito importante ter respostas nesse sentido!

Por fim, com o amp funcionando foi possível entregar para o amigo! Ufa!

Agradeço pelas dicas e ajudas, novamente.

Postado
13 horas atrás, Felipecneto disse:

O que me leva a pensar se ainda há vantagem em reparar equipamentos analógicos. Mesmo no meu caso sendo puro Hobby.

É, infelizmente hoje em dia pra quem curte esses aparelhos está difícil manter o hobby. 

Atualmente eu ando procurando sucatas, pois a chance de encontrar um componente decente é melhor do que comprar novos. 

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...