Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, comprei uma RX 570 4GB e preciso de um processador para aguentar a VGA comprada, pois meu processador atual é um phenom x4 e vai dar um gargalo bem alto sem contar a perda de desempenho. Esse processador (https://www.kabum.com.br/produto/99412/processador-amd-fx-8300-black-cache-16mb-3-3ghz-4-2ghz-max-turbo-am3-sem-video-fd8300wmhksbx/?tag=fx 8300) aguentará a placa? E se não aguentar vocês tem alguma recomendação de processador para a placa? E uma duvida rápida, ele vai ser compatível com a minha placa-mãe atual e se a pinagem dela é a mesma que meu processador atual.

Processor: AMD Phenom(tm) II X4 955 Processor

Memory: 8 RAM

Minha placa de vídeo atual: RX 570 4GB (Modelo da MSI)

Placa-mãe: ASUS M5A78L-M PLUS/USB3

Fonte EVGA 450W, 80 Plus Bronze

Postado

Sinceramente? Eu acho que a troca não vale a pena. São cerca de 20% mais performance, mas numa placa que não é adequada para o FX. Se você tivesse uma com chipset série 900, ok. 

Eu guardaria o $$$ para fazer um upgrade da plataforma toda. Enquanto isto, aproveita para jogar com seu Phenom mesmo e joga a qualidade gráfica pra cima, aliviando um pouco o processador. 

• Amei 1
Postado

@Kleber Peters Certo cara, primeiramente obrigado pelo conselho, o que serie um chip série? Eu gostaria de trocar por causa que eu só jogo Fortnite saca? Então exige do proc. Eu nem coloquei a placa no pc ainda, só espero que rode. Tem alguma recomendação de processador pra mim? E se não for compativel com a placa-mãe você poderia mandar uma compativel também?

Postado

C

2 minutos atrás, ONE Darkness disse:

@Kleber Peters Certo cara, primeiramente obrigado pelo conselho, o que serie um chip série? Eu gostaria de trocar por causa que eu só jogo Fortnite saca? Então exige do proc. Eu nem coloquei a placa no pc ainda, só espero que rode. Tem alguma recomendação de processador pra mim? E se não for compativel com a placa-mãe você poderia mandar uma compativel também?

Chipset, falando a grosso modo, é o que determina as características de uma placa-mãe. Uma placa-mãe de determinado soquete, seja qual for este soquete, possui desde o chipset de entrada até os mais parrudos. Os mais parrudos são mais adequados para overclock, suportam melhor processadores de alta tensão, etc.

A sua placa-mãe tem soquete AM3+ e chipset 760g. Para ter um melhor resultado com FX recomenda-se as placas mãe de soquete AM3+ com chipset 970 ou 990x ou 990fx. Porém essas placas você não encontrará mais nas lojas, apenas no mercado de usados, seja no Brasil ou no Aliexpress.
Sua placa-mãe, mesmo sendo 760g, é um bom modelo, suporta, segundo fabricante, processadores de até 140watts. 
Eu acho (palpite meu) que não terá problemas com processadores como o FX 8300, que tem apenas 95watts de tdp. Eu utilizei essa mesma placa-mãe com FX 8300 por muito tempo.

Há quem possua placas mãe mais básicas ainda e utilizam FX, porém sempre aparecem pessoas relatando problemas

• Obrigado 1
Postado

Sigo o mesmo pensamento do @Kleber Peters, fica com sua maquina sem dar up no CPU e tenta jogar todos os jogos com os graficos lá no talo (isso faz estressar a GPU e aliviar o CPU, isso também acontece quando se aumenta a resolução). Então coloque os filtros que utilizam apenas a GPU no maximo.

Guarde o dinheiro que queria utilizar para dar o UP no CPU e quando der e achar uma promoção boa, parte para uma plataforma atual, Intel ou AMD com DDR4 e tal

• Obrigado 1
Postado

Eu não disse nada de ganho 20%, quem disse isso foi o outro amigo acima.
No geral, achamos que não compensa gastar grana com FX, já que 359 reais é uma quantia considerável, e compensa mais juntar grana e trocar o kit placa-mãe, processador e memória.

Mas se ainda assim quiser trocar o processador, recomendo o FX 6300 como custo x benefício, para assim poupar dinheiro. Um usado completo (processador + cooler box) na minha região custa 150 reais, sendo comum achar por menos.
Sempre que for comprar um processador pergunte antes se acompanha o cooler box, pois muitos vendedores omitem essa informação.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Crixus Champion Eu confundi vocês dois, erro meu. Então, agora to achando melhor guardar e esperar uma promo ai, ai ja troco o kit inteiro como você e as outras pessoas que responderam ao tópico. Vou esperar e quando for trocar o kit inteiro faço um novo post aqui com dúvidas sobre compatibilidade, entre outros.

Postado
1 minuto atrás, ONE Darkness disse:

@Crixus Champion Eu confundi vocês dois, erro meu. Então, agora to achando melhor guardar e esperar uma promo ai, ai ja troco o kit inteiro como você e as outras pessoas que responderam ao tópico. Vou esperar e quando for trocar o kit inteiro faço um novo post aqui com dúvidas sobre compatibilidade, entre outros.

Certo. Pergunte antes de comprar que o pessoal aqui sempre ajuda. 
Boa sorte com seu game

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Sinceramente? Eu acho que a troca não vale a pena. São cerca de 20% mais performance, mas numa placa que não é adequada para o FX.

24 minutos atrás, ONE Darkness disse:

Ok, mas como o Kleber disse tera um ganho de desempenho de 20%. 

Mas esses 20% seriam em relação a quê? Porque o FX 8300 é muito melhor que o Phenom II x4 955, bem além disso. Em multi-core, a diferença chega a passar de 70%.

Postado
13 horas atrás, KairanD disse:

Mas esses 20% seriam em relação a quê? Porque o FX 8300 é muito melhor que o Phenom II x4 955, bem além disso. Em multi-core, a diferença chega a passar de 70%.

Em Gaming. O desempenho por thread do FX é sofrível. Ele ganha no multitarefa por ter muito mais núcleos. Então se sai bem em workstation. Mas em gaming é sofrível. 

• Coordenador
Postado

@Kleber Peters Certo, é fato que o FX tem desempenho single thread ruim. Mas qual é a fonte da informação que diz que a diferença entre os dois em jogos é 20%? Ainda mais levando em consideração que tem uma pancada de jogos que utilizam o FX a 100% atualmente?

• Confuso 1
Postado

Lá muito antigamente (2015 acho) tinha um Phenom 945 e cogitei a troca para o FX. Eu mesmo fiz os testes com o Battlefield Vietnam e o Battlefield 2, além de GTA San Andreas, se não me engano (Pode ter sido o Vice City). As diferenças sempre foram na casa de 20%, em FPS, em favor do FX, aferidas no Fraps. Tanto que abortei a troca por não achar compensatória $$$. Pouco Tempo depois troquei o Phenom no meu atual i5 2400.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Kleber Peters Os jogos que você mencionou são bem leves e não representam a situação da maioria dos jogos modernos. A diferença entre o Phenom II x4 955 e o FX 8300 em jogos atuais é bem grande e fica muito acima desses 20%.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@ONE Darkness Definitivamente sim. Existe um abismo entre seu Phenom e um FX 8300. Mas três coisas te limitariam para fazer esse upgrade direto de processador: 1) O FX tem que estar bem barato para fazer qualquer sentido; 2) Sua placa-mãe pode ter problemas de superaquecimento dos VRMs, embora seja uma possibilidade e não algo certeiro, que depende também de como está a refrigeração aí e 3) Você teria que colocar na cabeça que está investindo em uma plataforma morta.

O Phenom II x4 955 gargala forte a RX 570 4GB em Full HD (estou imaginando que você vai jogar em Full HD). O FX 8300 também poderia gargalar em jogos mais exigentes, mas nem tem como comparar. O FX 8300 é absurdamente melhor em jogos. Esse dado de 20% está fora da realidade.

Para você ter uma ideia, comparando um Phenom II x6 stock com um FX 8370 stock: https://www.gamersnexus.net/guides/2898-amd-phenom-ii-cpu-revisit-in-2017-x6-1090t-1055t/page-3

Imagine o x4...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!