Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

24 Volts de uma fonte ATX para Bancada


Willian_Souza

Posts recomendados

Pessoal,primeiramente boa tarde a todos os colegas do clube,eu estou montando uma fonte de bancada mais para hobby mesmo,e como tenho umas fontes de PC aqui em casa,resolvi aproveitar o gancho e usa-la no meu projeto.

Porém pra mim seria sem lógica fazer uma fonte de bancada que me forneça no máximo 12v,e sabemos que entre a linha +12 e - 12 da fonte existe uma tensão de 24v ! Porém lendo em alguns tópicos e até mesmo aqui no clube,ví que a corrente dessa linha de 24v é bem baixa.

A dúvidida que tive é,será que posso usar essa linha de 24 volts na fonte,pois o meu plano é fazer um circuito com um potenciometro para regular essa tensão,sendo assim posso usar apenas a linha 24v e regular ela através desse potenciometro quando eu quiser,pórém vai ser uma fonte de bancada para testar diversas coisas e se a corrente dessa linha de 24v for baixa como dizem por ai,não vai ter como eu usar ela no circuito...a corrente dessa linha realmente é baixa mesmo ? existe alguma mudança que eu possa fazer ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não diria baixa e sim limitada à corrente que a de -12 consegue fornecer. Duas alternativas:

-Um regulador step up a partir do +12 pode dar + corrrente

-Mais uma fonte de pc com + 12 em série. Não encoste os chassis e não use o fio terra (não quero explicar)

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Então,eu pensei nessa questão do Regulador Step Up e tem um preço bem interessante,mas ai como ficaria a ligação dele ? eu ligaria ele no +12 e -12 ou eu ligaria ele apenas na linhna +12 ? 

Usar duas fontes,até pensei nisso,mas dizem que ligar fontes em série não é nada interessante

mas em questão,deixaria elas bem isoladas uma da outra

mas me explique esse bang do regulador..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Willian_Souza disse:

Como ficaria a ligação dele ? eu ligaria ele no +12 e -12 ou eu ligaria ele apenas na linhna +12 ? 

Nesse caso, esquece o -12V.

2 horas atrás, Willian_Souza disse:

Usar duas fontes,até pensei nisso,mas dizem que ligar fontes em série não é nada interessante

Eu também não acho, mas se tem sobrando por que não?

Teve um cara aqui no fórum que precisava ligar um amplificador de 24V e só tinha fontes dessas, sugerimos a ele as fontes em série e segundo ele ficou muito bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Ai que é o problema,pois o que eu tinha ideia,era aproveitar 24v de uma fonte ATX apenas já que eu estou tentando fazer o projeto mais compacto possivel,resumindo tudo isso,eu queria ter uma fonte de bancada de até 24v e uma corrente boa,que eu podesse ligar variadas coisas,porém infelizmente a corrente da linha 24v das fontes ATX como foi comentado acima é bem limitada..

e mesmo que eu coloque um regulador Step Up na minha linha de 24v,a corrente vai continuar limitada certo ?

Então o jeito mesmo seria ligar duas fontes em série para obter os 24v e uma corrente boa para testes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Willian_Souza disse:

e mesmo que eu coloque um regulador Step Up na minha linha de 24v,a corrente vai continuar limitada certo ?

O step UP é pra ligar no 12V mesmo. 

Terá aproximadamente metade da corrente total da linha de 12V. 

 

O problema da saída de - 12V é que os picos do trafo são maiores na linha positiva, aí na saída negativa a corrente fica menor. 

E ainda, na tensão negativa não tem realimentação, por isso ao tentar puxar uma grande corrente de lá, a tensão cai rapidamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Sim pensei em todas as hipóteses possiveis,e como te falei queria algo bem compacto.

E se quem sabe,não seria mais interessante ao invés de usar uma fonte Atx,usar um trafo de 24v ? Com uma ponte retificadora e um banco de capacitores..sendo assim eu poderia também utilizar o Step Up para o ajuste de tensão,o unico ponto,é que estava olhando o modelo que queria comprar e vi que não tem proteção para curto circuito na entrada..apenas na saida

mas creio que ficaria bem mais compacto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Willian_Souza disse:

E se quem sabe,não seria mais interessante ao invés de usar uma fonte Atx,usar um trafo de 24v ?

Se já tiver um aí sobrando é interessante sim. 

Agora se for comprar um não é boa ideia, pois custa caro.

 

Esses dias eu fiz uma fonte dessas com um trafo retirado de no break que estava aqui a toa, apenas desmontei ele e aumentei o tamanho da bobina, já que a tensão maior era de 17V, fiz ele chegar em 23V. 

Não deu pra chegar a 24.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!