Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte bivolt "acostuma" a estabilizador?


Posts recomendados

Seguinte pessoal, eu tenho uma fonte EVGA 500w com PFC ativo, bivolt, uma boa fonte, comprei ela em 2016 e nunca me deixou na mão, porém, sempre usei um estabilizador SMS por ser muito cabeça dura com ligar direto na tomada.

Mas, meu estabilizador deu defeito e eu estou pensando se posso ligar meu PC direto na tomada? ou os 3 anos de uso no estabilizador pode ter danificado ela de alguma forma em que me obrigue a usar no estabilizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus de Melo Xavier Vamos esclarecer algumas coisas:

 

1º A sua fonte não é bivolt (que seria ou 110v ou 220v), ela é de tensão universal, significa que ela funciona com qualquer tensão entre 90 e 240. É muito melhor que uma fonte bivolt já que ela consegue lidar bem com pequenas oscilações na tensão da rede elétrica.

 

2º Estabilizador causa danos às fontes modernas, ele demora para corrigir as oscilações e ao fazê-las injeta surtos na rede fazendo a fonte trabalhar dobrado. Se você deseja proteção deve utilizar um bom filtro de linha com DPS (da clamper) como o Energia 5 por exemplo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.Solutionn. @.Solutionn. tlgd, mas a minha dúvida é se posso ligar na tomada ou vai causar problemas?

adicionado 2 minutos depois

@grievous entendi amigo, obrigado pela resposta esclareceu muito mesmo, você acha então que se eu ligar ela na tomada provavelmente não tera problema? já que ela trabalha até 240, e aqui é 220 na tomada

Vou dar uma pesquisada por filtros de linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus de Melo Xavier Exatamente. Agora a sugestão de usar filtro de linha com DPS sempre é bem vinda, porém não é qualquer filtro, uma vez que temos simples réguas de tomadas com um fusível (que nem elemento filtrante é) sendo chamadas de filtro de linha por aí.

 

O filtro de linha, assim como o nome sugere, irá filtrar a energia da rede elétrica (que nem sempre é das melhores) além de contar com elementos que te protegem de surtos causados por motores elétricos como geladeiras, betoneiras, portões, etc.

 

Por exemplo: onde eu moro a tensão é 220V porém minha casa conta com um microgerador de energia solar e o inversor monitora as correntes das fases da rede elétrica (são 3 porque é trifásico), note como elas vão oscilando e mudando com o passar do dia.

 

geracao.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!